Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Frente de Natal - Desde a Argentina e Uruguai

Na quinta-feira a frente fria chegou em Buenos Aires, sul do Uruguai e na província argentina de Entre Rios.
Ao encontrar ar mais úmido e índice de instabilidades baixos, a frente se intensificou muito em sua parte oeste.Avançando com uma linha frontal bem definida, o sistema trouxe chuva forte, granizo e ventania nas província de Santa Fé e Entre Rios.

David de Casilda em Santa Fé registrou o avanço da frente

Imagens do Radar e do satélite na noite de quinta



A frente no entanto perdeu força ao avançar ao norte, mas a interação com o calor favoreceu a formação de núcleos convectivos.
Pela 1h mesmo com céu parcialmente nublado São Gabriel registrava 36,5ºC, mesma temperatura de Santa Maria que tinha céu mais aberto.
Mas pelas 2h da tarde se sexta instabilidade localizada trouxe chuva forte acompanha de vento e trovoadas.Na sede do blog a chuva acumulou 4mm com rajadas de vento, mas não muito intensas.Mas na Estação do Inmet no leste da cidade próxima ao Rio Vacacaí e ao Monumento do Arcanjo Gabriel o vento chegou a 90,7km/h com chuva de 11,8mm em poucos minutos.Devido ao vento intenso houve destalhamento de algumas casas, mas sem maiores complicaçães na rede elétrica.
No fim da tarde a instabilidade chegou a região de Porto Alegre onde fazia 37ºC.Na região metropolitana Campo Bom registrava 38ºC.Pela noite choveu forte na capital do Rio Grande do Sul totalizando 40mm em alguns pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...