Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Calor antecede frente fria e frio

Depois do 25ºC de ontem, a temperatura voltou a subir para cima dos 20ºC em São Gabriel.Hoje a máxima chegou aos 23,4ºC.
A tendência para amanhã é de mais calor, o Jato de Baixos Níveis trará muito ar quente para o RS, podendo fazer 30ºC no norte gaúcho.Em São Gabriel o modelo GFS indica máxima de 25ºC para amanhã, mas a temperatura deve subir acima dos 25ºC, podendo alcançar inclusive os 28ºC.




Modelo indica grande advenção de ar quente















Na noite de amanhã o tempo começa a se instabilizar na fronteira com o Uruguai, onde deve chover antes da madrugada.No demais locais da Campanha, a chuva deve chegar na madrugada e começo da manhã.

Não se descarta risco de temporais, pois a frente fria encontrará ar mais quente em sua dianteira.O jato subtropical em altitude pode também influenciar o sistema frontal.

Os maiores acumulados devem ser registrados na fronteira com o Uruguai e no centro e norte gaúcho.Espera-se para a região de São Gabriel cerca de 20mm.

Após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar polar avança.Já no domingo as menores temperaturas já poderão ser sentidas no RS.Espera-se já marcas de 0ºC ou negativas para a Campanha e a Serra.A massa de ar polar estará associada a um centro de alta e deve ser similar a que trouxe marcas negativas em todo RS no começo do mês.Os modelos projetam para São Gabriel cinco dias com os termometros em torno dos 0ºC.Ao longo da próxima semana a serra e a campanha devem registrar marcas negativas em maioria dos dias.A geada deve ser generalizada em todo estado.

Analise sinótica em altitude mostra Jato Subtropical



Entrevista do fundador do Weather Channel - Joseph D'aleo


No começo do mês, o meteorologista e fundador do canal americano Weather Channel , Joseph D'Aleo, em sua visita ao RS , cedeu uma entrevista ao jornal gaúcho Correio do Povo.Joseph fala sobre o clima, aquecimento e resfriamento do Pacífico, e o que os agricultores podem fazer para minimizar os efeitos do clima nas safras.Veja a entrevista abaixo:


(Clique para ampliar)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Calor, chuva e frio

Amanhã os modelos indicam o avanço de áreas de instabilide pelo oeste gaúcho, a chuva deve atingir a região de São Gabriel no começo da manhã.Quando aos volumes, nenhum modelos indicam altos indices pluviométricos, o modelo americo indica 14mm.
Na quinta e na sexta a advenção de ar quente do norte provoca forte aquecimento, o modelo GFS indica 25ºC para sexta, mas com a possibilidade do JBN (Jato de Baixos Níveis) trazer mais ar quente para o centro e região de São Gabriel a temperatura pode subir mais.O ar quente antecede a chegada de uma frente fria, que deve provocar volumes entorno dos 20mm para a região de São Gabriel.O sistema frontal deve trazer chuva e inclusive não se descarta temporais, porque o ar quente tende a intensificar o sistema.



Modelo msotra advenção de ar quente na sexta












Previsão de chuva no GFS para São Gabriel nos próximos 7 dias








Após a passagem da frente fria na sexta, massa de ar seco e frio, derrubará as temperaturas apartir do fim de semana.Os modelos sugerem inclusive para o domingo mínimas de 0ºC na fronteira e negativas para a serra.




















O rio Vacacaí com já dito no post de ontem, ainda se encontra acima do nível normal.Mas com os dias de tempo seco de ontem e hoje e a com a previsão de pouco acumulado para quarta, o rio não deve subir mais.
A temperatura mínima registrada em São Gabriel hoje foi de 2,7ºC às 7 horas.Com o sol a tarde a temperatura já subiu mais chegando inclusive aos 18ºC.O aquecimento segurá graduativo ainda ao longo da semana.




Imagem de satélite do satélite TERRA mostra os rios acima do nível normal na metade sul gaúcha, onde o Rio Uruguai em Uruguaiana e o Ibirapuitã em Alegrete estam 8 metros cima do nível normal.(Marcador mostra localização de São Gabriel)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Semana começa fria, mas calor chega apartir de quarta

O ar seco e frio associado a um centro de alta pressão deixou o céu claro e temperatura baixas em todo RS.Aqui em São Gabriel a mínima foi de 4,4ºC.
Na noite de sábado uma frente quente (sentido norte para sul) avançou sobre o RS trazendo chuva forte para São Gabriel e região (como se pode ver na imagem de radar abaixo).A frente ao chegar a fronteira e ao Uruguai, se tornou um sistema frontal frio com ar gelado na retaguarda.A frente fria prvocou mais chuva na fronteira com o Uruguai, onde cidades como Livramento, Bagé e Dom Pedrito tiveram mais de 80mm.Ao avançar para o norte a frente fria foi perdendo força, até se afastar para o mar com o intenso ciclone extratropical, a qual estava associada.

























Chuva no fim de semana:
  1. Dom Pedrito..........................87,0mm
  2. Livramento...........................82,4mm
  3. Bagé........................................81,6mm
  4. Quaraí.....................................59,8mm
  5. Sãoi Gabriel (blog)................42,5mm
  6. Alegrete.................................40,8mm
  7. Rosário do Sul........................40,0mm
  8. Caçapava................................32,2mm
  9. São Gabriel (Inmet)..............30,6mm
  10. São Gabriel (PCD).................28,2mm
  11. Santiago...................................24,6mm
  12. Uruguaiana.............................22,0mm
  13. Santa Maria............................14,2mm
  14. Santa Margarida do Sul.........13,0mm
  15. Vila Nova do Sul.....................11,0mm



O ar seco deve ganhar mais força amanhã, a Campanha deve ter geada, inclusive na região de São Gabriel.A mínima na região deve ficar entre 0ºC e 3ºC.

A chuva do fim de semana não chegou a aumentar o nível do rio Vacacaí que já tinha começado a baixar na quinta e na sexta.Segundo dados da Defesa Civil o rio se encontra 1 metros acima do nível normal, mas com o tempo seco deve voltar ao leito.

A chuva dá uma pequena trégua, mas retorna na quarta.Quando áreas de instabilidade avançam sobre o RS, a chuva não deve ser volumosa.Na quinta a instabilidade pela manhã, período em que ainda pode chover.
Mas apartir da quinta e na sexta, a advenção de ar quente do norte eleva as marcas em praticamente todo Rio Grande do Sul, antes da chegada de uma frente fria.Para a região se espera máximas em torno dos 25ºC, mas caso haja a formação do jato de baixos níveis sobre a região as temperaturas poderão chegar aos 27ºC.
O ar quente antecede a chegada de uma frente fria na sexta, no sul e na Campanha deve chover ainda na sexta feira. No resto do estado a chuva deve chegar no começo de sábado.Existe o risco de temporais, devido ao ar quente que deve intensificar a frente sobre o território gaúcho.
Os modelos projetam no fim de semana o avanço de um ar frio, o que deve derrubar as temperaturas primeiramente no sul gaúcho e região de Campanha.




Modelo GFS projeta um sistema frontal com linha bem definida.Na imagem da previsão para sexta a noite, a frente fria tem sua área de chuva mais intensa sobre a região e São Gabriel.






quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cheia no Vacacaí só tende a aumentar no fim de semana


O Rio Vacacaí que chegou a estar 6m acima do nível normal, segundo dados da Defesa Civil, baixou um pouco hoje com o tempo seco.Uma família já foi retira da beira do leito do Rio, mais setenta famílias podem ser retiradas caso o rio suba mais no fim de semana
A precipitação, no ponto de coleta do blog, desde domingo passado já chega a 150mm.Sendo que a média do munícipio é de 124mm.Desde o começo do mês a Estação do Instituto Nacional de Meteorologia situada perto do Rio Vacacaí registra 210mm.
Após a passagem da Frente Fria ontem, o ar mais seco associado a um centro de alta dominou o sul e oeste do RS.Aqui em São Gabriel a mínima hoje foi de 3,9ºC às 7 horas.
Mas a parada de chuva vai durar pouco no fim de semana a chuva retorna.Os modelos indicam um cavado que vindo do norte dará origem a um centro baixa no Uruguai.Este centro de baixa dará origem a um ciclone na costa Uruguaia e o seu ramo frontal avançará sobre o RS no domingo.A chuva deve ficar em torno dos 30mm aqui na região, mas com os rio Vacacaí em São Gabriel e o rio Santa Maria em Rosário do Sul acima do leito, essa chuva deve aumentar o volume de água nas vias fluvias.


Chuva na região ontem e hoje:


  1. São Gabriel.............................66,0mm
  2. Rosário do Sul*.......................48,0mm
  3. Santa Margarida do Sul*......38,0mm
  4. Vila Nova do Sul*..................33,0mm

*Dados coletados pela Brigada Militar






Mai fotos da cheia do Rio Vacacaí

































Previsão para São Gabriel-próximos 4 dias

















Tornado atinge Canela e Gramado

Ontem a noite a Frente Fria já alcançava o norte do estado.Como já havia sido avisado aqui neste blog e em outros blogs de meteorlogia parceiros, o JBN (Jato de Baixos Nìveis ) traria advenção de ar quente do norte, elevando o risco de temporais, granizo e ventania.hegou a ser comentado que o jato traria ar quente para a região de Santa Maria, mas ele trouxe muito ar quente para o norte gaúcho e serra catarinense.Tanto que em Morro Grande-SC a Estação do CIRAM registrou 31,7ºC.
A chegada do sistema frontal e o ar quente que servia de combustível para a instabilidade ocasionou na formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical que provocaram vento muito intenso em Canela, onde a Estação do Inmet acusou 124km/h.
Sete bairros foram atingidos em Canela, nestes bairros casas vieram abaixos e árvores foram arrancandas e outras foram cortadas ao meio.
Até para um leigo as imagens abaixo demonstram que um tornado atingiu o munícipio de Canela.Ainda sobre a análise das imagens e pelo dano causado o tornado deve ter atingido a categoria 2 na Escala Fujita, quando os ventos variam de 180 a 200km/h .
Confira as imagens dos danos do tornado em Canela nas fotos abaixo.Mais fotos em http://meteomont.blogspot.com/ e mais informações sobre o tornado em http://www.metsul.com/.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Rio Vacacaí segue subindo


Aqui em São Gabriel o Rio Vacacaí segue subindo e segundo a Defesa Civil o rio se encontra mais de 5 metros acima do nível normal.Uma família já foi retirada das margens do rio que ainda segue subindo com as chuvas de hoje.Outras 70 residências devem ser evacuadas segundo a Defesa Civil caso o rio suba mais.
Mas a previsão não ajuda as pessoas que moram perto do rio mais importante do munícipio.No fim de semana a chuva retorna e se esperam acumulados de novo acima dos 30mm, podendo inclusive superar os 40mm.
O acumulado aqui em São Gabriel já alcança 208,2mm segundo a Estação do INMET, mas a média para a cidade é de 124mm.Uma saldo de 84,2mm.
Na vizinha Rosário do Sul, o rio Santa Maria também esta acima do leito e a Defesa Civil monitora a situação.Em Rosário o acumulado até as 9h da manhã de hoje era de 175mm, sendo que a média para o mês é de 113mm.
Amanhã ainda pode chover pela manhã, mas com o afastamento da frente fria o tempo já melhora.A temperatura mínima deve cair para entorno dos 3ºC e máxima não deve passar dos 14ºC.
Frente Fria se afasta

terça-feira, 20 de julho de 2010

Alerta para chuva forte e temporais severos



Como já dito o JBN (Jato de Baixos Níveis) vai se trazer advenção de ar quente do norte.O vento norte deve ser forte, com rajadas perto dos 100km/h em Santa Maria.
A temperatura que hoje foi de 4,3ºC em São Gabriel deve subir para os 15ºC.O cenário pré-frontal antecede uma frente fria instensa, que pode provocar altos acumulados de chuva, temporais severos, ventania e granizo.
A frente fria trará ar mais frio na retaguarda, mas o frio vai durar pouco porque no fim de semana outra frente fria se aproxima e o tempo se instabiliza.A chuva no fim de semana segundo os modelos deve ser menor que a de amanhã.
Quanto esta quarta alguns modelos indicam chuva já de manhã ouutros indicam a chegada do sistema frontal na tarde, o que permitiria um aumento da temperatura maior devido o vento norte.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

Chuva e frio antes do calor a alerta


A chuva retornou no sábado com um cavado, que noticiamos ser uma frente quente.O cavado se tornou um centro de baixa no Prata onde começou o processo de ciclogênese dando origem a uma frente fria.
Ontem caiu neve granular em Santana do Livramento segundo moradores locais, a precipitação durou pouco tempo.
A frente fria ainda deixa o tempo instável aqui no RS hoje, com chance de chuva forte no leste do estado.Pelo oeste na região de Uruguiana o tempo começa a abrir ainda hoje.No entanto a sensação de frio deve aumentar devido a chuva e o vento.
Amanhã com o afastamento do sistema frontal para mar, o tempo melhora.No entanto o frio ganha força ao amanhecer e na região de São Gabriel a temperatura pode ficar perto dos 3ºC.
No resto da região da Campanha a temperaruta deve ficar entre 2ºC e 4ºC.
Na quarta o Jato de Baixos Níveis (previsão na imagem abaixo) que se instala, traz muito ar quente para o RS.O vento norte deve ser intenso na região central e aqui na região de São Gabriel onde deve fazer 20ºC.

No entanto este ar quente antecede uma frente fria, que alimentada pela advenção pode trazer temporais, granizo, vento forte e até altos acumulados em curtos períodos de tempo.

























Chuva na região em 24h:

  1. São Gabriel..........................83,5mm
  2. Vila Nova do Sul..................83,0mm
  3. Santa Maragrida do Sul.....72,5mm
  4. Rosário do Sul.....................60,0mm

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Novamente Alerta Meteorológico para o fim de semana


O frio dará uma trégua neste fim de semana, após a quinta geada consecutiva aqui em São Gabriel, a mínima hoje na Automática do INMET foi de 0,8ºC.A diminuição das marcas no sul do estado hoje se deu ao avanço de um centro de alta pressão com níveis de 1040hPa para a Província de Buenos Aires e províncias vizinhas na Argentina.

Em cidades de Santa Catarina ontem e em São José do Ausentes, Canela e Bom Jesus tiveram relatos de neve, mas sem acumulação.Ontem também Montivideu teve registro de neve.

Mínimas na Campanha e sul do estado:

  1. Bagé........................-2,6ºC
  2. Quaraí.....................-1,1ºC
  3. Livramento............-1,0ºC
  4. Jaguarão.................-0,5ºC
  5. Uruguaiana.............-0,5ºC
  6. Dom Pedrito...........-0,1ºC
  7. Chuí...........................0,1ºC
  8. Canguçu....................0,2ºC
  9. São Gabriel...............0,8ºC
  10. Caçapava...................0,8ºC
  11. Santa Maria..............0,9ºC
  12. Alegrete.....................1,1ºC

No entanto a chuva retorna amanhã com uma frente quente, as nuvens aumentam ao decorrer do dia e a chuva chega.O que os modelos indicam de acumulados para os próximos dias impressionam.O GFS um dos principais modelos mundiais em 7 dias indica acumulados de 184,1mm.Mais até que a média mensal que é de 124mm.

No início do post a pojeção do modelo indicam até acumulados de 200mm.Existe a possibilidade de temporais isolados com avanço do ar mais quente.E como atmosfera se encontra fria exite também a possibilidade de granizo.

Abaixo veja a previsão para São Gabriel nos próximos dias:

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Frio segue mas chuva retorna no fim de semana


Pelo terceiro dia seguido São Gabriel e região tiveram geada.O frio mais uma vez foi intenso no RS e nos outros estados do sul.Tanto que em Urupema-SC a temperatura foi de -7,7ºC, um décimo a menos do que ontem.


TOP 5 das mínimas no RS hoje:


  1. Vacaria........................-3,5ºC
  2. Farroupila...................-2,8ºC
  3. São J. dos Ausentes...-2,1ºC
  4. São Marcos.................-1,9ºC
  5. Quaraí.........................-1,7ºC


TOP mínimas na região Central e da Campanha:

  1. Quaraí..........................-1,7ºC
  2. Bagé.............................-0,9ºC
  3. Alegrete.......................-0,1ºC
  4. Santa Maria (Aero)......0,0ºC
  5. Santa Maria...................0,2ºC
  6. Dom Pedrito..................0,4ºC
  7. Livramento....................0,5ºC
  8. Jaguarão........................0,8ºC
  9. São Gabriel (PCD).........1,0ºC
  10. Uruguaiana (Aero)........1,0ºC
  11. Chuí.................................1,2ºC
  12. Uruguaiana.....................1,3ºC
  13. Santiago...........................1,5ºC
  14. São Gabriel.....................1,6ºC
  15. Canguçu...........................1,7ºC
  16. Caçapava.........................2,0ºC


O frio segue amanhã, e no norte do estado na região serrana existe a possibilidade de neve amanhã quando o tempo começa a se instabilizar com um cavado ou uma frente quente.A instabilidade chega inclusive ao Prata no fim de semana.

Quanto a quantia de chuva os modelos aumentaram as projeções para este fim de semana.Ainda falando nos modelos, eles apontam uma baixa no Uruguai e outra baixa segregada no norte do Chile o que pode trazer muita neve para o Noroeste argentino e inclusive um episódio raro de neve no centro do país vizinho.






















Com uma instabilidade maior no norte do estado e com o avanço do segundo pulso de ar polar da semana as mínimas mais baixas deve ficar aqui no sul do estado nos próximos dias.Esse novo pulso deve trazer -7ºC a -9ºC em 850hPa sobre a Argentina e parte do Uruguai.

Quanto a possibilidade de neve aqui na região os modelos não indicam temperatura e condiçoes para a ocorrência do fênomeno.Modelos como o ETA indicam mínima de 8ºC junto com a chuva o que empede a neve.


Previsão de chuva para os próximos 7 dias indica mais de 100mm em grande parte do RS com acumulados no centro do estado perto de 120mm.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Frio se mantem

O ar frio se mantém em todo RS amanhã, hoje a mínima em São Gabriel foi de 2,2ºC na Estação Automática do INMET.Já na Ponto de Coleta de Dados (PCD) do Cptec registrou 2,5º hoje, mínima maior que a de ontem na mesma estãção 1,5ºC.A geada novamente apareceu na cidade e na área rural.
No entanto o frio deve diminuir apartior de sexta, quando a instabilidade aumenta e chove no RS e em São Gabriel e região.Sobre a possibilidade de neve na região os modelos não indicam temperatura muito baixa junto com a chuva.A chuva não deve ter acumulados altos no fim de semana.
Já a temperatura mínima deve ser de 4ºC o que não indica a chance de neve em São Gabriel.Mas ficamos atentos a novas rodadas dos modelos.





Mínimas hoje na Campanha:



  • Quaraí (Inmet).........................-0,9ºC
  • Livramento (Inmet)................-0,4ºC
  • Alegrete (Inmet)........................0,7ºC
  • Uruguaiana (Inmet)...................0,8ºC
  • Caçapava do Sul (Inmet)...........1,9ºC
  • Bagé (Inmet)...............................2,1ºC
  • São Gabriel (Inmet)...................2,2ºC
  • Jaguarão (Inmet)........................2,4ºC
  • Santa Maria (Inmet)..................4,2ºC

terça-feira, 13 de julho de 2010

Frio intenso deve aumentar

As marcas na fronteira, na serra e em todo estado do Rio Grande do Sul mostram que as massas de ar polar intensas podem trazer.A frente fria que trouxe chuva no domingo e segunda, trouxe ontem chuva de granizo para Minas Gerais e chuva em SP, RJ e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O centro de alta deve atingir nos próximos dias marcas de 1040 e 1045hPa sobre a Argentina o que são valores pouco vistos sobre a área territorial.
Alguns modelos indicam um sistema de baixa no Uruguai e uma outra baixa só que em altura no norte do Chile e Argentina, o que traria -6ºC em 850hPa para o Paraguai.Nesse caso alguns modelos indicam chuva no fim de semana e diminuição do frio, por tanto o cenário do frio no fim de semana inclusive com chance de neve é complexo.
A geada também se fez presente hoje em São Gabriel e amanhã deve ser mais forte ainda, com uma queda maoir das mínimas abaixo até de 0ºC.A tempertura ficou em 2,2ºC, mas com o vento a sensação térmica era mais baixa -2ºC.
O vento no entanto segue e pode impedir um resfiramento maior esta noite em alguns locais.





Mínimas:



  • Cambará..........................-2,0ºC
  • Livramento.....................-0,9ºC
  • Caxias do Sul...................-0,5ºC
  • Quaraí..............................-0,3ºC
  • Uruguaiana........................0,3ºC
  • Bagé....................................0,7ºC
  • São Gabriel........................2,2ºC
  • Santa Maria.......................2,5ºC

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Do Equador a Antártica em uma semana

A uma semana atrás todos jornais, sites e blogs meteorologicos do RS noticiavam as temperaturas perto dos 30ºC e acima da média histórica.Mas uma semana depois o ar frio começa a avançar e o vento sul trazem a sensação de se estar dentro de um freezer.



Pois é, uma frente fria com intensa atividade trouxe de volta ao Rio Grande do Sul ontem os raios , o vento forte e a chuva intensa.A frente fria começou a ganhar forma sobre o estado gaúcho.Antes até a tarde de ontem a convecção explodia em pequenos núcleos que podiam ser vistos aqui na região (abaixo fotos em Vila Nova do Sul).Mas no fim da tarde o tempo se deteriorou de vez e a chuva cvomeçou acompanhada de raios de trovoadas, por horas torrencial e por outras fracas a chuva durou toda a noite e madrugada só vindo a cessar hoje de manhã aqui em São Gabriel.

















Em Bagé e Livramento o vento chegou a 69km/h, em São Gabriel as rajadas foram de 50km/h.Hoje o ar frio começa a avançar ocasionando rajadas de vento sul.Com o vento e a temparatura baixa a sensação térmica aqui em São Gabriel foi de 2ºC, já em Bagé a ST chegou a -2ºC.







Rindat ontem





Radar REDEMET























A frente fria que ainda cobre o estado, traz na retagurada uma poderosa massa de ar polar associada a um centro de alta pressão continental e com previsão de pressão para os próximos em torno dos 1040hPa.Com isso a temperatura cairá muito na Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e sul, centro-oeste e parte sul da Amazônia brasileira.Ainda amanhã exite a chance de neve nas serras gaúcha e catarinense.A temparatura deve ficar abaixo de zero até na Capital e aqui na Campanha a mínima deve ficar abaixos -1ºC e podendo até entre -3ºC e -5ºC.

A geada deve ser severa o que prejudicará em muito o pasto nativo e as culturas agrícolas daqui da Campanha.

E uma notícia que geralmente é esperada pelos moradores da serra: a neve.Os modelos indicam a possibilidade de neve no fim de semana no oeste e sul gaúcho, devido uma baixa no Uruguai.Mas o cenário deve ser monitorado e as próximas rodadas dos modelos analisadas para se ter a certeza de neve.


Chuva em alguns locais do RS:

  • Livramento.........................85,0mm
  • Santa Margarida do Sul.....75,0mm
  • Vila Nova do Sul.................70,0mm
  • São Gabriel..........................69,2mm
  • Santa Maria.........................65,0mm
  • Bagé......................................60,4mm
  • Rosário do Sul......................40,0mm
  • Uruguaiana..........................21,6mm




sexta-feira, 9 de julho de 2010

Chuva, risco de temporais e frio intenso




A chuva retonou ontem no noroeste do estado e hoje de manhã já ocupava todo o estado do Rio Grande do Sul.Aqui em São Gabriel a coleta do blog nesta manhã registrou 22mm.
A chuva cessa agora a tarde na região de São Gabriel, mas amanhã deve chover de novo.
Mas na segunda uma nova frente fria avança com uma poderosa massa de ar polar na retaguarda.A chuva deve ser intensa e o risco de tempo severo com possível granizo e temporais isolados ainda está mantido.






O modelo americo, o mais famoso do modelos numéricos, indica 125mm para São Gabriel nos próximos 7 dias.O que totaliza quase toda marca do mês em menos de uma semana.



Previsão em MM para os próximos dias















Após a passagem do sistema frontal a temperatura cairá muito com o avanço de uma massa de ar polar associada um anticiclone continental.Sendo que em terça, quarta e quinta os modelos indicam temperaturas de 0º ou negativas.A geada deve ser forte visto que as temperaturas aqui na região devem baixar para marcas negativa na primeira vez neste ano.
Existe a possibilidade de neve nas serra gaúcha e catarinense e marcas de -2ºC a -4ºC aqui na Campanha, podendo atingir estas marcas em São Gabriel.
Mapa de modelo mostra frente como divisor de massas : ao sul na retaguarda ar gelado, ao norte na frente ar mais quente

quarta-feira, 7 de julho de 2010

No aguardo da frente fria

Nova frente fria começa hoje a ingressar no Rio Grande do Sul, primeiramente se tinha a expectativa de um sistema frontal com pouca atividade, mas a advenção de ar quente com a atuação do jato de baixo níveis em superfície trouxe muito ar quente para a frente deste sistema.As rajadas de vento norte qeu foram intensas em Santa Maria e aqui em São Gabriel trouxeram vento de 45km/h e temperatura de 28,8ºC ainda no meio-dia.

























Mas com a cobertura de nuvens e os pancadas de chuva com pingos disperços e fortes que mal chegam a molhar a terra frustraram um aumento maior nos termomêtros.
Como já dito a frente ao encontrar o ar quente pode provocar eventos severos isolados e para cidades do centro e sul do estado como São Gabriel podem registrar chuva forte ainda hoje.


Com a passagem da frente a temperatura tende a cair mais neste fim de semana com o avanço de um pulso de ar gelado.Sendo que as menores mínimas devem ocorrer na segunda.
A última rodada do modelo global GFS aponta acumuldos altos até terça, podendo alcançar 150mm em alguns locais principalmente do centro ao noroeste.
Jato de Baixos Níveis



Previsão em mm até terça



segunda-feira, 5 de julho de 2010

Temperatura ainda segue alta, mas frio já tem data pra voltar


O ar seco segue sobre o Rio Grande do Sul e tem proporcionado um contraste térmico entre a noite e o dia.A noite e madrugada a temperatura cai e apartir da manhã com o sol a temperatura chega quase aos 30ºC.Em cidades aqui da região a temperatuta tem alcançado os 27ºC.
No entanto o frio já tem data prevista para retonar neste inverno com temperatura acima da média.O GFS indica que uma massa de ar mais frio deve avançar sobre o RS e região no dia 12 de junho.Quase na metade do mês esta será o primeiro pulso de ar gelado que avançará neste mês.
O ar seco que controla o clima seco e com umidade mais baixa no Rio Grande do Sul influência também a região centro-oeste, o resto da região sul.O que serve como um bloqueio atmosférico que impede o avanço dos sistema frontais sobre o território brasileiro.Mas mesmo assim uma frente fria consegue avançar para o norte nesta quarta, mas o tempo instável seguirá até domingo.
Temperaturas máximas em São Gabriel
  • 01/07...................23,2ºC
  • 02/07...................26,2ºC
  • 03/07...................27,6ºC
  • 04/07...................26,9ºC
Boletim Synop de hoje na Argentina, RS e Uruguai

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Chuva cessa e temperatura sobe

Após alguns dias de temperatura amena e de sensação de frio a temperatura sobe apartir de hoje em todo estado do Rio Grande do Sul.O ar quente já hoje traz marcas de 22ºC em diversos e em diversos locais principalmente no noroeste tende a passar dos 22ºC.





















Em São Gabriel a temperatura sobe mais apartir desta sexta, isso também vale para os munícipios da região da fronteira oeste.As marcas nestes próximos dias devem ficar entre os 24ºC de máxima e 12ºC de mínima, mas não se descarta marcas acima dos 25ºC e até beirando os 30ºC no domingo e na segunda.
O fim de semana será de tempo bom e com sol, sendo que a possibilidade de chuva por enquanto só existe depois da segunda metade da semana que vem.
Ontem como os modelos previam a chuva chegou a São Gabriel, instabilidade moderada trouxe raios, trovoadas e chuva de 10mm em São Gabriel ontem das 6h da tarde as 7 da noite.Em Santa Maria choveu 18,4mm sendo 14mm em apenas 1 hora o que provocou alagementos na cidade.



Imagens RINDAT de ontem














































Imagens REDEMET


































































Amanhã o Brasil joga contra a Holanda em Port Elizabeth na Copa do Mundo, um jogo válido pelas quartas-de-final do mundial e na novidade do blog confira a previsão para amanhã na cidade sul-africana.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...