Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alerta : Altos volumes de chuva e risco de temporais


Uma frente fria permaneceu estacionada sobre o RS desde terça feira da semana passada.Os maiores acumulados se deram no sábado quando houve precipitação de pedras de granizo em São Gabriel e na madrugada de domingo com o avanço de uma nova frente fria.

No entanto a instabilidade segue predominando com um cavado na Argentina que dá origem a novas áreas de instabilidade na fronteira com o Brasil.
Ontem a temperatura caiu com o avanço de ar mais frio associado a um anticlone, com contraste deste sistema com um ciclone associado a frente o final do dia foi marcado pelo vento sul que soprava com rajadas fortes.
Até amanhã o cavado ser converterá a um centro de baixa com uma frente fria associada, o sistema frontal no entanto não vai conseguir avançar para o território catarinense, ficando parado sobre o RS, onde deve provocar acumulados acima de 100 a 200mm na região de São Gabriel, Uruguaiana e Livramento.


Amanhã no entanto a températura sobe com a advenção de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis, mas o cenário fica mais crítico na noite de terça e madrugada de quarta, quando uma frente fria intensa cuzará a fronteira.Não se descarta temporais severos localizados com rajadas de vento.
Com os 67mm acumulados em São Gabriel desde quarta da semana passada, mais a previsão de acumulados extremos em que o GFS coloca 210mm para a região fica o alerta para enchente no Rio Vacacaí em São Gabriel e no Rio Santa Maria em Rosário do Sul.Não se descarta cheia também em rios afluentes dos acima citados, o que aumentaria ainda mais o volume de água e obrigaria retirada de várias famílias ribeirinhas.


Previsão para 4 dias:

Terça : Temperatura máxima de 28°C e mínima de 14°C.Acumulados de 0 a 3mm.

Quarta : Temperatura máxima de 24°C e mínima de 17°C.Acumalados de 30 a 40mm.

Quinta : Temperatura máxima de 18°C e mínima de 14°C.Acumalados de 60 a 85mm.

Sexta : Temperatura máxima de 19°C e mínima de 13°C.Acumulados de 55 a 75mm.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Temperatura sobe e semana que vem será marcada pela instabilidade

A Frente Fria que avançou sobre o RS na terça ainda influência o tempo aqui no estado, pois um cavado (área alongada de baixa pressão) associado a frente segue trazendo chuva para os munícipios do centro do estado e da região de São Gabriel.
Previsão GFS para próximos 7 dias coloca mais de 150mm para região de São Gabriel, Bagé, Livramento.

No entanto no fim de semana a temperatura sobe com a advenção de ar quente do norte que trará marcas novamente perto dos 30°C para o Rio Grande do Sul.Não se pode descartar até marcas maiores em São Gabriel e em cidades da fronteira-oeste.

Mas no domingo uma nova frente fria avança, este sistema frontal irá encontrar ar mais quente.O que deve provocar temporais isolados no RS.Na Argentina e no Uruguai os modelos indicam altas chance de tempo severo neste fim de semana, o que remete a histórica Tormenta de Santa Rosa que ocorre geralmnete nom fim de agosto e começo de setembro.


Modelo GFS indica 200mm para São Gabriel nos próximos sete dias


Previsão três dias:

Sábado: Tempo fechado com chance de chuva a qualquer mometo.Acumulados entre 10 e 20mm.Temperatura máxima de 29°C e mínima de 15°C.

Domingo: Tempo nublado com chance de chuva a qualquer hora do dia.Acumulados de 2 a 7mm.Temperatura máxima de 24°C e mínima de 16°C.

Segunda: Céu fechado com chance de chuva pela manhã a tarde a instabilidade diminui.Acumulado de 0 a 2mm.Temperatura máxima 16°C e mínima 9°C.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Especial : Tornado em Vila Nova do Sul (Março/2010)

No mês de março um forte temporal causa estragos no munípio de Vila Nova do Sul, na região da Campanha. Uma frente fria avançava sobre o estado naquele 21 de março.Além de Vila Nova do Sul outras cidades gaúchas foram atinigidas pela força da natureza naquela noite e madrugada. Então após a coleta de relatos, análises de campo ficou pronto um relatório que confirma que um tornado atingiu o pequeno munícipio.Em 17 páginas se dá destaque as causas do fenômeno e aos danos causados.Para ler o relatório e fazer download do mesmo acesse o link abaixo: https  ://docs.google.com/uc?id=0BwfiLwRaTyAxNDI1MDEzNzAtNjUyZi00NTBkLTlkYjQtZjJlZWI4ZmIxOTU0&export=download&hl=pt_BR

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Temperatura sobe e São Gabriel tem 35ºC

O vento norte que trouxe fumaça das queimadas na Bolívia, norte da Argentina e Centro-Oeste do Brasil segue hoje mais intenso.O jato de baixos níveis traz ar muito quente do norte.Por isso as temperaturas tão altas hoje:


  1. São Gabriel..........................35ºC
  2. Alegrete...............................32ºC
  3. São Borja..............................32ºC
  4. Porto Alegre........................32ºC
  5. Santa Rosa...........................32ºC
  6. Santa Maria.........................31ºC
  7. Frederico Westphalen........31ºC
  8. Rio Pardo.............................30ºC
  9. Bagé......................................29ºC
  10. Uruguaiana..........................29ºC
  11. Santo Augusto.....................29ºC



Temperatura atualizada nas estações do INMET


A estação do Inmet indicava na sua última atualçização 33ºC e os dados coletados aqui pelo blog indicam 35ºC.A tendência é que a temperatura suba mais ao longo desta tarde.




Imagem do satélite Terra nesta manhã mostrava camada de fumaça que cobre o céu gaúcho.Não se pode descartar chuva de poeira amanhã, lembrando o episódio de chuva ácida da semana passada quanto houve precipitação de fumaça.



Amanhã uma nova frente fria traz instabilidade e chuva para o extremo sul gaúcho já pela manhã.O sistema frontal deve alcançar aqui a região pela tarde.Tal frente não deve provocar altos acumulados, mas ela irá derrubar as temperaturas de volta para o 20ºC.

A instabilidade no entanto segue até o domingo.Na quarta ainda o sistema frontal permenecerá sobre o RS.Na quinta o tempo dá uma melhorada e a temperatura sobe um pouco mais.No fim de semana uma nova frente associada a um ciclone cruza o RS, o ciclone no entanto impulsionará ar mais frio para o estado no começo da próxima semana.O frio estará associado a um centro de alta que deve se deslocar rapidamente para o mar.Mas antes deve provocar mínimas próximas de 0ºC.

Com a chegada da frente amanhã não se pode descartar risco de temporais isolados, pois mesmo que a umidade não seja tão alta existe a presença de ar quente.Ao longo de tal período de instabilidade os acumulados devem chegar perto dos 60mm atém domingo.







Previsão para São Gabriel


--------------------------------------------------------------------


Atualização I - 15:55


A frente fria que avança agora sobre o RS se tornará estacionária sobre o estado. Até quinta o sistema irá variar entre o norte e o sul gaúcho.Proporcionando elevação de temperatura em alguns locais com a dimuição de nuvens.Não se descarta chuva ácida devido a fumaça na atmosférica.Quanto a chuva ela deve ser mais forte amanhã, mas os acumulados não devem ser altos visto que o sistema é fraco e mal organizado sinóticamente.Grande parte do estado já tem vento sul o que derrubou as máximas altas que se restringem ao extremo norte gaúcho.Na sexta a temperatura sobe mais antes da chegada de uma nova frente fria no sábado.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Calor só aumenta e fim de semana terá tardes de verão

Após a passagem de uma frente fria de pouca atividade ontem, uma massa de ar frio derrubou um pouco as temperaturas e amanhã trará mínimas de 6ºC no sul gaúcho.Esta massa se descolará para o mar ainda amanhã.
A tarde o vento norte traz ar muito quente para o RS, as máximas aqui na região devem ficar entorno dos 26ºC, mas não se descarta marcas maiores.No domingo a temperatura sobe mais e pode fazer calor de até 34ºC na metade oste gaúcha.Para São Gabriel e região espera-se máximas de 30ºC a 32ºC.

Previsão de temperaturas no domingo - ETA

Previsão de vento e temperatura em 850hPa no fim de semana - Modelo ETA

Na segunda a temperatura segue alta com máximas aqui para região de até 33ºC.Os modelos indicam a formação de uma frente quente em território uruguaio na segunda, ao se converter num sistema frontal frio o sistema chega ao RS na terça.Quando deve provocar acumulados médios de 10mm na região de São Gabriel.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Temperatura sobe com ar mais quente

O vento norte trás ar mais quente do centro do país e junto com o calor também trás fumaça das queimadas no Centro Oeste e na Bolívia.Imagem abaixo do satélite Terra em alta resolução mostra fumaça das queimadas junto com nuvens altas sobre o RS.



A temperatura subiu muito com o avanço do ar quente e seco do norte.Em São Gabriel agora as duas horas a máxima chegava aos 25ºC.No mapa abaixo com valores das Estações do Inmet nota-se que o ar mais quente traz máxima mais altas para a Campanha.
Amanhã uma frente fria de fraca atividade avança sobre o RS.Os maiores efeitos da passagm da frente fria devem ocorrer no sul gaúcho onde deve chover mais.Para São Gabriel e região os acumulados devem chegar no máximo a 5mm, mas em alguns locais da região pode não chover.
Ápós a passagem do sistema frontal a temperatura cai um pouco, mas mesmo assim a máxima na sexta fica acima dos 20ºC.
No fim de semana os modelos indicam um forte aquecimento com o Jato de Baixos Níveis que trará ar muito quente do norte.Na região a máxima deve passar dos 30ºC não se descartando até 33ºC em território gaúcho.

Frente fria de fraca intensidade se encontra sobre o Uruguai

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Frio mata cordeiros em São Gabriel

O frio do mês de julho e do começo de agosto atrapalhou os criadores de ovinos de São Gabriel e região.O frio associado a outras causas climáticas e de doenças prejudicou muito o rebanho.Estima-se que cerca de 30% a 40% dos cordeiros nascidos neste inverno seja perdido.Em Alegrete e Uruguaiana o número de perdas também fica entre 30% e 40%, mas o problema não ocorre somente nestes municipios, toda a Fronteira Oeste sofre com a temperatura baixa.Os cordeiros que saem do útero da ovelha com uma temperatura de 38ºC ao encontrarem marcas de 0ºC no ambiente acabam morrendo de hipotermia.

Anomalia de Temperatura Mínima até hoje


Matéria da RBS TV Santa Maria sobre a mortandade de cordeiros

Temperatura sobe e fim de semana deve ser quente

Esta semana é amostra da tendência de clima até o fim do mês e começo de setembro.O frio que trouxe mínima de 2,9ºC dará lugar ao ar mais quente que no resto do mês de agosto deve dominar o cenário climatico no RS, não que as massas de ar frio parem de avançar, mas sim que elas duraram menos tempo sobre o estado.
Nesta semana as temperaturas sobem, pode-se registrar máximas de 26ºC em São Gabriel na quarta e na quinta.Na quinta a nebulosidade aumenta com o que os modelos colocam como uma frente fria de escassa atividade, o que pode provocar pouca chuva no RS.
Mas mesmo com o avanço deste sistema a temperatura não cai, tanto que os modelos indicam um fim de semana quente, com máximas de até 28ºC aqui na região.Com destaque para São Gabriel e Santa Maria que podem registrar 30ºC.
Previsão GFS para temperaturas em 850hPa no domingo, indica ar quente sobre todo RS

Previsão para São Gabriel

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Frio retorna forte

Frente fria avançou ontem sobre o RS, o sistema estava associado a um centro de baixa que ao chegar ao oceano, a nordeste uruguaio e sudeste gaúcho, se coverteu em um ciclone extratropical.
A frente foi atecedida pelo ar mais quente que veio do norte.Em Santa Maria a máxima chegou a 26ºC e o vento norte provocou estragos com rajadas de 83km/h.
A frente fria não provocou altos volumes, sendo que cidades como Uruguaiana e São Borja não registraram chuva.Os maiores acumulados ficaram no sul gaúcho perto de onde o ciclone se formou.
A frente fria traz ar frio na retaguarda, este ar polar esta associado a um centro de alta com valores de 1035hPa no centro argentino.Essse centro de alta deve chegar a província de Buenos Aires no domingo, dia para qual se espera as menores marcas.
Na semana que vem apartir de terça o clalor retona podendo fazer 25ºC em São Gabriel.Apartir de agora a tendência é de que haja um revezamento de massas de ar, com perídos de frio e períodos de calor.


Chuva ontem nas Estações do Inmet, chuva em São Gabriel variou de 2,5mm a 4mm em todo munícipio.
Ontem a noite houve a famosa "Garoa Galopeada" que é comum na Campanha logo que a temperatura começa a cair.No fenômeno a garoa é acompanhada de vento, o que faz com que os pingos fiquem quase no sentido horizontal.A chuva com o vento diminui a sensação térmica e prejudica a pecuária e a criação de animais no campo, porque molha o pelo dos animais e os abrigos onde dormem.


Previsão para São Gabriel


A nebulosidade por causa formação de um ciclone perto sul gaúcho deu origem a uma formção que assustou moradores da Praia do Laranjal em Pelotas.Em fotos de Rejane Xavier mostram uma grande nuvem sobre a Lagoa dos Patos.Segundo relatos alguns pingos caíram acompanhados de vento.A foto mostra um mesociclone que dá origem aos tornados e trombas d'água.

Previsão de temperatura mínima no domingo

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Altos e baixos ao longo da semana

Após a passagem de uma frente fria de rara atividade frontal no domingo, uma massa de ar frio associada a um centro de alta avançou em direção ao RS. Trazendo mínimas baixas para a Campanha:


  • Bagé..............................0,3ºC
  • Quaraí..........................1,8ºC
  • Dom Pedrito................2,5ºC
  • São Gabriel..................3,2ºC
  • Alegrete........................3,2ºC
  • Uruguaiana..................3,7ºC
  • Caçapava......................4,5ºC
  • Livramento..................4,5ºC
  • Santa Maria.................6,4ºC
A frente fria provocou o avanço de uma massa de ar frio de fraca intensidade.Modelo mostra ar mais frio no sul do país.


No entanto esta semana será cheia de altos e baixos.Amanhã a temperatura deve cair um pouco mais na região de São Gabriel com o ar mais seco, mas a tarde com o sol a temperatura se eleva podendo chegar perto dos 20ºC.Na quarta o avanço rápido de ar mais quente traz temperaturas mias altas para o RS, sendo que estas podem chegar aos 23ºC aqui em São Gabriel, com a que de pressão no centro Argentino, áreas de instabilidades avançam para o RS, sendo que os modelos já indicam chuva aqui na região na noite de quarta.
Modelos indicam temperatura acima dos 26ºC no noroeste gaúcho
Na quinta a chuva fica na fronteira com o Uruguai e no país vizinho com a formação de uma frente fria associada a um ciclone.A temperatura se mantém acima dos 20ºC com temperatura mínima em torno dos 7ºC.
Ainda na noite de quinta a frente fria deve alcançar São Gabriel, os volumes não devem ser altos.Mas com o ar mais quente não se pode descartar um evento de maior magnitude em todo RS.
No sábado uma massa de ar polar derruba as mínimas para perto dos 0ºC na Campanha, com o risco de chance de neve na Serra, devido a circulação marítima na borda de um sistema de alta pressão.


Previsão para São Gabriel - 4 dias

Mesmo com a passagem de duas frente frias desde o dia 31 de julho, maiores acumulados ficam no norte gaúcho

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Neve de ontem fica pra história, mas no fim de semana a temperatura sobe

A temperatura máxima ontem em Urubici-SC foi de -1,2ºC.Junto com a umidade a temperatura baixa manteve a neve na serra gaúcha e em SC.
Um cavado que instabilizou o tempo no leste dos dois estados e com a circulação marítima de umidade causada por uma forte anticiclone que esta no mar provocou neve por mais de 6 horas em Urubici, São Joaquim e outras cidades serranas.A Estrada da Serra do Rio do Rastro foi interditada pelo acumulo de 10cm de gelo sobre a pista e a estrada que leva ao Morro da Igreja também foi interditada.Na região de Urubici o gelo chegou a mais de 20cm de acumulação.
Em algumas cidades fazia mais de 10 anos em que a neve não acumulava tanto.Ao todo desde segunda 40 munícpios registraram neve em SC e no RS.


RIO GRANDE DO SUL (21)

1. Cambará do Sul
2. Gramado
3. Canela
4. São Francisco de Paula
5. Bom Jesus
6. Caxias do Sul
7. Três de Maio
8. Crissiumal
9. Boa Vista do Buricá
10. Tiradentes do Sul
11. Rio Grande
12. Vacaria
13. Campestre da Serra
14. Monte Alegre dos Campos
15. Horizontina
16. São José dos Ausentes
17. Jaquirana
18. Lagoa Vermelha
19. Três Passos
20. Ipê
21. Veranópolis


SANTA CATARINA (12)

1. São Joaquim
2. Lages
3. Urupema
4. Urubici
5. Bom Jardim da Serra
6. São Miguel do Oeste
7. Anita Garibaldi
8. Bom Retiro
9. Curitibanos
10. Orleans
11. Urussanga
12. Grão-Pará
13. Timbé do Sul
14. Lauro Muller
15. Fraiburgo
16. Monte Carlo
17. Santa Cecília
18. Ponte Alta
19. Lebon Regis



As imagens abaixo podem parecer do inverno americano, europeu e até antártico.Mas não, essas fotos são da nevada de ontem aqui no inverno do sul do Brasil.Tiradas por Marcus Zilli da Frutícola Monte Verde de Urubici, junto com o amigo e motorista Cícero Fontana da Silva.Eles percorreram áreas de difícil acesso para nos brindar com o espetáculo, que vocês verão a seguir.





--------------------------------------------------------------------------------------

Após alguns dias de tempo muito frio, a instabilidade tomou conta da maior parte do RS.Só a fronteira oeste permanece com o tempo mais seco.
Hoje pela manhã foi registrada a mínima de hoje aqui em São Gabriel: 6,8ºC junto com uma garoa.Desde o começo da manhã as nuvens se alternam com o sol.
Amanhã a mínima fica em torno dos 6ºC com a perda de força do ar polar e o avanço do centro de alta pressão para alto mar.
No sábado a temperatura sobe para os 20ºC e no domingo a nebulosidade aumenta com a chegada de um sistema frontal de rara atividade.Não se descarta chuva para a região de São Gabriel, por volta dos 5mm.Mas os maiores acumulados devem ser no sudoeste gaúcho (região do Quaraí) onde pode-se chegar aos 10mm.
Na segunda a temperatura cai, mas a massa de ar frio não chega a ser intensa.E já na terça a temperatura começa a subir graduativemente.Os modelos sugerem chuva mais forte por volta de quarta e quinta da semana que vem.


Previsão para São Gabriel


Previsão GFS para 850hPa mostra avanço do ar mais quente

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Frio e neve no RS e SC

Em um dia para entrar para a história climática do RS.Diversas cidades gaúchas e catarinenses registram neve.Em Gramado a neve veio na madrugada, em São Francisco de Paula onde o fenômeno já tinha acontecido este ano nevou novamente.





Vídeo da neve em São Francisco de Paula:
http://www.youtube.com/watch?v=cy7mtrR2cys





Veja ao vivo a neve em São Joaquim:
http://twitcam.livestream.com/1i1h9

Mais informações do fenômeno em: www.metsul.com

Desde segunda 32 munícipios do RS e de SC registraram o fenômeno.Veja a lista:





RIO GRANDE DO SUL (20)


1. Cambará do Sul
2. Gramado
3. Canela
4. São Francisco de Paula
5. Bom Jesus
6. Caxias do Sul
7. Três de Maio
8. Crissiumal
9. Boa Vista do Buricá
10. Tiradentes do Sul
11. Rio Grande
12. Vacaria
13. Campestre da Serra
14. Monte Alegre dos Campos
15. Horizontina
16. São José dos Ausentes
17. Jaquirana
18. Lagoa Vermelha
19. Três Passos
20. Ipê
21. Veranópolis





SANTA CATARINA (12)


1. São Joaquim
2. Lages
3. Urupema
4. Urubici
5. Bom Jardim da Serra
6. São Miguel do Oeste
7. Anita Garibaldi
8. Bom Retiro
9. Curitibanos
10. Orleans
11. Urussanga
12. Grão-Pará





Em São Gabriel hoje a mínima foi de 1,4ºC segundo a Estação do Inmet.A geada foi fraca devido ao vento, mas com este a sensação térmica ficou muito baixa.
A geada também se fez presente na fronteira e resto da Campanha.Cidades que fazem divisa com o Uruguai novamente registraram marcas negativas.

Mínimas na Campanha:
  1. Livramento.......-1,9ºC
  2. Quaraí................-1,2ºC
  3. Bagé....................-1,0ºC
  4. Caçapava...........-0,5ºC
  5. Dom Pedrito........0,3ºC
  6. Santa Maria.........0,4ºC
  7. Uruguaiana..........0,5ºC
  8. Alegrete...............0,9ºC
  9. São Gabriel..........1,4ºC

Avanço de umidade do mar junto a nebulosidade provoca a neve.Na imagem do canal vísivel nota-se camada de nuvens espessa no norte gaucho e sobre SC.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Frio

O frio retornou até o RS, após a passagem da frente fria que provocou pouca chuva e temporal com ventos de mais de 100km/h no sábado.
A mínima caiu muito desde o fim de semana.Os termometros que na sexta indicavam máxima de 26ºC em São Gabriel regitrarm 1ºC hoje às 8 horas da manhã.Houve registro de geada no domingo e hoje em toda região da Campanha.Em alguns locais da fronteira a mínima chegou a ser negativa.
Mas a umidade deve retornar na quarta, quando um cavado (área alongada de baixa pressão) se forma no leste e instabiliza o tempo, também ajudando a empurrar ar mais frio para o oeste gaúho.Alguns modelos sugerem chance de neve, visto que a temperatura não deve subir muito ao logo desta semana.
Mínimas hoje:
  1. Bagé..........................-1,3ºC
  2. Quaraí......................-0,2ºC
  3. Livramento.............-0,3ºC
  4. Dom Pedrito..............0,0ºC
  5. Caçapava...................0,4ºC
  6. Alegrete.....................0,9ºC
  7. São Gabriel................1,0ºC
  8. Santa Maria...............1,0ºC
  9. Uruguaiana................1,7ºC
Modelo mostram marca muito baixa em 850hPa

Análise Mensal-Julho 2010

O mês de julho foi caracterizado por uma intensa massa de ar polar que cobriu todo sul do Brasil, parte do Centro-Oeste e da Amazônia Brasileira, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina e por uma semana de intensas precipitações. No começo do mês a temperatura subiu chegando até 28ºC em São Gabriel no dia 7.Mas após a passagem de uma frente fria, um extensa e intensa massa de ar pola associada a um centro de alta pressão continental com níveis de 1045hPa, trouxe mínimas muito baixas para maioria do continente.Nevou no centro da Argentina, Bolívia e em Montevideu, lugares onde raramente ocorre o fenomêno.Em Urupema-SC houve dois dias com temperatura perto dos -8ºC.A mínima não chegou a ser nagativa aqui em São Gabriel, mas houve dias de températura em 0ºC.Houve geada durante 6 dias seguidos em São Gabriel.
Do dia 13 ao dia 20 a temperatura ficou baixa, mas apartir do dia 18, 4 frentes fria e 2 frentes quentes cruzaram o RS.A cheia do Rio Vacacaí chegou a estar 6m acima do nível normal, em Rosário do Sul o rio Santa Maria chegou a estar 5 metros acima do leito.
O calor ainda deu o ar da graça no fim do mês do dia 21 ao dia 23 a máxima chegou aos 25ºC.


Chuva e anomalia em julho















Anomalia de Julho































*São Gabriel
09/07.....................22,5mm
11/07......................90,0mm
17/07......................10,0mm
18/07......................32,5mm
19/07......................40,0mm
21/07......................55,0mm
22/07......................11,0mm
25/07......................42,5mm
31/07.......................13,0mm
Total...............316,5mm
Média..............124,9mm
Anomalia.......191,6mm








*Vila Nova do Sul
09/07......................20,0mm
12/07.......................70,0mm
18/07.......................28,5mm
19/07.......................55,0mm
20/07.........................8,0mm
21/07.......................28,0mm
22/07.........................5,0mm
25/07.......................20,0mm
26/07........................11,0mm
31/07.........................10,0mm
Total............265,5mm
Média..........120,0mm
Anomalia.....154,5mm






*Santa Margarida do Sul
09/07......................15,0mm
10/07.......................12,5mm
12/07.......................75,0mm
18/07.......................27,5mm
19/07.......................45,0mm
20/07......................10,0mm
21/07.........................8,0mm
22/07.......................30,0mm
25/07.......................15,0mm
26/07.......................13,0mm
31/07.........................8,0mm
Total............259,0mm
Média.........122,0mm
Anomalia....137,0mm






*Rosário do Sul
09/07.......................10,0mm
12/07........................40,0mm
18/07........................30,0mm
19/07........................30,0mm
20/07..........................3,0mm
21/07........................10,0mm
22/07........................38,0mm
25/07........................25,0mm
26/07........................40,0mm
31/07.........................15,0mm
Total.............241,0mm
Média..........113,0mm
Anomalia......128,0mm




Dados de São Gabriel foram coletados pelo blog, dados das outras cidades são fornecidos pela Defesa Civil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...