Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ar frio perde força

Massa de ar frio e seca associada a um centro de alta pressão trouxe mínimas entorno dos 10ºC ontem na Campanha.Aqui em São Gabriel a mínima não baixou dos 15ºC, veja na tabela abaixo as mínimas na Campanha ontem e hoje:


O vento tende a aumentar um pouco na costa onde haverá mais circulação de umidade do anticiclone.O aumento de nebulosidade hoje não deve provocar chuva em grande parte do estado, apenas no Norte deve chover.Mas os modelos colocam um aumento de temperatura que pode chegar aos 31ºC aqui na região de São Gabriel e instabilidade localizada na parte Oeste do estado e principalmente na região de fronteira com a Argentina e com o Uruguai entre quinta e sexta-feira.

O avanço de uma frente fria pelo mar vai favorecer a ocorrência de pancadas sobre território gaúcho.Na sexta pode chover mais forte em áreas próximas a Lagoa dos Patos e de Jaguarão inclusive em Bagé e extremo sul gaúcho.

São Gabriel e região devem ter chance de chuva muito localizada.Mas no fim de semana, principalmente no sábado o avanço de ar mais frio pela província de Buenos Aires e áreas marítimas próximas ao Uruguai podem trazer pancadas rápidas para a Campanha e Sul.Mas na segunda dia 4, aniversário de São Gabriel o tempo deve estar bom com temperatura girando entorno dos 14ºC pela manhã e com de 29ºC pela tarde.

Na terça ar mais frio pode trazer até 7ºC na Campanha segundo os modelos, que projetam marcas de 10ºC a 12ºC para aqui na região.

terça-feira, 29 de março de 2011

Período de instabilidade que trouxe chuvarada e temporais chega ao fim

Um período de forte instabilidade terminou ontem, em 5 dias foram muitos casos de chuva forte e torrencial queda de barreiras na Serra e de temporais de vento e granizo.



A presença de um sistema frontal estacionário sobre o sul gaúcho e norte uruguaio associado a fortes ventos em níveis altos da atmofera e a uma corrente de jato de baixo níveis que trazia ar quente fez surgirem tempestades muito severas.

Se destaca então um supercélula que adentrou no estado em Barra do Quaraí na sexta, demosntrando valores raramente vistos e extremamente altos no radar o núcleos trouxe granizo no interior de Artigas.Então a supercélula se deslocou para norte e nordeste até atingir Alegrete onde provocou muito vento e queda de granizo gigante no interior do munícipio, descritos até com o tamanho de um ovo de galinha.




Fotos de Alegrete


Animação do radar (clique na imagem abaixo)

Share photos on twitter with Twitpic


Na manhã de sábado novas áreas muito severas se formaram sobre o RS, com valores novamente altos no radar de Santiago não se pode descartar que tenha ocorrido queda de granizo no distrito de Tiraju aqui em São Gabriel.

São Gabriel e região foram registrar chuva mais forte no sábado e no domingo onde choveu torrencialmente em alguns pontos dos municípios.Devido avanço de ar frio ao sul a frente se intensificou, abaixo os acumulados em alguns locais desde o dia 24:


sexta-feira, 25 de março de 2011

Instabilidade predomina até segunda com alerta

Instabilidade associada a um sistema frontal e a correntes da jato intensas em níveis altos da atmofera tem formado núcleos instáveis na Argentina e estes tem se deslocado para leste em direção ao RS e Uruguai.


Imagem da manhã mostrava CCM sobre Uruguai

O cenário é de risco ainda em todo RS e principalmente no Oeste e região da Campanha onde em alguns locais já choveu muito e só no fim de semana pode vir mais de 90mm.A Campanha e o Norte do estado tendem a sofrer mais com a chuva excessiva e instabilidade que pode provocar temporais fortes e localizados.Volumes muito altos podem ocorrer em pontos bem localizados, podendo causar inclusive algamentos e crecentes de arroios e córregos.

Chuva em 48h:

  • Bozano.............................................125mm
  • São Pedro do Butiá........................120mm
  • Rio Grande....................................118,2mm
  • Jaguarão........................................116,5mm
  • Catuípe............................................112mm
  • Ijuí....................................................110mm
  • Caibaté............................................105mm
  • Campina Missões...........................105mm
  • Salvador das Missões....................100mm
  • Cerro Largo.....................................90mm
  • Eugenio de Castro...........................90mm
  • São José do Norte...........................80mm
  • Rolador.............................................79mm
  • Cerrito..............................................77mm
  • Pejuçara...........................................75mm
  • Vitória das Missões........................75mm
  • Acegua...........................................72,5mm
  • Capitão.............................................70mm
  • Pedro Osório...................................70mm
  • Nova Ramada.................................62mm
  • Guarani das Missões.....................60mm
  • Paverama.......................................60mm
  • Gramado Xavier............................55mm
  • Harmonia........................................51mm
  • Arroio do Meio............................50,2mm
  • Cruz Alta........................................50mm
  • Herveiras.......................................50mm
  • Bagé................................................43mm
  • Candido Godói...............................38mm
  • São Gabriel - Inmet.......................2mm
  • São Gabriel...................................1,7mm

A instabilidade foi prorrogada pelos modelos até segunda no sul e até terça no norte do RS, ainda com chance de tempestades e aguaceiros.Amanhã adverte-se que pode haver um certo aumento de temperatura numa faixa entre a Camapanha e o Centro, podendo atingir os 30ºC, caso isso aconteça pode aumentar a chance de tempo severo nestes locais.

Modelo abaixo (WRF) indica que chuva forte no sábado deve se concentrar mais na Campanha.Mas quanto aos maiores acumulados o GFS indica mais ao sul na faixa central do Uruguai, mas o WRF tem se mostrado mais exato quanto a este cenário.


O ar frio projetado não deve ser tão intenso quanto as rodadas do começo da semana previam, as mínimas devem circundar os 10ºC na fronteira com o Uruguai.Para São Gabriel e região confira a previsão abaixo:

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sol intercalado a forte instabilidade

Frente fria que ontem estava no Uruguai e que trouxe granizo para Rio Grande ainda permanece sobre o RS, a tendência é de que o sistema fique semi-estacionária sobre o sul gaúcho até sábado.
O sistema vai ter suporte de fortes ventos em níveis altos da atmosfera (Jato Subtropical), que favorece a ascenção do ar.
Ar mais seco associado a um centro de alta tende a se deslocar para o mar entre sexta e sábado não avançando para norte.A instabilidade deve ficar se regenerando sobre o oeste uruguaio e oeste do RS, avançando para leste.
Os maiores acumulados devem ocorrer na região da Campanha ondem pode chover até 120mm.Temporais isolados com chance de granizo podem ocorrer entre hoje e amanhã, mas de forma localizada.
Os modelos no entanto divergem quanto as áreas que podem ter chuva mais volumosa, a duração deste período de instabilidade e sobre o possível avanço de ar frio.Alguns indicam possibilidade de chuva de até 150mm em alguns pontos, outros colocam chuva até tertça-feira retirando a entrada de ar frio, que outros colocam não sendo tão intenso.
Em concesso o RS pode sofrer com instabilidade até terça no norte, no sul ar mais frio avança podendo trazer 10ºC para a Campanha.

Previsão 2 dias para a região

quarta-feira, 23 de março de 2011

Frente fria e quadro de instabilidade trazem alerta

O avanço de uma frente fria pela Argentina, trouxe o avanço de ar mais quente para o RS ontem.Em São Gabriel a máxiam chegou a 36,8ºC a mais alta do estado.
Hoje a frente avança pelo Uruguai e fronteira do RS, podendo trazer chuva forte e temporais com vento e granizo em pontos localizados.Amanhã instabilidade toma conta de praticamento todo estado e pode chiver forte novamente em pontos localizados.
Instabilidade predomina até domingo e na sexta para sábado os modelos indicam fortes áreas de instabilidade avançando pela Campanha e sul do RS podendo trazer chuva intensa e temporais fortes.Os modelos indicam chuva de até 70 somente no sábado em áreas até mesmo atingidas pela estiagem, em 5 dias podem chegar aos 110mm em alguns locais
-----------------------------------------------------------------------
Atualização - 19:40
Nesta tarde choveu granizo, acompanhado de vento e chuva forte em Rio Grande, radar de Canguçu (abaixo) indicava núcleos fortes.


Prossegue o risco de chuva forte nas próxima horas principalmente na Campanha e sul do RS, onde a frente esta começando a atingir.São Gabriel esta na área de risco, após registrar mais de 35ºC na tarde hoje tem pressão em queda.
A frente não chega a avançar muito para o norte se deslocando para o mar na sexta, e devido a correntes de jato haverá formação de núcleos fortes no fim de semana.
Na segunda ar mais seco e frio avança para o Uruguai podendo trazer 10ºC para a Campanha no começo da próxima semana.

Índice CAPE e Lifted para próximas horas

Pescaria e Pressão Atmosférica

Vem se aproximando a Páscoa e é tradição na Sexta-Feira Santa o consumo de peixes.Algumas pessoas compra no supermercado, mas outras preferem pescar antes.
Algumas pessoas tem seu meios de aumentar a quantidade de peixes fisgados, mas existe uma dica que trago agora que se baseia na pressão atmoférica, que é basicamente a força que o ar impõe sobre a superfície terrestre.
Geeralmente se usa a pressão como base para instabilidade, pressão baixa indica geralmente tempo instável e pressão alta indica tempo bom.
Mas com base nos peixes isto não é base, a pressão baixa é associada a evaporação maior o que diminui a oxigenação da água, o que deixa os peixes mais parados.
No caso da pressão alta ocorre o oposto e os peixes tendem a se movimentar mais, o que melhora a pescaria e que eu inclusive constatei no último fim de semana quando a pressão estava alta.





Pressão / Pescaria
1014-1020 / ideal
1013-1008 / irregular
1007-995 / ruim






A pressão é medida pelo barômetro que tanto digital pode ser encontrado em relógios e acompanhado de altimetro.Mas para você converter a pressão local para o nível do mar é só realizar um calculo básico : a cada 9m acrescente 1hPa na pressão.

Barômetro analógico

Se você não tem um barômetro pode ser basear na condição do tempo.Dias mais frios e secos com poucas ou nenhuma nuvem tem pressão atmosférica alta, e dias de muito calor com umidade alta e nuvens de desenvolvimento vertical estão associados a pressões mais baixas.
Outro meio é ficar atento a previsão do tempo, caso indique a passagem de uma frente fria seguida de melhoria este pode ser o momento ideal.Pois na maioria dos casos a pressão aumenta após a passagem do sistema.
Seguindo estes dicas você podera ter uma pescaria bem proveitosa.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Nuvens altas, pancadas, calor e frente fria

A semana tende a se movimentada aqui na região e no RS.Entre hoje e amanhã, áreas de instabilidade podem trazer chuva para o oeste e principalmente aumento de nuvens altas (cirrus).
A instabilidade predomina na Campanha e Oeste e também no norte uruguaio, onde pode ocorrer pancadas de chuva localizadas, com chance de chuva forte muito localizada.
Mas na quarta-feira um sistema frontal de forte intensidade vai avançar sobre o Uruguai, onde os modelos indicam chuva de até 90mm no sul do país cisplatino.
A frente pode provocar temporais ao avançar para o RS, mas os modelos ainda divergêm quanto a intensidade com que o sistema avançará sobre o RS.




Previsão para região----------------------------------------------------------
Frente fria que avançou no fim da semana passada (imagem de radar baixo) provocou chuva em praticamente todo oeste.Aqui na sede do blog a chuva totalizou 19mm, em Santa Margarida do Sul o acumulado ficou em 29mm.Já em Vila Nova do Sul variou entre 20mm e 35mm.

Novas imagens do Halo Solar em Pelotas

As imagens abaixo foram capturadas pela visitante do blog, Monalize Motta e que registrou o halo solar em Pelotas semana passada.
Meu agradecimento a ela e que siga colaborando e ajudando a melhorar este blog.
Eis as fotos:










sexta-feira, 18 de março de 2011

Superlua amanhã

Amanhã a lua estará a exatos 365.777 quilometros da Terra, a menor distância entre os astros desde 1992.Como a lua gira em forma elíptica em torno da Terra o fenômeno da superlua é chamado de ''perigeu lunar'', que é o ponto mais próximo da Terra que o satélite pode chegar,houve supeluas em 1955, 1974, 1992 e em 2005.
Teorias apocalípticas dizem que o perigeu foi responsável pelo terremeto seguido de tsunami que atingiu a Indonésia em 2004 e pelo ciclone Tracy que atingiu a Austrália em 1974.Segundo os mesmos a força gravitacional da Lua exerceria um certa força sobre a Terra e que esta seria possível despertar vulcões e provoar terremotos.
Os atronômos classificam tais teorias a pessoas que tem muita criatividade, comentando ainda que a Lua pode estar até 1 ou 2km mais perto da Terra neste caso.Mas que as únicas consequências na Terra seriam a maré baixa um pouco mais baixa e a maré alta um pouco mais alta.
Neste ano o ''perigeu'' vai ocorrer neste sábado, dia de 19 de março, coincidindo com o primeiro dia de lua cheia . O que vai proporcionar uma Lua maior e mais brilhante.

Vai registrar imagens da superlua neste sábado.Envie para o Tempo e Clima SG, que postarei as fotos nas segunda com um post fotográfico, apartir estes endereço de e-mail:
tempoeclimasg@hotmail.com

quinta-feira, 17 de março de 2011

Frente fria avança com chance de temporais isolados

Um processo de frotogênese se dá neste momento sobre o Uruguai e fronteira com o RS, a formação deste sistema frontal traz muito calor para o RS, mas áreas da Campanha terão maior nebulosidade e temperaturas menores conforme o avanço do sistema entre a noite de hoje e amanhã.
Em São Gabriel a temperatura chegou a 38,5ºC na estação do Inmet, mas a nebulosidade aumento e com vento oeste que sopra com rajadas fortes a temperatura já caiu para 30ºC.
Parte do sistema esta na fornteira com o Uruguai e chuva já foi registrada em Alegrete, Uruguaiana e Livramento, onde houve uma queda de temperatura.
Imagem de satélite abaixo
O sistema pode trazer temporais isolados pois tem o suporte do Jato Subtropical em níveis altos da atmosfera e a advenção de ar mais úmido e vento norte em baixos níveis por cima do centro argentino e parte do RS.Mapa abaixo da umidade, vento em 850hPa.
Áreas isoladas de instabilidade tendem a ser formar sobre a Campanha no fim desta quinta-feira, onde imagem de radar, abaixo, registava núcleos de chuva destacando um de forte intensidade ao norte de Santana do Livramento.
A frente pode trazer temporais isolados com chance de ventania e possível mas pequena chance de queda de granizo.
A frente estara associada a um ciclone profundo com valores de 980hPa na região sul argentina, o ciclone deve impulsionar ar mais frio e seco associado a centro de alta pressão entorno do 1016hPa.
Aqui na região o fim de semana será de sol com mínimas entre 15ºC e 12ºC, as máximas oscilam entre 28ºC e 31ºC, conforme o anticiclone se desloca para o mar na segunda a temperatura vai subindo, mas os modelos indicam no dia 23 o avanço de um sistema frontal de maior intensidade.
Modelos indicam baixa profunda e frente fria sobre o RS na manhã de sexta

Halo solar em Pelotas antecede avanço de frente

Um fenômeno que apresenta certa raridade ocorreu ontem em Pelotas, os fenômeno conhecido como ''dois sóis'' ou ''sol duplo'' é apenas uma ilusão de ótica que ocorre nas nuvens altas do tipo cirrus, estas também são responsáveis pelos halos-solares (espécie de arco-íris ao redor do sol).Como são constituídas por cristas de gelo elas refletem os rais solares, criando estes fenômenos, assim como a interação da chuva e do sol cria o arco-íris convencional. O fenômeno já chegou a ser registrado em São Gabriel no ano passado, mas infelizmente não pude tirar imagens para postar no blog.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Arani é a tempestade tropical e instabilidade retorna a São Gabriel

Ar frio se afastou para o mar junto com um sistema frontal que passou pelo RS no último fim de semana, tal sistema frontal afetou o sistema tropical que se encontrava na costa sudeste do Brasil.O sistema que se mantinha com ventos de mais de 40 nós na tarde de ontem e com pressão em queda começa a se tornar um sistema extratropical com centro frio e não quente como mantinha há dias.Associado ao sistema frontal o centro de baixa deve impulsionar a frente até a região nordeste.
A tempestade ao contrário do Catarina (nome dado pelo Ciram) e de Anita (concensso entre órgãos meteorológicos do sul do Brasil) recebeu o nome de Arani, prinmeiro nome de uma lista elaborada pela Marinha e pelo Inmet, mas que até agora não foi divulgada.

Vocabulário : Arani proveem da língua gurani e signifca "tempo furioso''

Imagem abaixo da tarde de ontem é do satélite TRMM da Nasa que fez um corte vertical na Tempestade Arani







Carta sinótica da tarde de ontem

Escala Dvorak do sistema evolui para 1.5 na tarde de ontem, evolução de coordenadas abaixo

-------------------------------------------------------------------------

Aqui no RS o calor aumenta sobre principalmente o oeste que pode ter até 35ºC hoje, com destaque para São Gabriel que já ultrapassou os 33,7ºC.Um cavado avança sobre o Uruguai trazendo chuva na parte oeste do país vizinho, na região da Campanha não pode ser descartada pancadas de chuva localizadas no fim da tarde de hoje, principalmente em áreas de fronteira.

Amanhã instabilidade aumenta entre o sul e centro do estado enquanto sistema de baixa se tranforma um ciclone no sul argentino.Não se pode descartar chuva isolada amanhã na região de São Gabriel e em toda campanha, assim como na sexta quando instabilidade de um sistema frontal pode trazer chova de 30mm no extremo-sul e no norte onde os acumulados podem chegar a 35mm em alguns pontos.Nos demais locais os acumulados não devem ser signifativos, a não ser em pontos isolados onde pode chover forte com chance de temopestade conforme o avanço da frente entre sexta e sábado.

Ar frio associado a centro de alta pressão será impulsionado por um forte ciclone no sul argentino e com valores de 980hPa.No começo da próxima semana pode fazer até 4ºC na província argentina de Buenos Aires, mas no RS as menores mínimas devem ocorrer no sul e na serra onde pode fazer até 9ºC.Na região de São Gabriel as mínimas devem girar entre 10ºC e 14ºC.Ao longo de semana volta a esquentar mas de forma gradual.

Previsão para região : quinta e sexta-feira

Não deixe ver a lua no céu na noite de sábado, satélite natural da Terra atingira a menor distância da Terra nos últimos 18 anos.

terça-feira, 15 de março de 2011

Atual ciclone tropical na costa do ES e os modelos indicam ciclone no sul para o fim de semana

Após um dia de temperatura amenas aqui na região, com 13ºC em São Gabriel, os olhos tanto de meteorologistas brasileiros, americanos e até mesmo de intusiastas do tempo se voltam para a costa sudeste do Brasil.
Lá onde um centro de baixa de centro quente atingiu status de tempestade tropical, classe anterior a furacão e com ventos sustentados entre 63-118 km/h.
O sistema tende a permancer ativo até o dia 18, mas o modelos não indicam tanto a possibilidade de um furacão, a possibilidade de entrada de ar frio resultante da frente fria que passou pelo RS no fim de semana pode frustar intensificação do ciclone que se encontra sobre águas relativamente quentes.Este mantém ventos de 30 nós, mas a pressão ainda continua na casa dos 1002hPa segundo os últimos dados do best-track.O Invest90Q apenas agora começou a aparecer na áreas de monitoramento do NOAA com escal Dvorak de 1.0, mas segundo os dados do best tack seria possível classificar este sistema como 2.0 a 2.5, que indica ventos entre 30 a 35 nós e pressão entre 1009hPa e 1005hPa, neste escala que vai até 8.

--------------------------------------------------------------------------------

Voltando-se para o sul áreas de instabilidade podem avançar amanhã e quinta sobre o oeste do RS.Mas instabilidade mais forte pode se dar com o avanço de uma frente fria sobre o RS, com chance de chuva forte localizada na sexta e sábado.A frente estaria associada a um poderoso ciclone extratropical com valores de 980hPa, o que seria o segundo intenso em apenas uma semana.Ele ainda impulsionaria ar frio sobre o Rio Grande do Sul e Uruguai.

Mas as rodadas futuras trarão informações mais concretas sobre tal possibilidade de um ciclone intenso e ar frio sobre o RS no começo da próxima semana.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ar frio derruba temperaturas na Campanha

Ar seco e frio que foram impulsionados por ciclone na costa trouxe marcas baixas para a região da Campanha e para o RS.
Aqui em São Gabriel o ar frio chegou com rajadas fortes de vento sul, sendo que a mínima hoje foi de 9,5ºC.Em Rosário do Sul na estação do Climarosul registrou 9,8ºC, 0,3 décimos a mais que a mínima daqui de São Gabriel.


Mínimas no RS:

  • Quaraí........................6,2ºC
  • Bagé............................8,5ºC
  • Alegrete.....................8,9ºC
  • Dom Pedrito..............8,9ºC
  • São Gabriel................9,5ºC
  • Rosário do Sul...........9,8ºC
  • Livramento...............9,8ºC
  • Uruguaiana.............10,0ºC
  • Canguçu...................10,9ºC
  • Chuí..........................11,7ºC
  • Pelotas.....................12,2ºC
Mínimas no Uruguai:
  • Melo..........................6,6ºC
  • Salto..........................6,8ºC
  • Mercedes..................6,9ºC
  • Young........................7,7ºC
  • Paysandu..................8,0ºC
  • Artigas.......................8,0ºC
  • Florida.......................9,0ºC
Amanhã centro de alta se deloca para o mar e a temperatura já não cai tanto ficando entre 7ºC e 13ºC em toda região da Campanha.A nebulosidade aumenta na quarta com o avanço de áreas de instabilida sobre o oeste do Rio Grande do Sul e Uruguai, pode chover de forma localizada neste parte do RS inclusive aqui na região.
O calor retorna aos poucos e São Gabriel pode ter 30ºC já na quarta-feira, mas amanhã as máximas ficam entorno do 26ºC aqui na reigão.O vento sopra de sul mais calmo do que ontem, com rajadas de no máximo 15km/h.Abaixo previsão para a região:

Fim de semana de frente fria e ciclone e semana de tempestade tropical

No sábado um sistema frontal se itensificou ao avançar pela província de Buenos Aires, o sistema frontal chegou a capital argentina mais fraca.A maior atividade frontal ocorreu na província de Entre Rios onde fortes núcleos de instabilidade se formaram.


Foto do avanço da frente sobre Victoria em Entre Rios

Mas um ciclogênese explosiva se deu na província de Buenos Aires, tal sistema rendeu belas imagens devido sua simetria.Sendo responsável pelo avanço de ar frio sobre o RS ontem a tarde com rajadas fortes de vento sul.

Imagem abaixo mostra ciclone extra-tropical na costa da Argentina e instabilidade resultante de depressão tropical na costa do sudeste

Falando na depressão tropical na costa do ES, ela foi responsável por chuva de mais de 100mm na região de Vitória.O sistema tende a evoluir para uma tempestade tropical (ventos mais de 33 nós), os modelos chegam a indicar um sistema com ventos de 37 nós.O GFDL modelos específico de tempestades tropical chegou a indicar um furacão categoria 2 em alto mar, trajetório que todos modelos corrobam, mas tal modelo as vezes exagera, voltando apenas a indicar um sistema tropical intenso com possibilidade de evolução para furacão.A tempestade não deve ter deslocamento em direção ao continente, avançando para sudoeste, onde deve encontrar áreas com águas mais quentes.

Best track do sistema: Coordenadas, vento e pressão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...