Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nova Estação Meteorológica de São Gabriel



Está em funcionamento desde o dia 18 de junho a nova estação meteorológica de São Gabriel.O modelo Vantage Vue da Davis foi importado dos Estados Unidos em maio.

São Gabriel já contava com uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia e outra na sede da Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) em parceria com o CPTEC/INPE.A nova estação que esta instalada no Bairro Jardim das Hortências vem registrados temperaturas mais baixas que as registradas no Inmet, explorando alguns microclimas que estão presentes na cidade.



Localização das Estações em São Gabriel


----------------------


Correção : No post de ontem foi comentado que Ilson Tessaro havia registrado a segunda menor marca do RS, mas faltou a cidade onde está a estação.Esta cidade é Santa Rosa

terça-feira, 28 de junho de 2011

Frio, geada em neve no Sul

Forte ar polar avançou sobre o RS no fim de semana, impulsionado por um ciclone extratropical na costa o ar frio associado a um centro de alta de 1036hPa sobre a Argentina trouxe frio e marcas negativas ao RS.


Metsul comparou ciclone na costa gaúcha (esquerda) com tempestades de inverno que ocorrem nos EUA

Mas em um domingo de muito frio em que a máxima foi de 10ºC aqui em São Gabriel, a neve se fez presente na serras gaucha e catarinense, onde houve acumulo. A circulação de umidade do ciclone e a presença de ar frio gerou um cenário propício a neve, mas esta não ficou restrita a Serra, houve sleet (chuva congelada) no litorar e na região de Porto Alegre, além do Paraná.




Morro da Antena em Urupema/SC mostrava a beleza da natureza em temperaturas negativas




Foto de Caio Souza mostram acumulo de neve na Serra Catarinense



Houve marcas negativas desde o RS até o Mato Grosso do Sul e na segunda Urubici teve temperatura em -5ºC.
Ainda fez muito frio no Rio Grande do Sul, onde São José dos Ausentes registrou -2,8ºC na segunda. Mas ontem mesmo foi que o frio ganhou força.Fez hoje -6,2ºC em Cambará do Sul e na estação particular do parceiro Ilson Tessaro foi registrada a segunda menor marca do RS com -4,8ºC.


------------------------------------------------------------------------------------------

Já em São Gabriel houve geada, e as mínimas por pouco não negativaram.


Geada neste manhã por foto de Marcelo Ribeiro


A estação meteorológica instalada no bairro Jardim das Hortências registrou mínima de 2,1ºC na segunda, quando a estação do Instituto Nacional de Meteorologia, próxima ao Rio Vacacaí registrou 2,8ºC.


Já hoje na terça em minha estação particular no Bairro Jardim das Hortências fez 0,8C.Já a mínima na estação do Inmet foi de 0,0ºC.



---------------------------------------------------------------------


As temperaturas sobem mais hoje com chance de chegar aos 15ºC, mas amanhã ainda faz frio no amanhercer com mínimas perto dos 3ºC na região.Ainda segue frio no restante da semana, mas a tendência é de que as temperaturas caiam mais apartir do fim de semana com o avanço de uma poderosa massa de ar polar que pode trazer mais neve, deve ser registrada a primeira negativa do ano em São Gabriel no ínicio da próxima semana.


Fonte: Metsul, Inmet



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Chuva deve voltar após Bagé ter mais de 100mm

O avanço de uma área de baixa pressão vai trazer maior cobertura nebulosa sobre o RS entre hoje e sexta. Pode chover forte em pontos localizados, com chance pequena chance de temporais.
A baixa vai formar um ciclone que vai impulsionar ar frio no fim de semana sobre a região sul do Brasil.
Amanhã a temperatura em São Gabriel irá oscilar entre 20ºC e 14ºC, mas o vento de sudeste vai trazer sensação de mais frio.Pode chover forte de forma localizada
Na sexta a temperatura na região deve oscilar entre 7ºC e 16ºC com o tempo já apresentando melhorias e om avanço de ar mais frio.
No sábado as marcas oscilam entre 15ºC e 6ºC, o sol aparece com poucas nuvens e pode ocorrer geada.O que pode voltar a se repetir no domingo em que as temperaturas devem oscilar entre 16ºC e 3ºC.

Fonte : Metsul/ Climatempo
-----------------------------------------------------------------------------

Em Bagé a chuva dos últimos dias ultrapassou os 100mm, o que fez a principal barragem da cidade, a de Sanga Rasa, subiu 5m. Com isso o racionameto da água que já dura 8 meses foi diminuido em uma hora por dia.


Abaixo foto de domingo em Bagé, tirada por João Vitor, colaborador do blog, mostra claramente uma nuvem-arco

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Há poucos dia do fim do outono mais granizo na região.

O fim de semana foi marcado por instabilidade, onde o avanço de ar mais quente associado a a umidade e a presença de uma corrente de jato em baixos níveis e outra corrente de jato em altos níveis, proporcionou a formação de áreas de instabilidade de forte intensidade na madrugada de domingo.Quando áreas de instabilidade intensas trouxeram granizo para Vila Nova do Sul com pedras grandes por volta das 5h da madrugada, foi o oitavo caso de granizo aqui na região neste outono.

Cerca de 30min antes o sétimo caso de granizo havia sido registrado em São Gabriel, mas as pedras não foram grandes. Em nenhum dos casos houve estragos.



Abaixo imagens de satélite e do radar de Santiago na hora do granizo em Vila Nova do Sul.



Em Vila Nova do Sul, nuvens undulatus foram vistas pela manhã.Pela tarde uma nuvem escudo se assemlhou muito com uma nuvem funil (segunda foto).


----------------------------------------------------------------------


Hoje pode voltar a ter temporais no RS, a temperatura pode chegar aos 25ºC em alguns pontos, mas a sensação vai ser de abafamento. Deve chover em todas as regiões gaúchas com o avanço de áreas de instabilidade.

Na sexta o tempo volta a melhorar mas o ar frio que tende a avançar não deve ser muito forte.Enquanto isto segunda e terça devem ser os dias de maior instabilidade com o céu nublado e chance de chuva a qualquer momento.

A mínima em São Gabriel amanhã deve ser de 16ºC com máximas acima dos 20ºC.


Fonte: Metsul / Climatempo.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vulcão Puyehue - Cinzas em São Gabriel

O vulcão chileno Puyehue segue a mais de 10 dias em erupção, ele foi o responsável pelo cancelamento de voos em todo Conesul e por transformar a Patagônia em um cenário marciano.


Mas o vulcão trouxe seus efeitos aqui em São Gabriel e em quase todo RS desde a última quarta-feira.A presença de partículas em suspensão na atmosfera deixaram o amanhcer e o anoitecer mais coloridos e trouxeram uma tonalidade fosca ao sol durante do dia.


Veja fostos das cinzas sobre São Gabriel:


Cinzas se acumularam em alguns locais


Na última quarta primeira nuvem avançou sobre o RS



Ontem nova nuvem ingressou na Campanha Gaúcha, deixando a atmofera mais acizentada, a nuvem de ontem tende a se deslocar para o mar com o ingresso de ar mais quente e mudança de ventos para norte e oeste.



As imagens abaixos foram tiradas pelo proprietário do blog Caderno7, Marcelo Ribeiro

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Caçadores de Tempestades - Um projeto novo

O Rio Grande do Sul e aqui a região de São Gabriel são constantemente alvos de fenômemos meteorológicos de natureza variada.Se você gosta de fotografar estes acontecimento envie para o seguinte endereço de e-mail:




Que as imagens seram publicadas aqui no blog com devidos créditos.

---------------------------------------------------------------------------------


Está em processo de formação o SASC (South America Storm Chasers) que busca reunir informações e caçar tempestades com a participação de pessoas de toda Amércia do Sul.Para participar do SASC basta CLICAR AQUI para fazer o cadastro no fórum MeteoBrasil. Lá você pode colocar suas fotos e informar sobre o tempo na sua região.


O Brasil e o continente sul-americano são anualmente atingidos por milhares de tempestades, mas as informações sobre elas são falhas.Então entra o SASC que busca trazer para a realidade brasileira o que é comum nos Estados Unidos que é caçar tempestades.O Conesul está no segundom maior corredor de tornado do mundo e com uma rede de caçadores poderá ser feita uma análise sobre o número de tempestades e tornados.

Então participe.

Cinzas do vulcão voltaram ao RS


A mínima nesta sexta-feira em São Gabriel foi de 5,9ºC, devido a nebulosidade as temperaturas não caíram mais.A tendência é de o ar frio perca força neste fim de semana que deve ter temperaturas oscilando entre 7ºC e 21ºC, na segunda o tempo fica instável e deve chover de forma mais localizada.

A tendência para a próxima semana não é de muita chuva, mas a variação de nebulosidade pode provocar chuva em quase todos os dias.A temperatura ficará mais alta com máximas podendo chegar aos 26ºC.





As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a alcançar o estado do Rio Grande do Sul ontem (imagem abaixo de alta resulução mostra cinzas sobre o sul gaúcho).As cinzas desta vez foram transportades em níveis mais baixos da atmofera, houve registro de precipitação delas em Bagé.Em Buenos Aires e em Montevidéu também houve precipitação de cinzas ontem , só que em maior quantidade.Os voos foram cancelados no Aeroporto de Salgado Filho em Porto Alegre e no Aeroporto Ruben Berta de Caxias do Sul.



Fonte : Metsul, Climatempo

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ciclonegese, chuva e cinzas

Um centro de baixa pressão avançou ontem sobre o RS e Uruguai trazendo chuva para o país cisplatino e para todo RS.A chuva também chegou a Bagé onde foram registrados 10mm.
O centro de baixa vai dar origem a um ciclone extratropical no litoral gaúcho pode trazer vento forte no litoral, este sistema impulsiona seu ramo frontal sobre o sul e sudeste brasileiro. O ciclone vai se aprofundar rapidamente sobre a costa atingindo pressão de apenas 990hPa.


O ciclone vai ser responsável por impulsionar ar mais frio associado a centro de alta pressão que vai deslocar mais para norte as correntes de vento em níveis altos da atmosfera.Assim as nuvens de cinzas do vulcão chileno vão chegar a todo RS entre hoje e amanhã.Volta a esfriar e a temperatura cai basntante apartir de quinta, quando pode fazer 4ºC em São Gabriel, mas na sexta a mínima pode voltar aos 2ºC (como ocorreu no último sábado).Deve gear aqui na região e as máximas não devem passar do 19ºC até o fim de semana.


Fonte : Metsul, Climatempo, NASA

Vulcão chileno traz cinzas para o RS

O vulcão chileno Puyehue que entrou em erupção no sábado foi responsável por belas imagens da coluna de fumaça que atingiu 10km de altura.


As cinzas jogadas na atmosfera pela erupção trazem transtornos a população que vive em cidades próximas ao complexo vulcânico e também a Argentina, em Buenos Aires voos foram cancelados pois a cinzas prejudicam a visibilidade e ainda podem causar danos nas aeronaves.Em Porto Alegre voos para a capital argentina foram cancelados e as cinzas começaram a adentrar no oeste do Rio Grande do Sul na manhã de hoje.

O avanço de ar frio impulsionado pela formação de um ciclone na costa gaúcha vai deslocar as correntes de vento em altos níveis atmosféricos para o norte, assim as cinzas devem avançar sobre todo estado entre hoje e amanhã.


Cinzas em área destacada já se encontram sobre a fronteira oeste


O vulcão que impressionou pelas imagens teve sua última erupção em 1960, quando foi regitrado um tremor de 9,5 graus na Escala Richter, o maior terremoto da história. O complexo vulcânico se localiza na Cordilheira dos Andes, no sul chileno a uma altitude de 2.400 metros acima do nível do mar.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

São Gabriel tem a meno marca do ano e a menor do RS hoje

O dia começou com muita cerração (nevoeiro) e frio em São Gabriel. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia instalada no município indicou temperatura de 4,6ºC, a menor temperatura do ano até agora na cidade e a menor do Rio Grande do Sul no dia de hoje.

A nebulosidade que predominou no começo do dia de ontem, diminuiu com o avanço de uma massa de ar frio, confira as temperaturas registradas no RS:

----------------------------------------------------------------------------------

Choveu em Bagé de forma rápida e isolada ontem pela manhã, mas a nebulosidade alta ainda predomina no RS.A chance de chuva aumenta com a passagem de uma rápida frente fria na sexta e esfria muito no fim de semana.A Campanha gaúcha pode registrar marca de 0ºC e até mesmo negativas, em Urupema na Serra Catarinense podem ser registrados -5ºC no sábado.

Em São Gabriel a temperatura pode cair para 2ºC no sabado e no domingo, com chance de geada.As máximas variam entre 16ºC e 20ºC no fim de semana.


Fonte : Metsul, Climaterra, Cliamatempo, CPTEC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...