Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Semana fria deve terminar com calor





Após a chuva fraca no sábado, devido a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o Rio Grande do Sul. O cavado serviu com fonte de levantamento e na madrugada de sábado um Sistema Convectivo de Mesoescala trouxe temporais e chuva forte para o norte do RS, Santa Catarina e Paraná.



Carta Sinótica de sábado mostra cavado (traços amarelas)

No sábado em Passo Fundca caiu granizo do tamanho de bolas de golfe, segundo informações. Várias cidades do norte do estado tiveram prejuízos com o granizo.


No entanto a instabilidade se deslocou para norte tarzendo tempestades para o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Por onde caiu granizo e chove forte, além de alguns vendavais.

No sul do Brasil o ar frio avançou trazendo 11,6º na Estação Particular ML aqui em São Gabriel. Hoje a menor marca do Rio Grande do Sul foi os 3,7ºC de São José dos Ausentes.

São Gabriel teve hoje 10,1ºC na Estação do Inmet. O frio no entanto segue amanhã, mas o ar seco proporciona uma elevação de temperatura pela tarde. Ao longo da semana o frio vai diminuindo e as tardes tendem a ser mais quentes, inclusive existem projeções de até 35ºC no fim de semana aqui na região.


Previsão Cptec:
Fonte: Metsul, Atmet, Cptec/Inpe, NOAA, Weather Channel

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Temperaturas amenas e baixas

Mais um dia de frio no amanhecer no Rio Grande do Sul, sendo que na Serra foram registrados 6º em São José dos Ausentes e Vacaria. Na Serra Catarinense também fez frio, tendo feito 0,8º na Estação do Climaterra em São Joaquim.
A temperatura sobre rápido hoje e a amplitude térmica deve ser grande. Inclusive aqui em São Gabriel que registrou 9,8ºC na Estação do Inmet. Deve fazer calor no noroeste, onde as máximas podem se aproximar mais dos 30ºC.O ar deve ficar muito seco hoje no estado, com índices de umidade até mesmo inferiores aos 30%, o que exige uma maior ingestão de líquidos para evitar desidratação.
No fim de semana áreas de instabilidade associadas a uma frente fria, que se ativa em território argentino, vão cruzar pelo sul do Brasil. As nuvens devem aumentar amanhã, mas em grande parte do estado não deve chover, sendo que apenas o Norte e Serra podem ter chuva rápida.


Instabilidade se forma hoje na Argentina

Na segunda-feira ar mais frio volta a avançar para o Rio Grande do Sul. O ar frio pode novamente trazer marcas bem baixas para as áreas serranas do Sul do Brasil.


Previsão Cptec para São Gabriel:


Fonte : Cptec/Inpe, Metsul, NOAA, Inmet

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ciclone se afasta e esfria

A formação de um ciclone na costa gaúcha deixou o tempo instável, e a circulação de umidade do sistema trouxe pancadas fortes de chuva. Tanto que ontem em Montenegro, na estação do parceiro Daimar Coelho, foram 90mm.
A instabilidade que predomina desde domingo no RS foi responsável por 80mm em Vila Nova do Sul, cidade vizinha de São Gabriel, que teve 52,2mm. Na Argentina localidades da província de Santa Fé tiveram nestes últimos dias mais de 200mm:



PRECIPITACIONES EN LA CIUDAD DE SANTA FE:

- 240,50 milímetros en el Jardín Botánico
- 145,35 milímetros en Alto Verde
- 125,25 milímetros en el Hospital de Niños


O ciclone que se formou ontem se desloca para alto mar, impulsioando ar mais frio para norte. O sistema deve provocar agitação marítima segundo o Cptec, com ondas de até 2m na costa sul do RS. Satélite que mede a velocidade do vento indicava rajadas de 16m/s em alto mar, o equivalente a 57km/h.


O tempo melhora mesmo apartir de amanhã, pois hoje a circulação de nuvens segue sobre o estado, apesar de ser mais fraca pode trazer chuva rápida para o Leste e para a Serra. A temperatura deve cair abaixo dos 10ºC nesta segunda metade de semana, mas com o ar seco as máxima devem chegar ou até ultrapassar os 20ºC. Porém deve voltar a esfriar na próxima segunda-feira, com mínimas inferiores aos 10ºC.

Previsão Cptec:



---------------------------


Tempestades se formaram e trouxeram danos para o estado de São Paulo. A linha de tempestades trouxe granizo e vento de até 100km/h. Para imagens acesse o blog:


www.vortexbrasil.blogspot.com


---------------------------


Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, Inmet, Atmet, NOAA


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Chuva antecede formação de ciclone

O fim de semana foi de calor, sendo que São Gabriel teve 33,3ºC ontem. Em Montenegro o parceiro do blog, Daimar Coelho, em sua estação registrou 35,6ºC.
A convecção, resultante da umidade e do calor trouxe pancadas isoladas apartir de sábado. Ontem choveu forte em Vila Nova do Sul, totalizando 12,5mm em poucos minutos de chuva.
Hoje a instabilidade é mais generalizada e chove em praticamente todo Rio Grande do Sul, a chuva de hoje é resultante de um centro de baixa pressão que cruza sobre o RS. Pancadas fortes de chuva devem ocorrer e temporais não podem ser descartados.
Amanhã o centro de baixa se converte em um ciclone sobre o oceano, mantendo a instabilidade sobre estado gaúcho, enquanto a frente fria associada ao sistema cruza os demais estados do sul do Brasil. Podendo trazer chuva forte e temporais para Santa Catarina e Paraná.
A Metsul alerta para a chance de rajadas fortes no sul gaúcho, sendo que estas podem trazer danos, entre hoje e quarta-feira. O ciclone deve provocar agitação marítima e impulsionar ar mais frio para o sul do Brasil na segunda metade da semana.


Previsão do Cptec indica ciclone intenso com pressão bem baixa e próximo a costa.


Previsão Cptec:


Fonte: Cptec/Inpe, Inmet, Metsul, NOAA

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Calor antes de frente fria e instabilidade

A temperatura sobre mais hoje e amanhã devido ao fluxo de ar mais quente em direção ao sul do Brasil. Segundo as previsões a temperatura deve beirar os 30ºC amanhã em todo RS.
Em São Gbariel não vai ser diferente, abaixo previsão do Cptec:


Mas a instabilidade já pode aumentar no domingo com a aproximação de uma frente fria, e já pode chover de forma localizada no sul gaúcho. Na segunda a chuva deve ser mais forte devido a formação de um ciclone extratopical na área do Prata, este vai impulsionar uma nova frente fria sobre o sul do Brasil. A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) não descarta chance de tempo severo no Rio Grande do Sul, mas esta deve ser menor que a chance de temporais da última frente fria.

Após a chuva o tempo melhora e a temperatura volta a cair para a casa dos 10ºC entre terça e quinta-feira. Mas as tardes devem ser agradáveis na próxima semana.


Previsão sinótica do Cptec, mostra frente fria associada a ciclone na segunda-feira



Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, Inmet, NOAA

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Temperatura agradável, antecede calor e chuva

Ontem vários pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina tinham o céu com aspecto ''enfumaçado''. Isto ocorreu devido as cinzas do vulcão Puyuhue, que voltaram a avançar para norte, como foi citado aqui no blog.
A imagem abaixo mostra (em tom mais rosa) a presença de cinzas na atmosfera do RS e de SC. Em cidade da região metropolitna gaúcha, houve precipitação de cinzas sendo que a fuligem ficou acumulada em carros e plantas. Em Porto Alegre e visibilidade foi reduzida e o Aeroporto Salgado Filho indicou a presença de cinzas no espaço aéreo. No interior do estado a nuvem de cinzas era menos densa, mas ontem aqui em São Gabriel era possível identificar a presença de fuligem na atmosfera.

A temperatura hoje segue mais alta pela tarde, mas a passagem de uma frente fria pelo mar traz nuvens e chance de pancas para o leste gaúcho. O ar frio se desloca para o mar apartir de amanhã e a temperatura no amanhecer deve ser mais alta. Novamente esquenta pela tarde e cidades do norte gaúcho devem ter até 29ºC.
O ar quente volta a ingressar no fim de semana, quando faz calor com variação de nuvens.Na segunda-feira a aproximação de uma frente fria já pode trazer instabilidade no sul gaúcho.
Previsão Cptec:
Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, Inmet, Climatempo

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Domingo de destaque na região

Ontem, domingo, o ar mais seco proporcionou grande amplitude térmica. O destaque do dia foi a cidade vizinha de Vila Nova do Sul que teve a menor temperatura do Rio Grande do Sul ontem, 7,8ºC, sendo incluive a segunda menor do sul do país.




A tarde a temperatura subiu e fez 29,2ºC em São Gabriel, com dados do Inmet. Em Vila Nova do Sul a máxima foi de 27,1ºC. O céu limpo e com umidade baixa proporcionaram quase 20ºC de amplitude térmica em Vila Nova do Sul.


Mínimas ontem:



No entanto hoje a mínima foi maior na região, tendo a Davis particular de São Gabriel, registrado 13,6ºC. Mas o tempo muda e a passagem de uma fraca frente fria pela costa, traz ar frio na retaguarda, este avança lentamente e traz marcas mais baixa amanhã e na quarta-feira.

Um centro de alta pressão de quase 1040hPa traz circulação de ar frio nestes dias. Porém a tarde a temperatura sobre mais e faz até calor.

Previsão do Cptec:

----------------------------------------------------------

As cinzas do vulcão Payuhue, que fica no Chile, novamente voltam a causar transtornos e cancelamentos de voos no Prata. As cinzas do vulcão que estavam depositadas na Argentina, voltaram a atmofera devido aos fortes vento em território argentino.Ontem uma densa nuvem de cinzas diminuiu a visibilidade em Buenos Aires e Montidéu cancelando os voos na região.As cinzas vem se deslocar para o mar em sua grande maioria, porém o sul gaúcho está sujeito que restos da nuvem de cinzas cheguem a região.


Imagem de alta resolução de ontem mostra densa camada de cinzas, e imagem da cidade de Buenos Aires com baixa visibilidade:


Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, NASA

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Após chuva, esfria

A 100 anos o jornal Correio do Povo trazia seguinte notícia:



São Gabriel - Tem feito aqui um frio intenso ,caindo geada. Os fazendeiros,
porém, estão satisfeitos e esperam bôa safra, sendo magnifico o estado dos
gados...


E agora neste próximo fim de semana o frio retorna ao Rio Grande do Sul e a São Gabriel, não da mesma intensidade de 100 anos atrás. Espera-se na que na primeira metade da próxima semana a temperatura possa cair abaixo dos 10ºC.
O ar frio e seco será impulsionado por um ciclone que se formou de um centro de baixa pressão que trouxe chuva para o sul do Brasil na quarta e na quinta-feira.
A chuva totalizou 5,4mm aqui em São Gabriel, mas em cidades do norte gaúcho e do oeste catarinense a chuva passou dos 100mm, é o caso de Frederico Westphalen foram 134mm. Em Iraí foram 121,8mm e em Santa Catarina, São Miguel do Oeste teve 122,8mm


Ar mais frio avança apartir de hoje, tendo ápice entre domingo e terça-feira.
Previsão do Cptec:


Mas a temperatura que terá mínimas mais baixas nos próximos dias, sobe pela tarde para valores agradáveis. Ao longo da semana a temperatura sobe mais e uma nova frente-fria é esperada para o dia 24.


Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Correio do Povo

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Frente Fria (7/10) - Danos e belas imagens

Na última sexta-feira uma nova frente fria de forte intensidade avançou sobre o Rio Grande do Sul. O sistema foi intensificado pela advecção de ar mais quente e úmido do norte, além disto o sistema foi intensificado por um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude e por um vórtice ciclônico em níveis médios. O altos índices de instabilidade que se produziram, com -6 de Lifted sobre o RS, ajudaram na mistura explosiva segundo o Cptec.










Algumas supercélulas já havia se formado na noite anterior sobre território argentino, mas na sexta o cenário favorável propíciou a formação desta nuvens, com rotação na corrente ascendente, sobre o RS. O resultado não podia ser outro : fortes tempestades.




Imagem do Canal Vísivel mostra o fluxo de umidade de norte (trilha de nuvens) e instabilidade sobre o sul gaúcho.




A frente chegou primeiramente ao sudoeste gaúcho, onde o vento chegou a 90km/h em Uruguaiana segundo o aeroporto Rubem Berta. Nova área de instabilidade ''explodiu'' com o calor e baixa pressão sobre o pampa gaúcho e levou granizo para a cidade de Santana do Livramento.


No momento que fazia 34ºC em Santa Maria e 30ºC em São Gabriel, a instabilidade avançou para norte atingindo a cidade de Quaraí. Lá o vento registrado pela estação do Inmet foi de 102km/h, mas existe a supeita de que um tornado tenha atingido a zona rural do município. Na cidade vizinha, a uruguaia Artigas, o vento chegou a 150km/h trazendo graves prejuízos e danos.



Imagem da zona rural de Artigas, Uruguai


A instabilidade mais forte seguiu se deslocando para leste uma linha de tempestade de forte intensidade se formou sobre a Campanha Gaúcha, abaixo imagens de radar e realce de temperatura das nuvens:
Mas a frente fria não trouxe só prejuízos, mas junto belas imagens da força da natureza. As imagens abaixo do colaboradores do blog, Vitor e João Vitor, da cidade de Bagé, mostram o avanço de uma ''shelf cloud'' que fez o dia virar noite na cidade:




Em São Gabriel o avanço de uma frente de rajada cobriu a cidade, com vento que chegou a 62km/h pela Estação do Inmet. A nuvem que apresentava rotação em alguns pontos touxe vento e alguns pingos de chuva. O acumalado na cidade desde sexta-feira foi de 31,4mm.




Abaixo imagens da tempestade avançando sobre a cidade de São Gabriel:
Assim como em Bagé o dia virou noite...
Agradecimento ao colaborador do blog, Newito Luiz, pelas imagens abaixo do avanço da nuvem de tempestade:



Vídeo abaixo mostra a chegada da frente de rajada. O primeiro vídeo foi acelerado e mostra a rotação na base da nuvem, e o segundo o avanço da tempestade.







segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Após frente fria, temperatura amena

A passagem de uma frente fria trouxe tempestades para o sul gaúcho na sexta-feira, mas a presença de uma área de baixa pressão ontem na Argentina, provocou a circulação de umidade sobre o Rio Grande do Sul. A umidade e o calor trouxeram nuvens de chuva, e São Gabriel teve 7mm de acumulado. Na tarde de ontem ainda houve queda de granizo em áreas da região de Porto Alegre e na Serra Gaúcha.

No entanto ar frio garante hoje e amanhã , céu claro e com poucas nuvens. A temperatura mínima que foi de 12,8ºC deve se repetir amanhã, já que o ar mais fresco garantirá a manhã com mínimas baixas e uma tarde agradável.Fonte : Metsul, CPTEC/Inpe

AMANHÃ POST ESPECIAL.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ALERTA (7/10) : TEMPESTADES

Novamente o avanço de uma frente fria traz alerta para o Rio Grande do Sul. Amanhã um novo sistema avança sobre o estado e traz alerta para a chance de tempestades fortes com vento e granizo. Os acumulados devido a frente, que estará associada a um ciclone que se formará rapidamente na costa argentina, devem ser altos com acumulados passando dos 100mm em muitas áreas do RS.

O sistema frontal além de encontrar ar mais quente que avança hoje sobre o sul do Brasil, ainda terá em sua dianteira altos índices de instabilidade e baixa pressão atmoférica. O que não permite descartar violentos temporais e com alto potencial de danos e até mesmo formações supercelulares.

Além do alerta do Cptec, a NOAA (Serviço Meteorológico Americano), a Metsul e o Inmet alertam para um cenário bastante adverso no sul do Brasil neste fim de semana. O Departamento Meteorológico Uruguaio também adverte para chuva forte com potencial de se causar enchentes e temporais fortes.


Modelo do Cptec mostra cerca de 100mm no sul gaúcho entre sexta e sábado...


... além de alertar para temporal na previsão para São Gabriel:


Fonte : Cptec/Inpe, Inmet, NOAA, Metsul

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Fim de semana será perigoso

A formação ontem de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul trouxe para o estado chuva em grande parte das regiões. Em São Gabriel a chuva totalizou apenas 2,4mm , porém em São Leopoldo e em Guaíba houve queda de granizo. A região metropolitana também teve chuva forte que acumulou 22mm em Porto Alegre que teve ruas inundadas.
No entanto o céu limpa no centro-oeste gaúcho onde não chove hoje, mas a temperatura sobe mais podendo chegar aos 25ºC. Na quinta-feira e na sexta-feira volta a esquentar mais e o centro-norte gaúcho devem ter marcas iguais ou superiores aos 30ºC.A chuva não tarde e retorna já na sexta com o avanço de uma nova frente fria. O sistema que deve trazer muita chuva e temporais para o Rio Grande do Sul estará associada a rápida formação de um ciclone extra-tropical na costa argentina.


Previsão do Cptec:

Fonte : Inmet, Metsul, Cptec/Inpe

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Frente Fria (30/09/11) - Rio Grande do Sul

A frente fria que avançou nesta última sexta-feira sobre o Rio Grande do Sul trouxe tempestades e granizo. A imagem abaixo mostra o panorama do avanço de uma supercélula sobre São Gabriel na tarde de sexta:






Após passar pelo Uruguai já na madrugada de sexta-feira o sistema favoreceu a formação de fortes áreas de instabilidades no sul gaúcho, uma destas células de tempestades trouxe granizo grande para a cidade de Hulha Negra. Onde a cidade teve mais de 90% das casas danificadas pelo temporal.




A célula que provocou granizo do tamanho de ovos de galinha, tinha refletividade de 70dBz pelas iamgens do radar de Canguçu (abaixo).
Ao longo da tarde novas áreas de instabilidade avançaram se formaram sobre a Campanha Gaúcha, avançando para o norte com forte intensidade. Pouco tempo depois uma tempestade supercelular chegava a cidade de São Gabriel. A nuvem de tempestade (em imagem abaixo de Marcelo Ribeiro com a prefeitura municipal) assustou e fez a tarde virar noite na cidade.


A base da nuvem bem estriada é uma das características de tempestades supercelulares, onde o ar quente que entra na nuvem apresenta rotação, ou seja, um meso-ciclone. Tempestades como a que avançou sobre São Gabriel na última sexta, tem alto potencial severo, com chance de tornados e granizo grande.




Imagem de radar mostrava forte área de instabilidade em São Gabriel


Mas após a passagem das fortes áreas de instabilidade comentadas, uma linha de tempestades começou a se formar sobre a Campanha Gaúcha. Na imagem abaixo do satélite Goes, nota-se a saliência nas nuvens sobre o sul gaúcho, indicando nuvem com topos mais elevados.


A instabilidade chegou com rajadas de vento que chegaram a 43km/h no avanço da linha e ouve queda de granizo em áreas do município. Em Rosário do Sul também ouve vento e muita chuva, mas lá o granizo foi mais fortes com queda de bastante granizo.

Imagem abaixo do colaborador Guilherme Pacheco, mostra as luzes da cidade acesas e o céu escuro antes da queda de granizo na cidade vizinha.
A instabilidade também trouxe granizo a Santa Maria (vídeo abaixo do colaborador José João), Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Caxias do Sul, Santa Rosa, além de outros municípios. Na noite de sexta fortes áreas de instabilidade que se formaram na Argentina trouxeram tempestades e muita chuva, em Santiago o vendaval foi intenso com rajadas de 111km/h. Ainda na região central do Rio Grande do Sul, Restinga Seca teve danos devido ao vento que ''arrancou'' a cobertura de um ginásio de esportes.


Granizo em Santa Maria:




A chuva totalizou 78mm aqui em São Gabriel, na região, choveu 81mm em Vila Nova do Sul e 90mm em Santa Margarida do Sul. Em Bagé algumas medições indicaram cerca de 75mm no município e em Dom Pedrito a chuva chegou a 100mm em 24h.

Em Santa Margarida do Sul a chuva foi suficiente para causar uma enchente no Arroio do Salso no inteiror do município, a água que saiu do leito inundou áreas de várzea próximas.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Frente Fria (30/9/11) - Argentina e Uruguai

Na quarta-feira o avanço de uma frente fria sobre a Pampa argentina trouxe temporais localizados, pela manhã de quinta-feira áreas de instabilidade explodiram em intensidade sobre a área de Buenos Aires, com pode ser visto na imagem de radar abaixo:


As 8:20 da manhã de quinta, tempestades de rápido desenvolvimento trouxeram granizo de 1cm na área da Grande Buenos Aires. A tempestade apresentava uma grande característica das supercélulas, a base estriada. Foto da nuvem abaixo:


A instabilidade que se sucedeu a primeira também chegou a caráter supercelular, na imagem abaixo nota-se a base estriada e a presença de um mesociclone (primeira imagem) que se forma em supercélulas e indica que a corrente ascendente da nuvem apresenta rotação. A célula trouxe granizo de até 3cm na área de Buenos Aires.

A instabilidade avançou para o Uruguai no fim de tarde de quinta-feira, onde trouxe granizo em e bela frente de rajada para Motevidéu. Várias localidades do sul uruguaio tiveram granizo, mas na sexta-feira a área noroeste e oeste do Uruguai sofreu com chuva torrencial e altos acumulados.

Granizo e frente de rajada em Motevideu

As áreas de instabilidade mais intensas na sexta-feira ficaram sobre a província de Entre Rios na Argentina e no noroeste uruguaio one houve queda de granizo e fortes pancadas de chuva. A frente fria ficou estacionada sobre a fronteira com o Rio Grande do Sul, se regenerando, vindo a avançar apenas na madrugada de sábado.


Fonte: El País, Tormentas de Buenos Aires, MetUrugua, BCP Salto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...