Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

20/01/12 - Tornado em Santa Margarida do Sul

Dia 20 de janeiro de 2012, dia de esperada chuva no Rio Grande do Sul. A instabilidade prevista viria de um centro de baixa pressão com 1006hPa sobre a Argentina, do qual associado a um cavado sobre o centro do RS.

Abaixo carta sinótica do Cptec/Inpe:

Várias áreas de instabilidade começaram a se formar já no final da manhã da sexta-feira, quando o vento norte trazia ar muito quente para a região de São Gabriel.
A máxima bateu 39,3ºC em São Gabriel e em Vila Nova do Sul, e áreas de instabilidade começaram a se formar nos municípios vizinhos.

Sequencia de imagens de radar mostra forte célulade tempestade entre São Gabriel e Vila Nova do Sul:



A tempestade seguiu se intensificando e veio a apresentar uma grande coluna de precipitação. Pouco tempo depois se abatia um temporal no interior de Santa Margarida do Sul, na localidade da Serrinha, onde a chuva chegou forte e acompanhada de granizo em alguns pontos. Mas não foi acumulado que totalizou 60mm e nem o granizo que trouxeram danos na propriedadede de Nemo Valério Teixeira. Foi o vento...



O vendaval durou pouco tempo segundo Nemo, e foi muito localizado. E relatos davam conta de ter sido um tornado a atingir a área.



Imagem de satélite destacando o núcleo de tormenta


O que foi confirmado em imagens tiradas por mim do município vizinho de Vila Nova do Sul, nelas fica claro o funil (em branco):

A tempestade que gerou o tornado e que aparece nas fotos acima, seguiu para sudeste, onde associado a outros núcleos convectivos originou um bow echo (assinatura em arco no radar). Do qual a Metsul Meteorologia alertou para possibilidade tornádica.

Foi o primeiro registro fotográfico de um tornado na região. Mas o 3 a atingir os municípios da região nos últimos 4 anos.

---------------------------------------

Fotos dos danos : Marcelo Ribeiro

Retorno em semana de promessa de alívio

O Tempo e Clima SG retonna hoje após período de férias, e numa semana que traz esperança de alívio para a estiagem.

Antes porém as temperaturas sobem bastante, podendo chegar aos 40ºC amanhã no centro-oeste gaúcho. São Gabriel inclusive pode ter a temperatura mais alta do estado hoje e amanhã.


Previsão do Cptec:Ar muito quente que avnça para o RS servirá de combustível para tempestades hoje em território argentino, inclusive com pontecial de tempo severo, que também aparece no boletim da NOAA para a região.
A esperança de chuva para o RS aparece a partir de quarta-feira quando uma frente fria se aproxima do sul do estado.Mas pancadas devem atingir locais isolados do oeste e norte gaúcho já neste começo de semana.

Segundo as projeções da NOAA, a frente ficaria semi-estacionária sobre o Uruguai, e o modelo GFS do próprio órgão meteorológico indica acumulados altos até dia 15 na região Sul e Campanha gaúcha.

---------------
A umidade disponível no solo está muito baixa em diversos locais do RS, com destaque para a região de Soledade e Erechim. Mas as precipitações que ocorreram no norte do estado, foram de forma muito irregular.

Abaixo projeção de chuva do Inmet para os próximos 3 dias:

-------------------------------
Fonte : Metsul Meteorologia, SMN, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Agritempo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...