Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 30 de março de 2012

No aguardo da chuva

Os últimos acontecimento meteorológicos não tem sido favoráveis para o campo. Além da seca do coemço do ano que perdura até agora em muitas regiões, o frio destes últimos dias veio agravar os prejuízos, segundo o agrônomo Alencar Rugeri da Emater-RS.
Mas para a próxima semanas a previsões tem colocando a possiblidade chuva forte com acumulados altos em curto período de tempo, para grande parte do RS:

As previsões da NOAA colocam até 60mm no sudoeste gaúcho para a próxima semana. Até lá segue o aquecimento gradual da temperatura.
Enquanto a chuva ainda não vem, a manhã de hoje ainda teve temperaturas baixas, com mínima de 9°C aqui em São Gabriel na Estação do Inmet.

Previsão do Cptec/Inpe para São Gabriel:
O final já vai ter temperaturas superiores aos 30°C no oeste gaúcho neste final de semana. O Cptec preve mínimas maiores que 15°C para próxima semana e máximas que podem superar os 35°C entre terça e quarta-feira.

Fonte : Metsul Meteorologia, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Emater-RS, Wx Maps

quinta-feira, 29 de março de 2012

Frio de Março - Ar seco e novos recordes, inclusive em SG

Sobre a influência do ar bastante seco,a última madrugada foi de temperatura baixas em grande parte do RS, com destaque para os micro-climas.
Em Canela, Estação Particular no Castelinho registrou 0,4°C, menor temperatura já registrada no Rio Grande do Sul no mês de março. Na mesma Canela, estação do Inmet registrou 5,9°C, uma diferença de 5,1°C nos micro-climas do município.

Santa Rosa também teve bastante variação de temperaturas dentro da cidade. Estação Particular de Ilson Tessaro teve apenas 1°C, com diferença de 3,4°C para a Estação do Inmet que teve 4,4°C. Mas se a comparação se der a com a Estação da RBS Tv na cidade, que registrou 9,3°C hoje, a diferença na cidade chega a 8,3°C.

Aqui em São Gabriel os últimos registros do Inmet começam em 1961 e de lá para cá a menor temperatura havia sido de 9,5°C em 2009. Mas o recorde de temperatura na cidade foi batido nesta manhã, quando fez 5,9°C na Estação do Inmet. E por aqui mesmo com pouca diferença de relevo, os micro-climas se fizeram presentes.
Fez 6,9°C na Estação do Tempo e Clima SG no Bairro Jardim das Hortências, um 1°C a mais que o registro de temperatura do Inmet, que tem sua Estação no Quartel do 13° Companhia. A diferença entre o registro do Inmet e as outras estações na cidade só não foi maior porque desde o dia 27, a Estação do Cptec na Fepagro, não reporta dados.

Em Santa Catarina, Bom Jardim da Serra teve -2,8°C. Sendo seguida por Urupema que teve -1,7°C, e com esta temperaturas a Serra Catarinense teve geada, abaixo imagem de Urupema:


Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Inmet, Meteobrasil

quarta-feira, 28 de março de 2012

Frio de Março - Recordes históricos

O ar frio impulsionado pelo ciclone extratropical (imagem abaixo) trouxe mínimas históricas para o mês de março.


Em Bom Jesus a mínima foi de apenas 1,8°C e segundo a Metsul, foi igualada a marca de menor temperatura já registrada em março no estado do Rio Grande do Sul.
Aqui em São Gabriel o registro de 6,5°C na Estação do Inmet foi a menor temperatura registrada desde 1960, ou seja, foi a menor temperatura que conta nos registros de dos últimos 42 anos.

Confira abaixo as mínimas de hoje no RS:

Em Santa Catarina a menor temperatura do estado se deu no Morro da Igreja, em Urubici, onde a estação automática registrou -01,1°C.
No Paraná o ar frio trouxe segundo o Simepar : 2,8°C em Entre Rios e 2,3°C para Pinhão, ambas cidades do centro-sul do estado.

Amanhã o ar frio não deve ser tão intenso, mas as mínimas seguem baixas no Sul e o Sudeste e Centro-Oeste devem sentir mais frio. As menores temperaturas do RS devem ser registradas no centro-norte do estado.

Previsão Cptec para São Gabriel:

Ao longo do final de semana, ar mais quente volta a ingressar no RS, com máximas que já passam dos 30°C a partir de domingo no oeste. O Cptec coloca 32°C para São Gabriel na segunda-feira, sendo que a primeira semana de Abril deve ser de calor, com mínimas até superiores aos 20°C

Fonte : NOAA, Inmet, Metsul, Cptec/Inpe, ClicRbs, Meteobrasil, Simepar, Ciram



terça-feira, 27 de março de 2012

Frio de Março - Primeiro dia de frio na Campanha

O avanço de uma massa de frio continental traz vento sul com rajadas hoje, aumentando a sensação de frio.
Hoje pela manhã as menores temperaturas ocorreram na região da Campanha, onde o ar frio chegou primeiro. Confira as mínimas de hoje:

O ar frio terá seu ápice nesta próxima madrugada, com máximas ]que podem chegar aos -2°C na Serra Catarinense, segundo a Metsul e o Climaterra.
Aqui na região a temperatura deve ficar em 5°C, e segundo a Metsul existe a chance de geada muito isolada aqui na região da Campanha.
O ar frio será intenso para o mês de março, com quebra de recordes de temperatura mínima no Rio Grande do Sul, como já foi comentado. Confira a previsão do Inmet para algumas cidades do Rio Grande do Sul nesta próxima quarta-feira:
A partir de quinta-feira o centro da alta pressão, de 1029hPa, se desloca para o mar e o ar frio perde força sobre a área continental. A temperatura vai subindo ao longo do final de semana, com vento que deve predominar de leste.

Fonte: Metsul Meteorologia, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Agritempo

segunda-feira, 26 de março de 2012

Chuva antecede frio que vem a caminho

A presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul hoje, deixa o tempo instável e chuvoso. Mas segundo a Metsul a chuva só vai ser forte em áreas isoladas, enquanto grande parte do RS terá chuviscos ou só aumento de nebulosidade.
Aqui em São Gabriel a manhã teve diversos períodos de garoa, com acumulado de apenas 1,6mm. A chuva fraca também ocorre em grande parte do RS, pelas imagens de radar da Aeronaútica.

A partir de amanhã, uma massa da frio avança sobre o sul gaúcho, que deve ter as menores temperaturas nesta terça-feira. O ar frio será impulsionado por um intenso ciclone extratropical próximo a costa Argentina.
Para São Gabriel o Cptec preve mínima de 10°C e máxima de 24°C nesta terça, confira a previsão para mais alguns dias:

Mas o frio ganha força a partir de quarta-feira, com máxima que podem não superar os 20°C em diversas cidades do centro-sul gaúcho. A mínima no entanto será o destaque com a possibilidade da quebra do recorde de frio em março em grande parte do Rio Grande do Sul.
A geada dia 28 (quarta) pode ocorrer no OesteCampanha,Norte e Centro no RS e na Serra Catarinense pelas projeções do Cptec:


As temperaturas já devem negativar na região serrana gaúcha e catarinense. Onde as máximas devem ser ainda menores, em torno dos 15°C.
Na quinta-feira, abaixo previsão de mínimas do Agritempo, a temperatura segue baixa ao amanhecer. Mas a possibilidade de geada fica mais restrita as áreas de altitude.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Agritempo

sexta-feira, 23 de março de 2012

Frio da próxima semana será recorde em Março

Após a passsagem da frente fria de quarta-feira, um intenso núcleo de instabilidade se desenvolveu no sul gaúcho. Choveu forte principalmente em Pelotas e Rio Grande.Porém o mais severo se deu em Rio Grande, com registro de vento de 101km/h e queda de granizo.
O temporal provocou alagamentos, quedas de muros e casas destruídas. Pelo menos 4 pessoas ficaram feridas com a queda de telhados pelo vento, que foi responsável por arremessar a cobertura de um posto de copmbustíveis. O jogo dpo Rio Grande contra o Brasil de Pelotas, pelo Campeonato Gaúcho, teve de ser adiado pelo temporal de granizo e vento.

Porém ontem os temporais voltaram a ser intensos, mas desta vez com mais queda de granizo. A passagem de uma fraca frente fria, induziu a formação de áreas de instabilidade sobre o estado gaúcho, tendo chovido forte principalmente nos municípios do centro-sul gaúcho.
As intensas áreas de instabilidade que se formaram próximas ao centro do estado, foram responsáveis pela queda de granizo em Santa Maria e Encruzilhada do Sul.
Em Encruzilhada do Sul, com informações da RBS TV, as pedras de gelo chegaram ao tamanho de bolas de ping pong, causando prejuízos em telhados e principalmente nas lavouras da região. A quantidade de granizo precipitado chamava a atenção sobre os camps, imagem abaixo do Zero Hora.com, lembrando uma grande nevasca:

A frente fria de ontem trouxe na retaguarda ar mais frio, que trouxe mínimas baixas no Dia Mundial da Meteorologia, Bagé teve 10°C hoje na Estação Particular do parceiro João Vitor.
Em São Gabriel o primeiro dia de ar frio permitiu com a Estação do Bairro Jardim das Hortências registrasse a mínima da cida, 13,7°C, contra os 14,3°C da Estação do Inmet.

Mas os próximos dias devem ser assim com mínimas baixas e máximas amenas no RS, segundo as previsões do Inmet. Na próxima semana ar bem mais frio avança sobre o estado após a passagem de uma fraca frente fria.
Pelas previsões seria uma massa de ar frio histórica para o mês de março em grande parte de SC e do RS. Segundo o Climaterra, a Serra Catarinense, deve ter a partir de terça-feira, geada forte e até mesmo mínimas negativas.
Para o RS a Metsul Meteorologia projeta mínimas de 5°C na Campanha e inferiores a 5°C na Serra Gaúcha.

Tais projeções colocam a quebras dos recordes de temperatura mínima em março em praticamente todas as regiões do RS. Confira na tabela abaixo as mínimas mais baixas já registradas no mês de março, na série histórica destas estações:
------------------------------------

O final de semana terá ,vairação de nuvens com chance de chuva rápida no litoral gaúcho. E entre a tarde de domingo e segunda-feira, haveria chance de chuva isolada sobre estado, mas com volumes irregulares.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte : Inmet, Metsul Meteorologia, Cptec/Inpe, NOAA, Climaterra, Agritempo, Fepagro, Zero Hora, Climatempo

quarta-feira, 21 de março de 2012

Nova frente fria sobre o RS


Uma baixa pressão ao sudeste do Chuí, impulsiona uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul neste quarta-feira. O sistema frontal é indicado em azul na Análise Sinótica, abaixo, do Serviço Meteorológico Argentino:

O sistema frontal já induziu a formação de fortes áreas de instabilidade sobre o norte gaúcho. Algumas inclusive com potencial de granizo e fortes temporal, como é o caso da tempestades que se aproximou de São Borja nesta manhã.
A chance de temporais segundo a Metsul, engloba todo o Rio Grande do Sul, mas os acumulados não devem ser generalizados na passagem do sistema frontal. Mas alguns locais devem ter altos acumulados isolados.
A frente fria avança amanhã, com o ingresso de ar mais frio pela retaguarda do sistema. E hoje devido ainda a presença de ar quente sobre o estado, existe a chance de aguaceiros.
A partir de sexta-feira, o ar frio começa a predominar. A temperatura mínima caí e a máxima fica amena. Ar mais frio avança no começo da próxima semana, quando segundo a Climaterra de São Joaquim-SC, já podem ocorre geada nas Serras do RS e de SC.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte: Metsul Meteorologia, Somar, Climatempo, NOAA, Climaterra, Cptec/Inpe, Inmet

segunda-feira, 19 de março de 2012

Semana de mudança e micro-climas gabrielenses


Os últimos dias do verão astronômico foram e calor, o que ser repete hoje no último dia da estação.
Ontem desde a instalação da Estação do Jardim das Hortências, em junho de 2011, foi a maior diferença de máximas registrada aqui em São Gabriel. A máxima do Inmet foi de 35,9°C, três gaus e cinco décimos (3,5°C) acima do registrado na Estação Particular, que teve 32,4°C de máxima. O que evidencia como as condições de nebulosidade e relevo influenciam, geralmente as áreas de baixada são mais extremadas, o que comprova a Estação do Inmet que fica em uma área próxima ao Rio Vacacaí.
A chuva deve retornar entre quarta e quinta-feira segundo as previsões, com acumulados regulares, a próxima frente fria pode trazer altos acumulados em áreas isoladas. As empresas que trabalham no ramo meteorológico ainda não descartam chance de tempo severo, mas em áreas isoladas.
Após a passagem da frente fria, ar mais frio avança a partir de sexta-feira. Mas até sábado a instabilidade se faz presente sobre o estado. E a temperatura cai mais após o domingo.

Veja a projeção de mínima da NOAA, para amanhã. E a projeção do órgão americano de mínima para a terça-feira da próxima semana, já sob a influência de ar frio.
Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel.
O outuno segundo a Metsul Meteorologia, deve ter extremos de temperatura e de chuva. Mesmo com o Pacífico Central na neutralidade, o La Niña ainda pode influenciar no outuno segundo a empresa gaúcha.
Em matéria no Correio do Povo o meteorologista da Metsul, Eugênio Hackbart, comenta que o Rio Grande do Sul, terá incursões de ar quente e de ar frio intensas nos próximos meses. Mas a partir de maio, o frio predominaria.

Fonte: Metsul Meteorologia, NOAA, Cptec/Inpe, Correio do Povo, Inmet, Climatempo

sexta-feira, 16 de março de 2012

Frio começa a ceder

A manhã desta sexta-feira, teve ar frio predominando sobre o Rio Grande do Sul. Desta vez as menores mínimas se deram na região da Serra, onde Estação Particular em Canela, registrou 7,6°C.
Na Campanha a temperatura seguiu baixa pela manhã, mas com o deslocamento da massa de ar frio, a mínima não foi tão baixa. Destaca-se na região, São Gabriel, cuja mínima na Estação do Inmet foi de 12,6°C, dois graus a menos que ontem. Confira as mínimas desde dia 16 no RS:

O final de semana, ainda terá temperaturas baixas pela manhã, mas ao longo da semana o avanço de ar quente traz mínimas na casa dos 20ºC novamente.
A máxima que não chegou aos 30ºC no estado, nesta quinta-feira, já supera esta marca neste final de semana. Quando já pode fazer mais de 35ºC no oeste gaúcho.
Mas o maior aquecimento se espera para a próxima semana, com possibilidade de marcas acima dos 38ºC em alguns locais tradicionalmente quentes. Mas a chuva já pode retornar na terça-feira.

Previsão Cptec/Inpe:
Fonte: Metsul Meteorologia, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Climatempo, Weather Wunderground, RBS TV

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ar seco e frio - Mínimas no RS (15/03)

O avanço de ar frio na retaguarda da frente fria trouxe mínimas baixas, especialmente para a região da Campanha. Confira abaixo o tabelão das temperaturas mínimas hoje no Rio Grande do Sul:


quarta-feira, 14 de março de 2012

Temperaturas amenas em um março quente


A chuva causada por uma frente fria trouxe altos acumulados isolados ontem, o que se repete hoje.
Na madrugada de ontem, foram 30mm em Jaguarão, ao longo do dia a chuva generalizou mais no oeste gaúcho, porém com poucos acumulados, com 21,6mm aqui em São Gabriel.
Ao longo da tarde temporais isolados se formaram principalmente na Serra e Região Metropolitana, onde houve danos. Em Muçum casas foram destelhadas e caiu granizo em pelo menos sete cidades (Teutônia, Sapiranga, Portão, Triunfo, Dois Irmãos, Nova Petrópolis, Bom Jesus).
Áreas de instabilidade que se formaram na região de Cacequi, vieram em direção a São Gabriel na tarde ontem. A frente de rajada não atingiu diretamente São Gabriel, onde o vento foi de apenas 17km/h, mas proporcionou belas imagens:


O avanço de ar mais frio na retaguarda da frente fria, vai terminar com um período de muito calor no RS e segundo as previsões a máxima não deve passar dos 30ºC nos próximos dois dias.
Vai ser uma pequena trégua, pois o mês de março está com uma média de 4,2ºC acima da Normal Climatológica aqui em São Gabriel. A média das máximas é de 33,3ºC na cidade e a médias das mínimas é de 21ºC.
As previsões colocam uma manhã de quinta, com 10ºC na Serra, mapa abaixo do Inmet:
O ar frio vai segurar principalmente, as altas temperaturas pela tarde. Mas o período de atuação do ar frio vai até o final de semana, quando ar mais quente volta a ingressar no Rio Grande do Sul, com previsão de 38ºC na segunda-feira no oeste gaúcho. O calor deve anteceder uma nova frente fria que avança a partir do dia 21.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte: Correio do povo, Metsul Meteorologia, Inmet, NOAA, Cptec/Inpe , Zero Hora, Climatempo

segunda-feira, 12 de março de 2012

Temporais na Argentina enquanto o RS ferve

O avanço de uma frente fria ontem pela Argentina, trouxe tempestades fortes para o país vizinho. Ao avançar ao encontro da corrente de baixos níveis que trazia ar quente, a convecção foi severa e uma linha de instabilidade se formou na madrugada.
A linha trouxe granizo para Buenos Aires e acumulados de mais de 100mm em algumas áreas do território argentino. Vento forte também foi registrado.

Linha frontal de forte intensidade nesta madrugada
Já aqui no sul do Brasil, o RS teve um domingo de muito calor, com máxima de 38,5ºC em Santa Maria segundo a Base Área.
Aqui em São Gabriel a máxima chegou aos 37,4ºC. E com o forte calor, núcleo de instabilidade surgiram, principalmente no leste e sudeste gaúcho.
A segunda segue com muito calor no RS, com máxima que pode chegar aos 39ºC, em áreas tradicionalmente quentes. Mas principalmente no oeste, é que ocorrerão as temperaturas mais altas, segundo as previsões.
Amanhã uma frente fria traz instabilidade e chuva para o sul gaúcho, mas os acumulados devem baixos. Existe chance de temporal, mas isolado. O sistema frontal trará ar mais frio, o que provocará mínimas de 10ºC em solo gaúcho e máximas inferiores aos 30ºC na região sul do estado, nesta próxima semana.

Previsão de chuva nos próximos dois dias. (Inmet)

Previsão Cptec/Inpe
Fonte: Metsul Meteorologia, Inmet, NOAA, Cptec/Inpe, SMN-Arg, Climatempo, Gustfront.

sábado, 10 de março de 2012

Explosão solar afeta a Terra

A mancha solar 1429 liberou nesta quinta-feira, uma grande quantidade de partículas ionizadas, que bombardeiam o campo magnético terrestre desde sexta-feira.
A explosão solar que gerou a categoria X5, resultou numa enorme mancha solar, sete vezes maior que a Terra.

Imagem da Mancha Solar (NASA)

O bombardeio de partículas carregadas acaba afetando o campo magnético da Terra, que como um escudo protetor do planeta, desvia as partículas em direção aos pólos.
O resultado são as auroras boreais e austrais, resultantes dos efeitos da explosão na ionosfera.
Desde as primeiras horas de sexta-feira, magnetômetros instalados na Universidade do Alasca, no círculo polar Ártico, estão registrando fortes desvios no campo magnético da Terra. Entre às 0600 BRT e 09h00 BRT, anomalias de até 600 nT (nanoteslas) foram registradas na componente vertical do campo magnético, provocando uma espécie de compressão nas linhas do fluxo magnético.

Às 00h13 BRT, um desvio de 500 nT foi registrado na componente H do campo magnético. Normalmente, anomalias fortes nessa componente causam desvios significativos em bússolas localizadas nas latitudes acima de 50 graus norte, mas que podem ser notados também em latitudes inferiores.

A ejeção de massa coronal produz tempestades geomagnéticas, e estas podem afetar a transmissão dos satélites e até mesmo de aparelhos de rádio. Fortes tempestades geomagnéticas podem causar blecautes e principalmente afetar a localização a partir de um GPS.
A maior tempestade solar dos últimos 5 anos, faz parte do ciclo 24, que deve ter seu pico no próximo ano.

Fonte: NASA, Apolo 11, Inpe, G1

sexta-feira, 9 de março de 2012

Temperatura volta a subir no final de semana

Os últimos dois dias foram de calor, mas com temperatura não tão alta.Com máxima de ontem chegando a 33,7ºC em São Gabriel, devido ao vento sul que impediu a ascenção.
Hoje o vento predomina de leste a temperatura não deve passar dos 35ºC em grande parte do RS, mas o calor retorna no final de semana.

A temperatura só cairá mais, a partir da próxima semana, quando ar mais frio avança na retaguarda de um sistema frontal. Mas as projeção de chuva do modelo da NOAA, não indica altos acumulados nesta próxima semana.
A máxima que chegou aos 40ºC em Rosário do Sul neste terça-feira, volta a se aproximar desta marca no oeste gaúcho, no próximo final de semana.
O calor associado a umidade deve provocar pancadas de chuva no final da tarde, sendo que estas podem ser fortes. Principalmente no domingo e na segunda. A frente fria, no entanto, avança apenas na terça-feira.

Previsão Cptec/Inpe
Fonte : NOAA, Cptec/Inpe, Inmet, Climatempo, Metsul Meteorologia

quarta-feira, 7 de março de 2012

Monitoramento - Instabilidade forte no centro-sul gaúcho

Áreas de instabilidade fortes se formaram sobre o centro-sul do RS nesta tarde de quarta-feira.
O calor que trouxe 37,8°C para São Gabriel, serviu de combustível para a formação de nuvens. Mas o avanço de ar mais frio pelo sul, intensificou os pequenos núcleos convectivos.
Com isto, área de instabilidade ao sudeste de Bagé, alcançou 65dBz na imagem da radar acima. Tal refletividade da célula, indica potencial para granizo.
Agora uma área de instabilidade esta ao sul de São Gabriel, com tendência de avanço para norte. Pelo radar, a refletividade é condizente com chuva forte e possbilidade de temporal. O mesmo que vale para as áreas em vermelho na imagem da radar.

Calor segue no estado


A presença de ar quente e seco sobre o RS, favorece mais um dia de calor intenso. Com máximas projetadas próximas dos 40ºC no centro e oeste gaúcho (mapa abaixo do Inmet).
Agora as 14h, já fazia muito calor no estado gaúccho, confira a temperatura nas estações do Inmet:
Aqui em São Gabriel a temperatura já chegou aos 37ºC, mas com sensação de 41ºC.

Apesar do ar seco, assim como ontem deve ser forma células convectivas no final da tarde, que podem trazer chuva no cenrtro-sul gaúcho. A exemplo de ontem , quando choveu 20mm em Santana do Livramento.
Segundo a Metsul o calor segue até a próxima semana, quando no dia 13 , o avanço de uma frente fria traz chuva.
Amanhã as áreas de instabilidade sobre o Uruguai avançam sobre o RS, trazendo pancadas de chuva e podendo amenizar o calor. No entanto o dia deve começar com temperatura acima dos 20ºC em grande parte do RS, como os 22,7ºC de mínima hoje em São Gabriel.
Na quinta e sexta-feira após a instabilidade, o vento vira de leste e as o calor não deve ser tão intenso, com máximas inferiores aos 35ºC. A temperatura sobe mais novamente no final de semana, num quadro pré-frontal.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte: Cptec/Inpe, Metsul, NOAA, Inmet, Climatempo

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ar quente avança, trazendo calor para o RS

O avanço de ar mais quente hoje para o RS será grande, com máximas podendo alcançar os 39ºC segundo a Metsul. Porém esta semana promete ser muito quente com máximas que podem chegar aos 40ºC.

A tendência para esta semana é que as temperaturas fiquem acima da média no RS (abaixo), indicando um novo período de calor.

O ar quente que predominará deve favorece uma perda maior de umidade no solo, o que preocupa áreas do norte do estado. Onde as últimas chuvas surtiram pouco efeito, e a percentagem de água disponível no solo é de apenas 20%.

A temperatura mínima de hoje foi de 21,2ºC e a tendência de mínimas altas seguirá se repetindo nos próximos dias. Quanto a temperatura pode se aproximar de 39ºC segundo algumas previsões.
Porém a instabilidade isolada pode trazer temporais isolados amanhã para o estado, e podendo impedir um maior aquecimento em cidades do sul gaúcho.
Instabilidade mais generalizada, segundo as previsões, só a partir do dia 12. E até lá podem ocorrer pancadas, mas com as temperaturas altas pela tarde.

Previsão Cptec:
A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) coloca um potencial para tempo severo em território argentino hoje, quando o ingresso de ar quente encontrará uma frente fria.
A formação deve uma linha de instabilidade pode trazer chuva forte acompanhada de temporais fortes.

Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, Inmet, NOAA, Climatempo

sexta-feira, 2 de março de 2012

Após chuva, ar seco e aquecimento

Como era previsto uma nova linha de tempestades avançou sobre o RS, na madrugada de quinta-feira.
Trazendo chuva forte para o oeste gaúcho, esta linha (abaixo) não chegou a afetar o leste como a anterior.
Estes dias de instabilidade trouxeram chuva com altos acumulados para o centro-sul gaúcho,com 117mm em Santa Maria e 140mm em Bagé. Em São Gabriel a chuva acumulou 46mm.
Mas a passagem das células convectivas, trouxe temporais para o RS, sendo registrado vento de 106km/h em Caçapava do Sul e de 127km/h em Mostardas, na quarta-feira. Em Uruguaiana um um veículo argentino, fora empurrando para fora da pista pelo vento.
Pelo menos 2 duas foram destruídas aqui no município de São Gabriel devido ao vento, que danificou outra dezena e derrubou postes. Afetando também o município de Santa Margarida do Sul.
Previsão Cptec:
O ar seco predomina neste final de semana, quando o oeste gaúcho já terá máximas acima dos 32ºC. Mas o calor será intenso, na próxima semana, alerta a Metsul Meteorologia.
Com as máximas altas que podem chegar aos 38ºC no estado, dever haver chuva isolada no sul, nesta próxima semana.
Fonte: NOAA, Metsul, Cptec/Inpe, Inmet, Climatempo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...