Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Chuvarada em Santa Maria antecede frio


O avanço de uma frente fria ontem trouxe granizo e chuva forte para o Rio Grande do Sul. Antecedida pelo vento norte que transportava ar quente e úmido, a frente trouxe granizo para Santa Cruz, Santa Maria, Alto Feliz e Rolante.
No final da manhã a convecção no cenário instável de ar quente e úmido, já trazia pancadas isoladas. No começo da tarde São Gabriel foi atingida por uma pancada torrencial de chuva, que durou pouco e totalizou somente 7,2mm. Porém áreas de instabilidade seguiram se formando mais ao norte, sobre o paralelo 30°S.

Céu escuro antes da chuva chegar em São Gabriel na tarde de ontem

A chuva chegou a Santa Maria por volta das 18h e após 12 horas já acumulava 130mm, sendo que apenas em uma noite foi alcançada a média mensal que é de 129mm. Mais em alguns locais choveu mais, com registro de 160mm em Santa Maria por um colaborador do blog e, de 140mm em Restinga Seca.

Imagem do radar mostra linha de instabilidade que se manteve sobre o centro do RS na última noite

Tempestade elétrica na direção de Santa Maria na noite de ontem:

Porém a chuva foi bastante irregular como já havia sido comentado na segunda, tendo chovido 40mm em Rio Pardo e apenas 1,6mm em Rio Grande. Aqui na região a precipitação totalizou 6mm em Vila Nova do Sul. A chuva foi mais volumosa também em Camaquã com 46mm e Alegrete com 33mm.
Após a chuva se aproximou nesta madrugada uma massa de ar frio. Neste primeiro dia de temperaturas mais baixas, os microclimas apareceram em São Gabriel, com mínima de 13,7°C na Estação do Bairro Jardim das Hortências e de 14,6°C na Estação do Inmet. 
A temperatura no entanto cai mais amanhã, quando a região de Bagé pode ter 2°C e geada.Mas o ar frio deve perder força no final de semana, quando no domingo uma nova frente fria passa sobre o estado, desta vez sem chuva mas trazendo em sua retaguarda uma forte massa de ar frio.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Cima-Arg, Cptec/Inpe, Inmet, ClicRbs

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Calor antes de frente fria

Um cavado ontem, levou a formação de forte áreas de instabilidade (imagem de satélite abaixo) sobre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O granizo e o vento trouxeram prejuízos em residências e em lavouras , em Chapadão do Sul no MS, houve chuva de granizo e vento de 56km/h. Vento de 70km/h ocorreram em Campo Grande e Foz do Iguaçu. Também na tarde de ontem, houve granizo e vento, na cidade paulista de Echaporã.


Hoje o fluxo de ar quente aumentou em direção ao sul do Brasil, sendo responsável pela elevação da temperatura. Aqui em São Gabriel aonde estação do blog registrou mínima de 18,9°C, a máxima foi de 30,5°C na Estação do Inmet. Mas a máxima no estado acabou ocorrendo em Santa Rosa, aonde estação particular registrou 31,2°C.
Amanhã uma frente fria avança com chance de temporais isolados, que podem ocasionar até mesmos danos devido a possibilidade de granizo e vendaval. Os volumes não devem ser altos a não ser em pontos bastante isolados principalmente do norte do estado.
Após a passagem do sistema frontal ar frio avança na segunda metade da semana, que terá terá máximas amenas e mínimas baixas, com chance de geada em pontos da Campanha e na Serra. Aqui para região a chance de temporais existe amanhã e ao decorrer da semana será a baixa a chance de geada.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet,Cptec/Inpe, Meteoblue, Weather Wunderground

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quarta de tempo instável


A quarta começou com tempo instável na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, aonde Livramento, Jaguarão e Quaraí tiveram 13mm. Até o momento os choveu 20mm em Uruguaiana e 16mm no Chuí, os maiores acumulados do dia até o momento.
A frente fria perdeu força ao avançar sobre o estado, mas ainda pode chover entre hoje e amanhã em grande parte do estado. Isto ocorrerá por causa de uma área de baixa pressão (previsão da NOAA abaixo) que vai passar pelo estado, com isto pode até chover forte em áreas localizadas na noite de hoje.





O dia começou com mínima de 14,1°C em São Gabriel e neste momento com a cobertura de nuvens a temperatura é de 21,6°C.
Espera-se que a instabilidade se mantenha sobre a região até o sábado (ao lado previsão do Inmet), devido a uma área de baixa pressão que deve originar um ciclone sobre o mar. Esta área de menor pressão atmosférica já comentada, é a responsável pela formação de nuvens de chuva sobre a Argentina, que tem avançado sobre o RS.

A temperatura pouco deve cair após a passagem da frente fria, ficando na casa dos 12°C segundo o Cptec. A temperatura deve cair mais somente no final do mês segundo as previsões, após a passagem de uma frente fria no dia 31.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptyec/Inpe, Meteoblue

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Semana da tão esperada chuva

Uma frente fria que está estacionária, trouxe grandes acumulados na Argentina, no final da última semana.  Em alguns locais choveu 200mm, como em Chillar, o que foi responsável pela enchente em Azul, aonde a chuva chegou aos 60mm. Apesar de ter chovido mais, Chillar por ser em ponto mais alto não foi afetada pela crescente do Arroio Azul, subiu mais na cidade de mesmo nome.


A frente fria que ainda se encontra estacionária, começa a avançar pela noite desta terça, em direção ao RS. O sistema que chega vai interagir com uma área de baixa pressão que vai cruzar sobre o estado.
Com isto são projetados, volumes altos de forma isolada, mas principalmente no centro-oeste do RS. Mas existem previsões que colocam chuva bem generalizada e com acumulados maiores em mais regiões. Segundo a NOAA, parte do estado pode ter 70mm entre quarta e quinta-feira. 

Previsão do modelo do Inmet coloca até mesmo altos volumes no oeste

A nebulosidade deve diminuir na quita-feira, porém a circulação de umidade da baixa sobre o mar, deve durar até o final de semana, com variação de nuvens e chance de pancadas isoladas.

Hoje em São Gabriel a temperatura mínima foi de 11,8°C no Bairro Jardim das Hortências e com os microclimas aparecendo fez 13,1°C na Estação do Inmet. Agora pela tarde a máxima deve beirar os 30ºC podendo até mesmo ser ultrapassada está marca.
A chuva projetada para a região varia entre 10 e 30mm, com predomínio de nuvens principalmente na quarta-feira, quando se espera a intensificação da instabilidade. Porém existe a chance de garoa isolada aqui na região, até o sábado, devido a já citada circulação de umidade.
A temperatura deve cair um pouco após o final do semana, mas não se prevê frio.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fontes : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, Climatempo, Gruma

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Argentina sob frente fria e sol no RS, mas tendência de mudança


Uma frente fria estacionária bem organizada está trazendo chuva e altos acumulados para a Argentina (imagem de satélite abaixo). Desde ontem choveu em grande parte da província de Buenos Aires, confira alguns acumulados nas últimas 48h: 

  • 140mm - Nocochea
  • 132mm - Olavarria
  • 87mm - Bolívar
  • 72mm - Pehuajo
  • 70mm - Azul
  • 59mm - Tandil
  • 53mm - Coronel Suarez

A frente fria se aproxima amanhã do Rio Grande do Sul, mas perde muita força e pode trazer apenas chuva isolada. Segundo os órgãos de previsão, a região sudoeste do estado é a mais sujeita a chuva.
No domingo a chance de chuva diminui, mas ainda poderá haverá algumas nuvens no céu. Uma chuva melhor, para amenizar a estiagem, somente na próxima semana. Uma nova frente chega a partir da noite de segunda-feira, mas segundo a Metsul mesmo com a chuva não haverá uma reversão do quadro de estiagem,  porém os acumulados podem ser altos.

O dia começou hoje novamente com céu claro e temperatura mínima amena, 13,4°C no Bairro Jardim das Hortências. Agora pela tarde, faz 24°C, com vento soprando de leste, mas novamente a temperatura deve cair pela noite, porém o avanço da nebulosidade deve ''frear'' a queda.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:
 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, ptec/Inpe, Meteoblue, Climatempo, SMN

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Maio de pouca chuva

O mês de maio tem sido de chuva escassa, na primeira metade deste mês houve apenas um período de instabilidade no 11, mas com acumulados baixos.
Muitos locais como a região sul e norte do estado, não receberem sequer chuva. Conforme fica visível no mapa abaixo, a chuva ocorreu mais numa faixa que corta o centro do estado, mas ainda assim como volumes inferiores aos 30mm.


E segundo as previsões, após o avanço de uma frente fria no sábado, que deve trazer chuva irregular e nuvens, instabilidade mais intensa deve ocorrer entre o dia 22 e 29 deste mês.
Enquanto isso a temperatura segue amena, com mínima de 11°C ontem e de 12,3°C de hoje em São Gabriel. A máxima que foi de 22,8°C ontem, na Estação do Inmet, deve chegar aos 24°C e o vento predomina de leste nesta tarde.
O aquecimento segue de forma gradual e espera-se algumas pancadas de chuva para a região no sábado. A partir do final de semana o vento deve começar a soprar norte, mas não é previsto calor.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Agritempo, Cptec/Inpe, Meteoblue

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ar frio marítimo trouxe temperaturas baixas

O avanço de ar frio de origem marítima trouxe ar frio para o Rio Grande do Sul, tendo sido registrada geada em quase todas as regiões do estado. Confira abaixo as mínimas deste domingo de dia das mães, quando a menor temperatura daqui de região se deu em Vila Nova do Sul, 2,5°C.


Nesta segunda o dia começou com muitas nuvens altas no céu, do tipo cirrus, que não atrapalharam na perda de calor. As temperaturas ainda caíram bastante e hoje três estações registraram temperaturas negativas. Destaca-se pelo ar seco Santa Rosa, onde estação particular do parceiro Ilson Tessaro, regitrou mínima de -1,8°C, mas neste momento já tem 27°C.

Aqui na região a menor temperatura se deu na Estação do Climarosul em Rosário do Sul, com 4,7°C. Aqui em São Gabriel não fez tanto frio quanto ontem e a Estação do Instituto Nacional de Meteorologia teve mínima de 5,1°C, próxima aos 5,6°C registrados no Bairro Jardim das Hortências.

Confira a tabela das temperaturas mínimas nesta segunda-feira:

Segundo as previsões o resto da semana vai ser de ar seco e elevação gradual da temperatura. Espera-se instabilidade no próximo sábado, com a passagem de uma frente fria, até lá apenas instabilidade isolada no litoral e na região da Serra.
Amanhã a temperatura fica na casa dos 8ºC pelo amanhecer, com máxima superior aos 21°C. Na sexta-feira segundo as previsões a máxima deve alcançar os 26°C com mínima de 15°C.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, Weather Wunderground, RBS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vem bastante frio no final de semana


Após a passagem de uma fraca frente fria pela tarde de ontem, trouxe chuva para Bagé.Aqui em São Gabriel houve apenas vento, sem chuva, mas no sul do município na divisa com Lavras do Sul houve chuva.


A frente fria se deslocou para o mar, e hoje uma área de baixa pressão influencia o tempo aqui no Rio Grande do Sul, tanto que estão ativas neste momento áreas de instabilidade com chance de chuva forte na região de Santa Maria, com refletividade de quase 50dBz no radar.
Aqui na região somente ocorre a variação de nuvens, não chovendo. A mínima hoje na cidade se deu na  Estação do Inmet que teve 12,3ºC. Mas a temperatura neste tarde não sobe tanto quanto ontem, quando fez 30,8ºC na Estação do Inmet.

Pela noite uma nova frente fria começa a se aproximar do estado. O sistema frontal associado a um ciclone na costa argentina, vai trazer ar bastante frio em sua retaguarda, que vai trazer temperaturas baixas já neste sábado. O Cptec já adverte para a chance de geada no sul gaúcho neste sábado, com generalização do fenômeno no domingo, quando haverá condições para formação de geada em grande parte do RS e de SC, até mesmo aqui na região de São Gabriel.

Projeção de temperatura do modelo na NOAA para o domingo:

Na Serra Catarinense, a Climaterra, projeta mínimas de até -4ºC na região de São Joaquim e Urupema.
A tarde de domingo será amena no interior o RS e de temperatura mais baixas nas regiões serranas do RS e   de SC.

Preivsão do final de semana para São Gabriel:

A tão esperada chuva deve vir somente a partir do final da próxima semana, até lá a Metsul adianta que o RS passará por mais uma semana de tempo seco.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet , Cptec/Inpe, Climaterra, Weather Wunderground, REDEMET

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Frente fria traz mudança no tempo

Uma nova frente fria está se ativando sobre a Argentina, aonde provoca chuva neste momento (área colorida na imagem de radar abaixo).

O sistema frontal avança a partir de amanhã, aonde já pode chover na fronteira com o Uruguai. A chuva provocada será na forma de acumulados baixos e segundo a NOAA, espera-se acumulados de  15 a 35mm sobre o estado entre quarta e sexta-feira. Na sexta-feira a instabilidade será mais generalizada quando pode chover em quase todas as regiões gaúchas, na sexta-feira a instabilidade se concentra mais na metade norte, aonde pode chover mais forte com a interação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai.

Enquanto a frente não chega, faz calor. O ingresso de ar mais quente pelo Jato de Baixos Níveis, fez o vento virar de norte hoje, já fazendo 30,7ºC na Estação do Inmet, cuja máxima de 31,1ºC ontem foi a maior temperatura do estado.
Assim como ontem, se formou cerração em algumas áreas do município e da região, com destaque para a umidade que chegou aos 96% na manhã de hoje.Os micro-climas apareceram mais hoje e quando fazia 15,2ºC na Estação do Inmet, no Bairro Jardim das Hortências fazia 14ºC.
No final de semana a temperatura cai e deve fazer frio no amanhecer, porém amanhã ainda pode haver calor, antes do avanço da frente fria. A chuva aqui na região, pelas previsões, deve ter acumulados variando entre 2 e 15mm. Algumas tendências e previsões indicam possibilidade de mais chuva na segunda-feira, mas  esta projeção esta sujeita a alteração.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Meteoblue, Cptec/Inpe, Inmet, Wx Brasil

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Após superlua, segue quente

No último sábado, a lua esteve no seu perigeu (ponto mais próximo da Terra), proporcionando belas imagens. As nuvens chegaram a atrapalhar o ''nascimento'' o satélite natural, porém com o decorrer do tempo a nebulosidade foi diminuindo. Agora veja algumas fotos tiradas aqui em São Gabriel, por Marcelo Ribeiro e André Bertoncheli.



O sábado de superlua teve calor de 30,5ºC aqui em São Gabriel e nuvens devido a passagem de uma frente fria pelo mar. No domingo o deslocamento de um centro de alta pressão junto a frente pelo litoral, trouxe vento de leste com rajadas, o que impediu um maior aquecimento.
Hoje no entanto a temperatura sobre mais, apesar das nuvens altas (cirrus). A mínima na cidade que foi de 16ºC na Estação do Inmet, deve chegar aos 30ºC. O calor nos próximos dias irá se manter com máximas próximas aos 30ºC e mínimas superiores aos 15ºC, porém na quinta-feira o tempo muda.
O avanço de uma frente fria a partir da quinta-feira, começa a trazer mais nuvens e até chuva para a Campanha gaúcha. Na sexta-feira e final de semana a instabilidade se mantém, porém com o avanço de ar mais frio.
Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte : Metsul, Caderno7, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sábado de Superlua terá chance de chuva isolada

Amanhã a Lua chegará a sua menor distância coma Terra neste ano de 2012, será o perigeu lunar. Os cientistas dizem que este ano a lua estará 14% maior e 30% mais brilhante que o normal. A maior aproximação se dará amanhã às 23h33 minutos, exatamente um minuto antes de ficar totalmente cheia.
Porém a distância em relação a Terra, de 356.955km, será maior que a alcançada em 19 de abril de 2011, quando o astro chegou o mais perto da Terra nos últimos 20 anos.
A melhor observação deve ser feita quando a lua estiver ''nascendo'' , quando por motivos ainda desconhecidos, a lua parecerá maior ainda para nossos cérebros.

A visualização da superlua pode ser prejudicada em alguns pontos do RS neste sábado, pois existe a previsão de pancadas isoladas de chuva, devido ao avanço de uma frente fria pelo oceano e a interação com o ar mais aquecido sobre o continente. As pancadas serão isoladas e com acumulado irregulares.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel

Hoje o dia começou com cerração e temperatura de 13,3°C aqui em São Gabriel, porém agora pela tarde faz calor, tanto que estação do Inmet já tem 28,6°C.
Amanhã mesmo com algumas nuvens, ainda segue quente com máxima próxima dos 30°C. A mínima neste final de semana não será tão baixa, sendo superior aos 14°C. A próxima semana, segue com está tendência de mínimas mais altas e calor pela tarde, com chance de se superar os 30°C aqui na cidade e região.
A chuva que não cai faz duas semanas, volta entre a quinta e sexta-feira, com o avanço de uma nova frente fria que pode trazer tempestades isoladas.

A chuva no entanto já ocorre hoje no sul do Brasil, aonde a circulação de umidade marítima traz chuva para o leste catarinense. As previsões colocam inclusive chance de mais de 15mm na região leste do estado vizinho.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Meteoblue, Cptec/Inpe , Weather Wunderground, Apolo 11

terça-feira, 1 de maio de 2012

Noite mais fria do ano

A circulação de umidade de um centro de baixa pressão em níveis médias e altos da atmosfera favoreceu as nuvens de desenvolvimento vertical na tarde de ontem, estas provocaram chuva congelada e até mesmo neve em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, São Marcos, Alto Feliz, Canela, Capão Bonito do Sul, Ipê e Vacaria segundo a Metsul. Em Santa Catarina o meteorologista do Climaterra, Ronaldo Coutinho, relatou também chuva congelada. O último registro de neve e chuva granulada em abril, data do ano de 1999.
O fenômeno que também pode ter ocorrido em outras cidades da Serra do RS e de SC, consiste quando a neve encontra uma camada atmosférica mais quente, que derrete os flocos, porém ao encontrar abaixo uma camada mais fria, as gotas congelam, caindo em forma de granizo pequeno.

A temperatura nesta manhã foi baixa em praticamente todo sul do Brasil. Em Santa Catarina, Urubici teve -1,6°C, e estação do Ciram indicou -0,7°C em Urupema também na Serra Catarinense. No Paraná o destaque ficou para Palmas que teve -0,9°C, segundo Simepar.
Aqui no Rio Grande do Sul, a menor temperatura se deu em Santa Rosa, mais precisamente no Bairro Planalto aonde estação do parceiro Ilson Tessaro, registrou -1,9°C. Foi a menor temperatura desde 1999, pelos registros do entusiasta meteorológico.
Confira as mínimas em outras cidades do RS:

*PWS - Estação Particular


Aqui em São Gabriel, mesmo com os 3,1°C registrados na Estação do Inmet, não foi quebrado o recorde de maio.Mas foi a terceira menor temperatura da séria histórica, inferior aos 2,7°C de 2009 e aos 0,2°C de 2008.

Fonte : Metsul, Agritempo, NOAA, Inmet, Ciram, Simepar, Cptec/Inpe, Weather Wunderground

Abril 2012 - Dois meses em um só

O mês de abril que terminou ontem, foi marcado por dois períodos completamente distintos. A primeira quinzena foi marcada pelo calor e por chuvas mais periódicas, mas a segunda metade do mês já teve dias mais frios, sendo que a última semana foi de temperaturas baixas.  

O mês começou relativamente quente, com mínimas acima dos 20°C aqui em São Gabriel e calor pela tarde. O pico do calor se deu no dia 4, quando no aniversário da cidade, a temperatura bateu os 36,6°C na Estação do Inmet.
No entanto no dia 5, o avanço de uma frente fria trouxe chuva forte, com acumulado de 41mm. Após o avanço do sistema frontal, houve uma queda de temperatura com mínima de 11,1°C no dia 7 devido o avanço de ar mais seco. O tempo voltou a se instabilizar nos dias 10 e 14, com 18,2mm e 32,2mm respectivamente.
A chuva neste período se concentrou na região de fronteira com o Uruguai e Campanha Gaúcha, sendo que pouco choveu nestas regiões na segunda metade do mês. 

Mapa abaixo de acumulado no mês de abril, na Campanha houve a manutenção dos acumulados da primeira quinzena
Começava na segunda metade do mês, um novo período, com predomínio de vento de sul por influência de massar de ar frio. A média de temperatura no dia 20, chegou a estar 1°C acima da média histórica, porém o com o predomínio do ar frio a média de temperatura mensal ficou 0,7°C abaixo de média histórica.

Dados da Estação Particular do Bairro Jardim das Hortências:

A temperatura caiu e a chuva foi escassa nesta segunda quinzena, quando foram apenas 3 dias de chuva, com acumulado de apenas 5,2mm. No final de abril a chuva ficou em 98,6mm com 38mm abaixo da média histórica.
Neste mês de aniversário de São Gabriel o vento predominante foi o sudeste com rajada máxima de 53,1km/h no dia 5. A média de vento mensal ficou em 3,2km/h e nenhum dia as rajadas foram inferiores aos 12km/h.

A precipitação acabou ficando abaixo da média em todas as regiões gaúchas, com destaque para o norte gaúcho aonde a estiagem predomina desde o começo do ano, sem chuva significativas. Em Santa Rosa, estação particular registrou 9 dias de chuva em abril, mas com apenas 42,7mm de acumulado.

Anomalia de chuva nos últimos trinta dias:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...