Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Começa período de instabilidade

A máxima em São Gabriel chegou aos 30,7°C ontem na estação local do Inmet, a maior temperatura do dia no estado. O calor foi resultado do transporte de ar quente por uma corrente de jato em baixos níveis atmosféricos, o vento norte que ontem soprou segue hoje só que com mais intensidade.
A intensificação do jato se dá pela aproximação de uma frente fria que já se encontra sobre o Uruguai, sendo responsável pela precipitação de granizo em Fray Bentos, Mercedes e N.Berlin.

O sistema frontal induzirá a convecção sobre o Rio Grande Sul, o que pode trazer chuva forte e granizo isolado para o centro-sul do estado. A próxima semana no entanto reserva mais chuva, abaixo projeção do modelo de previsão da NOAA:

A instabilidade que se ativa hoje no RS permanece até este sábado, atingindo o centro-sul do estado. Amanhã a temperatura mínima segue acima dos 15°C e a máxima deve ficar por volta dos 25°C na região, mas devido a umidade haverá sensação de abafamento em alguns períodos, no domingo o ar quente desloca a chuva novamente para o Uruguai e a temperatura volta a alcançar os 30°C no RS.
Porém a frente fria volta a avançar na terça-feira, ficando estacionada sobre a o RS até a sexta-feira, por vezes oscilando para sul e por outras oscilando para norte.

Previsão para São Gabriel: 


Fonte : Mestul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, MetUruguay, Meteoblue

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aquece e próximos dias terão chuva

Hoje a temperatura aumenta bastante no Rio Grande do Sul e alguns locais tradicionalmente quentes podem ter 28°C, resultantes da advecção de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis.
Nos próximos dias uma frente fria, que se ativa amanhã sobre a Argentina, fica estacionada sobre o sul gaúcho devido a um bloqueio atmosférico.O sistema frontal consegue adentrar o estado entre o final da tarde de sexta e sábado, quando o centro-sul gaúcho terão chuva que pode ser forte (projeção de acumulados abaixo).


No domingo porém a corrente de jato volta a se intensificar, empurrando o sistema frontal mais para o sul. Somente na próxima semana a frente conseguirá adentrar mais no RS e segundo a Metsul existe a chance de tempo severo. Porém as previsões seguem colocando tempo instável na região durante toda a próxima semana.

O vento norte já é sentido nesta quarta-feira aqui na região, sendo que já faz 25°C em São Gabriel. Quinta e sexta-feira, pode fazer até mesmo mais de 30°C na região segundo as previsões. As mínimas tendem a se elevar também, superando os 12,3°C desta manhã.

Previsão do Cptec/Inpe para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, Weather Wunderground

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Período de aquecimento marcará a semana

Ontem o tempo se instabilizou no oeste do estado devido a presença de uma área de baixa pressão na Argentina, ocorreram pancadas de chuva em diversos municípios, pelo radar a chuva chegou a ser moderada a forte em alguns pontos.


O domingo acabou sendo um dia de temperatura agradável em todo Rio Grande do Sul, inclusive em Santa Rosa que teve 0,7°C no amanhecer. Na região, São Gabriel teve mínima de 7,1°C e máxima de 23,6°C na Estação do Inmet.
Nesta segunda a temperatura não passa dos 20°C devido as nuvens e um centro da alta pressão na costa, que direciona ventos de leste e nordeste. Porém o resto da semana terá aquecimento e chance de chuva.
A projeção da NOAA (ao lado) indica que a partir de quarta volta a se ativar o Jato de Baixos Níveis, que será o responsável por trazer ar mais aquecido em direção ao sul. Segundo as previsões o centro e oeste do RS podem ter temperatura de 30°C quinta,sexta e domingo.
O calor antecede uma nova frente fria que se ativa na quinta sobre o Prata e que se aproxima a traz instabilidade para o RS entre sexta e sábado.

Previsão para São Gabriel: 


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue.

sábado, 23 de junho de 2012

Mínimas de sábado, dia 23/06

Ar frio voltou a avançar sobre o Rio Grande do Sul e neste sábado a temperatura ficou baixa, principalmente na região da Campanha. Porém a menor temperatura do dia foi registrada em Santa Rosa em estação particular, confira a tabela de mínimas hoje:


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tardes amenas e noites frias neste final de semana

Ar frio começa a avançar hoje e finalmente o tempo abre e o sol aparece por mais tempo. O vento vira de sul e a próxima noite deve ter temperatura mais baixa, previsão abaixo do Cptec:

A chance de geada é pequena, se concentrando em pontos isolados na área de fronteira com o Uruguai e da Serra.
Ao longo do final de semana as máximas terão uma ascensão maior, superando os 20°C aqui na região.
No inicio da próxima semana, o avanço de nuvens impedirá um maior aquecimento, porém no decorrer da semana ocorre a advecção de ar quente de norte que elevará também as mínimas.

Previsão do Cptec/Inpe:

Para este final de semana segundo as previsões pode-se esperar mínimas entre 5°C e 8°C em São Gabriel. Na região pode fazer mais frio no interior do municípios, principalmente em áreas de baixadas, como em Vila Nova do Sul, que devido ao ar seco podem registrar até mesmo geada bastante isolada.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue

quarta-feira, 20 de junho de 2012

No solstício de inverno : muita chuva em São Paulo e no Paraná enquanto esfria no RS

Uma frente fria estacionada sobre o Paraná e São Paulo junto a divergência em altos níveis da atmosfera, estes são alguns dos fatores para a intensa chuva que se abate sobre a região.
No Paraná desde o começo do mês já precipitaram mais de 300mm em algumas regiões do estado, sendo que a média história sobre o Paraná varia entre 70 e 140mm. Desde a última noite já foram 190mm de chuva em Rolândia no norte do estado.

No estado de São Paulo a situação também é grave, tendo precipitado mais de 150mm em Piraju e 166mm em Ipaussu desde a noite de ontem. Em todo estado três rodovias tem registro de alagamentos.

Enquanto a chuva é problema nestes dois estados, no Rio Grande do Sul começa a predominar hoje o tempo seco, em diversas cidades o sol não aparece desde a última quinta-feira. A temperatura já caiu um pouco com o avanço de ar frio e seco, tendo feito 4,8°C mínima de Rio Grande.
São Gabriel teve neste manhã mínima de 10,1°C na Estação do Inmet, e nesta tarde sem nuvens a temperatura chegou a 16,3°C, não devendo passar muito desta marca. Porém em cidades do noroeste espera-se uma máxima mais alta, de até 19°C. 
Entre amanhã e sexta o avanço de nuvens e instabilidade pode trazer chuva rápida e bastante isolada, mas no leste do estado existe a chance de chuva mais forte. O tempo volta a se instabilizar com a formação de uma área de baixa pressão no leste do RS e de Santa Catarina.

Previsão para São Gabriel:



----------------------------------------

Nesta noite, mais precisamente as 20h09 a Terra terá sua maior inclinação para sul este ano.
Este fenômeno é o solstício que ocorre duas vezes por ano, uma em junho e outra em julho. Esta próxima noite será a mais longa do ano devido a maior incidência de raios solares sobre o Trópico de Câncer.O solstício é caracterizado pelo inicio do inverno astronômico, porém o fenômeno astronômico não tem relação com o início do inverno climático.

-------------------------------------------

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Simepar, De olho no Tempo, Cptec/Inpe, Wikipedia, Apolo 11

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Chuva vem como alívio e frio retorna

A chuva que retornou na última quinta-feira serviu com um alívio para a agricultura. Em Vila Nova do Sul alguns pontos chegaram a registrar acumulado de 96mm, porém aqui em São Gabriel o acumulado desde quinta-feira é de 46,6mm.
Ontem a passagem de uma área de baixa pressão trouxe muitas nuvens e chuva para o Rio Grande do Sul, principalmente no norte onde das cidades que contam com monitoramento destaca-se Erechim que registrou 62,2mm. Hoje a nebulosidade seguiu sobre o RS onde provocou chuva de 34mm em Palmeira das Missões e chuviscos no centro-sul do estado, o mesmo que deve ocorrer amanhã, no entanto com menor cobertura de nuvens e maior chance de abertura de sol.

O cenário é de bastante risco para o Paraná, São Paulo e Santa Catarina, aonde existe projeções de volumes até mesmo superiores a 200mm nos próximos dias. A NOAA alerta que o fluxo de instabilidade da região Amazônia para estes estados associado a divergência em altos níveis da atmosfera, vai gerar convecção organizada com acumulados médios de 60mm/dia até a próxima quinta-feira. O Paraná deve ser o estado mais afetado, somente hoje várias cidades do centro-oeste do estado já tinham acumulados superiores a 100mm, com destaque para a região de Cascavel.

A partir de quarta-feira a temperatura cai mais no Rio Grande do Sul, com o predomínio do tempo seco e com poucas nuvens.Porém o frio não será intenso, sem registros de mínimas negativas a região da Campanha terá temperaturas oscilando entre 4°C e 8°C. Até o final de semana as máximas irão sofrer uma elevação gradual, enquanto as mínimas seguirão entre 5°C e 8°C aqui na região.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Chuva chegou com granizo e vento

A tão esperada chuva chegou ontem com registro de vento e granizo em diversas cidades, sendo que até hoje os acumulados mais altos se concentraram no centro-sul gaúcho.A partir de amanhã o ar quente cede um pouco e a frente consegue avançar, devendo provocar altos volumes sobre o Paraná e São Paulos nos próximos dias.

Já na madrugada desta última quinta-feira choveu no sudeste gaúcho, com registro de granizo em Santa Vitória do Palmar. Ao longo do dia devido ao ar quente e úmido formaram-se tempestades, um delas avançou sobre São Gabriel e proporcionou a formação de uma frente de rajada:



O vento chegou aos 63km/h na Estação do Inmet na cidade, mas a chuva acabou vindo apenas na forma de garoa. Em Caçapava do Sul o vento chegou aos 88km/h na tarde de ontem. Nas horas seguintes novas tempestades se formaram, quando houve queda de granizo em Vila Nova do Sul, há relatos de acumulação em alguns locais, porém em outros caíram apenas algumas grandes pedras de gelo. 
Desde a última noite choveu forte na região da Campanha, tendo caído granizo também em Bagé, Rio Grande e São Sepé. Em São Gabriel também houve de queda de granizo, imagem abaixo de Dienifer Souza:



Como já foi comentado a frente fria que neste momento está estacionada avança amanhã quando o tempo já começa a limpar no sul gaúcho. Mas até a frente avançar o transporte de ar quente segue, assim como a chuva que aos poucos vai se generalizando. Acumulados desde ontem no RS:
  • 80mm - Vila Nova do Sul
  • 66mm - Santa Margarida do Sul
  • 59mm - Quaraí
  • 54,4mm - Santana do Livramento
  • 47,4mm - Bagé
  • 36,6mm - São Gabriel
  • 32,6mm - Jaguarão
  • 31,2mm - Chuí
  • 21,2mm - Rio Grande
  • 19,4mm - Dom Pedrito
  • 13,6mm - Alegrete
  • 7,2mm - Caçapava do Sul

No final de semana o tempo melhora, mas ainda haverá nuvens no céu. Ocorre uma queda de temperatura, mas não fará frio, com a média das mínimas na casa dos 10°C. As máximas também sofrerão queda, porém ainda seguem acima dos 20°C na região.



Fonte : Cptec/Inpe, Metsul, NOAA, Inmet, Meteoblue, Caderno7

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Chance de tempo severo na próxima 24h

A quarta-feira está sendo marcada pelo ingresso de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis, tanto que já faz 30°C aqui em São Gabriel com umidade em 60% a sensação térmica é de 33°C.
Mas nas próximas horas o tempo deve mudar, com a aproximação de uma frente fria sobre o ar quente e instável existe a chance de tempo severo que pode trazer transtornos segundo a Metsul.

Índices de instabilidade vão estar elevados nas próximas horas, sinalizando chance de tempo severo

A frente fria pode trazer chuva forte e granizo, conforme alerta o Cptec:
-----------------------
Hoje (13/06) áreas de instabilidade deverão provocar chuvas intensas em áreas entre o sul e parte do oeste do RS. As chuvas fortes deverão atingir cidades da região do baixo Vale do Uruguai, da Campanha Gaúcha, do Sul e litoral Sul, da parte sul da Serra do Sudeste. Nestas últimas microrregiões, as chuvas fortes deverão ocorrer a partir da tarde e a noite. A noite a instabilidade deverá aumentar em áreas das missões e da Depressão Central, podendo causar chuva localmente forte.
As chuvas fortes deverão vir acompanhadas de raios e rajadas de vento e queda de granizo isolado. Em algumas localidades, principalmente da Campanha Gaúcha, as chuvas fortes poderão ter forte poder destrutivo.
Os volumes diários de chuva mais significativos ocorrerão na tríplice fronteira entre Argentina, Uruguai e Brasil.
Na quinta-feira (14/06) os temporais serão mais generalizados e atingirão grande parte do RS (menores chances no extremo norte e no nordeste gaúcho).
-----------------------

Segundo a NOAA o risco de tempo severo é moderado hoje, mas persiste até sábado, pois a frente fria deve permanecer estacionada sobre o Rio Grande do Sul até o começo do final de semana.
Os maiores volumes devem ocorrer no centro-sul do estado nos próximos dias segundo a Metsul, inclusive na região de São Gabriel. Amanhã segue o abafamento mesmo com chuva e com diminuição da advecção de ar quente:

Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, Meteoblue, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Após frio histórico, aquece e chove

Os últimos dias foram de muito frio no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e no último sábado a Estação do Inmet registrou mínima de -4,0°C em São Gabriel, a menor temperatura da rede de estações do governo.
Neste domingo ainda fez frio, com 2,4°C em São Gabriel, sendo o dia marcado pelo retorno de instabilidade para o RS. Em municípios do norte do estado chegou a chover mais forte, como em Santa Rosa que teve 25,9mm.
Na região de São Gabriel apenas choveu fraco, com acumulado de 0,6mm na cidade. Mas com o avanço de mais quente e úmido, a instabilidade deve predominar até o sábado. Existe a perspectiva de chuva mais forte entre quinta e sábado, quando uma frente fria ficará bloqueada sobre o Rio Grande do Sul, com potencial até mesmo para tempestades isoladas.


O ar quente que vem do norte é trazido pelo Jato de Baixos Níveis, corrente de vento norte em 1.500m, com isto a temperatura se aproxima dos 30°C na quarta-feira e quinta-feira aqui na região. Mas instabilidade mais fraca já ocorre no oeste gaúcho a partir de amanhã, mas a chance de chover forte só existe em caráter isolado. 

Previsão do Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte : Metsul, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, NOAA, Ogimet

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Após frio recorde próxima semana espera calor

A quinta-feira foi dominada pela presença de poderosa massa de ar polar, que impediu máximas acimados 12°C em todo RS. A noite a temperatura caiu rapidamente devido ao ar seco e as 20h estação particular em Canela já registrava -3,3°C. Nesta segunda noite da massa de ar polar, o frio por ser mais denso acabou escoando para as áreas de baixadas que registraram as menores temperaturas.
Em Santa Rosa na estação particular do parceiro Ilson Tessaro instalada no Bairro Planalto, registrou -7,8°C, a menor temperatura do RS neste ano de 2012 e a menor já registrada por ele em 15 anos de medições.
Confira o tabelão das mínimas nesta sexta-feira:


Na Serra Gaúcha (imagens abaixo do jornal Correio do Povo) a menor temperatura foi registrada em Farroupilha, aonde estação particular indicou -7,7°C.
Porém na Serra Catarinense o frio foi mais intenso, sendo registrada a menor temperatura do ano no Brasil com -9,2°C em Bom Jardim da Serra. Em Urupema a mínima foi de -8,4°C.


No centro-sul gaúcho a cobertura de nuvens na madrugada impediu uma maior queda de temperatura. Aonde a nebulosidade foi meno ainda fez muio frio como é o caso de Quaraí que teve -6,3°C.
Em São Gabriel onde máxima foi de 11,8°C com queda maior no final da tarde, mas as nuvens impediram que negativasse antes mesmo da meia-noite de sexta. Quando o céu limpou voltou a temperatura voltou a cair mais acentuadamente, com micro-climas aparecendo na cidade.

-3,2°C - Inmet ( Quartel do 13° Companhia)
-2,1°C - TCSG ( Bairro Jardim das Hortências)
-1,0°C - PCD (Fepagro)

------------------------------------

Nos próximos dias o ar frio perde força e a partir de domingo começam a aparecer algumas nuvens. Na próxima semana haverá um rápido aquecimento com máximas alcançando 30°C na região de São Gabriel. O fluxo de ar quente com o vento norte, vai manter um frente fria estacionada sobre o sul do estado, com risco de chuva mais forte.


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground, Meteoblue, Ufpel

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Frio Histórico : São Gabriel com -3,9°C e Vila Nova do Sul com -5,7°C

Poderosa massa de ar polar avançou pelo Rio Grande do Sul na tarde de ontem, o resultado hoje não podia ser diferente, muitas temperaturas negativas. Em Santa Rosa a mínima na estação particular do Bairro Planalto foi de -7°C, o segundo o proprietário da Estação Ilson Tessaro, foi a menor temperatura registrada em 15 anos de medição.
Aqui na região áreas do interior ficaram sem água por que esta congelou nos canos. Em São Gabriel a mínima foi de -3,9°C, a segunda menor da série histórica. Em Vila Nova do Sul a temperatura chegou a gélidos -5,7°C.

Confira a tabela de mínimas nesta quinta-feira:


Segundo as previsões, a sexta-feira deve ser mais fria com  possibilidade de novos recordes de temperatura  mínima. A geada novamente será forte e generalizada.

Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Inmet

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Intensa massa de ar frio se aproxima e existe chance de neve na Campanha

Uma poderosa massa de ar frio está começando a adentrar no Rio Grande do Sul nesta tarde de quarta-feira, ontem um cavado que antecedeu o ar frio trouxe nuvens e favoreceu a neve m interação com a massa de ar polar. Em Três Arroyos na província de Buenos Aires, o dia começou assim após a neve:


Nevou em pontos altos da província de Buenos Aires, cuja capital nacional teve queda de água neve na manhã de hoje. A televisão argentina transmitiu a queda de neve ontem na Serra Ventana na mesma província da capital nacional. Em Ushuaia no sul do continente a precipitação de neve acumulou 30cm em alguns locais, o que deixou a cidade isolada por terra e pelo mar.

TN.Arg /Reprodução

Hoje mesmo sem o avanço do ar frio mais forte, até o momento foi o dia mais frio do ano em muitas cidade do Rio Grande do Sul. Mínimas negativas ocorreram desde a região da Campanha, Serra e Noroeste, aonde estação em Santa Rosa registrou a mínima do dia.


Aqui em São Gabriel até o momento foi registrada a mínima do ano, com -0,8°C na Estação do Inmet. Porém este atual recorde não deve durar nem um dia, pois para amanhã existem previsões que colocam -3°C para a região.
A frente começa a avançar sobre o estado juntamente com o ar frio que irá chegar com rajadas fortes de vento sul. A partir do final da tarde existe a chance de neve na região da Campanha, principalmente em áreas mais altas segundo a Metsul, o que não permite descartar até mesmo neve nas áreas de 300m de altitude nos municípios vizinhos de Santa Margarida e Vila Nova do Sul. O Inmet ainda comenta na possibilidade do fenômeno na Serra e no Planalto Riograndense até o final da manhã desta quinta-feira, porém a Metsul afirma que as chances de neve na Serra diminuíram.

Frente já adentra sobre o Rio Grande do Sul

 -----------------------------------------------------------------------------------

Além do frio e da neve na Argentina, esta última terça-feira foi marcada por um raro fenômeno astronômico, o Trânsito de Vênus. Ocorrência como a de ontem que durou 7 horas, deve voltar a ocorrer somente em 2117.
O fenômeno se dá quando o planeta Vênus se coloca entre a Terra e o Sol, como no caso de um eclipse, mas devido a sua distância o planeta apenas aparece com ponto negro sobre o disco solar. O Trânsito de Vênus vem sido analisado desde o século XVI por diversos astrônomos, tendo um importante papel nos primeiros cálculos das distância da Terra e dos planetas em relação ao Sol.

-----------------------------------------------------------------------------------

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, Ufpel, Cima, TN, SMN-Arg, Apolo 11, Nasa, Inta, La voz del pluebo

terça-feira, 5 de junho de 2012

Frio intenso e ainda vem mais

O avanço deste primeiro pulso de ar frio, trouxe geada e temperaturas bastante baixas. A mínima do estado foi registrada em estação particular na cidade de Santa Rosa, -0,3°C. Se seguindo pelas marcas de 0,0°C de Vacaria; de 0,2°C de Bagé e de 0,3°C de Vila Nova do Sul.
Confira as temperaturas registradas nesta terça-feira no RS:


E o segundo pulso de ar frio chega  na quinta-feira, quando se espera até sábado, mais uma jornada de temperaturas baixas, até mesmo bem inferiores as registradas hoje.

Fonte : Metsul, Inmet, Cptec/Inpe

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Frio intenso a caminho com potencial histórico

Intensa massa de ar frio está projetada para avançar na segunda metade da semana, com potencial para neve e mínimas extremamente baixas no sul do país.
A semana começou com muitas nuvens em grande parte do estado, tendo a mínima em São Gabriel sido de 10,2°C. Em Vila Nova do Sul, no novo abrigo meteorológico, o termômetro lá instalado apontou 7°C de mínima. Amanhã no entanto o ar mais frio começa a avançar trazendo mínimas abaixo dos 5°C para a Serra, Campanha, Centro e Fronteira Oeste com chance de geada nestas regiões.

Na quarta-feira a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) vai trazer chuva e instabilidade. As projeções (abaixo do modelo GFS da NOAA) indica inclusive neve para uma grande área do RS, incluindo a região de São Gabriel, da tarde para noite de quarta. Segundo a Metsul primeiramente pode nevar em Buenos Aires, com deslocamento das áreas de chuva o cenário para neve se abre sobre a Campanha gaúcha em um momento, e depois na região serrana do RS e de SC. Mas a Metsul adverte que somente pouco tempo antes do dia projetado, a previsão de neve pode ser confirmada.

-------------------------------------------------------------------------------

Previsão do Cptec/Inpe para São Gabriel

---------------------------------------------------------------------------------

No entanto o frio será reforçado na segunda metade da semana, quando uma potente massa de ar polar trará frio intenso e geada generalizada.O pico deve ocorrer entre quinta-feira e sábado, quando a Metsul espera mínimas de até -7°C nos Aparados da Serra e mínimas de até -5°C na Campanha e até -2°C na região metropolitana do RS. O Climaterra não descarta mínimas de até -12°C em baixadas na região de Urupema-SC.
As previsões chegam a colocar até mesmo -5°C para São Gabriel na sexta-feira, se confirmando mínimas inferiores a -2°C, seria estabelecido um novo recorde de frio no mês de junho na última década no município.



Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec, WxBrasil, SMN-Arg, Meteoblue, Weather Wunderground, Climaterra

sábado, 2 de junho de 2012

Análises Mensais - Maio de 2012

O mês de maio que terminou nesta quinta-feira, foi marcado pela escassez de chuva e pela temperatura acima da média. Em diversos locais do estado, a precipitação sequer passou dos 20mm, como é o exemplo de São Luiz Gonzaga que teve o maio mais seco dos últimos com apenas 16mm.

Mapas de anomalia e precipitação acumulada da NOAA referentes a um período de 30 dias:



Porém a irregularidade foi grande, tendo dia 29, uma frente fria trazido acumulados superiores a 100 na região de Santa Maria, superando a média mensal. Alguns pontos chegaram a ter 160mm em menos de 12h.
Até o avanço da última frente fria, havia ocorrido apenas dois dias de instabilidade (11 e 23), mas que não trouxeram chuva generalizada e acumulativa. Praticamente todas as regiões gaúchas tiveram pouca chuva, como Bagé com 14,2mm ; Santa Vitória do Palmar com 15,2mm;  Passo Fundo com 28mm.

Na questão da temperatura ocorreram dos períodos de frio mais intenso, no dia 1° e nos dias 14/15. Tendo nestes últimos dias, sido registrada a menor temperatura do mês no RS, os -2,3°C registrados em estação particular na cidade de Santa Rosa. No restante do mês a temperatura seguiu amena, porém num quadro pré-frontal foi estabelecida a temperatura mais alta registrada neste último mês, os 33,5°C em Torres, no dia 29. Maio acabou terminando com anomalia positiva na média das máximas e das mínimas.



Um dos fenômenos que mais marcou o período, não ocorreu na Terra, mas sim no espaço. Foi a super-lua, quando o satélite natural ficou 14% maior para quem observava da superfície:

Foto: Marcelo Ribeiro

Aqui em São Gabriel tivemos tanto calor quanto frio, com 31,1°C no dia 8 e 3,1°C no dia 1°, em dados da Estação do Instituto Nacional de Meteorologia. Confira alguns dados gerais da Estação Particular do Bairro Jardim das Hortências:
--------------
MAIO DE 2012 - São Gabriel/RS

Média Mensal : 18,3°C (+1,6°C)
Média das Máximas: 24,6°C (+2,8°C)
Média das Mínimas : 12,7°C (+1°C)

Precipitação : 13,8mm (-132.5mm)
Dias de chuva : 9

Máxima absoluta : 29,3°C (29)
Mínima absoluta : 4,3°C (1)
 ----------------

Veja os dados completos de maio, clicando na imagem abaixo:


 ---------------

Fonte : NOAA, Inmet, Metsul, Cptec/Inpe

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Friozinho antecede reforço polar

A temperatura seguiu baixa pelo amanhecer no Rio Grande do Sul, com destaque para o registro negativo de estação particular no interior de Canela, aonde fez -0,8°C hoje. Confira as mínimas registradas abaixo dos 8°C hoje:

Porém a temperatura está em ascensão e no final de semana as mínimas devem ficar maiores que 6°C em grande parte do estado, com máxima superior aos 21°C no centro-oeste. Esta elevação se dá pelo deslocamento do ar frio para o mar e pelo fluxo de norte antecedendo uma nova frente fria.
Esta frente chega entre domingo e segunda, trazendo muitas nuvens e chance de chuva isolada. O sistema deve trazer chuva forte desde Santa Catarina até São Paulo no decorrer da próxima semana, com chance de altos volumes segundo a NOAA.
Na retaguarda do sistema frontal pode avançar a mais intensa massa de ar frio deste primeiro semestre de 2012, com projeções colocam marcas negativas na Campanha Gaúcha e com até -3°C na Serra do RS e de SC. A massa de ar frio começa a ingressar na segunda-feira, com seu pico ocorrendo entre quarta e quinta-feira.

Pelas previsões a chance de geada para a região na próxima semana não é pequena, com chance de ocorrência da primeira mínima de 0°C neste ano na região de São Gabriel. A tendência segundo a Metsul é que após esta massa de ar frio, o mês de junho será mais ameno e com chance de chuva forte no final de sua primeira quinzena.
Confira a previsão para o final de semana do Cptec:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground, Meteoblue, Ufpel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...