Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Chuva retorna após frio

O último sábado teve chuva forte em áreas do RS, como o caso de Soledade que teve 70. Porém o destaque foi a tempestade tornádica que ''varreu'' parte de Santa Bárbara do Sul..São Gabriel que teve 5,8mm e Santa Margarida do Sul teve um dos maiores acumulados da micro-região, 10mm.
Após a chuva o ar frio voltou a avançar, com registro de geada em grande parte do municípios da Campanha. Mais uma vez negativou na fronteira com Uruguai, com -0,5°C em Quaraí e -0,1°C em Bagé, sendo este o décimo sexto dia com marcas negativas neste julho. Em São Gabriel a mínima foi de 3,1°C na estação do Inmet, enquanto o Jardim das Hortências tinha 4,4°C.
Na Argentina o frio foi mais intenso, com mínima de -10,6°C em Tandil e -4,4°C em Ezeiza, ambos pontos na província de Buenos Aires, sendo o último na região metropolitana da capital do país. No Uruguai também não foi diferente e fez -6°C em Florida, com registro de -5,2°C em Mercedes e de -5°C em Salto e Durazno.

Amanhã a frente fria que está estacionada sobre Santa Catarina e Paraná (linha tracejada), avança em direção do RS como uma frente quente. Segundo a Metsul podem ocorrer temporais isolados, no avanço do sistema que deve trazer chuva mais generalizada.


As máximas que ficam em torno dos 15°C hoje no centro-sul do estado, devem ser altas na segunda metade da semana, quando ficam próximas aos 30°C em áreas do centro e do oeste gaúcho. A projeção de chuva é maior na faixa leste e litorânea nos próximos dias, com acumulados próximos a 50mm. Nas demais regiões   a previsão de precipitação existe, porém como acumulados máximos de 30mm.

Previsão para São Gabriel

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue

sábado, 28 de julho de 2012

Mais um dia frio no sul gaúcho

O sábado começou com cerração em uma vasta área do estado, como pode ser notado na imagem abaixo do satélite Goes. 
Em São Gabriel não foi diferente, a cerração também se fez presente e mais uma vez os micro-climas se acentuaram. A mínima da cidade foi registrada no Jardim das Hortências que teve 1,8°C, no mesmo horário em que a estação do Inmet tinha 4,3°C e a estação localizada na Fepagro apontava 6°C.


Mais uma vez a temperatura ficou negativa em Quaraí, que desta vez teve sete décimos abaixo de zero. Neste sábado alguns pontos de baixada na Serra tiveram temperatura baixa, como é o caso de Canela, onde estação particular localizada no Castelinho indicou 0,6°C. Porém em áreas mais altas não fez tanto frio, com mínima de 6,2°C em Bom Jesus.
Porém no Sul e Campanha ainda fez bastante frio, com mínima de 0,7°C em Jaguarão e 1,3°C em Rosário do Sul e Dom Pedrito. No litoral o destaque ficou por conta dos 3°C registrados em Mostardas.


Nas próximas horas segundo a Metsul, o tempo vai se instabilizando no norte do estado, onde pode chover até 100mm pelas projeções da empresa. O Cptec indica a instabilidade associada ao ingresso de uma frente quente no estado, que é indicanda quando o ar quente avança sobre o ar frio.Porém na segunda-feira o frio ganha força novamente no estado e ocorria um período curto de melhoria.

Fonte : Cptec/Inpe, Metsul, Inmet, Weather Wunderground

sexta-feira, 27 de julho de 2012

São Gabriel entre as mais frias nesta sexta

Novamente o amanhecer foi de frio e geada, os microclimas se acentuaram e as temperaturas caíram próximas a um grau em três cidades. Em Farroupilha estação particular indicou apenas 1,1°C, a menor temperatura do dia no Rio Grande do Sul.

Em São Gabriel a temperatura variou bastante devido aos micro-climas, em área de baixada estação do Inmet registrou apenas 1,5°C. Já no Jardim das Hortências a mínima foi de 2,9°C e em estação na Fepagro em área mais alta a mínima foi de elevados 5°C.


No final de semana volta a chover no norte do estado, onde está presente uma frente fria semi-estacionária. Já no sul do estado segue frio ao amanhecer e com a tarde amena, porém no domingo a área central do RS pode ter chova fraca, incluindo a região de São Gabriel.
Já na segunda-feira uma nova massa de ar frio e seco derruba as temperaturas no início da próxima semana, resultando em chance de geada novamente na Campanha. Porém segundo as previsões a próxima semana deve ser instável, principalmente a partir de terça-feira, com uma generalização da chuva.

Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground

quinta-feira, 26 de julho de 2012

A gélida região da Campanha

Pelo segundo dia consecutivo a região da Campanha tem marcas negativas, e hoje a menor temperatura foi registrada em Quaraí, 2°C abaixo de zero. Além da cidade fronteiriça, outros três municípios tiveram marcas negativas, sendo eles Jaguarão, Bagé e Dom Pedrito.
Mas uma vez a geada cobriu os campos da parte sul do RS, enquanto a região da Serra tinha temperaturas mais altas e pouco frio.Nesta última madrugada a temperatura mínimas em São José dos Ausentes foi de ''elevados'' 9,8°C, em Vacaria e Lagoa Vermelha não foi diferente com 9,4°C e 10,7°C respectivamente.

Até mesmo em pontos do sul gaúcho próximos a grandes corpos de água, como a Lagoa Mirim e a Lagoa do Patos, o frio chegou forte.Em Pelotas estação agrometeorológica apontou 0,2°C e Rio Grande e Camaquã tiveram respectivos 1,2°C e 1°C. Porém o destaque foi Jaguarão que teve 8 décimos negativos.
Confira a tabela de mínimas...


...e a distribuição em mapa das temperaturas (clique para ampliar)



Fonte : Inmet, Atmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Temperatura média baixa em julho se mantém com avanço de massas de ar frio

Após o avanço de uma frente fria que ontem trouxe chuva para o norte gaúcho, uma nova massa de ar frio avançou sobre o Rio Grande do Sul.Se ontem Não-Me-Toque teve 45mm e Canela 39mm de chuva, hoje Bagé amanheceu com temperatura de -1,8°C. Em Santana do Livramento também houve marca negativa, -0,3°C. Confira as mínimas nesta quarta-feira:


Porém o frio não abandona o RS e nesta tarde de quarta-feira a temperatura não sobe muito, sendo que a máxima até o momento foi de 10,4°C em Santana do Livramento. Em São Gabriel a temperatura está mais alta, faz 14,1°C, porém no final de tarde a temperatura entra em declínio. Para amanhã algumas projeções (como a do modelo WRF do CIMA) indicam temperatura negativa na Campanha gaúcha, com novamente ocorrência de geada.


Nos próximos dias a temperatura ainda segue baixa pelo amanhecer e com marcas amenas pela tarde, o deslocamento de uma nova massa de ar frio no final de semana manterá esta tendência no sul do estado. O tempo volta a se instabilizar novamente no final de semana, porém a chuva deve afetar somente o norte do estado.
O mês de julho que está em pouco dias de seu térmico deve ter temperaturas médias abaixo da normal história 1961/1990. Em Bagé, cuja normal das temperaturas mínimas é de 8,7,a média em 2012 é de apenas 4,6°C.Em São Gabriel não é diferente, a média das mínimas neste julho é de 6,7°C, enquanto a normal é de 8,9°C.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, CIMA, Weather Wunderground

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Começo de vento norte e término com frio

Esta semana que começa será marcada pela mudança no tempo, nesta segunda-feira o vento a partir da tarde deve soprar de norte, impulsionando as temperaturas que pode chegar aos 27°C na região de Santa Rosa. Na área de São Gabriel a temperatura pode alcançar os 25°C, mesmo com a presença de nuvens altas (cirrus).
As previsões tem colocado uma madrugada mais quentes, com temperaturas mínimas próximas ou acima dos 15°C para amanhã. Já nesta segunda-feira a temperatura esteve mais alta pelo amanhecer com mínima de 10,8°C em São Gabriel, inclusive em Bom Jesus a temperatura foi mais alta neste amanhecer, com 9,2°C.

Nesta terça-feira a nebulosidade aumenta com a instabilização devido a uma área de baixa pressão. A chuva  deve ocorrer em maior volumes no norte do estado segundo a Metsul, porém o sul do estado ainda pode ter   chuva fraca segundo algumas projeções.


A partir de quarta-feira o frio aumenta e pode inclusive negativar na Campanha gaúcha. A temperatura pela tarde ainda fica amena com máxima abaixo dos 20°C. Na segunda metade da semana a chuva acaba se concentrando em Santa Catarina.

Previsão para São Gabriel 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, Weather Channel

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Temperatura volta a subir

Novamente a temperatura caiu devido ao ar seco, em áreas de baixada a temperatura caiu mais e a geada apareceu. Um reflexo desta variação de micro-climas vem de Canela, onde estação monitorada pela Metsul indicou -2°C em área de baixada, já a estação do Inmet em ponto mais elevado registrou 6,1°C. Na Serra Catarinense, Urupema teve -4°C e Bom Jardim da Serra teve -3,8°C, as menores temperaturas do país nesta sexta-feira.
Em São Gabriel a diferença também pode ser notada, porém em menor escala. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia próxima ao Rio Vacacaí indicou mínima 2,5°C, em área mais alta estação no Bairro Jardim das Hortências indicou 3,7°C. Na região Rosário do Sul teve 3,4°C e Vila Nova do Sul teve 3,3°C.

Nos próximos dias ar quente volta a ingressar com a intensificação do vento norte que sopra desde ontem. Se nesta última quinta-feira a máxima chegou a 19,9°C em São Gabriel, para a próxima segunda existe a previsão de máxima em torno dos 30°C. Ao decorrer desta final de semana o aquecimento será gradual, porém já se projeta mínimas acima dos 10°C a partir de domingo na região.

Projeção do modelo da NOAA, indica advecção de ar quente:

Na próxima semana uma frente fria deve se formar sobre o RS, podendo trazer chuva mais generalizada, mas as projeções tem variado a cada dia. Confira a previsão para São Gabriel nos próximos 3 dias: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ar seco garante amplitude

Mais uma manhã de temperatura baixa no RS, favorecida pelo ar seco, se ontem apenas um local de monitoramento tinha indicado marcas negativas, nesta quinta-feira foram três estações que apontaram mínimas abaixo de zero : a do Inmet em Vacaria e as particulares em Farroupilha e Canela. O menor registro de hoje foi em Vacaria, -1,9°C, seguido pelos -1,7°C aferidos em Canela.
Nas demais regiões, Quaraí teve a menor temperatura da região da Campanha, 0,1°C. Na região sul a menor marca foi de 2,6°C registrados em Pelotas na estação da Ufpel. No litoral porém o destaque foi Torres, que teve 3,9°C.

Em São Gabriel a presença de microclimas gerou diferença de temperatura dentro da cidade, com mínima de 1,4°C na Estação do Inmet e de 2,3°C no Bairro Jardim das Hortências. Nos demais municípios da região, fez 2,6°C em Rosário do Sul e 1,4°C em Vila Nova do Sul.

Confira abaixo o mapa com a disposição da temperaturas nesta quinta-feira (CLIQUE PARA AMPLIAR):


Nesta tarde porém a temperatura subiu rápido devido ao ar seco. Em Quaraí as 15h fazia 18,8, uma amplitude de 18,7°C durante o dia. Em São Gabriel a estação do Inmet apontava 19,9°C, uma amplitude de 18,5°C. Inclusive em Vacaria a amplitude é superior a 15°C, sendo que após a mínima de -1,9°C, faz 14°C.

Fonte : Inmet

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dia de Quaraí sub-zero no amanhecer e tarde amena

A temperatura ficou baixa na Campanha gaúcha nesta quarta-feira e Quaraí teve -0,5°C com geada. A geada ainda se formou em outros municípios do centro-sul gaúcho, principalmente na fronteira com o Uruguai. Na região serrana a temperatura pouco subiu na tarde de ontem, mesmo estando baixa durante o dia não houve queda pela madrugada devido a nebulosidade.
No Uruguai, Carrasco teve ontem mínima de -1,8°C, superando o menor registro da normal climatológica 1961/1990, ontem ainda fez -4°C em Florida e -3,8°C em Tacuarembó. Hoje no país vizinho fez -5,9°C em Mercedes, -4°C em Florida e -3,9°C em Salto. 

 

Nos próximos dias a temperatura sobe gradualmente e as tardes se tornam mais agradáveis, sendo que hoje a temperatura já fica em torno dos 17°C no oeste e centro do estado. Amanhã a temperatura ainda segue baixa no amanhecer com previsão de geada na campanha e na serra do RS e de SC. As previsões vem indicando um maior aquecimento no final de semana, com ingresso de ar quente e máximas próximas aos 25°C. A chuva porém vem sendo prevista em baixos volumes nos próximos sete dias (mapa abaixo) e se concentrando no norte do estado.



Nesta quarta-feira a variação de mínimas em São Gabriel foi pequena, no Bairro Jardim das Hortências a temperatura mínima foi de 4,4°C e no Quartel do 13° Companhia a mínima foi de 4,1°C. Agora pela tarde a  variação ainda é pequena com registro de 16,8°C no Jardim das Hortências, com vento soprando do quadrante oeste.  

Previsão para São Gabriel:



Fonte : Metsul, NOAA,Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Rápida chance de neve na Serra e frio diminuindo

A presença de uma área de baixa pressão em altos níveis atmosféricos vai instabilizar o tempo no sul e sudeste do país. Entre esta segunda e a próxima quarta-feira, existe a chance de neve nas regiões serranas do RS e de SC.
Nas demais localidades do Rio Grande do Sul a nebulosidade também aumentou, mas não se prevê chuva para estas regiões. A presença de nuvens até mesmo impediu uma queda maior de temperatura no amanhecer, porém devido a umidade e ao vento a sensação de frio será maior nesta segunda-feira. A área de baixa deve se aprofundar sobre São Paulo, onde nos próximos dias pode provocar altos acumulados de chuva.



----------------------------------------------

Ontem a temperatura caiu bastante com o ingresso do reforço polar associado a um centro de alta pressão na Argentina, várias cidades cidades (lista abaixo) registraram temperaturas negativas, porém em alguns pontos a nebulosidade impediu uma queda maior. No Uruguai a menor temperatura registrada foi em Melo, -6°C.Em Santa Catarina a mínima do estado foi em Bom Jardim da Serra, onde fez -5,6°C, ainda em SC Urupema teve -5,1°C.


Nesta segunda-feira as mínimas foram mais altas devido a instabilização do tempo pela área de baixa pressão,mesmo assim cidades da Campanha e da Serra tiveram registros negativos. 
Na Argentina sob a área de alta pressão, a província de Buenos Aires teve registro de -9°C em Tandil e de -8,6°C em Azul.


----------------------------------------------

A terça-feira terá inferiores a 10°C em grande parte do Rio Grande do Sul, porém a chance de geada é pequena. As máximas ficam mais altas no oeste gaúcho, onde podem alcançar os 18°C.
Já na quarta-feira o tempo abre e esfria mais na parte sul do RS, com chance de geada e temperatura na casa de 1°C na região de Bagé. As máximas nos próximos dias serão amenas e a chuva mais generalizada pode retornar após o dia 20.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Reforço polar chega no final de semana

Mais uma vez o estado do Rio Grande do Sul teve temperaturas negativas e nesta sexta-feira foram seis cidades com monitoramento que registraram marcas abaixo de zero. Pelo segundo dia consecutivo a mínima  do estado foi registrada em estação de baixada na cidade de Santa Rosa, onde fez -3,1°C. Devido a presença de ar bastante frio em altitude, cidades da Serra tiveram também temperaturas bem baixas, com registro de negativas em estações particulares instaladas em baixadas de Farroupilha e Canela.
Nas outras regiões do estado a temperatura foi baixa e geada foi registrada assim como na Serra, na capital Porto Alegre estação do Inmet apontou mínima de 5,8°C. Entre a região central e da campanha o menor registro foi de 0,5°C em Vila Nova do Sul.


Na serra catarinense a menor temperatura registra hoje foi de -3,3°C em Bom Jardim da Serra, onde pela madruga devido ao vento a sensação térmica era inferior a dez graus abaixo de zero.Nesta sexta-feira com o vento norte e noroeste, a temperatura sobe mais no oeste gaúcho e a tarde será mais agradável.
Porém amanhã novo pulso de ar frio, associado a área de alta pressão de 1035hPa, se aproxima do Brasil e a temperatura se mantém baixa. Abaixo previsão de geadas do Cptec, pontos vermelhos indicam geada favorável amanhã.


No domingo deve ocorrer o pico do frio, com mínimas negativas na Campanha e na Serra, aonde existe previsões que colocam até -4°C para a região de São José dos Ausentes. A próxima semana segue começa  com tempo seco e ao longo desta a temperatura vai se elevando gradualmente.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Climatempo, Weather Wunderground, Gruma

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Temperaturas negativas são registradas em quatro cidades

O ar frio sobre o RS trouxe temperatura negativa em quatro cidades negativas, em que existem medições de temperatura. A menor marca do estado ocorreu na em Santa Rosa, onde estação localizada em baixada apontou -3,1°C. Nas demais regiões a fronteira com o Uruguai teve -1,2°C  em Quaraí e a região central do estado teve -0,3°C em Cruz Alta. Na região da Campanha, fez -0,2°C em Vila Nova do Sul.


Neste próxima noite existe a chance de neve na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Segundo a Metsul presença de um cavado no litoral induz a formação de nuvens desde o sul gaúcho até a região leste de Santa Catarina e com o ar frio existe a chance de precipitação de inverno inclusive no sul gaúcho.

Fonte : Metsul, Inmet, Cptec/Inpe, Gruma

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Temperatura baixa e tempo seco

Uma nova massa de ar frio e aproximou do Rio Grande do Sul na noite de ontem, onde a nebulosidade diminui durante o período da tarde de terça-feira foram registradas as menores temperaturas do estado, ou seja na região da Campanha. Na fronteira com o Uruguai , a cidade de Quaraí teve 0,3°C, porém não foram registradas temperaturas negativas mas a geada ocorreu em várias áreas.Confira a tabela de mínimas inferiores a 8°C registradas hoje:


No RS não negativou porém na Argentina e no Uruguai as temperaturas foram bastante baixas, com registro de geada. Em território argentino o predomínio de nebulosidade e chuva em algumas localidades entre a última madrugada e hoje, levanta a possibilidade de neve até mesmo em áreas de altitude da província de Buenos Aires.

MÍNIMAS NO URUGUAI
  • -3,0°C - Flórida
  • -3,0°C - Mercedes
  • -1,8°C - Paysandu
  • -1,6°C - Young
  • -1,6°C - Durazno
  • -1,6°C - Salto
  • -1,2°C - Melilla
  • -1,0°C - Carrasco
  • -0,6°C - Melo
  • -0,2°C - Rocha
---------------------------------

MÍNIMAS NA ARGENTINA
  • -7,7°C - Villa Reynolds
  • -7,2°C - Tandil
  • -6,9°C - Maquinchao
  • -6,4°C - Villa de Maria
  • -6,3°C - Marcos Juarez
  • -6,2°C - Junin
  • -5,9°C - San Juan
  • -5,5°C - Dolores
  • -5,5°C - Laboulaye
  • -5,5°C - Rosario
  • -5,2°C - Malarque
  • -4,8°C - Trelew
  • -4,6°C - Bolivar
  • -4,6°C - El Calafate
  • -4,4°C - Mar del Plata
  • -4,2°C - Neuquen
  • -4,0°C - Sauce Viejo
  • -3,8°C - El Bolson
  • -3,5°C - Azul

Nesta quarta a temperatura pouco sobe, sendo esperadas máximas de 13°C entre a Campanha e o Centro do estado, porém na Serra alguns pontos podem ter máximas de um dígito.
Amanhã existe a chance de chuva fraca no sul e sudeste do RS devido a passagem de uma frente fria, junto com a presença do ar frio algumas previsões chegam a indicar chance de precipitações de inverno na região (neve, chuva congelada). A temperatura novamente será baixa pelo amanhecer, com chance de marcas negativas devido ao predomínio de ar mais seco.


Segundo a Metsul o ar frio perde força no final de semana quando se desloca para o mar, assim as temperaturas sobem um pouco mais, alcançando marcas mais agradáveis.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground, Gustfront, Ogimet, Ufpel, CIMA

terça-feira, 10 de julho de 2012

Geada do final de semana em Vila Nova do Sul

O domingo foi de temperatura baixa em grande parte do estado, na região Vila Nova do Sul teve mínima de -0,8°C. Confira algumas fotos registradas por lá neste último domingo, dia em que a geada que se formou permaneceu durantes algumas horas pela manhã em alguns pontos (última imagem). 





segunda-feira, 9 de julho de 2012

Frio prossegue e primeira quinzena de julho será marcada pelas temperaturas baixas

No sábado havia a possibilidade de neve na Serra Catarinense, porém a precipitação foi isolada e ocorreu por poucos minutos no Morro da Igreja no município catarinense de Bom Jardim da Serra.
No Uruguai também houve precipitação de neve segundo jornais de Maldonado, cidade que fica no sul uruguaio. Abaixo imagens vinculadas pelo blog parceiro BcpSalto:




No Rio Grande do Sul porém somente houve o frio e geada cobriu os campos de grande parte do estado neste domingo. A menor temperatura do estado foi registrada na baixada do Bairro Progresso em Santa Rosa, -4,9°C. Na região o menor registro foi em Rosário do Sul aonde estação do parceiro Climarosul indicou -1,8°C.


Nesta segunda-feira a temperatura porém não ficou tão baixa, tendo feito 4,2°C no Bairro Jardim das Hortências, em São Gabriel. Porém o tempo está se instabilizando e amanhã deve chover em grande parte do Rio Grande do Sul, mas na região de São Gabriel a chuva deve ser fraca e os maiores acumulados do estado ocorreram no norte entre amanhã e quarta-feira.
Segundo a Metsul Meteorologia a primeira semana de julho será marcada por incursões e pelo predomínio do ar frio.A máxima em São Gabriel que foi de 18,1°C porém nos próximos dias a temperatura não atinge estas marcas, principalmente devido o avanço de uma massa de ar frio a partir de quara-feira, que trará geada a até mesmo mínimas negativas para os municípios da região.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inme, Cptec/Inpe, BCPSalto, Weather Wunderground

sábado, 7 de julho de 2012

Frio chega e próxima noite será mais gelada

A temperatura já caiu esta madrugada no Rio Grande do Sul, porém a umidade e a presença de nuvens em alguns locais impediram uma queda maior na temperatura. Amanhã as mínimas na região da Campanha e Serra terão temperaturas negativas mais generalizadas e geada, com temperaturas que podem chegar aos -3°C.


Nos países vizinhos o frio foi intenso, no Uruguai as menores temperaturas foram:
  • -4,9°C - Mercedes
  • -4,0°C - Flórida
  • -3,9°C - Salto
  • -2,2°C - Durazno

Já na Argentina, Buenos Aires teve 2°C, pórem quase todo interior do país ficou com temperaturas negativas, salvo a região norte.
  • -11,7°C - Maquinchao
  • -10,7°C - Perito Moreno
  • -9,2°C - Tandil
  • -8,2°C - El Calafate
  • -8,1°C - San Antonio
  • -8,0°C - Malargue
  • -7,8°C - San Julian
  • -6,7°C - Azul
  • -6,3°C - Esquel
  • -6,2°C - Mar del Plata

Fonte : Metsul, SMN, Weather Wunderground, Inmet

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Inverno mostra que ainda não acabou

A frente fria ainda permaneceu estacionada sobre o Rio Grande do Sul nesta última quinta-feira e hoje, como resultado mais chuva. Em São Gabriel desde ontem foram 17,2mm, totalizando 70,8mm nos últimos dias. Porém o sistema frontal foi mais ativo no centro-norte gaúcho onde Lajeado somente hoje já acumula 110mm.
Porém o ar seco e frio deve trazer melhoria em grande parte do estado amanhã, a instabilidade porém será maior na Serra e no Nordesde do estado. O ar frio que deixa as temperaturas baixas neste tarde e que vem com rajadas de vento sul trouxe mínima de -6,6°C em Bahia Blanca na Argentina, mas o país vizinho teve temperaturas mais baixas:
  • -12,7°C - Maquinchao
  • -10,2°C - Perito Moreno
  • -9,5°C - Sant Antonio
  • -9,0°C - Trelew
  • -8,6°C - El Calafate
  • -8,6°C - Esquel
  • -8,4°C - Malarque
  • -7,7°C - San Rafael
  • -7,5°C - Rio Gallegos
  • -7,5°C - Tandil
  • -7,4°C - Viedma
  • -6,6°C - Bahia Blanca
  • -5,5°C - Mar del Plata
  • -5,4°C - San Julian
  • -4,5°C - Azul
  • -4,4°C - Três Arroyos
No Brasil o ar frio chega menos intenso, porém ainda forte, tanto que nesta tarde Canguçu tem apenas 4,3°C. Ao longo da noite a temperatura deve cair mais intensamente, principalmente em locais que o céu ficar limpo. No Uruguai amanhã as previsões tem colocado mínimas de até -4°C em algumas áreas do país.

Pevisão do Cptec :


Algumas previsões indicam uma pequena chance de neve nas próximas 24h, principalmente na Serra Catarinense. Amanhã o ar frio mais intenso segue concentrado no sul do RS e as máximas devem chegar aos 11°C apenas na região da Campanha segundo os prognósticos. No domingo a geada se generaliza assim como o frio e segundo a Metsul vários pontos do estado teram temperatura negativa.Na região de São Gabriel pode fazer até -2°C, com geada até mesmo forte, nos próximos dois dias.
Na segunda-feira existe a chance de chuva no noroeste gaúcho devido a influência de uma área de baixa pressão, na terça-feira a instabilidade se espalha afetando praticamente todo o estado.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Gruma, Cptec/Inpe, Meteoblue, WxBrasil, Ogimet, SMN, DMN

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Frente fria consegue avançar e tempo muda no final de semana

Uma frente fria ficou estacionada ontem sobre a Campanha, Sul e Centro do RS, sendo responsável por chuva em grande parte destas regiões. A convecção segui ativa durante todo dia devido a ''alimentação'' pelo ingresso de ar quente, resultando nos seguinte acumulados:
  • 76,4mm - Canguçu
  • 66,5mm - Pelotas
  • 63,0mm - Alegrete
  • 53,6mm - São Gabriel
  • 46,0mm - Caçapava do Sul
  • 35,0mm - Camaquã
  • 22,6mm - Dom Pedrito
Hoje o ar quente volta a ingressar com mais força sobre o RS, segurando a instabilidade pelo menos até a noite sobre o Uruguai. Nas próximas hora o Jato de Baixos Níveis, corrente de jato entorno de 1500m, deve atingir 25m/s ou seja 90km/h. A frente acaba se organizando sobre o Uruguai e avançando pela noite de hoje e pela próxima madrugada, o sistema que pode trazer chuva forte traz na retaguarda uma intensa massa de ar frio.

O ar frio citado foi responsável por trazer -9,5°C ontem em Tandil, na província de Buenos Aires e 3,9°C na Capital Argentina. Grande parte do país vizinho sofre influência do ar frio associado a um centro de alta pressão de 1024hPa. 
Porém o ar frio não chega tão intenso ao RS, ficando restrito num primeiro momento apenas a região da Campanha. A frente fria amanhã ainda pode trazer chuva intensa para o norte, junto com a passagem de uma área de baixa pressão há chance inclusive de acumulados superiores a 100mm. Na sexta-feira a instabilidade ainda não diminui com chance de chuva em grande parte do estado, vindo o tempo seco a predominar somente a partir do final de semana. A temperatura cai bastante no final de semana e as previsões chegam a colocar temperatura negativa em Bagé no começo da próxima semana.

Frente fria deve avançar de forma organizada na próxima madrugada


Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN, Gustfront

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Promessa de chuva em altos volumes

O último domingo (1) teve temperaturas altas do RS, com registro de:
  • 31,4°C - Santa Rosa, PWS
  • 31,3°C - São Gabriel
  • 31,0°C - Vila Nova do Sul
Hoje a temperatura segue alta com máximas que podem passar dos 32°C. Novamente o ingresso de ar quente faz o vento norte se intensificar, como na última sexta-feira quando antecedeu a passagem de uma frente fria que trouxe 88mm para Canguçu e 84mm para o Chuí. Desta vez a frente não se deslocará rapidamente para o mar, ficando estacionada desde amanhã até a sexta-feira.

Nebulosidade frontal sobre o Uruguai


A temperatura amanhã segue alta no centro-norte do estado, novamente na casa dos 30°C. No centro-sul d estado o céu fica nublado e pode chover a qualquer momento com pequena chance de pancadas fortes. No final da tarde a frente deve se intensificar segundo as previsões e durante a quarta-feira o sistema fica estacionado sobre a área central do RS. Segundo a Metsul o centro, a campanha e o sul do estado terão os maiores acumulados de chuva, que segundo as projeções da NOAA podem chegar aos 100mm.

A temperatura mínima em São Gabriel hoje foi de 18,1°C e agora o vento norte sopra com rajadas moderadas. Em Santa Maria as rajadas de vento chegaram aos 60km/h e a temperatura não baixou dos 23,4°C na estação do Grupo RBS. Na região esperam precipitações oscilando entre 40mm e 80mm, mas que pode variar nas localidades. No próxima final de semana a temperatura deve cair para 0°C na região de Bagé, inclusive com ocorrência de geada.

Previsão par São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, RBS, Meteoblue, SMN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...