Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Primavera típica nos próximos dias

Se houve neve, geada e frio nos últimos dias sobre o Rio Grande do Sul os próximos reservam uma primavera típica, chuva e temperaturas mais altas. A sexta-feira no estado começou com mínima de 2,4°C em Vacaria e até o momento a temperatura mais alta foi registrada em São Borja, 23,9°C.
Mas uma nova mudança no tempo está prevista, já neste sábado ocorre uma instabilização que pode trazer chuva isolada. Na região da Campanha amanhãs as mínimas oscilam entre 9°C e 14°C com máximas entre 16°C e 20°C.
Já no domingo a presença de nuvens deve diminuir, porém ainda pode chover de forma mais isolada durante o dia, pois pela noite já pode chover mais forte na área de fronteira com a Argentina e parte sudoeste do estado. Na região das Campanha a temperatura mínima deve variar entre 8°C e 13°C e as máximas entre 25°C e 30°C.
O primeiro dia útil da próxima semana terá um ingresso maior de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis, como consequências as mínimas na região oscilam entre 14°C e 17°C com máximas entre 26°C e 31°C segundo algumas previsões que colocam chuva forte na terça-feira. Já outras colocam mais chuva já na segunda-feira impedindo uma maior elevação das temperaturas.
A NOAA inclusive vem alertando para altos volumes de chuva na próxima semana, com picos podendo chegar aos 150mm em uma área que engloba desde o Paraguai até o Uruguai.
----
NOTE: THERE IS A RISK FOR HEAVY RAINFALL TO AFFECT
PARAGUAY/EXTREME NORTHEASTERN ARGENTINA/WESTERN RIO GRANDE DO SUL
AND NORTHERN URUGUAY BY 96-132 HRS...WITH ACCUMULATIONS OF 40-
80MM/DAY. NOTE THAT MODELS AGREE IN THE LOCATION OF HEAVIEST
PRECIPITATION...AND SHOW MAXIMA EXCEEDING 150MM/DAY

----
Algumas projeções colocam calor na segunda com umidade e chance de chuva

Em São Gabriel a máxima ontem chegou aos 20,3°C na estação do Inmet ontem, com vento leste que chegou aos 51km/h na mesma estação. Esta sexta-feira começou com temperatura próxima nos dois pontos de medição na cidade : Jardim das Hortências e 13°Cia, com 11,7°C e 11,6°C, respectivamente.
A temperatura hoje já chega aos 23°C e a elevação segue nos próximos dias.
Previsão para São Gabriel:


Fonte : Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, NOAA, Meteobrasil, WxBrasil, Ogimet

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Frio forte e rápido

O ar polar trouxe geada e neve para o sul do Brasil. A circulação de nuvens chegou a provocar graupel, que se formar a partir de flocos de neve, na cidade de Rio Grande pela tarde de ontem. O cenário de nuvens era favorável inclusive a precipitação de neve granular sobre a Serra do Sudeste no RS, área de menor altitude que a região dos Aparados onde a o fenômeno é mais comum.
Pela noite as nuvens provocaram a precipitação de neve e chuva congelada nos Aparados e na Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Registros deste tipo de precipitação e inverno chegaram de Gramado, Bom Jesus, São Joaquim, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Bom Jardim da Serra.

Neve no Rio Grande do Sul, Bom Jesus:

Graupel em Rio Grande:

Pequeno acumulo de neve em São Joaquim-SC:

O frio favoreceu a geada em grande parte do estado e mais uma vez a região da Serra, tanto gaúcha quanto catarinense, teve as menores temperaturas. Em Bom Jardim da Serra, nos Morro da Igreja a estação do Inmet indicou -5,6°C. No RS o menor registro se deu em São José dos Ausentes, com -1,7°C e a máxima ocorreu em São Gabriel com 18,3°C.
A tarde foi fria nas regiões de Serra no centro-sul do Brasil, área dentro da abrangência da massa de ar polar. Em Bom Jardim da Serra faz apenas 0,4°C em plena tarde desta quarta-feira. Mas o mais surpreendente foi a temperatura registrada em Campos do Jordão, São Paulo, aonde fazia 1,8°C por volta das 17h.

Mínimas hoje no sul:

A temperatura vai subindo aos poucos sobre o RS, mas a próxima manhã ainda será fria com chance de geada. Hoje a menor temperatura registrada na micro-região de São Gabriel, se deu no município de Vila Nova do Sul, com pouco mais de 1°C.
O sábado já pode ter chuva isolada conforme as previsões, que também indicam a primeira metade da próxima semana com potencial para registro de chuva forte. Assim até a sexta-feira o tempo seco predominaria, praticamente sem nuvens.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Ogimet, WxBrasil

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Massa de ar polar derruba as temperaturas, porém por curto período

Uma nova frente fria que está sobre o Uruguai avança sobre o Rio Grande do Sul a partir da noite de hoje, em sua retaguarda o sistema traz uma massa de ar polar forte para a época do ano. A tarde de segunda que tem sido quente, com temperatura próxima dos 30°C, será bem diferente dos próximos dois dias.
A temperatura cai bastante e a geada pode cobrir os campos de várias regiões do estado. O Inmet inclusive não descarta a chance de neve na Serra Gaúcha e Catarinense entre a terça e a quarta-feira, quando após a frente passar, a área de alta pressão semi-marítima provocar circulação de umidade em direção ao continente.

Amanhã a região da Campanha deve ter nuvens durante grande parte do dia e pode chover fraco em grande parte do Rio Grande do Sul, porém na fronteira com o Uruguai, a melhoria chega mais cedo junto ao frio. A região deve ter mínimas entre 6°C e 9°C e máximas entre 11°C e 15°C, nesta terça-feira.
Já na quarta o ar frio ganha força e tanto a Campanha quanto a Serra do estado do RS podem ter temperaturas negativas. A presença de menos nuvens permite um pouco de aquecimento pela tarde, mas as máximas na região ficam entre 13°C e 17°C, sendo que as mínimas devem oscilar entre 5°C e 0°C.

Após uma mínima de 12,2°C em São Gabriel em registro da estação do Inmet que também registrou a máxima da cidade no momento, 29,4°C, a temperatura cai na região. Mesmo sem a chegada da frente fria, o vento já parou se soprar do norte e a nebulosidade já cobriu todo céu. A temperatura pode cair bastante, previsão abaixo, com registro de geada, como já ocorreu no sábado em Vila Nova do Sul: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Ogimet, WxBrasil

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Chuva eleva rios e tornado atinge o Paraguai, mas frio retorna

A chuva que caiu na última semana alcançou 204mm em Caçapava do Sul e 267mm em Camaquã, igualando a média mensal. Porém a chuva teve altos volumes em grande parte do estado e até mesmo na região de São Gabriel sofreu com alagamentos e crescente de rios e arroios. No município de Vila Nova do Sul, o Arroio Laranjeira transbordou alagando áreas de várzea e levando algumas cabeças de gado em meio a enxurrada. O acréscimo de água nos rios e afluentes da região, fica claro nas imagens de alta resolução dos satélites AQUA e TERRA:



As tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul causaram danos estruturais, porém nos países vizinhos ocorrem também danos. O Paraguai foi muito atingido por tempestades que se formaram na linha frontal e mataram 5 pessoas, porém o o pior caso se deu em Mariano Roque Alonso, onde muitas casas foram atingidas por um tornado F1 e pelo queda de granizo.O Departamento Meteorológico do Paraguai confirmou ontem a intensidade do fenômeno como um F1 de ventos de até 180km/h, abaixo a imagem abaixo confirma o rastro de destruição, com as casas da lateral esquerda não sendo atingidas. 

Eventos severos no Rio Grande do Sul nestes últimos dias:

O frio avançou sobre o estado e ontem São José dos Ausentes, teve apenas 2,5°C. Porém o desfile tradicionalista transcorreu sob tempo bom em grande parte do estado, com máximas amenas pela tarde e poucas nuvens no céu.Nesta sexta-feira a temperatura também ficou abaixo dos dez graus, mas não tão baixas como as de ontem. A mínima neste dia foi de 8,2°C em Bom Jesus.
No sábado a região da Campanha deve ter mínimas entre 5°C e 9°C, com máximas entre 16°C e 22°C. Já no domingo as mínimas ficam entre 3°C e 8°C e as máximas devem ficar entre 18°C e 23°C.Na segunda com a tendência de mais nuvens sobre região,as mínimas oscilam entre 8°C e 11°C e máximas entre 23°C e 27°C.

Em São Gabriel a mínima ontem foi de 7,4°C, registrada no Jardim das Hortências, enquanto o Inmet teve mínima de 8,8°C. Já em Vila Nova do Sul a mínima no feriado estadual foi de 6°C. A máxima ontem foi de 20,3°C na estação do Instituto Nacional de Meteorologia e de 20,6°C no Jardim das Hortências.
Já hoje a mínima no Jardim das Hortências foi de 9,7°C, enquanto a estação do Inmet registrou temperatura de 9,1°C.
Previsão para São Gabriel: 

Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, NASA, ABC Color, Gustfront, WxBrasil

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Agora é vento e frio

A terça-feira foi marcada por tempestades forte e que trouxeram alagamentos, granizo e vento fortes sobre o Rio Grande do Sul. Além de uma série de danos e prejuízos, resultando em uma morte. Mas após a onda de tempo severo , um ciclone extratropical se forma no litoral uruguaio.
O sistema de baixa ao se aprofundar em valores de 986hPa favorece vento muito forte e intenso sobre o RS e Uruguai. No país cisplatino o vento já chegou aos 122km/h em Carrasco e na capital Montevidéu árvores foram derrubadas junto com outdoors e placas. A área uruguaia que chega ao Rio da Prata sofreu com os alagamentos causados pela Sudestada, quando o vento sofre desta direção representando as águas na foz do rio.
No Rio Grande do Sul, segundo a Metsul o vento pode chegar aos 140km/h no litoral. Até o momento as rajadas chegaram aos 102km/h em Bagé e aos 108km/h em Canguçu. Nas demais regiões do estado o vento sopra forte também e a circulação de nuvens do ciclone mantém o tempo fechado e sujeito a garoa.

Ciclone Extratropical na costa

Mar agitado em Montevidéu:


O ciclone vai impulsionar uma massa de ar seco e frio associada a um centro de alta pressão sobre o norte argentino. Amanhã a região da Campanha deve ter mínimas oscilando entre 8°C e 4°C e máximas entre 16°C e 22°C, com circulação de nuvens maior no setor leste da região. Os desfiles comemorativos do dia 20 de setembro na região não terão empecilhos que possam leva-los ao adiamento, apesar do vento que ainda sobre com ocasionais rajadas.
Já na sexta-feira a temperatura segue semelhante ao dia anterior, com máximas entre 17°C e 23°C, porém as mínimas seguem baixas oscilando entre 5°C e 8°C ao amanhecer na região.
---------------
Em São Gabriel desde ontem foram 121mm e somando os acumulados desde sábado, os últimos dias tiveram 169mm de acumulado. A temperatura pouco variou ontem, com mínima de 17,8°C e máxima de 20,2°C no Jardim das Hortências. Alguns pontos da cidade tiveram alagamentos ontem com a forte chuva que caiu:

Hoje a estação do Inmet registrou rajada de vento de 69,8km/h com a circulação do ciclone e a queda de temperatura já pode ser sentida.A própria estação Instituto Nacional de Meteorologia registrava 18,1°C a 1h da madrugada e em sua última atualização as 15h eram registrados 13,9°C.
Previsão para a cidade: 


Fonte : Mestul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Funceme, Nexsat, Meteobrasil.com

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Risco de tempo severo é alto nas próximas 48h

A chuva já vem caindo de forma quase constante nos últimos dias. Diversos locais do estado, principalmente do sul gaúcho já tem acumulados superiores a 50mm, a exemplo de Caçapava do Sul que tem desde sábado 61,8mm registrados pela estação local.
Nesta segunda-feira choveu forte em muitos locais do estado, com acumulado de 32mm em Rio Pardo. Uma forte célula de tempestade com refletividade condizente com granizo passou ao sul de São Gabriel, fazendo o dia virar noite (imagem abaixo de Marcelo Ribeiro), porém o acumulado na cidade foi de apenas 10,4mm.


As tempestades seguiram se deslocando para leste e sudeste. Em Santa Cruz do Sul o galho de uma árvore caiu sobre uma casa após um raio e houve registro de granizo em Rio Grande e Santa Maria. Na cidade de Jaguarão as nuvens cobriram rapidamente a região, fazendo o dia escurecer bastante, imagem abaixo de Jonas dos Santos.


Acumulados nesta segunda-feira:

O cenário meteorológico vai se deteriorar ainda mais nesta terça-feira com o deslocamento sobre o RS de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão.Neste momento o estado está sobre o ingresso de ar bastante quente transportado pelo Jato de Baixos Níveis, o que traz a temperatura de 27°C em 850hPa na última sondagem da Base Aérea de Santa Maria.
A mínima amanhã na região da Campanha deve oscilar entre 16°C e 19°C , com máximas entre 19°C e 21°C. Já na quarta-feira as mínimas na região ficam entre 10°C e 17°C as máximas oscilam entre 19°C e 22°C.
Em ambos os dias existe a chance de tempo severo sobre o Rio Grande do Sul, porém o maior potencial é para amanhã, quando a NOAA alerta para picos de até 125mm sobre a área central do estado. Outro fator que pode apresentar risco é a queda de granizo e o vento, a Metsul não descarta eventos bastante isolados de vento e até mesmo tornados.
Já na quarta-feira com a formação de um ciclone na costa, o maior potencial é para o vento forte no sul gaúcho, com rajadas que podem alcançar os 100km/h.

Em São Gabriel desde sábado foram 44mm, e máxima na cidade neste período foi de 23,9°C registrado no sábado na estação do Inmet. Nesta segunda-feira a estação do Inmet registrou variação de 18,7°C para 23,8°C. Já no Jardim das Hortências, a mínima foi de 18,6°C e a máxima de 23,5°C.
Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA , Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, De Olho no tempo, Zero Hora, SMN

sábado, 15 de setembro de 2012

Chance de tempo severo nos próximos dias

A máxima nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul se deu em Iraí, onde fez 31,8°C. Reflexo do ar quente que volta a ingressar de forma intensa sobre o Rio Grande do Sul. Mais uma vez a menor temperatura foi de  7,5°C em São José dos Ausentes, mas neste sábado as temperaturas não caem tanto e haverá chance de tempo severo no oeste e sul gaúcho.
Na região de Campanha as mínimas neste sábado, devem oscilar entre 15°C e 20°C, com máximas entre 29°C e 36°C. Alguns pontos da região mais próximos a área central do estado devem receber mais ar quente e consequentemente a temperatura deve se elevar mais, já outros locais próximos a região de fronteira podem ter núcleos de chuva desde a manhã.
No domingo as previsões tem indicado uma maior nebulosidade sobre o estado, com chuvas mais periódicas na região da Campanha, onde as mínimas devem oscilar entre 18°C e 23°C e as máximas entre 25°C e 29°C.
Já na segunda-feira o deslocamento de uma área de baixa pressão deve intensificar a chuva e os pico pode chegar aos 100mm/dia segundo a NOAA. Na região as mínimas ficam entre 17°C e 21°C com máximas variando entre 24°C e 29°C.

Para a região de Bagé, que está em racionamento a 8 meses, as projeções tem colocado picos de até 220mm nos próximos sete dias. O cenário que se instala a partir de amanhã no RS será de forte instabilidade, com a NOAA alertando para a a chance de tempo severo e altos acumulados de 100mm/dia entre domingo e quarta-feira. A Metsul também alerta para tempestades, que podem se formar de forma isolada amanhã, com potencial para provocar vento forte e granizo.
Abaixo discussão do HPC da NOAA, em espanhol;

---------------------------------
NOTA: NOSOTROS PREVEMOS UN PERIODO PROLONGADO CON CONVECCION
SEVERA Y PRECIPITACIONES FUERTES QUE AFECTARA EL ESTE DE SANTA
FE/ENTRE RIOS/CENTRO Y NORTE DE URUGUAY/SUR DE RIO GRANDE DO SUL
EN LOS DIAS 02 AL 06. PREVEMOS ACUMULACIONES GENERALIZADAS DE MAS
DE 30MM/DIA...CON MONTOS LOCALIZADOS EN EXCESO DE 100MM/DIA.
RIESGO DE INUNDACION ES ALTA

EN LA CORRIENTE DEL NORTE...VAGUADA EN EL PACIFICO SURESTE
ESPERAMOS QUE EVOLUCIONE A UNA BAJA CERRADA FUERA DE LAS COSTAS
DEL CENTRO/SUR DE CHILE. LOS MODELOS DIVERGEN SOBRE CUANDO ESTA
SE MOVERA A TRAVES DE LOS ANDES...TODAVIA CON EL UKMET Y EL ECMWF
FAVORECIENDO UNA PROGRESION MAS RAPIDA QUE LA DEL GFS. COMO UNA
VAGUADA SE MOVERA FRENTE A LA COSTAS DE CHILE FOCALIZARA EL JET
SUBTROPICAL A TRAVES DEL NORTE DE CHILE/URUGUAY/ESTADOS DEL SUR
DE DE BRASIL. EL FLUJO...PERPENDICULAR A LOS ANDES...MEJORARA LA
COMPRESION ADIABATICA A TRAVES DEL NOROESTE DE ARGENTINA. ESTO
FORTALECERA LA BAJA TERMICA/CALIENTE SOBRE JUJUY/SALTA-CHACO
PARAGUAYO. COMO EN LA SUPERFICIE LA BAJA SE PROFUNDIZA...UN JET
DEL NORTE DE 35-45KT SE DESARROLLARA A TRAVES DE LA SELVA DE
BOLIVIA/PARAGUAY AL CHACO ARGENTINO. ESTO...A SU VEZ...FAVORECERA
UN PATRON ADVECTIVO CALIDO/HUMEDO...CON TEMPERATURAS DE PUNTO DE
ROCIO EN LA CAPA LIMITE DE 18C A 21C EN LAS 36-144 POR HRS...Y
TEMPERATURAS DIURNAS DE MAS DE 30C A 35C EN LAS 66-114 HRS. ESTO
RAPIDAMENTE DESESTABILIZARA LA ATMOSFERA...CON INDICES DE
ESTABILIDAD DE LI ENTRE -8/-10 Y TTI ENTRE 54/56. ESTE ES UN
FUERTE INDICADOR DE TIEMPO SEVERO. PATRON ACTIVO DE ADVECCION DE
VORTICIDAD CICLONICA Y DE LA CAIDA EN ALTURA DE METROS
GEOPOTENCIALES BAJO LA FAVORABLE DINAMICA DEL JET EN
ALTURA...FAVORECERA LA CICLOGENESIS Y FRONTOGENESIS A TRAVES DEL
CENTRO DE ARGENTINA. PREVEMOS QUE EL FRENTE MIGRARA A TRAVES DEL
NORTE DE LA  PATAGONIA A LA PAMPA EN LAS 60 HRS  ENTONCES
GRADUALMENTE SE MOVERA A TRAVES DE URGUGUAY/ENRTE RIOS A MENDOZA
EN ARGENTINA...MOVEINDOSE SOBRE ESTA REGION EN LAS 72-108 HRSW.
ESTE FRONTERA SERA EL CENTRO DEL FOCO DE CONVERGENCIA DE
HUMEDAD...Y BAJO LA FAVORABLE DINAMICA DEL JET/AFLUENCIA DE
VORTICIDAD CICLONICA EN NIVELES MEDIO/ALTO...ES PROBABLE QUE
FAVORECERA A LA GENERACION DE UN SCM A TRAVES DE ENTRE
RIOS-URUGUAY-RIO GRANDE DO SUL EN BRASIL. ESTA SITUACION ES
MOTIVO DE ESPECIAL PREOCUPACION...DEBIDO A QUE HABRA VARIAS
RONDAS SEVERAS DE FUERTE CONVECCION Y LLUVIAS INTENSAS QUE
PREVEMOS SOBRE UNA MISMA REGION QUE SE EXTIENDE DESDE EL ESTE DE
SANTA FE EN ENTRE RIOS/CENTRO-NORTE DE URUGUAY Y EL SUR DE RIO
GRANDE DO SUL. LA ZONA MAS FAVORABLE PARA EL DESARROLLO
CONVECTIVO SE EXTIENDE A TRAVES DEL NORESTE DE
ARGENTINA...MIENTRAS LAS PRECIPITACIONES MAS FUERTES SE
EXTENDERAN CERCA Y AL ESTE DE ESTA REGION. SE ESPERA QUE LA
CONVECCION MAS INTENSA OCCURRA DE 42 A 60 HORAS...LO QUE
PRODUCIRA ACUMULACIONES DE 30 A 60 MM/DIA. ESTAS SE INCREMENTARAN
RAPIDAMENTE A 50-100MM/DIA PARA 60-84 HORAS. SE ESPERA QUE EL
MAYOR POTENCIAL PARA TORMENTAS INTENSAS Y PRECIPITACIONES FUERTES
SE DE DE 84 A 108 HORAS...CUANDO SE ESPERAN ACUMULACIONES DE 75 A
125 MM/DIA. POSTERIORMENTE SE ESPERA UNA DISMINUCION GRADUAL DE
LA PRECIPITACION SEGUN UNA NUEVA REGION DE CONVECCION SE
DESARROLLA SOBRE LA PAMPA/PROVINCIA DE BUENOS AIRES EN RESPUESTA
A LA LLEGADA DE LA VAGUADA EN NIVELES MEDIOS/ALTOS. ESTA ES UNA
SITUACION POTENCIALMENTE PELIGROSA CON ALTO RIESGO DE
INUNDACIONES...SEGUN VARIAS RONDAS DE PRECIPITATIONES INTENSAS SE
ESPERAN EN UN MISMO AREA. 
---------------------------------


Previsão de chuva para 7 dias do modelo GFS da NOAA

Em São Gabriel a sexta-feira teve vento nordeste e uma elevação de temperaturas mais acentuada ao longo dia. A manhã começou com 13,9°C no Jardim das Hortências e nas estação do Inmet. Nos dois pontos a variação da máxima se deu por poucos décimos, com registro de 28,2°C no Inmet e de 27,3°C no Jardim das Hortências.
Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground, MetUruguay

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dias amenos, mas mudança a vista

Durantes os últimos dias o estado do Rio Grande do Sul tem tido muita variação de nuvens e temperaturas amenas, mas já está sendo prevista uma mudança neste atual padrão.
Nesta quarta-feira a mínima do RS ocorreu em São José dos Ausentes, com 8,9°C. Mas a tarde deve ser mais quente que a de terça-feira, já fazendo 24°C em Uruguaiana e 24,7°C em São Gabriel neste momento.

A região da Campanha deve ter mais um amanhecer ameno amanhã segundo as previsões, com mínimas entre 8°C e 14°C e máximas entre 19°C e 25°C, sem tendência de chuva e com apenas nuvens em parte da região. Já na sexta-feira as mínimas na região ficam entre 10°C e 15°C com máximas entre 23°C e 30°C, mas apesar do aquecimento a chance de chuva é pequena.

Já no final de semana as previsões tem indicado ar muito quente avançando em direção ao Rio Grande do Sul. Segundo a Metsul existe a chance de tempestades severas a partir de sábado, em um cenário muito instável pode se prolongar até a metade da próxima semana. Algumas projeções tem mostrado inclusive altos acumulados para o sul gaúcho e território uruguaio nos próximos sete dias.

Modelo GFS da NOAA, mostra 25°C em 850hPa (1500m)

A terça-feira começou amena em São Gabriel, com mínima de 11°C nas duas estação monitoradas na cidade, já a máxima ficou em torno dos vinte e um graus, com 21,2°C no Jardim das Hortências e 21,4°C no Inmet.
Nesta quarta-feira não foi diferente com mínimas amenas, 14,3°C no Inmet e de 14,7°C no Jardim das Hortências. Porém esta tarde tem uma meno presença de nuvens, favorecendo os micro-climas, com diferença chegando a 1°C nos dois pontos da cidade.
Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Após chuva e tempestades, tempo melhora

O feriado de Independência do Brasil teve chuva no final da tarde na região da Campanha. Em São Gabriel a estação do Jardim das Hortências teve 10,2mm e Vila Nova do Sul teve 15mm com a  formação de uma nuvem-funil (imagens amanhã no blog). No final de semana a frente fria permaneceu estacionada sobre o estado, vindo a se intensificar no domingo com o ingresso de ar frio, se deslocando para norte nesta segunda-feira.

Núcleos de chuva forte eram registrados pelo radar na noite de ontem:


Nas últimas 24 horas, o maior acumulado no estado eram os 74mm de Soledade, porém em Santa Catarina na cidade de Timbé do Sul o acumulado era de 94mm. Em São Gabriel desde a noite de domingo, foram totalizados 9,4mm de chuva. Mas se no RS a chuva fazia falta, tendo Iraí registrado o agosto mais seco desde a década de 30, a Argentina tem enchentes em suas províncias centrais.
Muitos locais do país vizinho tiveram quase o dobro da precipitação esperada para todo mês, em um período curto de tempo. Levantamentos indicam que as precipitações deixaram entre 3 e 10 milhões de hectares submersos.A causa de tanta chuva foi a presença constante de um bloqueio atmosférico sobre o Brasil que impedia o avanço de sistemas frontais. E na última semana ainda choveu forte no país vizinho com acumulados maiores que 100mm na província de Entre Rios, onde Feliciano teve 106mm.
Foto de Pehuajo que até agosto já tinha alcançado todo o esperado para o ano:



No Rio Grande do Sul o ar mais frio avança amanhã para a região da Campanha, onde as mínimas devem ficar entre 8°C 12°C, com máximas entre 17°C e 23°C, porém ainda haverá a presença de nuvens. Já na quarta-feira as mínimas na região devem ficar entre 8°C e 13°C com máximas entre 20°C e 25°C.Na segunda metade da semana, estão sendo previstos aquecimento e novo período instável.

Previsão do Cptec para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Gustfront, SMN, Clarin, Tormentas de Buenos Aires

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

500° Post - Calor no Brasil central e instabilidade no sul

O Brasil central está literalmente ''torrando'', esta terça-feira já foi o terceiro dia com temperaturas acima dos 40°C. Na segunda-feira Cáceres já tinha alcançado 41,3°C em sua estação automática e nesta terça-feira a temperatura chegou a 41,3°C na estação convencional de Cuiabá, a maior temperatura desde 17 de setembro de 2010.
E as previsões não indicam temperaturas mais baixas, e sim mais aquecimento a partir do final de semana. Com projeções colocando até 43°C no oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Algumas máximas ontem no Centro-Oeste:
  • 40,5°C - Cáceres (MT)
  • 40,8°C - Corumbá (MS)
  • 40,8°C - Gleba Celeste (MT)
  • 40,7°C - Pe. Ricardo Remetter (MT)
  • 40,4°C - Nhumirim (MS)
  • 40,1°C - Cuiabá (MT)
  • 40,1°C - Vila Bela S. Trinidade (MT)
  • 40,0°C - Porto Estrela (MT)
  • 40,0°C - Diamantino (MT)
  • 39,8°C - Aragarças (GO)
  • 39,0°C - Porto Murtinho (MS)
  • 38,9°C - Pontes de Lacerda (MT)

No Rio Grande do Sul a temperatura se eleva mais nesta quarta-feira com o ingresso de ar mais quente. Nada de muito intenso em comparação com a região Centro-Oeste, mas com previsão de temperatura acima dos 30°C no noroeste do estado.
O amanhecer foi de frio na Serra Gaúcha, onde foram registrados 5,5°C em São José dos Ausentes, a menor temperatura do dia no estado.Enquanto Uruguaiana teve mínima de 17,3°C, Torres no litoral teve temperatura mínima de 10,1°C.

A Campanha e a região de fronteira com o Uruguai  podem ter chuva localmente forte ao longo desta quarta-feira com a aproximação de uma frente fria. Na quinta-feira a instabilidade ainda perdura na região com a aproximação de uma área de baixa pressão que também provocará chuva nas regiões citadas. A temperaturas mínima na região amanhã deve oscilar entre 13°C e 18°C com máximas entre 21°C e 27°C.
Na sexta-feira ar bastante quente ingressa junto ao Jato de Baixos Níveis e a Metsul não descarta temperatura de até 36°C no estado. As mínimas na região da Campanha devem variar entre 14°C e de 19°C. As precipitações maiores devem ocorrer na região de Uruguaiana com picos de até 40mm.

Jato de Baixos Níveis será intenso conforme as previsões:

São Gabriel teve máxima ontem de 24,8°C na estação local do Inmet, temperatura está que não deve se repetir hoje devido a chuva e a nebulosidade. O amanhecer desta quarta-feira teve temperatura de 15,3°C no Jardim das Hortências e de 15,7°C na estação do Inmet, uma pequena diferença de temperatura.
Previsão para a cidade:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, WxBrasil, De Olho no Tempo, Weather Wunderground

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Após refresco volta a esquentar

O domingo foi de temperatura alta no Rio Grande do Sul, mas no final da tarde o vento virou e a temperatura declinou mais principalmente na Campanha. A mínima do estado nesta segunda-feira foi de 8°C em Bagé e na cidade até o momento a máxima foi de 18,9°C. Até o momento a máxima do estado é de 27,7°C em Frederico Westphalen.

MÁXIMAS DE DOMINGO NO RS:
  • 32,9ºC - Santa Rosa (estação particular)
  • 32,3ºC - São Borja
  • 31,6ºC - Uruguaiana 
  • 31,3ºC - São Luiz Gonzaga
  • 30,9°C - São Gabriel
  • 30,7°C - São Leopoldo
  • 30,5°C - Alegrete
  • 30,1°C - Quaraí

Se no Rio Grande do Sul a temperatura cedeu com a passagem de uma frente fria pelo mar, na região Centro-Oste do Brasil a temperatura segue bastante alta. Na última atualização da estações do Inmet, já fazia 40,5°C em Cáceres e 39,9°C em Vila Bela S. Trinidade, ambas cidades no estado do Mato Grosso. As previsões porém não são boas para a região que deve ficar mais uma semana com temperaturas bastante altas, um fator preocupante pois a região é que mais registra queimadas no Brasil neste inverno.


No Rio Grande do Sul o tempo seco predomina hoje e amanhã. A temperatura mínima na região da Campanha amanhã deve variar entre 8°C e 12°C com máximas entre 23°C e 29°C. 
Já na quarta-feira a instabilidade aumenta na fronteira com o Uruguai e sul do estado, devido a aproximação de uma frente fria que deve se formar amanhã sobre a Argentina. As mínimas na região deve oscilar entre 13°C e 17°C com máximas entre 23°C e 30°C.

O vento leste tem soprado com rajadas hoje em São Gabriel, no Jardim das Hortências a rajada máxima registrada foi de 35,4km/h. A temperatura mínima foi de 11,5°C no Jardim das Hortências e na estação do Inmet, já as máximas foram de 21,3°C no Jardim das Hortências e de 21,9°C no Inmet.
Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, INMET, Cptec/Inpe, Meteoblue, Weather Wunderground
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...