Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tormentas afetam países vizinhos

A convecção severa que se iniciou na quarta-feira na Argentina foi responsável por provocar danos nas províncias do centro argentino. Na cidade de Córdoba, capital da província de mesmo nome, pode ter sido registrado um tornado na noite quarta nas proximidades do centro urbano. Alguns galpões foram destelhados e árvores e postes caíram com o vento.

Na mesma província de Córdoba as tempestades reservaram a Leones uma rara formação de nuvens mammatus na América do Sul, onde as ''mamas'' ficaram bem definidas no céu.

Porém a convecção sobre a Argentina foi se organizando e acabou dando origem a um CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala), um intenso aglomerado circular de nuvens convectivas comum na primavera das áreas subtropicais e que pouco havia se formando nos últimos anos. O CCM geralmente permanece ativos por várias horas no período da noite, porém ontem o sistema permaneceu ativo e intenso durante todo dia, levando tempo severo ao Paraguai e somente perdendo força na madrugada desta sexta-feira.



O Paraguai ontem sofreu com a chuva e os efeitos do Complexo Convectivo de Mesoescala, a capital do país encerrou o dia com chuva acumulada de 170mm. Diversas área ficaram sem luz, ruas alagadas,árvores tombaram, duas pessoas desapareceram e uma morreu na passagem das tempestades pelo Paraguai.

Chegada da chuva em Assunão, por Alberto Paz:

O sistema de tempestades que se formou sobre a Argentina se fortaleceu com o ingresso de umidade pelo Jato de Baixos Níveis, bloqueando assim o deslocamento deste para as províncias centrais da Argentina, onde uma frente fria se deslocava. No entanto as previsões que indicavam uma frente fria intensa acabaram mudando e os atuais prognósticos colocam um sistema frontal fraco avançando sobre o RS, mas com capacidade de provocar temporais bastante isolados.
Amanhã a região da Campanha deve ter um começo de dia com temperaturas entre 19°C e 22°C, ao longo do dia existe a chance de chuva isolada e as temperaturas máximas oscilaram entre os municípios conforme a cobertura de nuvens, porém as previsões colocam marcas entre 28°C e 32°C.
No domingo o ar seco influencia o tempo e sol aparece com poucas nuvens e as mínimas na região são previstas entre 14°C e 18°C, pela tarde com máximas entre 29°C e 32°C. Na segunda-feira a temperatura se eleva novamente e o oeste do estado pode ter calor de 36°C pelas atuais previsões.

Previsão para São Gabriel:


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 29,8°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 21,3°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 72% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 41% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 39,9km/h (Estação do Inmet)  

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN, Abc Color, Meteobrasil, WxBrasil

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tempestades isoladas chamaram a atenção ontem

A formação de tempestades isoladas ontem proporcionou belas imagens no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com o registro de granizo e até mesmo de uma nuvem-funil, sendo que no Paraná também ocorreram tempestades que trouxeram granizo isolado e chuva forte.

Granizo em Barracão-RS, por Rafael Keche da Rosa:

Granizo em Lages-SC, por Milton Barão:

Nuvem-funil em Pirajuí-SP, por Fernando Fiala:

A terça-feira foi de calor e baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul, o principal fator para a formação de convecção isolada. Já na área mais central do país a presença de advecção de umidade amazônia foi um dos principais fatores para a formação de tempestades, como a que formou um funil sobre Pirajuí. 

MÁXIMAS NO RS ONTEM:
  • 34,0°C - Santa Rosa (Estação Particular)
  • 33,9°C - São Gabriel
  • 33,4°C - Alegrete
  • 33,3°C - Quaraí
  • 33,1°C - Uruguaiana
  • 33,0°C - Porto Alegre
  • 32,9°C - São Luiz Gonzaga
Nesta quinta-feira o dia deve começar com temperaturas entre 17°C e 21°C na região da Campanha, com máximas entre 30°C e 34°C, apesar de algum pontos terem cobertura maior de nuvens. Em território argentina pode ocorrer tempo severo conforme as previsões, com o ingresso do Jato de Baixos Níveis associado a presença de uma área de baixa pressão.
Já na sexta-feira a NOAA alerta para o potencial particularmente alto para tempo severo na Argentina e que pode afetar o Uruguai e o sul do Brasil, o tempo severo se dá a formação de uma linha de instabilidade sobre o território do país vizinho. Na região da campanha as mínimas entre 17°C e 22°C e máximas entre 24°C e 29°C, podendo chover a qualquer momento do dia.

Previsão para São Gabriel-RS:

SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 33,9°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 18,0°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 72% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 19% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 24,4km/h (Estação do Imnet) 

Fonte : Metsul, NOAA, De Olho no Tempo, Cptec/Inpe, Inmet, Ogimet, WxBrasil, Meteobrasil

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Final de semana de funis e trombas d'água no Uruguai

Uma série de trombas d'água e nuvens funil surgiram no céu do Uruguai no último sábado. Pelo menos quatro funis tocaram o território uruguaio, num cenário atmosférico propiciado pelo avanço de ar mais frio e maior presença de umidade associado a um Oceano Atlântico mais quente.

Nuvem funil em Ciudad del Plata, no sul uruguaio:

Tromba d'água no Rio da Prata em Montevidéu:

O domingo começou com temperatura mais baixa no Rio Grande do Sul, inclusive com registro de 5,6°C em estação particular na cidade de Canela. No entanto a temperatura volta a subir no Rio Grande do Sul neste segunda-feira e já nesta terça-feira podem ocorrem pancadas muito isoladas de chuva.
Amanhã na região da Campanha as temperaturas mínimas devem oscilar entre 13°C e 18°C, com máximas entre 29°C e 34°C. Segundo as previsões podem ocorrer pancadas bastante isoladas na parte oeste da região principalmente, com muitas nuvens no céu. 
Já na quarta-feira as previsões tem indicado uma maior elevação das mínimas na região, oscilando entre 17°C e 21°C.Pela tarde o calor ganharia força com máximas entre 30°C e 36°C e podem voltar a ocorrer pancadas isoladas de chuva. O calor só deve ceder com o avanço de uma nova frente fria que avança no final da semana e que mais uma vez pode ocasionar tempo severo.

Previsão do Cptec para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, WxBrasil, BCP Salto

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tempestades em dia de calor

Mais uma vez a temperatura subiu rapidamente sobre o Rio Grande do Sul, num quadro pré-frontal que gerou inclusive tempestades danosas. Em Campo Bom os 39,1°C foram a maior temperatura registrada na cidade no mês de novembro desde 2005, inclusive cidades do centro-sul do estado que tiveram a presença do vento leste alcançaram temperaturas altas, como Bagé onde o aeroporto indicou 36°C.

Máximas ontem no RS:
  • 39,8°C - Santa Cruz do Sul (Estação Particular)
  • 39,7°C - Lajeado (Estação Particular)
  • 39,1°C - Campo Bom
  • 38,8°C - Teutônia
  • 38,3°C - Santa Rosa (Estação Particular)
  • 37,4°C - São Gabriel
  • 37,3°C - Alegrete
  • 37,0°C - São Leopoldo (Estação Particular)
Um forte temporal acabou se abatendo pela tarde em Candelária, com rajadas intensas de vento algumas casas foram destelhadas e inclusive a antena de uma rádio local foi derrubada. Uma outra intensa célula de tempestade que alcançou 70dBz (decibéis) na taxa de refletividade do radar de Santiago, acabou atingindo a cidade de Bagé na região da Campanha, tendo a estação local do Inmet registrado vento de 77km/h.

Em São Gabriel a advecção de ar quente e úmido proporcionou a formação de tempestades no arredor da cidade, das quais uma em especial apresentou rotação, que é uma das características das supercélulas. Abaixo a imagem da formação da tempestade e o vídeo acelerado onde fica clara a rotação da célula de tormenta:





Nesta sexta-feira que começou com mínimas altas, entre 18°C e 21°C, existe a chance de chuva isolada em grande parte do estado gaúcho com a presença de um sistema frontal sobre a região. No entanto amanhã a chance de chuva se concentra sobre a Serra e Norte gaúcho, com tempo abrindo na região da Campanha, que deve começar o dia com temperaturas entre 13°C e 17°C. Pela tarde as máximas também serão influenciadas pelo ingresso de ar frio, não ultrapassando os 28°C na região.
O domingo começa com temperatura mais baixa na região segundo as previsões, com mínimas entre 9°C e 14°C. O tempo fica seco e as máximas oscilam entre 24°C e 29°C.
Previsão para São Gabriel:

SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 37,4°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 18,6°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 95% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 34% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 48,9km/h (Estação do Imnet)


Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Projeto Chuva, Metsul, WxBrasil, Ogimet

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pancadas isoladas e calor

No Rio Grande do Sul a segunda-feira está sendo de quente úmida, o que aumenta a sensação de abafamento. Pois este cenário associado a um cavado favorece a formação de núcleos de chuva na região de São Gabriel, desde Rosário até Vila Nova do Sul.

Radar indica precipitação na região:

Amanhã no entanto a chance de pancadas diminui e o calor ganha força na região da Campanha, com mínimas entre 16°C e 21°C e máximas variando entre 29°C e 34°C. Já na quarta-feira o tempo fica mais seco no RS e uma frente fria se ativa sobre o centro argentino podendo causar tempo severo no território ''hermano''. Sobre solo gaúcho a temperatura mínima fica entre 14°C e 19°C, porém pela tarde esquenta bastante e as máximas oscilam entre 30°C e 36°C.Entre quinta e sexta-feira a frente fria avança sobre o estado, podendo ocasionar chuva forte e temporais pelas atuais previsões. 
Previsão do Cptec para São Gabriel:

SÃO GABRIEL HOJE:
  • Temperatura máxima : 31,1°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 17,9°C (Jardim das Hortências)
  • Umidade máxima : 98% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 52% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 77,4km/h (Estação do Imnet)


Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Redemet, Ogimet, WxBrasil, Metsul, Meteobrasil

Tempestades fortes trazem tempo severo ao RS

Um domingo de muito calor no Rio Grande do Sul antecedeu a formação de intensos núcleos convectivos que resultaram em tempestades pelo centro-sul gaúcho. A circulação atmosférica em altos níveis e a presença de um cavado em superfície permitiram a formação de tempestades na fronteira com a Argentina e Uruguai e que se intensificaram bastante sobre território gaúcho.

Máximas no domingo:
  • 36,9°C - Santa Rosa (Estação Particular)
  • 35,5°C - Vila Nova do Sul (Estação Particular)
  • 35,0°C - Uruguaiana
  • 34,8°C - Santa Cruz do Sul (Estação Particular)
  • 34,8°C - São Gabriel
A primeira tempestade a ingressar no estado se formou por volta das 18h no oeste uruguaio e conforme se deslocava para nordeste ia ganhando intensidade. Nas horas que seguiram pela noite de domingo se formou uma intensa linha de instabilidade que levou temporais a diversas cidades da campanha gaúcha.
Segundo a CEEE 15mil pessoas ficaram sem energia com os temporais em todo estado, porém a cidade mais atingida foi Cacequi onde postes e árvores caíram e 100 casas ficaram danificas no município. Em São Pedro do Sul, na região central, uma casa foi destelhada e Barra do Quaraí, no sudoeste do estado, teve árvores tombadas com a força do vento.  

Destalhamento em universidade de Cacequi permitiu que a chuva danificasse eletrônicos

Em Barra do Quaraí árvores e 100 postes tombaram com o vendaval:



Em São Gabriel onde o vento chegou aos 77,4km/h um supermercado teve parte do telhado arrancada com vento forte que veio acompanhado de chuva intensa e queda isolada de granizo. Na Terra dos Marechais a chuva totalizou 25,6mm na estação de monitoramento do bairro Jardim das Hortências.

Algumas árvores caíram em São Gabriel. Imagem de Gabriela Machado.

Na cidade vizinha de Rosário do Sul que ficou sob o mais intenso núcleo convectivo, várias árvores foram derrubadas no interior. Já na cidade a estação meteorológica do Climarosul indicou vento de 50km/h. 

As imagens do radar de Santiago na noite de ontem impressionavam, dois núcleos muito fortes quase chegaram a escala máxima de decibéis no campo de refletividade, que inclusive era condizente com granizo grande em algum pontos. Por ser um área pouco povoada os registros são mais escassos e são concentram na área urbana, porém o interior de municípios como Lavras e Rosário do Sul pode ter enfrentado tempo bastante severo.


Fonte : REDEMET, G1, Zero Hora, Correio do Povo, Defesa Civil, Brigada Militar, RBSTV

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Final de semana com aquecimento

A temperatura bem se elevando aos poucos no Rio Grande do Sul e nos últimos dias ocorreram pancadas de chuva em diversas áreas do estado, o que pode voltar a se repetir no final de semana. No entanto nos próximos dias as previsões não tem indicado um sistema sinótico capaz de trazer chuva generalizada e de maior intensidade.

 Modelo da NOAA tem indicado precipitação no domingo:

Na região da Campanha a mínima amanhã deve ficar entre 13°C e 18°C, porém pela tarde a cobertura de nuvens mantém as temperaturas entre 26°C e 31°C. Já no domingo a aproximação de uma frente fria e a temperatura mais alta possibilitam a formação de nuvens convectivas que podem trazer pancadas de chuva, na região o dia começa com marcas entre 15°C e 19°C e pela tarde as temperaturas oscilam entre 26°C e 32°C. Na segunda-feira as projeções tem indicado um dia quente e com chance de chuva isolada pela interação da umidade com o calor e deslocamento de um sistema frontal, na região da Campanha as temperaturas pelo amanhecer devem oscilar entre 16°C e 21°C com máximas variando entre 27°C e 33°C, conforme os municípios.

Previsão do Cptec para São Gabriel:

SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 29,6°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 14,5°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 89% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 31% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 37,4km/h (Estação do Imnet)
Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, Ogimet, Metsul, Meteobrasil

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Nuvens e chuva isolada na quarta-feira

A presença de uma cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios da atmosfera serviu como reforço para convecção isolada, que provocou chuva em alguns pontos da região nesta última quarta-feira. O radar de Santiago detectou principalmente núcleos de chuva sobre o município de São Gabriel, onde pela tarde foi visível um arco-íris.

No entanto a instabilidade diminui neste feriado e a temperatura assim sobe mais com a presença do sol que brilha por mais tempo. A temperatura nesta quinta-feira pela tarde deve oscilar entre os 24°C e 28°C na região.
Confira a previsão para São Gabriel:

Em São Gabriel o vento ainda sopra com rajadas de leste, reflexo de um centro de alta pressão sobre o oceano e que tem influenciado nas mínimas. Hoje o dia começou com 15,2°C no Jardim das Hortências e com 14,5°C na estação local do Inmet.

Fonte: Metsul , Cptec/Inpe, Inmet, NOAA

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Muitas nuvens e temperatura amena

A frente fria passou pelo Rio Grande do Sul no sábado, trazendo chuva forte e isolada principalmente para a faixa central do estado. Apesar da pouca duração os acumulados na região foram 13mm em São Gabriel, 12mm em Vila Nova do Sul. Em Santa Maria não foi diferente e a estação local do Inmet apontou 12,6mm.
Se neste domingo ainda fez calor sobre o território gaúcho, nesta segunda com o vento sudeste e ar mais frio a temperatura não sobe tanto, com temperaturas amenas neste final de tarde. A sensação térmica no entanto é mais baixa com as rajadas de vento que atingem grande parte do Rio Grande do Sul e que são responsáveis por transportar umidade do mar.

Muitas nuvens sobre o RS neste começo de semana:

Amanhã a chance de garoa diminui ficando restrita a faixa leste e parte da Serra e do Sul do estado segundo as previsões. A região da Campanha terá um começo de dia com temperaturas entre 9°C e 14°C e uma tarde amena com máximas entre 22°C e 26°C.
Já na quarta-feira as mínimas oscilam entre 9°C e 13°C na região e o vento passa a soprar de leste, no entanto as máximas ficam entre 22°C e 28°C. Nos próximos dias não há previsão de chuva segundo os principais institutos de meteorologia, mantendo assim a tendência apresentada no começo do mês, de um novembro bastante seco.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN, INTA, Ogimet, WxBrasil

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Frente fria se aproxima e esquenta mais

Células de tempestade com forte intensidade se formaram junto a frente fria ontem sobre a Argentina. Algumas células apresentaram refletividade elevada e condizente com granizo nas imagens do radar de Anguil, mas até o momento não há informações de danos.

Imagem de Matias Emanuel de tempestade na província de La Pampa:

Como já dito a frente fria chega mais fraca sobre o Rio Grande do Sul, com previsões indicando acumulados irregulares e baixos.O sábado deve começar com mínimas entre 19°C e 24°C na Campanha Gaúcha, com máximas oscilando entre 25°C e 30°C e chance de chuva a qualquer momento que segundo a Metsul pode vir forte em pontos isolados.
No domingo mínimas entre 14°C e 18°C e máximas entre 20°C e 26°C na região e segundo as previsões existe a chance de chuva isolada e a cobertura de nuvens deve ser variável. A segunda no entanto deve ter um amanhecer mais frio com mínimas entre 8°C e 13°C, no entanto a temperatura não sobe tanto pela tarde e existe a chance de chuva a qualquer hora do dia devido a circulação de umidade do mar, as máximas pelas previsões oscilam entre 20°C e 24°C na região.
Previsão para São Gabriel:

A tarde desta sexta-feira é marcada pelo calor no Rio Grande do Sul. São Gabriel hoje teve mínima de 22,4°C nos dois pontos de medição, figura novamente entre as temperaturas mais altas do estado até o momento:

36,9°C - Santa Cruz do Sul (Estação Particular)
35,3°C - São Gabriel
35,2°C - Santa Maria
34,5°C - Teutônia
34,4°C - Porto Alegre (Metroclima)
33,6°C - Rio Pardo
33,5°C - Santa Rosa (Estação Particular)
33,3°C - Quaraí

Fonte : Inmet, Cptec/Inpe, NOAA, SMN, Gustfront, Metsul, Ogimet

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Caro diminui no final de semana com chegada de frente fria

Uma nova frente fria começou a ativar sobre o território argentino nesta tarde de quinta-feira, o sistema deve  ganhar intensidade e velocidade pela noite, com o vento Pampeiro em sua retaguarda. A NOAA cita a chance de tempo severo, que pelas previsões dos centros sul-americanos podem ser fortes e localmente intensos.

O ingresso de ar quente no entanto segue sobre o Rio Grande do Sul, que no momento tem cidades com temperatura superior aos trinta e três gruas, caso de São Gabriel (33,2°C) e Santa Maria (33,3°C). A temperatura só não se elevou tanto também no noroeste do estado devido a cobertura de nuvens, tendo ontem sido registrada a máxima de 37,1°C em estação particular na cidade de Santa Rosa.

Enquanto a frente fria não vem, a sexta-feira deve começar com temperatura entre 19°C e 23°C na região da Campanha, com máxima oscilando entre os 29°C e 34°C e chance de chuva isolada pela tarde, mas que pode atingir as localidades de fronteira pela noite. Já para o sábado as previsões tem indicando ainda mínimas mais altas, porém com máximas mais baixas e chance de chuva em grande parte do dia. A próxima semana deve ter uma queda de temperaturas na parte da manhã segundo as atuais previsões, porém nada fora do comum para a época do ano.
Previsão para São Gabriel: 

São Gabriel mais uma vez tem registrado calor e tem figurado entre as máximas do estado, ontem a máxima da cidade foi de 35,4°C no Jardim das Hortências e sob umidade 30%. O dia começou com 22,4°C no Jardim das Hortências e a cobertura de nuvens altas do tipo cirrus tem impedido que a temperatura se eleve mais, mas mesmo assim no momento a temperatura na cidade é de 33,2°C e devido a umidade de 45% a sensação de calor é maior.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Link, Ogimet, SMN, Meteobrasil

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Calor volta ao Rio Grande do Sul em período seco

O mês de novembro começou bem diferente que seu o antecessor, com sol e tempo seco. Para as pessoas que estavam estranhando os poucos dias de calor para a época do ano, a notícia é de que ele retorna forte nesta semana.Segundo a Metsul a Argentina e o Paraguai podem ter locais com temperaturas próximas aos 40°C e sobre o território gaúcho as máximas neste semana devem variar entre 33°C e 38°C.

Nesta tarde de segunda-feira em que mesmo como o vento a temperatura tem se elevado sobre o RS, começa a funcionar em Santa Maria o Projeto CHUVA do Cptec.Em parceria com o INPE, UFSM, UFPEL e profissionais de outros países, o projeto busca registrar dados e informações sobre sistemas convectivos e tempestades que venham a se formar em um período até 15 de dezembro. A plataforma de dados está baseada em um radar meteorológico, estações meteorológicas, modelos de alta resolução e radiossondagens.
Radar meteorológico do projeto em Santa Maria

Na região da Campanha a temperatura amanhã deve variar entre 15°C e 19°C no amanhecer e máximas entre 29°C e 35°C. Durante o dia o sol predomina com poucas nuvens, conforme as previsões.
Já na quarta-feira as mínimas na região da Campanha oscilam entre 16°C e 21°C e máximas entre 30°C e 35°C. Segundo as previsões o calor só cede no final de semana com a passagem de uma frente fria que deve trazer tempestades para a Argentina e que ao avançar sobre o RS deve perder força.
Previsão para São Gabriel:

O ar seco favoreceu uma grande variação de temperatura na sexta-feira em Vila Nova do Sul, que teve mínima de 11°C e máxima de 30°C. Neste começo de semana a umidade ainda segue baixa, com atuais 30% em São Gabriel nesta tarde de segunda-feira. Na cidade a mínima no Jardim das Hortências foi de 17,7°C enquanto no Inmet o menor registro foi de 16,6°C.

Fonte: Metsul, Cptec/INPE, UFSM, Ogimet, Inmet, Meteobrasil,NOAA

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ar seco predomina e começa a aquecer

O Rio Grande do Sul teve um mês de outubro com chuva muito acima da média em grande parte do território, somente em São Luiz Gonzaga foram 454mm, mais que o dobro da média histórica que é de 197mm. Já São Gabriel teve 321mm de chuva neste mês que terminou ontem, sendo que a média história era de 158mm, metade do que choveu.
No entanto os próximos dias reservam a presença de sol e amanhecer com temperaturas agradáveis e tardes quentes. Segundo a Metsul o mês de novembro está sujeito a ter temperaturas bastante altas e pelo menos três períodos de chuva.

 Imagem de satélite da tarde de hoje mostra Rio Grande do Sul com poucas nuvens

Enquanto isto o Brasil central ''ferveu'' nestes últimos dias, centenas de cidades e localidades no sudeste, sul e centro-oeste brasileiros registraram temperaturas acima dos 36°C, com destaque para as temperaturas abaixo registras na terça-feira (30). A temperatura somente declinou em alguns estados com a passagem de uma frente fria que trouxe tempo severo.
  • 40,0°C em Bom Jesus da Lapa (BA) (METAR)
  • 40,0°C em José Bonifácio (SP) (Inmet)
  • 40,0°C em Presidente Prudente (SP) (METAR)
  • 40,0°C em Ribeirão Preto (SP) (METAR)
  • 40,1°C em Ibotirama (BA) (Inmet)
  • 40,1°C em Sacramento (MG) (Particular)
  • 40,3°C em Corumbá (MS) (Fazenda Nhumirim – Inmet)
  • 40,3°C em Três Lagoas (MS) (Inmet)
  • 40,4°C em Cassilândia (MS) (Inmet)
  • 40,4°C em Jales (SP) (Inmet)
  • 40,5°C em Tietê (SP) (Particular)
  • 40,6°C em São Simão (GO) (Inmet)
  • 41,0°C em Corumbá (MS) (METAR)
  • 41,0°C em Piracicaba (SP) (Particular)
  • 41,2°C em Votuporanga (SP) (Inmet)
  • 41,3°C em Valparaíso (SP) (Inmet)
  • 41,8°C em Ribeirão Preto (SP) (Jardim Recreio – Particular)
  • 42,6°C em São José do Rio Pardo (SP) (Particular)
  • 42,8°C em Barra Bonita (SP) (Vector News – Particular)
  • 42,8°C em Corumbá (MS) (Inmet)


As previsões estão indicando um aquecimento maior a partir do final de semana, sendo que amanhã no feriado a região deve ter mínimas devem ficar entre 10°C e 17°C, com máximas entre 27°C e 32°C. Já no sábado as mínimas ficam entre 11°C e 17°C com máximas entre 28°C e 33°C.
No domingo a região da Campanha deve ter mínimas entre 12°C e 18°C e máximas entre 30°C e 34°C. Neste período de feriadão o sol predomina com poucas nuvens no céu. 


Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, De Olho no Tempo, Ogimet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...