Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dia de fevereiro mais frio em pelo menos seis anos

A massa de ar frio e bastante seco mostro todo seu potencial hoje. Em São Gabriel a mínima de 9,5°C ,registrada na estação meteorológica do Inmet, é o menor registro em um mês de fevereiro desde a instalação da mesma na cidade em 2007, superando o recorde anterior de 11,1°C em  25 de fevereiro de 2010.  Porém esta não foi a menor temperatura já registrada no mês na cidade, que teve 7°C em 25 de fevereiro de 1962 e outra ocorrências abaixo dos dez graus neste mês, no entanto não se tem dados do Inmet entre 1976 e 2007 e devido a isto não se pode precisar o caráter histórico do registro de hoje. 

Diversas outras cidades também tiveram a quebra do recorde de menor temperatura em fevereiro desde a instalação das estações automáticas. Em Porto Alegre o recorde era de 13,9°C também em 25 de fevereiro de 2010, porém hoje a temperatura caiu até os 12°C na capital gaúcha. Conforme os dados do Inmet que levam em conta a estação convencional, está foi a noite mais fria em fevereiro nos últimos 22 anos em POA.
Em Bagé os 8,2°C registrados hoje, superam o até então recorde da estação automática no segundo mês do ano, que era de 9,3°C em 25 de fevereiro de 2010. Em Quaraí o registro de 9,2°C hoje também passar a ser o menor registro neste mês na estação automática, superando os 10,2°C de 25 de fevereiro de 2010 e de 4 de fevereiro de 2008.

O ar seco proporcionou uma grande variação na área de relevo acidentado e com a presença de baixadas, onde o ar frio ''acumula'' por ser mais denso. Em Santa Rosa estação particular em uma área de baixada urbana registrou 6,9°C, enquanto a estação local do Inmet registrou 8,9°C em ponto mais elevado. O mesmo ocorreu em outros diversos municípios do estado, principalmente no Norte e Serra, onde Farroupilha estação em em área de maior altitude indicou 12,3°C de mínima enquanto ponto em área de baixada teve 5,9°C de mínima.

Confira o mapa com a disposição das temperaturas mínimas nesta manhã:

A temperatura no entanto volta a subir a parti de amanhã, com rápida elevação no final de semana, quanto a máxima pode chegar aos 35°C no centro-oeste do estado. Quanto as mínimas nesta quinta-feira, as previsões não indicam nada como hoje , mas ainda a manutenção das marcas baixas ao amanhecer, principalmente na Serra.
Previsão abaixo para São Gabriel nos próximos dias:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground, WxBrasil


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Esfria após frente fria

Uma frente fria levou chuva sobre o centro da Argentina no último sábado, com registros de acumulados elevados em pouco tempo em alguns locais. O sistema ao se deslocar foi antecedida pelo ingresso de ar quente sobre o Rio Grande do Sul, a partir do vento norte. A temperatura subiu e foi mais elevada em locais tradicionalmente quentes (abaixo mapa das máximas ontem), favorecendo o surgimento de nuvens de chuva que provocaram pancadas sobre o centro-sul do estado.


A frente fira alcançou o Rio Grande do Sul na noite de ontem, com a formação de tempestades intensas e com potencial elevado para granizo no oeste do estado. Nas demais áreas a chuva frontal chegou mais fraca, alcançando todo estado durante a madrugada. Em dados registrados pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia, Uruguaiana teve 34,4mm e São Borja acumulado de 43,4mm.

Radar indicava refletividade condizente com granizo nas áreas rosas

A frente fria traz na sua retaguarda uma massa de ar polar, a mesma que ao avançar sobre o centro da Argentina favoreceu o surgimento de novas tempestades sobre a província de Buenos Aires ontem. Em Mar del Plata houve queda de granizo com grande tamanho de até 6cm e com acumulação e prejuízos. Carros na rua tiveram vidros quebrados e telhados também sofreram danos.

Granizo em Mar del Plata


O ar frio que avança agora sobre o estado pode bater o recorde histórico de menor registro no mês de fevereiro em algumas cidades. As atuais previsões chegam a indicar marcas de até 5°C nos campos de cima da Serra e de 8°C na região da Campanha. Em São Gabriel a mínima na quarta-feira pode ser a menor em pelos menos sete anos na cidade no mês de fevereiro, desde que começaram os registros da estação automática do Inmet.

Previsão para São Gabriel

SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 34,5°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 19,5°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 96% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 48% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 35,4km/h (Jardim das Hortências) 
  • Precipitação : 4mm (Jardim das Hortências)

Fonte: Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, REDEMET

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Área de baixa pressão favorece extremos

A chuva veio sobre o Rio Grande do Sul e atingiu todas as regiões, porém os acumulados foram extremamente irregulares. O deslocamento de uma área de baixa pressão sobre a atmosfera quente e úmida sobre o Rio Grande do Sul favoreceu a ocorrência de aguaceiros. No começo do dia Uruguaiana teve 61mm em apenas uma hora, o que transformou ruas em rios, porém a chuva quando a chuva parou o acumulado na cidade era de 160mm. 

O sul do estado, mas precisamente Pelotas, também registrou chuva torrencial. Estação meteorológica na cidade indicou 75mm em apenas meia-hora e as ruas da cidade ficaram inundadas, proporcionando inclusive cenas inusitadas, como a de um cidadão ''transitando'' com seu caiaque pela rua.

Em Porto Alegre uma tempestade isolada se formou sobre a cidade ''despejando'' intensa chuva sobre partes da capital do estado, enquanto outras tinhas apenas chuva fraca. No Jardim Botânico, onde fica a estação meteorológica do Inmet, foram 69mm em uma hora que levaram a muitos transtornos na cidade. Em locais do centro da cidade, a água dos alagamentos provocou danos até mesmo no asfalto de ruas.

A precipitação foi muito irregular sobre o estado, conforme pode ser visto na imagem abaixo com o acumulado registrados nas últimas 36h. Na noite de ontem uma frente fria impulsionada pelo centro de baixa pressão no litoral trouxe chuva intensa para Quaraí, que teve 41mm em apenas uma hora, e em Alegrete com 39mm em uma hora. 



Agora ar seco começa a ingressar pelo estado, o que deve derrubar as temperaturas mínimas nesta sexta-feira sobre o centro-sul do estado, para marcas próximas aos 14°C. Porém no final de semana volta a esquentar e as previsões atuais colocam até 35°C na região, antecedendo uma frente fria que pode trazer até temporais entre domingo e segunda-feira.


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 26,8°C (Jardim das Hortências)
  • Temperatura mínima : 23,0°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 96% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 76% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 27,0km/h (Estação do Inmet)
  • Precipitação : 6,4mm (Estação do Inmet)


Previsão para São Gabriel:

Fonte: Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Correio do Povo, Diário Popular, Funceme, RBS TV, Ogimet, Meteobrasil

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Funil, instabilidade e chuva

O domingo foi de chuva sobre o Rio Grande do Sul, com manutenção do ar quente e úmido sobre o estado e influência de uma área alongada de baixa pressão (cavado). Vários núcleos de chuva forte se formaram, sendo responsáveis por trazerem alagamentos em alguns pontos. Em São Gabriel não foi diferente, apesar da precipitação ser de somente 28,8mm, a taxa de precipitação chegou aos 93mm/h.

No dia anterior (sábado) devido ao intenso calor e a umidade elevada, uma nuvem funil se desenvolveu sobre São Gabriel. A nuvem funil que durou pouco no céu não estava relacionada a nenhuma tempestade, mas sim a uma pequena nuvem cumulus que se formou com o processo de convecção (ar aquecido tende a se elevar).

A instabilidade ainda predomina sobre o território gaúcho, propiciando a formação de novas áreas de chuva, como as que atingem o norte do estado. Entre terça e quinta as precipitações se generalizam e pode chover de forma intensa sobre o estado, com acumulados bastante elevados, conforme previsão do modelo GFS da NOAA (abaixo).


O sol até pode aparecer nos próximos dias conforme as projeções atuais, entretanto a nebulosidade predomina, principalmente no oeste e sul do estado o que engloba São Gabriel e região.
A Metsul alerta que além da chuva forte, existe a chance de temporais isolados sobre o estado até quinta-feira, com potencial para vento e inclusive granizo localizado.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Inmet, NOAA, Cptec/Inpe, Ogimet, WxMaps, Vortex Brasil, Metsul

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Asteróide, meteorito e chuva

O dia começou movimento nos noticiário por todo mundo, referindo-se a queda de um meteorito que assustou moradores nas Rússia, ferindo novecentas pessoas levemente e três com gravidade. O pedaço de rocha espacial que caiu ainda danificou prédios e provocou uma grande onda de choque que foi responsável por estilhaçar vidraças e derrubar portas.



Cinegrafista amador gravou a queda do meteorito (nome dado a meteoros que alcançam a superfície)



Muitos rumores foram levantados de que o meteorito que caiu na Rússia teira ligação com o Asteroide 2012 DA14, que passa perto da Terra nesta sexta-feira. Apesar do corpo passar entre o planeta e os satélites de comunicação e de localização por GPS, a NASA afirma que não existe nenhuma chance do mesmo atingir a Terra. Quem estiver hoje na Oceania e na Europa, tem a chance de avistar o asteroide através de binóculos e lunetas.

Rota do asteroide é entre a Terra e alguns satélites de comunicação.


No Rio Grande do Sul, longe dos noticiários do gênero a sexta-feira será como foi o último dia : quente e úmido. Ontem mais uma vez algumas pancadas isoladas de verão foram torrenciais, como a que atingiu Santa Maria e foi responsável por 62mm de chuva no final da tarde em alguns pontos da cidade, conforme estação meteorológica da RBS.
Nesta sexta porém não aquece tanto, porém assim como os demais dias, a sensação de calor será grande devido a umidade elevada. Novas pancadas voltam a ocorrer no final da tarde, só que mais isoladas que ontem. Para os agricultores que querem chuva, ela vem mais generalizada neste final de semana, principalmente no sul e oeste gaúcho com o avanço de uma frente fria. Os volumes projetados  pela NOAA variam entre 20 e 50mm para o centro-sul do estado.

Temperaturas registradas e sensação térmica em São Gabriel nos últimos dias:


Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, RBS, Ogimet, NASA, Apolo 11

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Calor e umidade, até depois do Carnaval

O Carnaval foi quente e úmido em todo estado do Rio Grande do Sul, o que favoreceu a ocorrência de pancadas de chuva neste último final de semana. No sábado uma tempestade mais forte apresentou índices de refletividade condizentes com granizo nas imagens de radar, porém ao adentar sobre o município a mesma foi perdendo força, mas ainda foi responsável por algumas rajadas de vento que chegaram aos 50km/h na cidade.

No domingo mais uma vez a chuva foi isolada e bastante irregular. No município vizinho de Vila Nova do Sul alguns pontos tiveram 60mm, enquanto outros a cerca de 1km de distância registraram apenas o acumulado de 8mm.

Chuva em Vila Nova do Sul no domingo.

Nesta quarta-feira de cinzas atmosfera prossegue instável sobre o estado, com a temperatura beirando podendo chegar até os 35°C no oeste do estado. Mais uma vez núcleos de chuva se formam em pode chover até forte em pontos isolados de todas as regiões gaúchas. Uma frente de rajada que separa o ar quente do ar mais frio ao sul, liberado por um sistema convectivo que estava sobre a Argentina e se dissipou, ao se deslocar para norte algumas tempestades podem se desenvolver sobre ela.

Frente de rajada próxima a fronteira sul do RS, no final da manhã

E nos próximos dias a temperatura segue elevada na região e em São Gabriel, onde a sensação térmica chegou aos 40,6°C hoje. Amanhã as previsões atuais tem indicado uma amanhecer com temperatura entorno dos 21°C na região, com as máximas próximas aos 34°C.
As últimas previsões tem indicado precipitação mais generalizada a partir do próximo final de semana, até lá as pancadas se chuva também segue irregulares, com a atmosfera pouco mudando sobre o Rio Grande do Sul.


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 33,6°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 22,2°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 96% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 42% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 31,6km/h (Estação do Inmet)

Fonte : Metsul, Ogimet, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Ccpmet, SMN, Gruma

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval será quente e úmido

O carnaval deste ano será muito semelhante ao de 2010 em São Gabriel, quente e úmido. Apesar do desfile de rua ocorrer somente entre os dias 22 e 24 na cidade, existe a chance da chuva em forma de pancadas se fazer presente nos eventos carnavalescos programados para este final de semana.
A temperatura tem subido gradualmente nos últimos dias, como vem sido comentado aqui no blog. Uruguaiana na última hora já tinha temperatura de 33°C, porém a temperatura deve subir mais por lá neste final de tarde, alcançando os 35°C previstos. Neste sábado as previsões tem indicado uma atmosfera instável sobre o Rio Grande do Sul, não sendo possível descartar precipitação em nenhuma região do estado. O mesmo cenário se repete no domingo, ainda com calor acima dos 31°C sobre o centro-oeste do estado.

 Temperaturas nas estações do Inmet na última hora:

A próxima semana também promete chuva, principalmente a partir da tarde e em forma de pancadas que podem vir fortes em pontos bastante localizados. O calor segue na região e como a umidade estará alta haverá sensação de abafamento. As temperaturas mínimas passam a se elevar ao longo do dias e as atuais previsões chegam a indicar amanhecer com 23°C a partir de quarta-feira, quando a chance de temporais também aumenta junto as pancadas de chuva.

Previsão para São Gabriel

Fonte : Metsul, NOAA, Cptec/Inpe, Inmet, Ogimet, WxBrasil

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Pancadas de chuva retornam ao RS

A atmosfera voltou a se instabilizar sobre o estado do Rio Grande do Sul, mesmo que com registro de chuva só na metade norte do estado. O calor também se intensificou nesta quinta-feira, sendo que na última hora (18h) a rede de estações do Inmet indicava 31°C em São Borja, Uruguaiana e São Gabriel.

Imagens de satélite mostram nuvens de desenvolvimento vertical sobre os estados do sul

As pancadas de chuva, com risco de temporais seguem ocorrendo nos próximos dias sobre o norte do estado, enquanto a temperatura segue se elevando sobre o oeste e centro gaúcho. 
São Gabriel teve hoje mínima de 17,9°C no Bairro Jardim das Hortências e de 17,4°C na estação local do Inmet, mas nos próximos dias a temperatura sobe e para a próxima semana as atuais previsões tem indicado máximas próximas ou acima dos 35°C.

Previsão para São Gabriel nos próximos dois dias

Os modelos de previsão do tempo, como o GFS da NOAA, tem indicado a possibilidade de chuva mais generalizada sobre o Rio Grande do Sul no próximo sábado, o que tem aparecido em análises de empresas de previsão, no entanto os volumes seriam baixos.


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Frente fria após calor extremo

O avanço de uma frente fria trouxe vento e chuva para grande do estado. No sábado tempestades pré-frontais se deslocaram desde a fronteira com o Uruguai até o norte gaúcho, com registro de frentes de rajada e nuvens arcus em diversas cidades. Em Vila Nova do Sul não foi diferente, com o registro de uma bela nuvem (abaixo) e rajadas de vento. No sul do estado o vento foi mais forte, com registro de rajadas de 97km/h em Jaguarão e de 104km/h em Rio Grande, onde cabos presos a plataforma da P-63 se soltaram.

Tempestade chegando a Vila Nova do Sul no último sábado

O sul do estado no entanto já havia tido temporais no dia anterior (01/02), só que isolados, como o que atingiu  Arroio do Padre, com pedras de granizo de 300 gramas e grande tamanho que causaram danos na cidade com destelhamento de duzentas casas e prejuízos em lavouras de fumo do município.

Granizo em Arroio do Padre

Os temporais isolados da sexta-feira se deram pela interação entre a umidade e a intensa massa de ar quente que estava sobre o Rio Grande do Sul. A temperatura subiu muito na segunda metade da última semana, com o pico na sexta quando foram registradas as seguintes temperaturas máximas:
  • 41,4°C - Campo Bom
  • 40,6°C - Santa Rosa (Estação Particular)
  • 40,4°C - Vila Nova do Sul (Estação Particular)
  • 40,1°C - Santa Cruz do Sul (Estação Particular)
  • 40,0°C - São Leopoldo (Estação Particular)
  • 39,9°C -  Porto Alegre (Metroclima)
  • 39,5°C - Lajeado
  • 39,2°C - Teutônia
  • 39,2°C - Quaraí
  • 39,0°C - Canoas
  • 38,9°C - Santa Maria
  • 38,8°C - São Gabriel
  • 38,4°C - Uruguaiana
  • 38,2°C - Alegrete
  • 38,2°C - Rosário do Sul (Estação Particular)

No domingo ar mais frio começou a ingressar pelo período da manhã, ativando novas tempestades, responsáveis por 23mm de chuva em São Gabriel e quedas de árvore com o vento em São Sepé e Santa Maria. A temperatura caiu com o ingresso deste ar mais frio e seco, com a semana começando com temperatura baixa.

MÍNIMAS NESTA SEGUNDA:
  • 10,0°C - São José dos Ausentes
  • 10,5°C - Bagé
  • 11,2°C - Vacaria
  • 11,4°C - Canela
  • 11,6°C - Jaguarão
  • 11,8°C - Santana do Livramento
  • 12,0°C - Chuí
  • 12,2°C - Dom Pedrito
  • 12,6°C - Canguçu
  • 12,7°C - Lagoa Vermelha
  • 12,8°C - Erechim
  • 12,9°C - Passo Fundo
  • 13,2°C - Santiago
  • 13,2°C - Palmeira das Missões
  • 13,4°C - Caçapava do Sul
  • 13,5°C - Ibirubá
  • 13,7°C - Cruz Alta 
  • 14,0°C - Rio Grande
  • 14,0°C - Bento Gonçalves
  • 14,0°C- Quaraí
  • 14,0°C - Santo Augusto
  • 14,2°C - São Gabriel
  • 14,2°C - Camaquã
  • 14,6°C - Alegrete
  • 14,8°C - Santa Maria

Ao longo da semana a temperatura vai se elevando de forma gradual, tanto quanto as máximas e as mínimas. No final de semana a temperatura sobre até os 35°C no oeste, onde o calor deve ser mais intenso conforme as atuais previsões.

Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Correio do Povo, Zero Hora
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...