Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 27 de março de 2013

Aquecimento marca feriadão de Páscoa

O ingresso de ar seco foi o principal fator para o registro de 7,1°C em Santa Rosa, a menor temperatura do Rio Grande do Sul hoje. A estação que fez o registro fica em uma área de baixada, local onde se acumula o ar frio em noites de céu limpo e ar seco. Enquanto a temperatura estava baixa em grande parte do estado, as áreas do sudeste e do litoral tinham temperaturas mais elevadas, com o registro de mínima de 18,7°C no Chuí. 

Mínimas no estado nesta quarta-feira:

A temperatura ficou mais elevada na porção leste do estado devido a influência do vórtice ciclônico e maior cobertura de nuvens.Ontem o vórtice ciclônico, também chamado de baixa fria, favoreceu a formação de tempestades nas proximidades da Lagoa dos Patos, com deslocamento em direção as cidades da Serra. Em  Porto Alegre um nuvem-funil foi registrada sobre a cidade, abaixo foto de Leandro Alves.

A atmosfera fria na média troposfera favorecia a queda de granizo até mesmo com acumulação, como ocorreu em Nova Roma do Sul. Foto de Paulo César Nascimento.

O ar frio ainda influência a temperatura pela noite e pelo amanhecer, porém pela tarde a mesma se eleva gradualmente nos próximos dias. O feriadão, no entanto terá temperatura elevadas e calor, principalmente no sábado e domingo, com os termômetros podendo registrar máxima de até 32°C aqui na região. No sábado o aquecimento favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva em grande parte do estado, o que pode provocar acumulados mais altos em alguns pontos. No domingo uma frente fria se desloca pelo mar mantendo a chance de chuva isolada sobre território gaúcho, com a atmosfera ainda permanecendo instável no norte do estado na segunda-feira.

Previsão para São Gabriel:


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 28,6°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 16,7°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 92% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 27% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 24,1km/h (Jarim das Hortências) 


Fonte : NOAA, Inmet, Metsul, Cptec/Inpe, Wx Brasil, Ogimet

segunda-feira, 25 de março de 2013

Aquecimento antecede nova massa de ar seco

O deslocamento de um cavado (área alongada de baixa pressão) ontem sobre a Argentina favoreceu o desenvolvimento de células de tempestades, que em alguns pontos com potencial para queda de granizo, conforme as imagens de radar da província de Buenos Aires. E em San Antonio de Areco uma tempestade apresentou características de supercélula, inclusive na imagem abaixo notam-se o que se seriam pequenos funis embaixo de nuvem parede.



Este cavado se desloca sobre o estado a partir da próxima madrugada podendo trazer pancadas de chuva sobre o estado. A nebulosidade será menor no oeste e noroeste do estado, enquanto no centro-leste a mesma será maior assim como a chance de chuva. A conversão deste cavado em um vórtice ciclônico mantém a instabilidade com potencial para chuva forte localizada e até mesmo ocorrência de tornados e trombas d'água sobre ou próximo a Lagoa do Patos, de acordo com a Metsul Meteorologia.

Chuva é projetada amanhã no centro-leste do estado:

Ainda amanhã as temperaturas máximas serão mais baixas devido as nuvens, no entanto ao amanhecer a temperatura não cai tanto.Na quarta as rajadas o vento pode soprar com rajadas de sul, devido a aproximação e contraste entre uma área de alta pressão e o centro de baixa (vórtice ciclônico) que estará na costa. A nova massa de ar frio e seco associada a esta área de alta pressão provoca queda de temperatura a partir de quinta-feira, porém o litoral ainda deve ter nuvens. As mínimas do estado devem ser registradas na Serra de acordo com as previsões atuais, caindo para um dígito. Nas demais áreas a mínima deve ficar entre 10°C e 16°C com aquecimento pelo período da tarde, proporcionando dias agradáveis.

Previsão para São Gabriel:


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 27,9°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 16,5°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 86% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 38% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 28,8km/h (Estação do Inmet)


Fonte : Inmet, Metsul, NOAA, Cptec/Inpe, WxBrasil, Ogimet, Gustfront

sexta-feira, 22 de março de 2013

Ar seco avança e temperatura oscila

Após a instabilidade gerada pelo ciclone nos últimos dias, o ar seco voltou a ingressar sobre o Rio Grande do Sul, com isto a nebulosidade diminui e a temperatura oscila bastante entre o amanhecer e tarde. 
Nesta sexta-feira a temperatura ao amanhecer era baixa em alguns pontos da fronteira com o Uruguai e do oeste do estado. Em Santana do Livramento a temperatura mínima foi de 10,9°C e em Santa Rosa estação particular indicou 9,9°C. A temperatura entanto sobe rapidamente com o ar mais seco e com o predomínio do Sol, como ocorre aqui em São Gabriel, que após mínima de 12,9°C a temperatura já alcança os 29,2°C.
O ar seco tem propiciado uma diferença entre os micro-climas da cidade, apesar de menor que em outras localidades. Enquanto a mínima na estação local do Inmet foi de 12,9°C, a estação mantida pelo blog no bairro Jardim das Hortências indicou mínima de 14,6°C. Quanto a máxima temporária deste sexta, a estação local do Inmet tem temperatura próxima aos trinta graus, enquanto na estação do blog o termometro não indicou mais que 27,5°C.

Neste sábado o amanhecer também terá temperatura mais baixa, principalmente na parte leste do território gaúcho, área de sofre a maior influencia da massa de ar frio sobre o oceano. Na Serra gaúcha e catarinense existe a chance de geada bastante isolada em áreas de baixada, devido ao ''depósito'' do ar frio que pode baixar a temperatura até os 4°C. As máximas no entanto devem se altas nas áreas mais quentes do estado devem se aproximar e ultrapassar os 30°C, incluindo São Gabriel .

Previsão do modelo GFS da NOAA indica marcas baixas na Serra no amanhecer de sábado:


 Previsão do Cptec para São Gabriel:

O domingo de festividades em Vila Nova do Sul, em comemoração dos 21 de emancipação política, vai ser de tempo bom conforme as previsões. Por lá o dia deve começar com temperatura de 14°C e máxima pela tarde chega aos 29°C.


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Inmet, WxBrasil, Ogimet

quarta-feira, 20 de março de 2013

Ciclone se forma no primeiro dia de outono

O centro de baixa pressão citado na última postagem, já afetava a atmosfera sobre o Rio Grande do Sul ontem, com registro de chuva forte no norte do estado. Ainda na noite de terça-feira uma linha de tempestades avançou pelo oeste do Rio Grande do Sul com o deslocamento da área de baixa pressão sobre o estado. O radar detectou chuva forte atingindo o norte e o centro do estado nesta madrugada, porém os acumulados foram irregulares desde ontem, tendo acumulado de 116mm em Santo Augusto e de 20,8mm em São Gabriel. Apesar da refletividade das tempestades, não foi registrado nenhum dano nas regiões citadas.

Linha de tempestades avançou sobre o estado na madrugada

A pressão atmosfera caiu sobre o estado e segue em declínio nesta quarta, com a formação de um ciclone sobre o Uruguai. Em São Gabriel a pressão atmosférica que era de 1013hPa a meia-noite, é de 1007.3hPa agora as 16h, e está queda em contraste com um centro de alta pressão sobre o mar favorece a ocorrência de vento e agitação marítima no litoral.No Chuí as duas últimas atualizações da estação meteorológica local do Inmet indicaram vento superior a 70km/h.
Nas demais áreas do estado o ciclone afeta o tempo com a circulação de nuvens, que pode provocar pancadas de chuva isoladas e até fortes em pontos bastante isolados. O sistema se desloca para o mar amanhã permitindo com que o tempo abra no oeste do estado, o que permite as máximas ultrapassarem os 25°C, enquanto no litoral os efeitos do ciclone devem ser maiores, com a manutenção do mar agitado.

Ciclone se configura sobre o Uruguai:

Previsão para São Gabriel:



O outono, estação de transição que começou hoje as 8h02min, deve ser marcado pela variação de chuva e temperatura conforme as atuais previsões pro período. A  neutralidade no Pacífico Equatorial, sem a presença de El Niño ou La Niña, sinaliza a possibilidade de períodos e seco e chuvosos se alternando na estação que começa conforme a Metsul. Ainda segundo a empresa as ondas de frio devem seguir frequentes, com potencial para frio intenso no mês de maio, no entanto dias com calor intenso ainda podem ser registrados. 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Correio do Povo, Funceme, Ogimet

segunda-feira, 18 de março de 2013

Frio intenso no sul do estado antes de chuva

A influência de uma massa de ar polar trouxe temperatura bastante baixa para a região da Campanha. Em Bagé, estação automática do Inmet apontou mínima de 4,2°C, o menor registro em março desde a instalação da mesma em 2007. Na região, Morro Redondo teve 5,8°C e Jaguarão 6,3°C.
Confira a distribuição das temperaturas mínimas registradas ontem no RS:

A nebulosidade que predomina sobre o estado nesta segunda impediu uma queda maior das temperaturas no período da manhã, no entanto as máximas serão amenas hoje e o vento que sopra com rajadas de sudeste permite uma sensação térmica menor que a temperatura.
Nesta terça-feira se aproxima do estado uma área de baixa pressão, favorecendo a formação de núcleos convectivos que podem trazer chuva forte em alguns pontos, principalmente do oeste do estado. Na quarta-feira a chuva deve atingir todo estado, com o deslocamento da área de baixa pressão sobre o estado. Existe a chance e tempo severo bastante isolado com rajadas de vento acompanhando a precipitação que conforme as projeções pode chegar forte a todas as regiões. Conforme a Metsul entre quarta e quinta a formação de um ciclone na costa a partir da área de baixa pressão pode provocar chuva orográfica na encosta das áreas de Serra do RS e de SC. A temperatura deve ser amena nos próximos dias, com destaque para a elevação das temperaturas mínimas.

Previsão para São Gabriel:


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 25,0°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 11,0°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 83% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 34% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 38,1km/h (Estação do Inmet) 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, WxBrasil

sexta-feira, 15 de março de 2013

Final de semana com ar frio

A semana foi marcada pelo ingresso de ar frio após o deslocamento de uma área de baixa pressão na terça-feira, responsável por chuva forte no centro-norte gaúcho e em Santa Catarina. Esta massa de ar polar levou ao registro de uma mínima de 7,5°C em Bagé na última quinta-feira e 7,7°C em Morro Redondo, conforme estação particular.
Ontem ainda houve o aumento de nebulosidade ao longo do dia no centro-sul do estado principalmente e durante a noite algumas áreas de chuva se formaram, no entanto conforme os dados do radar os acumulados foram baixos e isolados. Esta nebulosidade diminui amanhã, se deslocando para norte, com o ''reforço'' de ar frio que ingressa sobre o estado no final de semana, associado a um centro de alta (anticiclone) estacionado há alguns dias sobre território argentino. A temperatura baixa neste final de semana e na região da Campanha as atuais previsões colocam mínimas entre 12°C/8°C no sábado e entre 11°C/7°C no domingo, com destaque para a região de Bagé. As máximas serão bastante amenas , conforme as projeções atuais, não ultrapassando os 25°C em grande parte da região da Campanha. Na segunda-feira espera-se que com a circulação de umidade da área de pressão sobre o mar leve pancadas isoladas de chuva ao litoral gaúcho, enquanto a área mais continental do estado possar ter aumento de nebulosidade e chuva fraca com o efeito de uma área de baixa pressão sobre o Mato Grosso do Sul. 

Centro do anticiclone deve ter pressão superior aos 1024hPa, conforme as previsões.

Os pulsos de ar frio tem sido comuns neste verão, e em março não é diferente, tanto que nestes quinze dias a temperatura média deste março, até o momento, fica abaixo da média histórica do período 61/90. Em São Gabriel a temperatura média registrada na estação do Bairro Jardim das Hortências até o momento é de 21,8°C, ficando 0,9°C abaixo da média histórica. Quando se leve em conta a média das temperaturas máximas, com média atual de 27°C, o desvio de temperatura é de 1°C comparado a média histórica. Já quanto a média das mínimas, de 16,8°C, está é superior a média do período 61/90 que é de 15,7°C.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, Ogimet, WxBrasil

segunda-feira, 11 de março de 2013

Tornados na Argentina, muita chuva do RS e cometa no céu

No último sábado o avanço de uma frente fria induziu a formação de tempestades severas sobre a Argentina. A província de Buenos Aires foi a mais atingida mais uma vez, com queda de granizo grande em alguns pontos e registro de atividade tornádica. Em Arrecife um tornado destruiu casas e ''cortou'' árvores ao meio, virando também um caminhão.


Em San Miguel del Monta, mesma província de Buenos Aires, foi feito um registro de uma nuvem-funil. No entanto pelas imagens parece que a nuvem teve efeitos no solo, caracterizando um tornado, apesar do funil não ser ''completo''.


A frente fria se organizou em linha ao se deslocar para o Uruguai, provocando danos severos em Dolores, no sul Uruguaio. Não sendo descartada a ocorrência de um tornado na região, que já teve o fenômeno em dezembro de 2012.
No Rio Grande do Sul  a frente fria ainda chegou com uma linha de tempestades fortes e com intensa atividade elétrica. Porém nenhum dano foi registrado em território gaúcho, apesar do vento que acompanhava a chuva. São Gabriel teve ontem 17mm de chuva, enquanto em alguns municípios vizinhos o acumulado foi menor, caso de Vila Nova do Sul que teve apenas 10mm.


As previsões atuais no entanto indicam o retorno da chuva nesta terça-feira, inclusive com volumes elevados em alguns pontos do estado. A região norte deve ser a mais afetada com a instabilidade que será ativada pelo deslocamento de uma área de baixa pressão, podendo ocorrer precipitação intensa com acumulados elevados e superiores a 100mm, conforme a Metsul Meteorologia. O oeste do estado também pode ter chuva forte, com período mais propício a partir da próxima madrugada, podendo afetar a região de São Gabriel, onde os modelos numéricos preveem acumulados próximos aos 30mm.
Centro de Baixa pressão de desloca para o mar, formando um ciclone a partir da quarta-feira, que impulsionará uma massa de ar frio sobre o território gaúcho, sendo a região centro-sul do estado a que deve registrar uma maior queda de temperatura na segunda matade da semana.


A chuva amanhã pode, além de trazer danos , atrapalhar o melhor dia para a visualização do Cometa Pan Starrs. O corpo celeste e formado por gelo e poeria e que tem uma cauda como característica principal característica, poderá ser visto a olho nu entre um período de quase uma hora, a direita do por do sol. O cometa descoberto em 2011, vai poder ser visto até o dia 15.

Imagem do PanStarrs sobre Ivoti no começo do mês;

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Inmet, Misterios do Mundo


quarta-feira, 6 de março de 2013

Retorna a chuva e vai o frio

O ar frio trouxe mais uma vez temperaturas baixas na Campanha, assim como na terça-feira. Mais uma vez a temperatura caiu abaixo dos dez graus nas áreas de fronteira com o Uruguai, como no final de fevereiro. Em Urupema, na serra catarinense, a temperatura caiu até os 5,9°C nesta manhã

Mínimas hoje no RS:
  • 9,0°C - Bagé
  • 9,4°C - Santana do Livramento
  • 10,2°C - Chuí
  • 10,4°C - Quaraí
  • 11,0°C - Dom Pedrito
  • 11,1°C - Jaguarão
  • 11,1°C - São Gabriel
A temperatura no entanto já sobe nesta tarde, com máxima podendo chegar aos 28°C na região de São Gabriel e 29°C na região de Santa Rosa. No entanto a atmosfera se instabiliza amanhã com a queda de pressão atmosférica no estado devido a influência de um cavado, principalmente no norte do estado que pode ter chuva isolada, enquanto a temperatura sobe no centro-sul gaúcho.
Na sexta-feira o cavado se configura sobre o estado (projeção abaixo do Cptec) favorecendo chuva mais generalizada e com risco de temporais isolados. 


No sábado a temperatura prevista com mínima para a região é de 20°C, sinalizando o ingresso de ar quente antecedendo uma frente fria que se forma sobre a Argentina. O sistema frontal deve provocar chuva até mesmo forte ao avançar sobre o Rio Grande do Sul no domingo, com chance de tempo severo isolado.Para a cidade de São Gabriel as previsões chegam a indicar 30mm até o sábado, porém os acumulados podem variar conforme o local.

Previsão para São Gabriel:

O mês de março começou com temperatura abaixo da média em grande parte do território gaúcho, devido ao avanço de massas de ar frio. Ontem sobre a influência de uma dessas massas de ar frio a temperatura foi apenas amana pela tarde, enquanto o vento sul soprava.

SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 25,5°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 12,7°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 93% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 41% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 20,1km/h (Estação do Inmet)


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet

segunda-feira, 4 de março de 2013

Frente fria passa e ar frio ingressa

O avanço de uma frente a partir do sábado foi responsável pela nebulosidade predominante neste final de semana e pela chuva neste domingo na região de São Gabriel, com acumulado de 34,2mm na cidade.
Em Vila Nova do Sul a chuva chegou pela manhã com o avanço de uma bela frente de rajada.


No entanto a frente fira chegou desorganizada sobre o estado, ao contrário do que ocorreu na Argentina na sexta-feira, quando uma intensa onda de tempestades levou estragos e propiciou belas imagens sobre as províncias centrais do país.
Em Villa Lugano, na região da grande Buenos Aires, os danos foram bastante localizados e violentos. Um apertamento foi invadido por uma barra de ferro da estrutura de uma cobertura de supermercado e as imagens das câmeras de segurança do local mostram o que seria um tornado cruzando a área.

No entanto não só de danos fica marcada uma onda de tempestades com a que ocorreu na sexta. Em Córdoba após intenso vendaval de quase 100km/h, o sábado teve um show de mammatus no céu em proporções raras sobre a América do Sul.

Na província de Corrientes também no sábado, foi registrada uma supercélula nas proximidades de Caá Cati. As supercélulas são o tipo mais violento de tempestades, possuindo maior potencial para formar um tornado e maior tempo de vida que as tempestades comuns.


A frente fria que agora se encontra sobre Santa Catarina está associada a um ciclone extratropical que se formou no sábado na costa da Argentina. O mesmo apesar de intenso pouco afeta a costa gaúcha e segue seu deslocamento para leste.

Imagem de ontem mostrava claramente o ciclone sobre o mar:

O ciclone se afasta e o vento predomina de sul hoje e amanhã, com o ingresso de ar mais frio que derruba as mínimas para entorno dos 11°C/12°C para a região da Campanha nesta terça. No entanto a temperatura se eleva rapidamente e a instabilidade retorna na quinta-feira, com potencial para se manter por cerca de uma semana, de acordo com as projeções atuais.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN, TN, Gustfront, WxBrasil

sexta-feira, 1 de março de 2013

Tempestades são motivo de alerta no Conesul

A atmosfera volta a se deteriorar sobre o Conesul a partir de hoje, com a instabilização devido a um centro de baixa pressão sobre a Argentina, que já tem tempestades localmente intensas, áreas rosas e brancas abaixo na imagem de radar da província de Buenos Aires.


Este centro de baixa pressão vai se aprofundar sobre a costa da província de Buenos Aires nas próximas horas, se convertendo em um ciclone que impulsiona uma frente fria para o norte. A frente deve levar chuva intensas e tempo severo para as áreas centrais do país vizinho entre a noite de hoje e madrugada de sábado. Conforme a meteorologia argentina existe a chance de queda de granizo e tempestades localmente intensas sobre a região, o que fez o órgão emitir alertas.

O centro de baixa pressão se aprofunda de forma rápida, uma bomba meteorológica, conforme se cita em meteorologia quando um centro de baixa apresenta uma grande queda de pressão em pouco tempo. Carta sinótica de hoje indicava este sistema com pressão em 1000hPa, sendo que os modelo do Cptec (abaixo) coloca o ciclone se formando com pressão atmosférica de 988hPa na próxima madrugada. Esta queda de pressão deve favorecer o vento na costa argentina e a agitação marítima na região litorânea do país vizinho, segundo a Metsul os ventos podem chegar até aos 130km/h.



O ciclone no entanto não oferece risco ao Rio Grande do Sul, porém a frente fria que avança amanhã pelo final da tarde pode trazer temporais isolados e localmente intensos conforme algumas previsões. Os acumulados previstos não são elevados, porém a chance de chuva forte na região da Campanha e Fronteira é grande.

Enquanto a frente não chega faz calor sobre o Rio Grande do Sul e a temperatura agora é 32,6°C em São Gabriel. Para a região os volumes projetados de chuva podem chegar aos 30mm, porém como a frente se desloca rapidamente o ar seco já começa a alcançar a região no domingo.
Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN, Accu Weather, Ogimet
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...