Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chuva irregular e semana instável

Ontem (domingo) uma área de baixa pressão que se encontrava sobre a Argentina começou a influenciar a atmosfera sobre o Rio Grande do Sul, sendo registrado no oeste o aumento de nuvens e pancadas localmente fortes de chuva, principalmente a noite. 
O registro de temperatura mais alta registrada no estado neste domingo foi de 34,8°C em Santa Cruz do Sul, sendo seguido pelas marcas de cidades do noroeste e da região metropolitana de Porto Alegre. Aqui na região o predomínio de nuvens durante o dia impediu um maior aquecimento e a variação de temperatura entre as duas estações da cidade foi muito pequena.

Tempo em São Gabriel neste domingo:


A chuva atingiu pontos da fronteira com o Uruguai e do sul do estado ainda no final da tarde de ontem, enquanto núcleos convectivos se formavam sobre a Argentina vindo a avançar em direção ao oeste gaúcho durante a madrugada de hoje. Os volumes de chuva foram bastante irregulares, mas os maiores acumulados se concentraram principalmente entre o noroeste e o centro do estado, porém também no centro do estado Santa Maria teve apenas 8mm.

MAIORES ACUMULADOS NAS ÚLTIMAS 36H
  • 42,0mm - Caçapava do Sul
  • 40,2mm - São Luiz Gonzaga
  • 32,6mm - Santa Rosa
  • 32,4mm - Santo Augusto
  • 32,4mm - Santiago
  • 31,2mm - São Gabriel
  • 29,8mm - Bento Gonçalves
  • 29,4mm - Camaquã


Nesta terça-feira a maior nebulosidade se concentra sobre o norte do estado, assim como a possibilidade de chuva. No centro-sul gaúcho a aproximação de uma massa de ar seco permite que o sol predomine e o dia comece com mínimas entre 14°C e 17°C. As temperaturas máximas ficaram próximas aos 27°C, o que garante inclusive a sensação de calor pela tarde entre amanhã e quarta-feira. Na quarta, assim como no restante da semana, o ar quente e úmido predomina garantindo dias abafados e com chance de pancadas de chuva alternadas com abertura de sol.

Previsão para São Gabriel

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Funceme, WxBrasil

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ar seco com dias contados

A massa de ar seco que predomina nos últimos dias sobre o estado e a falta de chuva favorecem a maior suspensão de partículas de poeira na atmosfera, o que piora a qualidade do ar e dá formação a ''névoa seca'' que é visível no horizonte nos finais de tarde. Essas partículas na atmosfera também deram uma coloração mais amarelada a lua cheia, imagem de ontem em São Gabriel:


Porém o tempo já muda neste final de semana sobre o território gaúcho, principalmente na metade oeste do estado. Tal mudança já dá sinais na atmosfera, como o ingresso de ar quente que fez a temperatura chegar aos 29,7°C em São Gabriel na tarde de hoje, e a presença de nuvens médias (altocumulus) e altas (cirrus) ao longo do dia. O amanhecer ainda teve temperatura baixa, com mínima de 13,4°C na estação local do Inmet e de 14,2°C no monitoramento do blog no Bairro Jardim das Hortências.
Entre domingo e segunda uma frente fria associada a uma área de baixa pressão na costa Argentina favorece a formação de núcleos de chuva sobre o Rio Grande do Sul, com destaque para as pancadas de chuva e volumes bastante irregulares, sendo que conforme as atuais previsões não permitem descartar tempo severo de forma isolada. A tendência para o restante da próxima semana, seria o tempo instável e com potencial para pancadas em vários dias, porém a chance de erro para os próximos sete dias é maior que para um curto período de tempo.

Previsão para São Gabriel

TEMPO em São Gabriel ontem (quinta-feira)

Fonte : Inmet, Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Capinchocumulus

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Meteorito faz noite virar dia na Argentina

Na madrugada de domingo um meteoro ingressou na atmosfera terrestre sobre o norte da Argentina. O pedaço de rocha, que parece não ter atingido o solo, fez a noite virar dia por alguns segundos em cidades como Santiago del Estero, Salta e Córdoba.
A queda não teve a mesma intensidade que a registrada na cidade russa de Cherbakul em fevereiro, o que indica um pedaço de rocha menor. Apesar não haver feridos e danos,  o fenômeno assustou muitos moradores, sendo visível nas províncias de Córdoba, Salta, Tucuman, Chaco e Santiago del Estero.


Ao amanhecer era possível ver um rastro de poeira no céu de Santiago del Estero:


Abaixo os vídeos registrados por cinegrafistas amadores e câmeras de segurança :

 

Longe de toda repercussão que a queda do meteorito teve na Argentina, o Rio Grande do Sul teve um amanhecer ainda frio no domingo e na segunda-feira, condição está que vem se mantendo apesar da elevação gradual das temperaturas máximas no estado.
Ontem São Gabriel teve a mais alta temperatura em território gaúcho, 29,8°C na estação do Inmet, depois de uma mínima de 13,5°C . Hoje (quarta-feira) a mínima foi semelhante , 13,6°C, mas desta vez registrada pela estação meteorológica do Bairro Jardim das Hortências.
As previsões seguem indicando no final de semana, com consenso de precipitações irregulares na forma de pancadas no domingo.

Previsão para São Gabriel

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BCPSalto, Gustfront, WxBrasil, Ogimet

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ar seco predomina nesta semana

O final de semana teve ar bastante seco sobre o Rio Grande do Sul, o que permitiu com a temperatura em São José dos Ausentes chegasse aos -0,4°C no sábado e de 0,1°C no domingo. A estação que fez o registro em São José dos Ausentes fica numa área de baixada, onde o ar frio escoa com a perda de suporte em outros níveis da atmosfera. O ingresso de ar mais quente a uma altitude mais alta que a superficial tem favorecido a ocorrência de nevoeiros e a formação de nuvens baixas pelo período da manhã, impedindo um maior aquecimento desde o primeiro período do dia.
Em São Gabriel ontem apesar do ar seco a variação de temperaturas dentro da cidade foi bastante pequena, veja a imagem abaixo com a comparação entre as duas estações localizadas na cidade.

A influência desta massa de ar seco impede a formação de nuvens ao longo do dia, apesar do aquecimento que o mesmo permite pela tarde, com máxima chegando aos 28,8°C em São Gabriel no sábado. A atmosfera só deve mudar sobre o Rio Grande do Sul no final de semana, com o ingresso de uma frente fria pelo oeste do estado, associada a uma área de baixa pressão que se desloca sobre a Argentina em direção ao mar. Até lá o amanhecer segue com temperaturas próximas aos 15°C e as máximas se elevam até quase os 30°C aqui na região.

Frente fria avança no próximo final de semana


Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Tempo não muda nos próximos dias

Amanhecer frio com aquecimento pela tarde e ar bastante seco. Esta frase sintetiza a previsão para todo final de semana e próximos 5 dias, quando a atmosfera sobre o estado permanece sobre a influência de uma massa de ar seco associado a uma área de alta pressão. 
Neste sexta-feira foi registrada a menor temperatura do ano sobre o estado do Rio Grande do Sul, 0,7°C em estação monitorada pelo Corede Campos de Cima da Serra, no município de São José dos Ausentes. A estação que fez o registro fica em área de baixa, assim como a já citada estação do Bairro Planalto em Santa Rosa, que registrou 3,9°C hoje.

Além das temperaturas mais baixas ao amanhecer, principalmente nas áreas de baixada, o ar seco permite uma grande amplitude térmica durante o dia, com a temperatura se elevando bastante pelo período da tarde.
Ontem a amplitude térmica na estação particular do Bairro Planalto em Santa Rosa foi de 24,5°C, devido a mínima de 3,8°C e a máxima de 28,3°C.Em São Gabriel a variação não foi tão grande ontem, mesmo assim na estação local do Inmet foi de 18,7°C, com mínima de 8,7°C e máxima de 27,4°C.
A temperatura sobre gradativamente nos próximos dias , já alcançando os 30°C em pontos do noroeste neste final de semana. O ar seco permanece e a chuva só deve retornar ao estado dia 27.


Previsão para São Gabriel:



SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 27,7°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 8,7°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 97% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 36% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 16,5km/h (Estação do Inmet) 



Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, COREDE

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ondas no litoral e amanhecer mais frio no continente

Ondas de 6m foram registradas em alto mar nesta última terça-feira na altura da costa gaúcha e a navegação  foi cancelada no litoral do estado com ondas derrubando quiosques no litoral norte. Estes fatos estão ligados ao deslocamento para norte de um ciclone extratropical, cujos ventos associados ao sistema provocam grande agitação marítima e ressaca. O mar ficou agitado desde o Uruguai até o sul catarinense ontem e nesta quarta-feira a agitação será mais intensa na costa da região sudeste do Brasil, porém sem efeitos nas áreas continentais.
Ressaca em Imbé

Imagem de satélite mostrava ciclone (banda circular de nuvens) ao leste do Rio Grande do Sul.

O ciclone também serviu para impulsionar um reforço de ar frio e seco, fazendo com que as temperaturas caíssem novamente sobre o sul do país. O frio foi menos intenso que o do final de semana, mas houve registro de geada em alguns locais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, estado que teve a menor temperatura do país hoje, -1,9°C em Água Doce.Em território gaúcho a menor temperatura foi registrada em estação particular no município de Farroupilha, 2,4°C.

Temperaturas registradas hoje.

A presença de ar bastante seco favoreceu a variação de temperatura de acordo com os micro-climas das localidades. Até mesmo dentro da cidade de São Gabriel que apresentam pouca variação de relevo a diferença de temperatura apareceu. A estação meteorológica do Inmet no 13° Cia Com indicou mínima de 7,8°C, enquanto a estação monitorada pelo blog no bairro Jardim das Hortências indicou mínima de 9°C.
Nos próximos dias a temperatura começa a se elevar de forma gradual, principalmente no período da tarde, com máximas mais altas a cada dia.

Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, WxBrasil

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Chuva antecedeu fim de semana frio

A passagem da área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul trouxe altos volumes de chuva para o Rio Grande do Sul, com destaque para os 95,2mm em Santiago e os 88,2mm registrados em Santa Maria, mas principalmente para os 104,6mm registrados em São Gabriel na estação mantida pelo blog, o maior acumulado em 24h no mês de abril desde que começou o monitoramento pluviométrico no Bairro Jardim das Hortências em 2008. Na estação local do Inmet o registro de 89,6mm é também o maior em 24h no mês de abril, no caso desde a instalação da estação em 2007.

A área de baixa pressão se converteu em um ciclone extratropical com ramo frontal que alcançou até as áreas centrais do país. Na retaguarda da frente vinha ar bastante frio, que impediu que as máximas superassem os 20°C no centro-sul do estado no sábado, que começou om mínima de 5,4°C em registro de estação particular em Santana do Livramento.
O domingo foi o dia mais frio do ano no estado, com mínima de 0,9°C em Vacaria. Houve registro de geadas em alguns pontos do RS, principalmente na Serra. Entre todas as estações que monitoram o tempo sobre o território gaúcho, a maior mínima neste domingo se deu em Tramandaí, 10,6°C.
Confira abaixo o mapa com as mínimas ontem sobre o estado:


Entre a micro-região composta pelos municípios vizinhos a menor temperatura ocorreu em Vila Nova do Sul, 5°C. Em São Gabriel o registro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia indicou mínima de 5,4°C, a menor mínima em abril no local desde o ano de 2008, quando fez 2,8°C. Já na estação localizada no Bairro Jardim das Hortências e mantida pelo blog, a mínima foi de 7,4°C no domingo e de 10,9°C hoje, dia em que fez 9,5°C de mínima no 13° Cia Com, local onde fica a estação de monitoramento do Inmet.

O frio nesta segunda foi maior em áreas de baixada onde o ar frio acumula com o enfraquecimento da massa de ar polar. Um grande exemplo é a cidade de Urupema/SC que fica em uma baixada de altitude e teve mínimas de -2,4°C e -2,3°C, ontem e hoje, respectivamente.

Geada em Urupema  hoje.

Nos próximos dias o amanhecer continua com temperatura baixa e entre os 8°C e 11°C na região, porém pela tarde a temperatura começa a ficar mais agradável com a elevação gradual da mesma. Neste período de próximos dois dias o ar fica seco e o vento sopra quase que continuamente, mesmo que fraco, devido a presença de um ciclone em alto mar na altura do estado.
Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, Agritempo

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Chuva e possível tempo severo antecedem frio mais intenso de 2013

O ingresso de ar quente sobre o Rio Grande do Sul faz a temperatura se elevar nesta quarta-feira com máximas acima ou próximas do 30°C no oeste e noroeste do estado. Porém a instabilidade toma conta do território gaúcho amanhã, com potencial para volumes elevados de chuva.

Previsão para São Gabriel:

Num primeiro momento nesta quinta-feira uma área de baixa pressão se desloca em direção ao RS, trazendo chuva para o oeste do estado já no começo da quinta-feira.O ingresso de ar quente prossegue com a presença do Jato de Baixos Níveis, que se intensifica pela tarde. A chance de temporais sobre a área de fronteira com o Uruguai existe desde o começo do dia, porém o potencial para chuva intensa é maior a partir da tarde, com acumulados que podem chegar aos 100mm em um curto período de tempo. Neste período, entre o fim da tarde de quinta e madrugada de sexta, a frente fria associada a área de baixa pressão se organiza e o gradiente de temperatura e pressão entre a dianteira e retaguarda do sistema é um dos fatores que eleva o risco de tempo severo. Pode ocorrer muita chuva em grande parte das regiões do estado nesta onda de instabilidade, alguns pontos podem ter até 150mm, conforme prevê a Metsul.

Modelos de previsão indicam volumes próximos aos 100mm entre o Centro, Oeste e Campanha gaúcha.

O sistema frontal se desloca pelo norte do estado a partir da manhã de sexta-feira, com a formação de um ciclone na costa argentina. Este ciclone será responsável por impulsionar a massa de ar polar mais forte de 2013 até o momento. As atuais projeções indicam chance de geada na Campanha e na Serra, com temperatura próxima a zero em parte do Uruguai e das serras gaúcha e catarinense.

Projeção de temperatura mínima de modelo meteorológico para o domingo:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Capinchocumulus, Ogimet, WxBrasil, Gruma, Gustfront, Meteobrasil

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Semana começar com ar frio

Uma massa de ar frio fez a temperatura caiu bastante sobre o Conesul neste segunda-feira, com registro de 1,7°C em Gualeiguaychu na Argentine e de 0,2°C em Mercedes no Uruguai.
Sobre o estado as mínimas mais baixas foram registradas sobre a região da Campanha e em áreas de baixada do noroeste e da Serra (7,1°C em Santa Rosa e 8,5°C em Canela). O menor registro do dia foi feito por uma estação particular instalada em Santana do Livramento, 6,8°C.
Confira as mínimas registradas sobre o RS hoje: 

O amanhecer ainda terá temperatura baixa nesta terça-feira com mínimas mais altas, principalmente no leste onde pode ocorrer chuva isolada. Nas demais regiões o sol predomina com poucas nuvens e a temperatura alcança até os 29°C no oeste do estado.
A segunda metade da semana deve ter chuva e chance de temporais isolados conforme as últimas previsões. Segundo a Metsul alguns pontos podem ter chuva forte com o deslocamento de uma frente fria e de uma área de baixa pressão entre quinta e sexta-feira.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, Ogimet

quinta-feira, 4 de abril de 2013

São Gabriel comemora 167 anos de emancipação em dia nublado e com chance de chuva

O vórtice ciclônico (área de baixa pressão) em níveis altos e médios sobre a Argentina segue influenciando a atmosfera sobre o Conesul hoje assim como nos últimos dias, mas agora a atmosfera se instabiliza mais sobre o Rio Grande do Sul com o deslocamento de uma área de baixa pressão nesta quinta-feira.
O vórtice ciclônico foi responsável no dia 2 pela morte de 56 pessoas na Argentina e pela formação de dois tornados no país vizinhos, em Las Flores e Ensenada (imagem abaixo). O grande número de mortes ocorreu pelas intensas precipitações que afetaram a capital federal Buenos Aires e a capital da província de Buenos Aires, La Plata. Na capital nacional a estação meteorológica que de Ortuzar registrou 159mm em 24 horas, o maior volume já registrados neste estação no mês de abril desde que começaram as medições, os resultados foram ruas alagadas com até 1m de água e carros amontoados. Em La Plata o volume de água precipitada foi tão grande que o nível da água alcançou  2m em algumas ruas. Por lá a estação do governo indicou 181mm de chuva, porém estações particulares indicaram até 400mm de acumulado em 24h.


O Rio Grande do Sul também foi afetado nos últimos dias pelo vórtice ciclônico. No dia 2 foi registrada uma nuvem funil em Quaraí e intenso temporal em Hulha Negra, com registro de granizo, vento e acumulado de 140mm em alguns pontos. Ontem a chuva se concentrou mais no sul do estado, apesar de terem ocorrido pancadas de chuva em áreas do oeste e noroeste.
A mesma chuva que serviu para apagar o incêndio que atingia a reserva do Taim a uma semana, provocou transtornos em Pelotas e Bagé, onde ruas foram alagadas. Abaixo chegada do temporal em Pelotas, pelo grupo de caçadores de tempestades Capinchocumulus.

Hoje a atmosfera sobre o estado segue instável e a chuva deve ser mais generaliza, porém com acumulados irregulares e chance de temporais bastante isolados.Alguns locais podem ter chuva intensa como a que ocorreu ontem em Pelotas. A área de baixa pressão se desloca em direção ao litoral ao longo do dia deixando o mar agitado no litoral sul amanhã, quando ar mais frio e seco ingressa sobre o continente, levanto ao registro mínimas mais baixas que os 20°C registrados nos últimos dias.

A chuva pode se fazer presente nas comemorações do aniversário de São Gabriel na noite desta quinta-feira, mas amanhã o tempo fica seco na cidade. Confira a previsão para os próximos dias.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, TN, Gustfront, Capinchocumulus, Ogimet, SMN, RBSTV

-------------------------------------------------------
Um poucos sobe:
São Gabriel neste 4 de abril comemora 167 anos de emancipação política. A cidade que tem 60mil habitantes e berço de ícones nacionais com Plácido de Castro, Marechal Hermes da Fonseca, Marechal Mascarenhas de Morais e outros. Um dos maiores municípios em área territorial do Rio Grande do Sul, a produção agrícola é forte e o interior no município foram feitas importantes descobertas na área paleontológica.


PARABÉNS SÃO GABRIEL PELOS 267 ANOS DE EMANCIPAÇÃO !

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pressão atmosférica cai e chuva retorna

O deslocamento de uma área de baixa pressão em altos e médios níveis da atmosfera (baixa fria) sobre a Argentina proporciona a instabilização da atmosfera sobre o Rio Grande do Sul. As tempestades mais intensas se encontram sobre o noroeste do estado nesta segunda-feira, podendo e tendo potencial para levar tempo severo a aquela região. As últimas imagens de radar mostram algumas tempestades avançando em arco na direção de Santa Rosa, assinatura muitas vezes associada a fortes rajadas de vento.

Radar mostra tempestades fortes (áreas em vermelho) 

A chuva que hoje atinge o oeste do estado amanhã passa a atingir grande parte do território gaúcho, porém em forma de pancadas que podem ser até mesmo localmente fortes em algumas áreas enquanto em outros pontos tendem a ter pouca chuva. A nebulosidade impede a variação de temperatura na região, com os registro de pouca amplitude entre máximas e mínimas.
As projeções tem indicado um grande número de áreas de baixa pressão influenciando a área central da América do Sul e instabilizando a atmosfera desde o Mato Grosso do Sul e São Paulo até a Argentina nos próximos dias. Assim o tempo não firma no estado e pode chover a qualquer parte do dia, assim como o sol também pode aparecer. 

Para as comemorações do aniversário da cidade de São Gabriel, as atuais previsões indicam um grande potencial para o registro de chuva neste dia, porém como esta deve vir em forma de pancadas na quinta-feira, não se pode precisar se choverá na hora das atividades. Abaixo a previsão do Cptec/Inpe para a cidade:


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 33,4°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 17,6°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 92% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 27% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 22,8km/h (Estação do Inmet)  



Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, WxBrasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...