Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Depois do arco-íris e da chuva vem o tempo seco e quente

A última terça-feira teve pancadas de chuva em muitas regiões do estado devido ao ingresso do ar quente e úmido pré-frontal. No município de São Gabriel algumas áreas do interior do município chegaram a registrar 30mm em menos de uma hora e o contraste da chuva com o sol proporcionou belas imagens de um arco-íris duplo no final da tarde.



 Leitor do blog Alfredo Dubois enviou imagens do arco-íris já no formato semi-circular característico:

Além de São Gabriel a chuva forte localizada também atingiu outros municípios, com destaque para a região de Tunas, onde no interior do município a chuva totalizou 90mm . Na região devido a chuva houve a queda de um pontilhão e um acidente ocasionado pela aquaplanagem.
No dia seguinte, quarta-feira, o avanço da frente fria trouxe chuva para grande parte do estado, mas ainda com volumes bastante irregulares. Enquanto em Santiago a chuva em menos de hora totalizou 30mm e provocou alagamentos, em São Gabriel o acumulado diário foi de apenas 3mm. As ocorrências de tempo severo isolado, adiantada no blog, teve como destaques o vento forte em Ijuí e em Capão do Cipó, onde ocorreram destelhamentos.
Após a passagem da frente o avanço de uma massar de seco influencia as condições atmosféricas sobre grande parte do estado.Assim apesar do amanhecer ameno faz calor durante a tarde. Hoje em São Gabriel após amanhecer com 15,5°C já faz 29,7°C.
 No entanto neste sábado e domingo a chuva atinge o norte gaúcho devido a uma frentes estacionária que deve levar chuva volumosa a áreas de Santa Catarina e do Paraná. No sábado a precipitação fica restrita apenas a área de fronteira com o estado catarinense, mas no domingo não se pode descartar inclusive chuva isolada no centro do estado gaúcho, além da porção norte do território do estado. Pelas atuais projeções o sol predominaria no domingo apenas na faixa de fronteira com o Uruguai.

Na região da Campanha o final de semana será marcado pelo calor durante a tarde e temperatura amena durante a noite e amanhecer. Neste sábado esperasse que o dia comece com temperaturas entre 13°C e 16°C na região e durante a tarde a máxima oscile entre 27°C e 32°C. No domingo aumenta a cobertura de nuvens em partes da região com chance de chuva bastante isolada, incluindo São Gabriel, a temperaturas oscilam entre 26°C e 31°C.

Previsão para São Gabriel:

----------------------------------------------------------------------
Longe da Terra esta última quinta-feira teve como destaque o periélio do Cometa ISON. O denominado ''cometa do século'' se aproximou da extrema a 1,36milhão de km/h na tarde de ontem e durante o monitoramento dos satélites a Nasa afirmou que o cometa tinha sido extinto ao passar próximo do Sol. No entanto as imagens seguintes dos satélite que monitoram o Sol, como o SOHO, indicaram que um corpo brilhante saindo do campo de visão dos coronógrafos (que encobrem o Sol nas imagens) e este seria ISON.
Porém até agora os cientistas não conseguem precisar se o cometa permanece ''vivo''. Não há ainda como precisar se o que as imagens registram é apenas uma nuvem de poeira se expandindo ou o cometa com núcleo.
O ISON é um dos cometas mais esperados do últimos tempos pois se conseguir passar pelo Sol deve se aproximar bastante da Terra entre dezembro e janeiro. As projeções indicavam que o cometa seria visiível a olho nu, principalmente no Hemisfério Norte, durante o período citado.

Ponto brilhante e denso que pode ser o cometa.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Apolo11, BAZ, Ogimet, Meteobrasil, Discovery, Nasa

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Calor antecede retorno da chuva

O vento norte tem transportado ar bastante aquecido e úmido para o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Em São Gabriel a temperatura não baixa da marca dos 20°C desde a manhã de domingo e o calor chega ao seu pico nesta terça-feira.Se ontem (dados meteorológicos abaixo) a máxima foi de 33,7°C na cidade, hoje já se tem 33,4°C na estação do Bairro Jardim das Hortências e com sensação térmica de 37,5°C devido a umidade mais elevada nesta terça.


Esta elevação da temperatura e a presença de um cavado (área de menor pressão atmosférica) entre o estado e o norte da Argentina favorece a formação de áreas isoladas de chuva, como já ocorreu no fim da tarde de ontem no centro do estado. As pancadas de chuva serão isoladas, porém podem ser localmente fortes.
Amanhã a chuva tende a ser mais generalizada com o avanço de uma frente fria sobre o estado.Os acumulados projetados não são elevados e dificilmente excederão os 40mm, a não ser em faixas localizadas. A frente que avança nesta quarta pode trazer, além de chuva forte, novos temporais ao estado. O avanço do sistema sobre a massa de ar quente aumenta a chance de tempo severo, no entanto com a frente não é intensa, este risco existe para todo o estado, porém somente pontos isolados podem ter danos.

Frente avança a manhã com risco de chuva forte.

A frente não traz ar frio na retaguarda, porém a temperatura não sobe tanto na passagem do sistema. Assim as projeções indicam mínimas entre 19°C e 24°C e máximas variando 27°C e 31°C na região da Campanha. O solo até deve aparecer no começo do dia ou em meio as nuvens que aumentam, porém a chuva cai na região durante a tarde e noite.
Na quinta o tempo abre a temperatura cai mais ao amanhecer, com projeções indicando mínimas entre 12°C e 16°C. Durante a tarde o calor será menos intenso com temperaturas entre 25°C e 28°C.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, Ogimet, Meteobrasil

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Tempo seco predomina nos próximos dias

O ingresso de uma massa de mais frio e seco sobre o ar aquecido no território gaúcho favoreceu a formação de núcleos isolados de chuva ontem. Durante grande parte da manhã algumas áreas de instabilidade mais fortes se mantiveram ativas sobre o sul gaúcho e com forte atividade elétrica. Em Jaguarão ontem a chuva totalizou 14mm na estação meteorológica local.

Sistema Rindat detectou atividade elétrica (pontos) ontem no sul do estado

A chuva porém foi bem mais intensa na região do Vale do Rio Pardo e Região Carbonífera. Casas foram inundadas e ruas ficaram alagadas nas cidades de Santa Cruz do Sul, Triunfo, Chaqueadas, General Câmara, São Jerônimo. Em Santa Cruz do Sul alguns moradores foram retirados de suas casas em áreas de risco e desde o começo da semana a chuva registrada na cidade já supera os 130mm.
Em São Gabriel e região também choveu, porém de forma muito mais fraca. A garoa veio a cair durante a tarde desta quinta, totalizando 1,8mm na estação meteorológica do Inmet na cidade. O vento porém passou a soprar de sul, amenizando a sensação de abafamento então existente com alta temperatura e ar bastante úmido.

Dados meteorológicos da quinta-feira

Nos próximos dias o tempo segue seco e a temperatura fica elevada durante a tarde, com calor. O sol predomina com poucas nuvens neste sábado sobre a região da Campanha e o amanhecer terá temperaturas entre os 13°C e 16°C conforme as atuais projeções. Ao longo da tarde a temperatura aumenta bastante, oscilando entre 27°C e 31°C.
O domingo terá basicamente as mesmas condições atmosféricas do sábado, no entanto ocorre um maior aquecimento e as mínimas e máximas se elevam mais em todo o estado. Na Campanha as atuais projeções indicam marcas entre 15°C e 19°C no começo do dia e entre 28°C e 33°C no período da tarde.
A temperatura elevada deve continuar na segunda-feira, porém a aproximação de uma frente fria já pode trazer chuva para o sul do estado na terça-feira. Apesar da menor confiabilidade devido a um maior período de dias, se espera o retorno da chuva forte durante a passagem da frente, mas sem volumes extremos.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Ogimet, BAZ, Funceme

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Chuva voltou forte

A terça-feira, como previsto, teve chuva em praticamente todo território gaúcho. Em alguns locais as precipitações chegaram intensas e com tempo severo, como ocorreu no Vale do Rio Pardo e Quarta Colônia. Nestas regiões algumas tempestades isoladas provocaram queda de granizo médio a grande, que caiu acompanhado de vento forte, danificando assim principalmente lavouras de fumo e ainda derrubando árvores e postes.

Granizo em Restinga Seca na foto de Vianei Bolzan.

O radar do Morro da Igreja em Santa Catarina indicava na noite de ontem fortes tempestades sobre a Serra Gaúcha. As imagens de refletividade obtidas pelo mesmo eram condizentes com temporais com queda de granizo até mesmo grande, no entanto não há informações sobre o tempo severo na região.
Nas demais áreas do estado a influência do sistema de baixa pressão também trouxe chuva forte. Em São Gabriel, no período da tarde, a chuva chegou a ser torrencial por alguns momentos vindo a provocar alagamentos no centro da cidade. A temperatura pouco variou devido a nebulosidade e a chuva, que acabou totalizando por volta dos 37mm na cidade.

Dados meteorológicos da terça-feira:


Água cobriu algumas das ruas do centro da cidade. Foto : Magro Borin

A chuva prevista já era bem menos volumosa que a registrada na última semana e no sudoeste do estado os acumulados ficaram aquém do que algumas projeções indicavam para a região. Mesmo assim a chuva chegou forte durante a manhã na região de Uruguaiana.

ACUMULADOS NO RS (19/11)
  • 42,4mm - Santa Maria
  • 40,2mm - Santiago
  • 39,6mm - Rio Pardo
  • 39,0mm - Uruguaiana
  • 38,8mm - São Gabriel
  • 35,4mm - Lagoa Vermelha
  • 33,0mm - Quaraí
  • 32,8mm - Frederico Westphalen
  • 31,2mm - Bento Gonçalves
  • 30,4mm - Erechim
  • 30,0mm - Cruz Alta

Nesta quarta-feira o tempo segue fechado e com chance de chuva rápida e isolada em grande parte do estado. Esta condição predomina também amanhã com o deslocamento do sistema de baixa pressão para o mar. As condições atmosféricas porém não permitem descartar a ocorrência de chuva localmente forte nas próximas 24h em qualquer área do estado.
A quinta-feira começa com temperaturas entre 17°C e 20°C na região da Campanha. Mesmo com as nuvens a temperatura máxima oscila entre 23°C e 28°C na região. Já na sexta-feira o ingresso de ar mais seco e frio faz com o amanhecer tenha temperaturas mais baixas na região. Para este dia as projeções indicam oscilação entre 9°C e 14°C nas mínimas e entre 25°C e 30°C nas máximas.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, Meteobrasil, BAZ, WxBrasil

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Novos temporais devem atingir o estado

A última sexta-feira teve o avanço rápido de uma linha de tempestades e de uma frente fria. A chuva chegou forte na região, com acumulados próximos aos 20mm, valor registrado em São Gabriel e acompanhado por vento de 55km/h. 
O destaque porém foi o vento intenso na passagem do sistema. No Vale do Rio Pardo ocorreram danos em decorrência das rajadas intensas e que se aproximaram dos 100km/h. Na Região Metropolitana a CEEE registrou 30mil clientes sem energia após a passagem do temporal. Em Santa Maria a chuva forte veio acompanhada com rajadas de 90km/h e queda de granizo.
Em São Gabriel a linha de instabilidade chegou com uma bela frente de rajada, assim como ocorreu durante o deslocamento deste sobre outras cidades. Com o vento moderado não houveram danos na cidade. Chegada da frente de rajada:





Agora poucos dias depois da última onda de tempo severo o estado do Rio Grande do Sul deve registrar mais temporais.O final de semana foi de tempo seco o que permitiu um amanhecer frio, principalmente na Serra onde fez apenas 3°C em São José dos Ausentes.
Nesta segunda o ingresso de ar quente e úmido traz abafamento para o estado, com destaque para a região centro-oeste do território gaúcho. As estações do Inmet na região reportam, nesta tarde, a temperatura de 32,4°C em Santa Maria e de 32,3°C em São Gabriel, São Borja e Santa Rosa.
Amanhã forte convecção se dará sobre o norte da Argentina avançando sobre o Rio Grande do Sul ao longo do dia. O desenvolvimento destas tempestades se dará pelo deslocamento de um centro de baixa pressão, porém bem menos intenso que o da última semana. Mesmo assim existe a chance de tempo severo no estado e com potencial para chuva volumosa a extrema no sudoeste do território. Algumas projeções não permitem descartar acumulados de mais de 100mm entre a região de Uruguaiana e Santana do Livamento, incluindo o noroeste do Uruguai.
Nesta terça o dia deve começar com temperaturas mais altas na região da Campanha. As projeções tem indicado mínimas entre 17°C e 22°C. Ao longo da tarde com a chuva que deve atingir a região as máximas não sobem muito, oscilando entre 25°C e 28°C. 
Na quarta-feira com o deslocamento da área de baixa pressão sobre o estado a chance de chuva forte aumenta em todo o estado. Volumes expressivos podem ser registrados em qualquer região, o que alerta para os rios que se encontram com níveis elevados de água em grande parte do estado. Após a chuva o avanço de uma nova massa de ar frio deve se dar apenas na sexta-feira, quando o tempo limpa em todo estado. 

Apesar de divergências volumes mais altos de chuva (em vermelho) são projetados sobre uma grande área.

Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Ogimet,

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Enchente em São Gabriel desabriga 90 famílias

Segundo a Defesa Civil 90 família estão desalojadas em São Gabriel em função das forte chuva. Destas famílias, quatro estão abrigadas na sede campestre da Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar (ACAS-BM), enquanto outras as 86 famílias se encontram próximas as suas residências, seja na casa de vizinhos ou parentes,  para a monitorar a situação e evitar saques.A Secretária Municipal de Assistência Social está fornecendo cestas básicas e agasalhos para as famílias que tiveram que sair de suas casas.

Barco foi usado pelos moradores ribeirinhos. Foto : Magro Borin

As imagens áreas registradas pela Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal dão uma dimensão da enchente e dos danos e prejuízos registrados no município. Muitas lavouras foram cobertas pela água e o real prejuízo na produção está sendo levantado pelo Irga e pela Emater.
Em números inicias 60 cabeças de gado foram encontrados mortas no interior do município e na região próxima ao Santa Maria algumas comunidades estão isoladas, como é o caso do Pavão, Rincão de Santa Catarina e Rincão do Claro. Muitas pontes foram comprometidas e a Ponte do Pavão veio a ser destruída pela força da água.

Bairro Passo da Lagoa:




Ponte dos Lagões foi destruída:

Bairro Beira-Rio:

Estima-se que o Rio Vacacaí esteja acima com 10m acima do nível normal, porém valor ainda não foi confirmado. As cheia que também é grande no Rio Santa Maria, que corta a porção oeste do município, fica bem evidente nas imagens de satélite de alta resolução registradas pelo Satélite Aqua na manhã de ontem. Na imagem é possível ver a grande massa de água cobrindo os campos no interior de São Gabriel, Dom Pedrito e Rosário do Sul.



A sexta-feira do Feriado de Proclamação da República terá chuva no Rio Grande do Sul. A frente fria que avança, mesmo com o potencial para tempo severo isolado, deve trazer acumulados bem mais baixos para o território gaúcho (até 40mm na região de fronteira com a Argentina). A mesmo mais fraca ainda servirá para manter os rios acima do nível normal e na próxima semana a projeção de chuva mais intensa na terça-feira pode elevar mais os níveis dos cursos d'água.

Fonte : NASA, Metsul, Meteobrasil, Prefeitura Municipal, Caderno7, Noticia N1, Coluna Ponto de Vista

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Supercélula, chuva e enchente

O avanço de um sistema de baixa pressão ativou muitas tempestades sobre o Rio Grande do Sul no domingo. No começo do dia algumas tempestades com caráter supercelular se desenvolveram no sudoeste do estado trazendo chuva intensa e 200mm em poucas horas para a cidade de Quaraí.
Na região de São Gabriel também houve o avanço de uma supercélula, que chegou com forte intensidade em Vila Nova do Sul. No município o vento quebrou galhos de árvores e ainda houve queda de granizo pequeno. As imagens da tempestade são impressionantes.






  

Durante o período da manhã já havia passado uma frente de rajada sobre o município vilanovense, porém com vento fraco, assim como a chuva que chegou em forma de garoa, mesmo após as trovoadas constantes desde o amanhecer.


A chuva foi muito intensa no oeste e centro do estado desde o final de semana, com volumes acima dos 100mm em uma grande área do estado do Rio Grande do Sul,conforme a precipitação estimada pelo satélite TRMM. No município de Rio Pardo da chuva totalizou 278mm na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, porém em pontos do interior há registros de mais de 300mm. Devido a problemas na estação meteorológica de Quaraí, não se posse confirmar o quanto choveu neste período na cidade. Nesta cidade fronteiriça o número de desabrigados e desalojados superava ontem 1000 pessoas. Em Rosário do Sul a enchente do Rio Santa Maria obrigou 60 famílias a saírem de suas casas.
Na Serra Gaúcha o granizo foi um dos principais problemas. Em Bento Gonçalves e Fontoura Xavier as pedras de gelo eram grandes e provocaram muito estragos nos telhados. Vacaria além do granizo foi atingida também por vento forte, ocasionado por uma intensa célula de tempestade que alcançou a escala máxima de refletividade nas imagens de radar. A cidade de Caxias do Sul chegou a ser atingida três vezes pelo granizo durante a noite de domingo e madrugada de segunda.

Volumes acima dos 200mm aparecem no oeste em estimativa do TRMM

Nesta segunda-feira o centro de baixa derrubou a pressão atmosférica sobre o estado gaúcho, favorecendo ainda mais a chuva. Em São Gabriel a pressão atmosférica caiu até apenas 998,9hPa, o menor valor registrado no ano.
O sistema frontal que se desenvolveu quando a baixa se converteu em ciclone extra-tropical foi o responsável para ocasionar tempo severo sobre o estado de Santa Catarina. Em São Joaquim um tornado se formou no começo da noite de ontem. No interior do município o vento forte destruiu um galpão, derrubou e decepou árvores, além de derrubar paredes e telhados na área industrial da cidade. A imagem mais impressionante foi a de uma barra de ferro de um telhado que foi arremessada e ficou cravada no solo.


A chuva de 134mm registrada apenas ontem em São Gabriel pela estação meteorológica mantida pelo blog no Bairro Jardim das Hortências, foi a maior registrada em um dia desde a instalação da mesma em 2011. No Bairro São Bento o transbordamento de uma sanga fez com que duas famílias tivessem que sair de suas casas. No mesmo bairro um carro foi parar dentro do curso de água ao tentar atravessar a rua alagada. No Bairro Bela Vista um muro cedeu com a força exercida pela água, que invadiu uma casa provocando perda de móveis e eletrodomésticos

Água invadiu a Rua Marechal Hermes no São Bento. Foto do Gabinete da Vereadora Neca.

A situação também é complicada nas proximidades do Rio Vacacaí, onde o nível da água não para de subir. Desde o sábado o volume acumulado de chuva na cidade foi de 183,4mm, assim o Rio Vacacaí já nesta segunda-feira estava 8m acima do nível normal, deixando em alerta a população que habita aquela região da cidade. Nesta terça-feira a água já invadiu a Avenida Antonio Mercado, ilhando a Vila Dotto. O fundo do Parque de Exposições Assis Brasil também foi invadido pela água.
A estátua de Iemanjá na beira do Rio Vacacaí serve a cada enchente como ponto de medição da elevação deste. As imagens registradas pelo Marcelo Ribeiro mostram o quando o nível do rio subiu desde ontem, ficando hoje com as águas 10m acima do nível normal.


Água já chega nas casas. Foto : Magro Borin

Os próximos dias reservam tempo bom, porém na sexta-feira a chuva retorna de forma muito mais fraca. Assim espera-se que as águas baixem até a quinta-feira, se mantendo um pouco acima do normal com a chuva projetada para o fim da semana.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Caderno 7 , VortexBrasil, São Joaquim Online, Jornal O Imparcial

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tempo muda e tempo severo traz alerta para o Conesul

A quinta-feira foi de calor durante a tarde em muitas regiões do estado devido o ingresso de ar quente com o vento norte, o que se repete nesta sexta. E São Gabriel, por se encontrar no centro-oeste do estado , também registra temperaturas altas. Ontem a máxima na cidade foi de 31,4°C em registro da estação local do Inmet, enquanto nesta sexta-feira a mesma estação já reporta 33°C as 14h.
O vento norte segue soprando hoje e durante parte do sábado, assim as temperaturas caem pouco na próxima madrugada e espera-se mínimas entre 18°C e 23°C na região da Campanha. A presença de uma frente fria próxima ao estado deixa o céu encoberto e com aberturas de sol. Faz calor com máximas entre 27°C  e 31°C, porém a chance de chuva é grande em todo centro, oeste e sul do estado devido a influência do sistema frontal sobre mar e do ar quente e úmido sobre o estado.

 Previsão para São Gabriel nos próximos dias:

O sistema frontal que se aproxima do estado amanhã levou tempo severo as planícies argentinas na tarde de ontem. Além do granizo em muitas cidades, suspeita-se que um tornado possa ter atingido um município da província de Río Negro. Apesar do afastamento da frente, a Argentina ainda terá tempo severo no final de semana, inclusive, com maior potencial para danos.
Um centro de baixa pressão cruza o norte do país entre sábado e domingo sobre a presença de ar quente e úmido. O cenário projetado é bastante sugestivo para a formação de sistemas convectivos intensos e que poderiam trazer granizo, vendavais, chuva torrencial e até mesmo tornados. As atuais projeções não permitem descartar acumulados acima dos 200mm nas províncias de Entre Ríos, Santa Fé e Córdoba durante o final de semana.
O centro de baixa pressão se aproxima do Rio Grande do Sul entre domingo e segunda-feira, quando se espera chuva forte e com potencial para tempo severo sobre o estado. Algumas projeções indicam acumulados por volta dos 100mm no oeste do estado e na área de fronteira com o Uruguai, cujo noroeste e centro do país também devem ser afetados. A pressão atmosférica deve cair a valores próximos aos 997hPa sobre a Campanha Gaúcha durante a segunda-feira e assim com a presença de ar quente existe o risco de tempo bastante severo em pontos localizados. A área de pressão se desloca para o mar durante a terça e sua conversão em ciclone extra-tropical pode trazer ressaca a vento forte para ao litoral gaúcho.


-------------------------------------------------------------------------------

Longe do Brasil um outro sistema de baixa pressão chamou a atenção e espantou meteorologistas e entusiastas de meteorologia por todo globo. Um poderoso Tufão  (como são chamados os furacões no Índico e Pacífico) categoria 5 a mais elevada a escala Saffir- Simpson, avançou sobre as Filipinas com rajadas de vento sustentadas em 305km/h e pressão atmosférica estimada em apenas 858hPa. O Tufão Hayian, denominação do sistema, é considero agora o mais intenso ciclone tropical registrado pelo homem no planeta, pois apresentou rajadas de até 400km/h e a menor pressão atmosférica registrada em um ciclone no mundo.
O olho característico do sistema tocou a ilha na manhã de hoje, junto com as bandas de nebulosidade que além do vento trazem chuva muito intensa. A situação é crítica nas Filipinas pois além da chuva torrencial os ventos provocam a elevação das marés. Até o momento estimam-se 50 mortos no país, porém o número deve crescer.

Imagens de satélite mostravam Tufão perfeitamente simétrico e com olho bem definido:



Fonte: NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Metsul, Ogimet, WxBrasil, Meteobrasil

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Período seco se aproxima do fim

O predomínio de uma massa de ar seco e fria sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta semana vai chegando ao fim.O centro de alta pressão associado a este massa de ar já se desloca pelo mar e a circulação de ventos do sistema trazem rajadas de vento leste hoje. O vento começa a perder força amanhã e durante a sexta o vento predomina do quadrante norte.
O vento norte na sexta-feira vai ser resultante do ingresso de uma massa de ar quente e úmida de origem tropical. Assim as temperaturas se elevam mais pela manhã e faz bastante calor a tarde, com sensação maior de abafamento.
Tarde de ontem foi agradável contrastando o amanhecer ainda frio.

Nesta quinta-feira o ar seco ainda predomina sobre o estado e na região o dia começa com temperaturas entre 13°C e 16°C. Ao longo da tarde o sol brilha forte e as temperaturas variam ente 26°C e 31°C.
Na sexta-feira com o ingresso do ar úmido as mínimas ficam mais elevadas na região da Campanha, variando entre 15°C e 19°C. Durante a tarde não se podem descartar pancadas isoladas de chuva associadas ao calor, que na região resultará máximas entre 28°C e 33°C.

Previsão para São Gabriel:


Porém a maior mudança no tempo vem no final de semana. No sábado, devido a massa de ar quente e úmida e aproximação de uma frente fria sobre o Rio da Prata, existe o potencial para chuva localmente forte e pancadas de chuva sobre o RS, em principal na região da Campanha. No domingo é projetado o avanço de uma área de baixa pressão muito baixa projetada sobre o estado (até 993hPa) , sendo um fator de risco para a ocorrência de tempo severo e vento forte e somente nos próximos dias a confiabilidade das projeções será maior, assim o cenário deve ser monitorado.



Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, Ogimet, WxBrasil, BAZ

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ar seco predomina nesta semana

A chuva que caiu no sábado sobre o estado com a passagem de uma frente fria, foi volumosa no oeste e sudoeste do estado. Nestas regiões foram registrados acumulados bem elevados, principalmente se comparados aos 12,2mm e 20,0mm registrados em São Gabriel e Vila Nova do Sul, respectivamente.

CHUVA NO RS (01-02/11):

  • 111,4mm - Alegrete
  • 73,8mm - Quaraí
  • 69,6mm - Santana do Livramento
  • 65,2mm - Uruguaiana
  • 64,2mm - São Borja

A formação de um ciclone na costa manteve a variação de nuvens sobre o estado no domingo, inclusive com muitos pontos registrando garoa e chuva fraca. Após a instabilidade o avanço de uma massa de ar seco e frio neste começo de semana derrubou as temperaturas nesta segunda-feira em território gaúcho. Apesar do começo de dia frio, não houve registrado de geada em nenhum ponto do sul do país, como havia ocorrido na última semana em Urupema-SC.



MÍNIMAS NO RS (04/11)
  • 6,5°C - Herval (E.P)
  • 6,6°C - Bagé
  • 8,4°C - Canguçu
  • 8,4°C - Quaraí
  • 8,6°C - Encruzilhada do Sul
  • 8,6°C - São José dos Ausentes
  • 8,8°C - Vila Nova do Sul (E.P)
  • 9,4°C - Jaguarão
  • 9,5°C - Dom Pedrito
  • 9,6°C - Caçapava do Sul
  • 9,6°C - Santa Rosa (E.P)
  • 9,7°C - Santana do Livramento
  • 9,9°C - Alegrete
  • 9,9°C - São Gabriel (E.P)

O predomínio do ar seco nesta semana mantém a maior amplitude térmica, assim faz calor a tarde após amanhecer frio. Nesta terça-feira o dia deve começar com temperaturas entre 7°C e 12°C na região e pela tarde as máximas ficam entre 24°C e 28°C.
Na quarta-feira não ocorrem mudanças significativas. O amanhecer ainda segue com temperaturas mais baixas e entre 9°C e 14°C. Durante a tarde faz calor com máximas entre 25°C e 30°C.A elevação gradual das temperaturas segue até a sexta-feira e o tempo vira no final de semana com o retorno da chuva.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogiet, BAZ, Meteobrasil, WxBrasil

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tempo muda no RS e chuva extrema é registrada na Argentina

As tempestades que se desenvolvem sobre a Argentina desde a quarta-feira tem semeado muitos danos pelo país. A queda de granizo gigante foi registrada em San Luis na tarde de ontem, quando no período da manhã um jovem morreu em decorrência de um temporal. A morte do jovem, que morava no interior da província de Córdoba, provavelmente se deu pela passagem de um tornado na região, onde um caminhão tombou e um carro foi arrastado pela força do vento.
Além dos temporais a chuva tem caído volumosa sobre o território central da Argentina e desde ontem, com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão, as precipitações ficaram mais intensas. Nas últimas 24h os volumes registrados já se aproximam dos 200mm em muitos pontos das províncias de Córdoba e Santa Fé, com alagamentos e transbordamentos de rios. No norte da província de Buenos Aires a chuva registrada desde ontem também supera os 100mm. Os maiores acumulados até agora na Argentina foram registrados na província de Santa Fé : 300mm em San Genaro e 224mm em Montes de Occa.

Nesta sexta-feira se organiza no país vizinho um novo sistema frontal. A frente fria avança neste sábado sobre o estado com potencial para tempo severo isolado. Enquanto a chuva não chega a temperatura segue elevada com sensação de abafamento no centro-oeste do estado. Apesar da cobertura de nuvens a temperatura já se aproxima dos 30°C na região nesta sexta, assim como ocorreu na quinta-feira (dados abaixo).


Amanhã a chuva já atinge a fronteira-oeste no começo da manhã, conforme as atuais previsões. A frente fria avança com potencial para tempo severo isolado e chuva forte durante a tarde e começo da noite. De acordo com as rodadas dos modelos numéricos o sudoeste do estado poderá receber acumulados de até 50mm. 
A temperatura neste sábado pouco varia na campanha gaúcha, o dia começa com temperaturas elevadas (entre 17°C e 21°C) e com a chegada da chuva a mesma se mantém estável. Já no domingo o vento passa a soprar de sul e a varição diária deve ficar maior, com amanhecer mais frio (11°C a 15°C) e máximas variando entre (22°C e 26°C). A próxima semana deve começar sobre a influência de uma nova massa de ar frio e seco, provocando um amanhecer mais frio sucedido de uma tarde agradável a quente.

Projeções indicam chuva mais forte sobre o oeste e centro-sul do estado

 Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, Gustfront, De Olho no Tempo, Cadena, Meteobrasil,  WxBrasil.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...