Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Frente fria trouxe muita chuva

A formação de um sistema frontal sobre o Rio Grande do Sul, provocou elevados volumes sobre o estado, elevando ainda mais os elevados mensais nos municípios da região. Nas últimas 72h o acumulado em São Gabriel foi de 102mm, se aproximando da média de 114mm para o mês da Normal Climatológica 1975/2005.
A chuva caiu forte em diversos pontos do estado, inclusive com problemas de alagamentos em municípios da área urbana da região metropolitana de Porto Alegre. Em Campo Bom o acumulado de 44mm em apenas uma hora fez com que muitas ruas ficassem inundadas. Na região da Campanha a forte chuva também fez as ruas alagarem, com registros no centro e em bairros de São Gabriel.

Chuva nas últimas 72h:

  • 119,4mm - Caçapava do Sul
  • 102,0mm - São Gabriel
  • 97,6mm - Campo Bom
  • 92,8mm - Camaquã
  • 91,2mm - Uruguaiana
  • 85,0mm - Teutônia
  • 78,8mm - Mostardas
  • 78,0mm - Canguçu
  • 71,6mm - Alegrete
  • 68,2mm - Bagé
  • 66,2mm - Santa Rosa
  • 62,6mm - Tramandaí
  • 62,0mm - Dom Pedrito
  • 60,6mm - Santa Maria
  • 59,2mm - Lagoa Vermelha
  • 57,0mm - Porto Alegre
  • 54,2mm - Rio Grande
  • 54,0mm - Rio Pardo
  • 50,6mm - Soledade

Após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar polar avançou em direção ao estado. Apesar da presença de nuvens sobre a metade leste gaúcha, por influência de um sistema de baixa pressão no mar, a temperatura caiu bastante na última madrugada. Em Canguçu o dia começou, nesta quinta-feira, com apenas 11,1°C.Já em Caçapava do Sul a mínima foi de 12,5°C e em São Gabriel a temperatura caiu até os 15,6°C.
Nesta sexta-feira o amanhecer também será frio em praticamente todo estado. Para a região da Campanha, se esperam mínimas entre 11°C e 16°C. As nuvens diminuem e o sol predomina, elevando um pouco mais as temperaturas máximas, que oscilam entre 24°C e 29°C. Em pontos do sul do estado, a circulação de nuvens do sistema de baixa pressão não permite descartar a ocorrência de chuva passageira.
Já no sábado o tempo pouco muda : o amanhecer de temperatura baixa dará lugar uma tarde com temperaturas amenas. Na região o dia começa com marcas entre 12°C e 16°C, porém durante a tarde as máximas ficam entre 26°C e 30°C. 

Previsão para São Gabriel:

Para o Carnaval a tendência é de tempo seco e com aquecimento durante este próximo final de semana. No entanto, durante a segunda-feira o deslocamento de uma área de baixa pressão provoca chuva, sendo que está já atinge a metade oeste do território gaúcho nas primeiras horas do dia.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Ogimet, WxBrasil

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Chuva generalizada no estado, após temporais isolados

Nesta segunda-feira a influência de um cavado sobre o ar quente e úmido, levou a formação de temporais localizados na metade norte do território gaúcho, inclusive com danos e vento forte.  Em Santa Rosa o vento alcançou os 99,7km/h durante a tarde, com chuva de 49mm em apenas uma hora. Ocorreram danos em Pareci Novo e Sapiranga, com destelhamentos e queda de postes.
De Nova Petrópolis vieram imagens impressionantes do que seria um tornado no município. Porém pelo registro do morador Carlos Ignácio, não se pode afirmar se havia rotação na nuvem.

Possível tornado em Nova Petrópolis:

Enquanto havia tempo severo em parte do estado na tarde de ontem, no centro e oeste gaúcho o destaque meteorológico era a elevação das temperaturas.Em Santa Maria a temperatura máxima alcançou os 32,5°C na estação local do Inmet, enquanto São Gabriel registrou máxima de 32,2ºC.
Nesta terça-feira, o desenvolvimento de áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão traz chuva forte para o território gaúcho, principalmente da região da campanha e fronteira oeste. Em São Gabriel a chuva já totaliza 54,8mm, tendo caído forte durante a manhã e dificultado o tráfego nas cias da cidade. Por volta das 11h a chuva cai torrencialmente, com uma taxa de precipitação de 148mm/h, uma das maiores registradas neste ano na cidade.


Rua Tristão Pinto durante a chuva forte. Foto : Valdir Borin

Amanhã a formação de uma frente fria ainda mantém o tempo instável no Rio Grande do Sul. Existe o risco de chuva forte em qualquer região do estado, com destaque para a região norte e serra, onde o risco de tempo severo e transtornos é maior. Na quinta-feira uma massa de ar seco ingressa no estado, fazendo a frente fria avançar.C
Nesta quarta-feira o tempo segue fechado na região, com chance de chuva a qualquer momento. Assim a temperatura pouco varia durante o dia, com mínimas entre 16°C e 21°C e máximas entre 20ºC e 24°C. Já na quinta o sol aparece com variação de nuvens na região da campanha, com chance de chuva rápida e bastante isolada nas áreas mais orientais da região, ou seja, mais próximas ao litoral. As mínimas então ficam entre 14°C e 18°C, com máximas oscilando entre 24°C e 26°C.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, BAZ, WxBrasil

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Tornado atinge cidade argentina e atmosfera segue instável no RS

NOTA : Por problemas de conexão com a internet o blog ficou se atualizações na última semana, porém agora há o retorno dos posts nos dias tradicionais.


O deslocamento de um cavado (área de menor pressão atmosférica) sobre o Rio Grande do Sul foi responsável por provocar chuva em áreas do estado nesta última quinta-feira. A chuva foi bastante irregular, inclusive dentro de uma mesma região. Ontem os maiores acumulados se localizaram no eixo Missões-Campanha, com destaque para São Gabriel onde foram aferidos 31mm de precipitação na estação local do Inmet.
Acumulados ontem :

A influência deste cavado e o ar quente sobre o estado levaram a formação de algumas tempestades sobre o norte gaúcho nesta sexta-feira, inclusive com granizo em Farroupilha e chuva localmente forte nos municípios da Serra.
O tempo severo, porém, foi destaque na Argentina. O avanço de uma frente fria levou a formação de tempestades sobre a província de Buenos Aires, ocasionando queda de granizo e vento forte. No entanto, um tornado veio a tocar o solo na área de Grande Buenos Aires.Em Berazategui, cerca de 20km da capital argentina, árvores caíram e telhados foram arrancados com a passagem do tornado, que teve vento suficiente para virar um carro. Apesar dos danos, apenas os dois ocupantes do carro ficaram feridos.

Tornado e danos:




Vídeo impressionante da passagem do tornado pela cidade:




Pois a atmosfera do Rio Grande do Sul se instabiliza muito mais neste final de semana.A presença de ar quente, que levou a máxima de 31°C em São Gabriel, e umidade, deve favorecer a formação de pancadas isoladas de chuva. A aproximação da frente que estava na Argentina pode, no entanto, favorecer as pancadas de chuva sobre o estado, englobando mais regiões.
No domingo um novo cavado deve influenciar o tempo no estado, com mais chuva e acumulados irregulares. O calor continua em praticamente todo estado, com máximas próximas aos 30°C e mínimas acima dos 20°C. A chance de chuva se alterna com períodos de abertura de sol, propiciando sensação de abafamento.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Gustfront, Inmet, Pronostico Extendido, BCP Salto, Metsul, NOAA, Cptec/Inpe, WxBrasil

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dias contados para o calor

O final de semana seguiu sendo marcado pelo calor em território gaúcho, porém com espaço também para tempestades severas. Neste domingo muitas cidades tiveram prejuízos com o vento e a chuva forte formados com a massa de ar quente e úmida que cobra o estado.

Na região de São Gabriel também o tempo não foi diferente e mais uma vez o índice de calor superou os 40°C, combinação da temperatura alta e da umidade elevada, condição esta que favoreceu a formação de chuva convectiva no final da tarde de sábado e também de domingo. No sábado a máxima na cidade foi de 38,8°C e índice de calor de 47,8°C, antecedendo a chuva que caiu na cidade no final da tarde.
Já neste domingo a temperatura máxima registrada foi de 37,9°C, com índice de calor em 46,7°C. Apesar da formação de áreas de instabilidade próximas e da passagem de uma frente de rajada, não choveu na cidade.
Imagens da tarde de domingo :




Diferentemente de São Gabriel, Vila Nova do Sul teve chuva forte e com queda de granizo. No local monitorado pelo blog as pedras de gelo chegaram aos 2cm de diâmetro e a chuva totalizou 31mm.
A tempestade na região de Vila Nova do Sul foi a mesma que atingiu a vizinha São Sepé, provocando queda de 40 postes e destelhamento de cerca de 50 casas.
O tempo severo pode ter sido a causa do naufrágio de uma embarcação em Porto Xavier, costa do Rio Uruguai. Uma mulher morreu e duas pessoas estavam desaparecidas e a suspeita é que o vento forte tenha colaborado para o naufrágio. Ainda no norte do estado, o vento forte fez danos em Jacutinga, onde mais de 100 casas ficaram destelhadas, além de uma escola local.

O calor continua hoje sobre o estado, mas devido a cobertura de nuvens e a chance maior de chuva, a temperatura não sobe tanto em grande parte dos locais. O risco de temporais isolados continua, com potencial para granizo e vento forte.
O avanço de uma frente fria a partir da quarta-feira deve marcar o fim desta onda de calor que se tornou uma das mais intensas já registradas sobre o estado. No entanto nesta terça e quarta-feira o quadro pré-frontal deve fazer as temperaturas se elevarem mais que no domingo e nesta segunda. O avanço da frente fria deve provocar chuva localmente forte com risco de tempo severo ao ingressar no estado, apesar dos acumulados irregulares projeta-se para a região volumes na casa dos 30mm. O avanço do sistema frontal se dará com o avanço de uma massa de ar polar sobre a Argentina, o que faz o vento virar e soprar de sul com rajadas durante a sexta-feira. Pelas atuais previsões a máxima de sexta em alguns locais do estado, será a mínima registrada nos últimos.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Ogimet, BAZ, WxBrasil, Climatempo, Zero Hora

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Recorde de temperatura neste ano


Nesta sexta-feira foi batido o recorde de temperatura mais elevada de 2014 em São Gabriel. O registro de 39,4°C hoje (0,1°C a mais que na quinta-feira) na estação do Jardim das Hortências é o segundo maior desde que os registros começaram em 2011, sendo também uma das máximas mais altas já registradas na cidade - atrás dos 39,8°C de dezembro passado. A sensação térmica de hoje, porém, é a maior já registrada desde o começo dos registros, que saiu de casa ontem pode enfrentar uma sensação de absurdos 48,3°C. Na estação local do Instituto Nacional de Meteorologia a máxima de 39°C, foi a segunda maior desde ano nos dados da estação.

O recorde anterior de temperatura mais elevada neste ano havia sido registrado no dia anterior, na quinta-feira, quando a máxima foi de 39,3°C no Jardim das Hortências. Na quinta-feira, porém, a chuva chegou na cidade durante a noite, amenizando a temperatura. Após um show de relâmpagos e raios a chuva totalizou 8,6mm na cidade, no entanto no interior de Santa Margarida do Sul há relatos de acumulados na casa dos 70mm.



O calor continua no estado nestes próximos dias, com perspectiva de mudança apenas na metade da próxima semana. Neste final de semana o calor segue intenso, com chance de quebrar novos recordes. Mas devido a elevada umidade existe há a chance de temporais fortes como o que atingiu ontem Passo Fundo com vento de 98km/h.As pancadas de cuva que se formarem segue a dinâmica dos últimos dias, sendo difícil a previsão das áreas que terão precipitações.

Fonte : Inmet, BAZ

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Calor contínua enquanto Uruguai e Argentina tem chuva

A quinta-feira vai ser mais um dia de muito calor no Rio Grande do Sul, com possibilidade de novos recordes de temperatura máxima para o ano ou para o mês de fevereiro. Ontem a temperatura subiu bastante com a presença de sol sem muitas nuvens e em Santa Rosa a temperatura alcançou os 41,5° em registro de estação particular. Na rede do Inmet a máxima foi a alcançada pela estação localizada em Campo Bom, onde fez 40,4°C.

Em São Gabriel a temperatura não bateu recordes até o momento, porém o índice de calor segue muito alto nos últimos dias, sempre superando a sensação de quarenta graus. Nesta quinta-feira, no entanto a temperatura ao meio dia já estava na casa dos 36°C em São Gabriel e em Vila Nova do Sul. A temperatura pouco baixou nesta madrugada, com mínima de 26,4°C na cidade, a mínima mais elevada deste 2014 e uma das mais elevadas já aferidas.


Ontem a chuva deu uma trégua no Uruguai, porém o avanço de uma nova frente fria já traz chuva ao território cisplatino nesta quinta. As projeções indicam chance de tempo severo e acumulados superiores aos 200mm em algumas áreas do país vizinhos nos próximos dias, agravando ainda mais a situação de alagamentos e enchentes. Em Salto, no oeste uruguaio, o acumulado desde o dia 27 já alcançava os 300mm. No centro do país Durazno já tinha quase duas mil pessoas evacuadas por conta das enchentes.

A passagem da frente pela Argentina levou a formação de tempestades severas. Um tornado (fotos abaixo) tocou o solo em Bell Ville na província de Córdoba, mas sem causar danos. No Rio da Prata, ao norte da Grande Buenos Aires, uma tromba d'água se formou, também se causar danos.

Tornado em Bell Ville:


Com o forte calor e aproximação da nova frente fria sobre o Uruguai, cresce nos próximos dias a chance de tempo severo no sul gaúcho. Nas demais regiões ocorrem pancadas isoladas devido a convecção (ascensão do ar quente e úmido na atmosfera, formando nuvens de chuva), o que pode derrubar a temperatura por algum tempo. No final de semana a chance de chuva aumenta no centro-sul do estado, com acumulados irregulares e pancadas de chuva.
As perspectivas dos modelos de previsão indicam ainda um cenário de muito calor até a próxima semana, quando o bloqueio atmosférico finalmente seria vencido. Até o avanço do sistema frontal se projeta para a região mínima entre 23°C e 27°C, com máximas entre 35°C e 39°C.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Gustfront, BAZ, Meteobrasil

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Afinal, o que é Índice de Calor ?

Muito tem se comentado nos últimos dias sobre o elevado Índice de Calor registrados nas cidades gaúchas, inclusive, este termo foi usado algumas vezes na postagem de ontem daqui do blog. Mas afinal, o que é o Índice de Calor?

Basicamente o Índice de Calor leva em conta a temperatura real do ar, aferida a sombra, e a umidade relativa. Tal índice tem como finalidade representar a intensidade do calor que a pessoas sentem.
O corpo humano em dias de temperatura elevada se vale do suor para diminuir a temperatura corporal, pois fornece energia térmica para a evaporação do suor, causando assim um resfriamento corpóreo. No entanto, quando o ar se encontra muito úmido a evaporação é prejudica, o que ocasiona grande desconforto, com a atmosfera saturada ocorre típica sensação de abafamento.

Nos últimos dias o Índice de Calor se aproximou dos 50°C em algumas regiões do estado e a prática de atividade física ou outro afazeres ao ar livre sobre estas condições se torna bastante perigosa. Fadiga, cansaço são apenas alguns dos sintomas que podem ser sentidos, ocorrendo inclusive casos de hipertermia e de caimbras em casos de maior exposição a índices elevados de calor. Como já dito, a evaporação do suor fica muito prejudicada e em idosos e crianças, tal condição é sentida ainda mais pelo fato da eficiência do corpo regular sua temperatura é menor.
Assim nestes dias é importante evitar atividades físicas desnecessárias e também exposição ao sol por muito tempo (ao sol o índice de calor pode aumentar até 8°C), usar roupas leves que permitam a circulação de ar e beber muita água.

TEMPERATURAS E ÍNDICES DE CALOR EM SÃO GABRIEL
01/02 -   32,4°C           >         38,6°C
02/02 -   36,7°C           >         46,7°C
03/02 -   37,6°C           >         45,6°C
04/02 -   31,8°C*         >         37,8°C*

* - parcial ao meio-dia

Quanto maior a temperatura e a umidade, maior será o Índice de Calor.

Fonte : UFPR, Climatempo, Wikipedia, NOAA

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Forte calor é o destaque meteorológico da semana

O mês de janeiro que se encerrou foi o mais quente desde a instalação da estação meteorológica do blog, localizada no Bairro Jardim das Hortências e instalada em 2011. A temperatura média neste mês foi de 26,8°C, superando a média de janeiro de 2012 de 26,5°C, a mais alta até então. No entanto, a chuva também ficou acima do normal neste começo de ano, num cenário de calor e pancadas de chuva que se mantém neste começo de fevereiro.
A segunda quinzena de janeiro foi marcada na região pela chuva convectiva dos finais de tarde, com a formação de nuvens devido ao calor e a alta umidade. Mesmo com a chuva irregular, a precipitação na cidade de São Gabriel superou a média da Normal 71-05 que era de 114mm, tendo chovido 142,2mm durante o mês. No município vizinho de Vila Nova do Sul as pancadas de chuva também provocaram acumulados irregulares com registro de 115mm na área monitorada pelo blog, enquanto a Normal 81-10 tem como média para janeiro 130mm.

Pancadas fortes de chuva vieram acompanhadas com vento no dia 27/01 em Vila Nova do Sul-RS:


No dia seguinte mais uma frente de rajada e chuva forte no município vilanovense. 

Mudou-se o mês mas o cenário meteorológico segue o mesmo sobre o Rio Grande do Sul, com forte calor e pancadas fortes de chuva, em principal no centro-sul do estado. A presença de uma área de alta pressão na costa e o ingresso contínuo de ar quente com o Jato de Baixos Níveis fazem um bloqueio atmosférico impedindo o avanço dos sistemas frontais, assim o ar bastante quente fica represado sobre o estado. Enquanto o RS tem forte calor, no Uruguai as chuvas e os temporais tendem a ser fortes, com elevado risco de alagamentos e inundações com volumes que podem passar dos 200mm
Na tarde de ontem a chuva caiu forte novamente em São Gabriel, devido ao ar quente e úmido que proporcionou um índice de calor de 46,7°C. Apesar da curta duração a chuva veio acompanhada de vento com rajadas de 50km/h e queda de granizo miúdo. Porém o tempo severo se deu no sul gaúcho, com danos e pessoas feridas.

Granizo que caiu em São Gabriel tinha cerca de 1cm.

Céu escureceu muito durante a tarde de ontem na Terra dos Marechais, foto de Paulo Evraham.

Enquanto em grande parte do território gaúcho tinha pancadas isoladas de chuva, no sul do estado instabilidade mais generalizada levou a ocorrência de temporais. Em Canguçu a estação meteorológica do Inmet registrou vento de 100km/h e em Pinheiro Machado uma estrutura de lona desabou ferindo 25 pessoas, no local seria realizado um festival de música nativista. Em Pelotas o vento também foi forte e a equipe Capinchocumulus de caçadores de tempestades e parceira do blog fez o registro da impressionante nuvem de tempestade.

Em Rio Grande o temporal assustou quem estava na praia do Cassino. Foto de Maurício Maciel.


O tempo pouco muda nos próximos dias sobre o Rio Grande do Sul, com calor intenso e elevado índice de calor devido a alta umidade. Na região Metropolitana e dos Vales a temperatura tende a ser mais elevada, podendo alcançar e até superar os 40°C. Já no centro-sul do estado a chance de chuva é maior, assim como o risco de temporais localizados.
Nesta tarde de segunda-feira a temperatura veio a alcançar os 37,9°C na estação meteorológica do Inmet de São Gabriel com índice de calor de 45,6°C. Durante toda a semana o índice de calor deve superar os 40°C em São Gabriel e região, porém o potencial para recordes de temperatura dependerá da cobertura de nuvens.
Previsão para os próximos dias:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, CAD, Gustfront, BCP Salto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...