Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 28 de março de 2014

Chuva retorna no final de semana

O tempo seco e de elevação das temperaturas está com os dias contados. Nesta quarta-feira a temperatura subiu bastante em São Gabriel, com máxima chegando aos 33,5°C. Hoje, a máxima aferida na estação localizada na cidade gabrielense foi de 30,5°C, uma das mais altas da rede de monitoramento do Inmet, atrás dos 32°C de São Luiz Gonzaga; 31,5°C em Santa Rosa; 31,3°C em São Borja; 31,2°C em Alegrete e 30,8°C em Campo Bom, Cruz Alta e Ibirubá.
Porém neste final de semana o deslocamento de uma área de baixa pressão instabiliza a atmosfera, com chuva e formação de uma frente fria. Os volumes podem ser altos, mas isto deve ocorrer em apenas em áreas localizadas do oeste, noroeste, centro e campanha. Conforme as atuais projeções a chance de tempo severo não pode ser descartada, em principal nas áreas já citadas.



Nesta sexta-feira o dia começa com temperatura bem mais elevada, oscilando entre 17°C e 20°C nos municípios da região da Campanha. Durante a tarde, existe a chance de chuva convectiva (associada ao calor e umidade) muito localizada em pontos do norte e nordeste do estado. Na região da Campanha, a possibilidade chuva rápida aumenta durante a noite, depois das máximas alcançarem valores entre 30°C e 35°C.
Já no sábado a nebulosidade varia e o dia mais uma vez começa com temperatura elevada na região, com valores entre 18°C e 22°C. Como a cobertura de nuvens tende a aumentar, as máximas prosseguem variando entre 29°C e 33°C nos municípios da região da Campanha. No domingo a chuva já atinge a fronteira oeste na maior parte do dia, atingindo as demais regiões gaúchas ao londo do dia. Apesar da formação de uma frente fria, a segunda já deve ter tempo bom no centro-sul do estado, até com a presença do sol por alguns momentos.


Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, Meteobrasil, Ogimet

segunda-feira, 24 de março de 2014

Ar frio começa a perder força e calor aumenta

A massa de ar polar que avançou no último sábado, na retaguarda de uma frente fria, foi responsável por um amanhecer frio no RS e em SC. Na serra catarinense o domingo foi de geada e temperatura negativa em alguns pontos, como em Urupema que registrou -1,4°C.
No Rio Grande do o Sul o domingo também começou com temperaturas baixas, porém nada de excepcional para a época de outono. Neste domingo a menor marca do estado foi de 1,4°C em Vacaria, onde a estação automática do Inmet aferiu 2,9°C, sendo este registro o menor da estação automática local durante um mês de março, desde o recorde de frio para o mês de 28 de março de 2012, quando a estação aferiu 2°C ao amanhecer.

Mínimas no RS (23/03)


  • 1,4°C - Vacaria (E.P)
  • 2,3°C - Soledade (E.P)
  • 3,2°C - Cambará do Sul
  • 3,2°C - Santa Rosa (E.P)
  • 3,8°C - Farroupilha (E.P)
  • 3,8°C - Bom Jesus
  • 4,2°C - São José dos Ausentes
  • 4,9°C - Canela
  • 5,5°C - Santana do Livramento (E.P)
  • 5,5°C - Quaraí
  • 5,6°C - Lagoa Vermelha
  • 5,8°C - Cruz Alta
  • 5,9°C - Ibirubá
  • 6,2°C - Palmeira das Missões
  • 6,3°C - Bagé
  • 6,3°C - Bento Gonçalves
  • 6,4°C - Erechim
  • 6,5°C - Passo Fundo
  • 6,8°C - Alegrete
  • 7,2°C - Santa Rosa
  • 7,4°C - Santa Maria
  • 7,7°C - São Luiz Gonzaga
  • 7,7°C - Santo Augusto
  • 7,7°C - Teutônia
  • 8,0°C - Chuí
  • 8,0°C - Frederico Westphalen
  • 8,2°C - Jaguarão
  • 8,2°C - Vila Nova do Sul (E.P)
  • 8,3°C - Santiago
  • 8,4°C - Dom Pedrito
  • 8,8°C - São Gabriel
  • 9,0°C - Camaquã
  • 9,1°C - Uruguaiana
  • 9,8°C - Caçapava do Sul

E.P - Estação Particular

Em São Gabriel a temperatura registrada pela estação automática foi de 8,8°C, o menor registro desde o 28 de março de 2012, quando a mesma estação fez o registro de 5,9°C ao amanhecer. A temperatura mínima pouco variou na cidade,com registro de 9,1°C no Bairro Jardim das Hortências, em estação monitorada pelo blog. No município vizinho de Vila Nova do Sul o registro de mínima foi de 8,2°C, o menor desde o começo do monitoramento na localidade de Laranjeiras, em meados de 2012.

Agora nos próximos dias a massa de ar frio e seco se desloca para o mar, permitindo que a temperatura não cai tanto ao amanhecer e venha a subir mais durante a tarde, inclusive com calor e máximas acima dos 30°C. A temperatura segue em ascensão na região da Campanha e Centro, com possibilidade de máxima de 33°C até a sexta-feira.
Ao longo da semana o ingresso de ar mais quente proveniente da região amazônica, irá começar a instabilizar a atmosfera sobre o Conesul. Assim, a partir da quarta-feira existe a possibilidade de pancadas de chuva localizadas entre o oeste gaúcho e Argentina,tal condição deve se repetir na sexta e no sábado. As atuais projeções, porém, indicam um período mais instável na virada do mês, com o deslocamento de uma nova área de baixa pressão.

Ar frio associado a área de alta pressão sobre o mar:

Previsão para São Gabriel:


Fonte : NOAA, Inmet, WxBrasil, BAZ, Cptec/Inpe, Metsul

terça-feira, 18 de março de 2014

Especial : Tornado em São Gabriel 16/03/2014

O último domingo foi de chuva intensa em muitos locais do centro-sul gaúcho, porém, além dos altos volumes de precipitações, a mídia deu grande destaque ao tornado que atingiu o interior de São Gabriel no mesmo dia. Tal ocorrência gerou muita surpresa e dúvidas na comunidade gabrielense e inclusive fora dela, assim nesta postagem especial sobre o fenômeno vamos buscar responder algumas questões e esclarecer alguns fatos sobre tornados.

O que é um tornado ?

O tornado é uma coluna de ar que gira de forma violenta a partir da base da tempestade até o chão. Tal turbilhão de vento é caracterizado pela imagem clássica de funil que serve como um ''aspirador de pó'' segundo materiais do solo, como no clássico Mágico de Oz. Para se caracterizar um tornado, deve existir a interação entre o funil e o solo, caso isso não ocorra, dá-se o nome de nuvem-funil à formação. Já se um tornado ocorrer sobre a água, será classificado como uma tromba d'água, sentido diferente do popular, quando usa-se o termo para se referir a chuva intensa durante um curto período de tempo. 
Normalmente confundidos com ciclones e furacões, os tornados são muito mais localizados, atingindo uma área pequena, já os outros fenômenos influenciam grandes extensões.
Os tornados ocorrem em tempestades geralmente bem desenvolvidas e com a presença de um meso-ciclone (intensa coluna rotatória de vento dentro da nuvem), estas são as supercélulas, responsáveis por grande parte do tornados e pelos mais intensos. No entanto, eles podem ocorrer em tempestades não tão intensas assim e devido a isso há registros do fenômeno em quase todas as regiões do globo.
Os ventos mais intensos já registrados em superfície se deram na passagem de um tornado em Oklahoma nos Estados Unidos em maio de 1999, com velocidade de 511km/h, mas são casos raros, em sua maioria de registros os tornados duram apenas alguns minutos e não apresentam ventos superiores a 250km/h.

Tornado em São Gabriel. Imagem de Vilmar Machado


O ocorrência em São Gabriel

A ocorrência do tornado no município levou a diversos danos nas localidades de Azevedo Sodré, Lagões e Santo Antônio. Ainda hoje cerca de 80 residências ainda continuavam sem luz elétrica devido a passagem do tornado, que derrubou postes, decepou árvores, destelhou casas e destruiu lavouras. Cinco casas ficaram destelhadas em território gabrielense e outras no município de Cacequi, também atingidas pelo tornado. A Defesa Civil já trabalhou na distribuição de lonas, porém os moradores tiveram prejuízos dentro de casa pois após o tornado a chuva caiu forte na região, totalizando 91mm na sede municipal.
As imagens dos danos, apesar de impressionantes, são resultantes da passagem de um tornado provavelmente de classificação F1 (ventos entre 100km/h e 200km/h), numa escala que tem um tornado F5 como sendo mais intenso.Felizmente a passagem do tornado não deixou pessoas feridas, apesar do susto que os moradores relataram.

Tornado na foto de Ana Lauren Mello.


Danos em São Gabriel :






Danos em Cacequi, cujo interior do município também foi atingido pelo tornado:


Pescadores registraram em vídeo a formação em São Gabriel:



As condições meteorológicas no domingo eram bastante favoráveis ao desenvolvimento de tempestades. A presença de um sistema frontal estacionado sobre o estado favorecia a convergência de umidade para a região, com o estabelecimento do Jato de Baixos Níveis trazendo umidade e ar quente da região Amazônica.
Neste fluxo de ar quente de norte para sul foi que se desenvolveu a tempestade que ocasionou o tornado, desde a região de São Vicente do Sul e Cacequi até São Gabriel e Vila Nova do Sul. Nas imagens de refletividade do radar de Santiago, tal célula de tempestade chegou a escala máxima (75dBz) por algum tempo, o que condiz com queda de granizo grande e tempo severo. Em território gabrielense, ao menos, não houve relato de granizo, porém no município vizinho de Vila Nova do Sul, há relatos de precipitação de pedras grandes de gelo.
As imagens de refletividade do radar apenas indicam a intensidade da precipitação, devido a isso não se pode localizar a circulação de um tornado neste tipo de imagem, no entanto numa das imagens há o que parece ser um eco em gacho (na extremidade esquerda da área em vermelho). Tal eco é registrado em muitas supercélulas que formam tornados em território norte-americano.



Tornados são comuns na região ?

Apesar deste fenômeno poder ocorrer em qualquer parte do mundo, existem regiões onde sua formação se torna mais fácil. Tais áreas apresentam o choque entre intensas massas de ar quente e ar frio, o que leva a formação de grandes tempestades, até mesmo as supercelulares.
Em todo planeta, não há nenhuma região em que ocorra mais tornados do que nas planícies do meio-oeste americano. Por lá são registrados anualmente, uma média de 1000 ocorrências.
O que pouca gente sabe é que o Conesul é a segunda área mais propícia para o registro do fenômeno, isto em nível global. No entanto não há registros de uma média de ocorrências anuais nesta área que engloba a Argentina, Uruguai, Paraguai e centro-sul do Brasil.





Foi neste Corredor de Tornados Sul-Americano que foram registrados alguns dos tornados mais fortes fora dos Estados Unidos, inclusive na escala máxima Fujita de classificação do fenômeno. Encarnácion (Paraguai) em 1926 e San Justo (Argentina) em 1973 foram os casos mais intensos, com as cidades completamente destruídas por tornados de categoria F5. Nos últimos anos, o registro mais intenso data de 7 de setembro de 2009, quando um tornado F4 atingiu a localidade argentina de San Pedro, atravessando a fronteira com Santa Catarina e provocando muitos estragos na cidade brasileira de Guaraciaba.
Na região de São Gabriel não há registro de tornados intensos, mas o número de registros nesta área permite colocar a região no centro do corredor de tornados e tempestades severas na América do Sul. Nos últimos anos ocorreram tornados em 2008 (São Gabriel) e 2012 (Santa Margarida do Sul), além de uma possível ocorrência em 2011 no interior de São Gabriel. Há relatos mais antigos, como um de 1965 que relatava uma ocorrência em Vila Nova do Sul, local também de outro possível caso na década de 50.


Ocorrência em 2008, na cidade. Postagem completa clicando aqui.




Ocorrência de 2012 em Santa Margarida do Sul. Para ver o material sobre o tornado clique aqui.


Até hoje nenhuma pesquisa apontou relação entre o aumento no registro de ocorrências tornádicas e mudanças climáticas. Tal aumento deve-se em grande parte ao desenvolvimento da tecnologia segundo o professor da UFSM, Vagner Anabor, em matéria ao Diário de Santa Maria.
A ocorrência deste tornado não poderia ser registrada como foi, se não houvesse a popularização de aparelhos que permitem registro em fotos e filmagens, ocorresse alguns anos atrás, este caso , provavelmente, sequer seria documentado. 
Enfim, os tornados não são tão raros na nossa região e ainda devemos ter muitos registros nos próximos anos, mas o importante é que a população tenha o conhecimento de que se encontra numa região propícia a este fenômeno e principalmente a tempestades severas de vento e granizo. Somente com uma cultura meteorológica sobre estes eventos, poderá se amenizar os danos e evitar vítimas.

Fontes : Inmet, NOAA, Gruma, Zero Hora, Diário de Santa Maria, G1

segunda-feira, 17 de março de 2014

Muita chuva e tornado no interior de São Gabriel

A semana ainda começa com tempo muito instável no Rio Grande do Sul, após um domingo de chuva intensa na fronteira com o Uruguai e Argentina, além da região central e da campanha. A influência de um sistema frontal estacionado sobre o estado levou a formação de nuvens bastante carregadas sobre a região, inclusive com registro de tempo severo isolado na região de São Gabriel.
O desenvolvimento de uma tempestade mais intensa levou a formação de um tornado sobre o interior do município de São Gabriel. Por se tratar de uma área rural não houve danos no local de ocorrência deste tornado, o quatro registrado na região nos últimos 6 anos. A mesma tempestade, ao se deslocar para sudeste, foi a responsável por queda de granizo no município vizinho de Vila Nova do Sul, inclusive, com pedras de gelo de grande tamanho.

Tornado em São Gabriel nas proximidades da BR 158. Foto de Ana Lauren Mello.



Nas últimas 72h, desde o começo do avanço da frente fria na sexta-feira, choveu muito na região da Campanha. O acumulado registrado neste período pelas estações do Inmet na região, já superaram a média histórica de precipitação destas localidades na Normal Climatológica 1961/1990. Em Alegrete o acumulado de 164mm nestes últimos três dias supera a média da normal para o mês de março, que era de 160mm. Na cidade de Bagé, que tem média de 105mm para março na normal citada, a precipitação das últimas 72h já totalizava 155mm.

Maiores acumulados nas últimas 72h:

  • 166,4mm - Alegrete
  • 155,8mm - Bagé
  • 152,0mm - Uruguaiana
  • 151,2mm - Santiago
  • 136,8mm - Santa Maria
  • 134,8mm - Dom Pedrito
  • 119,6mm - São Gabriel
  • 113,6mm - São Borja
  • 98,6mm - Caçapava do Sul
  • 79,8mm - Rio Pardo 

Mesmo após tanta chuva a atmosfera não estabiliza sobre o Rio Grande do Sul. A terça-feira terá céu nublado em grande parte do estado, ainda com chuva frontal sobre o centro-norte do território. Enquanto não se pode descartar chuva fraca e isolada em pontos do centro do estado, o sol pode até aparecer no extremo-sul do estado, na região do Chuí. O tempo fica abafado na região da Campanha com oscilação diária entre 16°C e 25°C.
Porém na quarta-feira o deslocamento de um sistema de baixa pressão deve trazer novo episódio de chuva forte e com possíveis temporais isolados. As atuais projeções indicam volumes localmente intensos, que podem passar dos 50mm em pontos da Campanha, Centro e Norte do estado. Na quarta a temperatura não sobe tanto na região, variando pouco e entre 16°C e 23°C.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Ogimet, WxBrasil, Meteobrasil

sexta-feira, 14 de março de 2014

Estado terá dias de tempo instável e com potencial para eventos severos

As condições atmosféricas no Rio Grande do Sul começam a se deteriorar muito nesta sexta-feira, com o avanço de uma frente fria. O sistema frontal que se formou neste tarde, sobre território argentino, avança já na próxima madrugada sobre o Rio Grande do Sul com potencial para chuva forte e temporais isolados.
As projeções dos modelos indicam um grande alinhamento de tempestades avançando sobre o Uruguai e oeste gaúcho no final da tarde início da noite, nesta região a chance de tempo severo é maior. Conforme o sistema frontal avança sobre o RS, a chance de temporais diminui com a projeção de que a frente perca intensidade. Mesmo assim, neste sábado existe o potencial para acumulados elevados em pontos isolados do estado, chance que engloba grande parte do território gaúcho.
A frente fria está associada a um centro de baixa pressão que irá se converter em um ciclone extra-tropical na região do Prata. Tal formação deste sistema meteorológico fez com que os órgãos de defesa civil da Argentina e do Uruguai entrassem em estado de atenção, pois as rajadas de vento associadas ao ciclone podem ser intensas e causarem danos.




No entanto antes do avanço da frente houve forte aquecimento nas cidades do centro e oeste do estado. Na rede de estações do Inmet as máximas superaram os 34°C em algumas cidades :


  • 34,8°C - Alegrete
  • 34,7°C - Santa Maria
  • 34,7°C - São Borja
  • 34,6°C - São Gabriel
  • 34,4°C - Uruguaiana
Nos próximos dias a temperatura já não sobe tanto nessas regiões. Com a maior cobertura de nuvens e chance elevada de chuva, principalmente a partir de domingo, esperam-se máximas de até 29°C nos próximos três dias. Neste período um sistema frontal fica estacionado sobre o estado, levando a formação de áreas de chuva entre o sábado (no norte do estado) e a segunda-feira (todo estado). Durante esses dias algumas localidades podem ter volumes elevados de chuva, até mesmo superando os 100mm.



Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, WxBrasil, BAZ, Climatempo

quinta-feira, 13 de março de 2014

Aviso !

O blog retorna suas postagens nesta sexta-feira (14/03), após um período de pequeno recesso. Na primeira postagem deste retorno, as atuais previsões e informações sobre a possibilidade de tempo severo no final de semana.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...