Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 15 de abril de 2014

Onda de tornados e frio dos últimos dias

O deslocamento de um centro de baixa pressão na sexta-feira trouxe chuva para o território gaúcho ao longo do dia, impulsionando seu ramo frontal sobre o norte do estado. O avanço desse ramo frontal provocou tempo severo desde o Rio Grande do Sul até o Paraguai, com registro de quatro tornados.
No Paraguai um tornado provocou alguns danos na zona rural de Santa Rita, departamento de Alto Paraná, região próxima ao sudoeste paranaense.

Tornado no Paraguai: 

Já em solo gaúcho, ocorreram três tornados. O registro mais intenso se deu em Tapejara com destelhamentos e danos estruturais graves em algumas casas da área urbana. Os danos no município são condizentes com os de um tornado categoria F2, sendo o vento responsável por decepar árvores e virar um carro.

Em Erebango a passagem de tornado categoria F1 destruiu casas, vindo a provocar uma morte com o desabamento de um telhado. Um morador relatou a um jornal que foi levado à 20m de sua casa pela força do vento, sendo uma das características da passagem do fenômeno.Outro morador do município fez outro relato impressionante, de um de sua propriedade fora arremessado pelo vento sobre a copa de algumas árvores.


O terceiro tornado registrado no estado se deu em Soledade, no interior do município. Algumas residências foram totalmente destruídas e a porta de uma casa foi arremessada a cerca de 1km do local originário. Felizmente não houve feridos pelo fenômeno, um tornado de categoria F1. Foto de Paulo Henrique Pinheiro.



O deslocamento do sistema frontal provocou chuva com acumulados elevados no noroeste gaúcho, sendo feito o registro de 192mm de precipitação tanto em Santa Rosa como em Três de Maio. Ainda na região, Crissiumal teve 146mm de chuva entre a sexta-feira e o sábado.
Na retaguarda da frente fria, uma forte massa de ar frio fez as temperaturas despencarem já no sábado a noite. O amanhecer de domingo foi de temperatura baixa no estado,porém sem registros de temperaturas negativas, o que veio a ocorrer na região serrana na segunda-feira, quando Vacaria teve -0,3°C e Bom Jesus, -0,1°C.
Na serra catarinense a temperatura caiu ainda mais, com mínima de -2,3ºC em Urupema, -0,7°C em Bom Jardim da Serra e -0,5°C em São Joaquim, com registro de geada em ambos municípios catarinenses na manhã de ontem.

Geada em São Joaquim
.


Em São Gabriel a temperatura até caiu, porém ficou aquém das projeções, que chegavam a indica até 6°C. As mínimas registradas pela estação local do Inmet, nos últimos dias, foram:

  • 13/04 - 9,5°C
  • 14/04 - 9,4°C
  • 15/04 - 10,0°C
Porém com com o deslocamento do centro de alta pressão para alto mar a temperatura se elevou mais nesta terça-feira na região, apesar do amanhecer ainda frio.A máxima de 23,3°C hoje em São Gabriel marca a tendência de elevação da temperatura nos próximos dias.
Nesta quarta-feira o dia deve começar com mínimas entre 9°C e 13°C na região da Campanha, mas durante a tarde a temperatura sobe bastante com o ingresso de ar mais quente, assim as máximas ficam entre 25°C e 29°C.
Já na quinta-feira a temperatura cai bem menos e as mínimas oscilam entre 14°C e 18°C na região. A cobertura de nuvens aumenta um pouco e a chance de pancadas de chuva muito localizadas não pode ser descartada, mesmo assim faz calor durante a tarde com máximas entre 26°C e 30°C.
No feriado de sexta-feira, a temperatura se mantém mais elevada, porém com chuva. O deslocamento de uma frente fria traz chuva mais generaliza, porém sem volumes extremos. A chance de tempo severo existe, assim como o potencial para chuva forte, porém quase nada comparado ao último sistema frontal de sábado passado.

Previsão para São Gabriel|:



Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, De Olho no Tempo, Meteobrasil, BAZ, Zero Hora, Ogimet
, Epagri, São Joaquim Online

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rio Grande do Sul terá chuva intensa mais uma vez

Na última terça-feira a formação de um ciclone extratropical sobre o território argentino foi responsável por chuva intensa e tempo severo no Conesul. No país vizinho três pessoas acabaram morrendo e outra três mil ficaram desalojadas em função da chuva intensa, principalmente na província de Neuquén, onde os acumulados ultrapassaram os 200mm.
A situação na Argentina também ficou complicada nas províncias de Santiago del Estero, Catamarca, Córdoba e Santa Fé devido a chuva intensa ocasionada pelo então sistema de baixa pressão e por uma linha de tempestades que se formou na noite de segunda-feira.
A linha de tempestades ao se deslocar pelo centro argentino, levou chuva intensa a capital Buenos Aires e a outras cidades importantes do país. Em Rosário, além de chuva forte ainda houve vento intenso e queda de granizo.

Imagem de satélite da terça-feira mostra ciclone já formado:


No Rio Grande do Sul, o alinhamento de tempestades atingiu cidades da região da Campanha durante a manhã de terça-feira. Em São Gabriel choveu 37mm em apenas um hora, sendo que ao longo do dia a formação de novos núcleos convectivos só fez elevar o acumulado de precipitação na cidade, totalizando 62,8mm em 24h.

Acumulados da terça-feira (08/04)

  • 137,0mm - Frederico Westphalen
  • 79,4mm - Vacaria
  • 62,8mm - São Gabriel
  • 58,2mm - Bagé
  • 57,2mm - Canguçu
  • 48,8mm - Bento Gonçalves
  • 41,8mm - Cruz Alta
  • 39,2mm - Santiago
  • 33,2mm - Canela
  • 31,8mm - Campo Bom
  • 31,8mm - São José dos Ausentes
  • 31,6mm - Lagoa Vermelha
  • 31,4mm - Teutônia

No entanto, além da chuva forte, como a que totalizou 137 mm em Frederico Westphalen, ainda houve tempo severo em solo gaúcho. Em Panambi houve queda de granizo de grande tamanho, comparável à ovos de galinha. Já em Marquês de Souza o evento severo foi a ocorrência de um tornado. A passagem do fenômeno deixou um rastro de árvores decepadas e caídas, inclusive bloqueando uma pista da BR 386. No registro fotográfico do repórter Frederico Sehm, fica evidente o quão localizado foi o rastro de danos, deixando muito evidente a passagem do tornado.



Pois nem bem a instabilidade deu trégua no Rio Grande do Sul e já há o alerta para novo evento de chuva forte e com potencial para tempo severo bastante localizado. Desta vez será o deslocamento de um centro de baixa pressão sobre o estado que trará chuva. Nas últimas horas este sistema favoreceu a formação de um intenso núcleo convectivo sobre o Paraguai.Em território paraguaio a chuva está sendo intensa, tendo sido registrados 230mm na últimas 24h na cidade de Concepcion.

Sistema convectivo cobre grande parte do Paraguai: 


Nas próximas horas a previsão é de que a haja a formação de núcleos convectivos sobre o estado do Rio Grande do Sul, sendo que já nesta manhã há o registro de chuva na região de Itaqui. O deslocamento deste sistema de baixa pressão mantém o tempo instável nesta sexta-feira, com potencial para chuva há qualquer hora do dia em praticamente todo RS. As atuais projeções indicam elevados acumulados de chuva, que superariam os 115mmm em uma faixa do noroeste, centro e leste do estado. Como existe variação entre as projeções, não se pode descartar acumulados localmente mais elevados, assim como volumes maiores em regiões não citadas.

Modelo de projeção norte-americano indica bastante chuva nos próximos dias:


No sábado, o centro de baixa pressão se converte em um ciclone extratropical na próximo ao Chuí, podendo ocasionar vento forte com rajadas no litoral durante o final de semana. O ramo frontal associado a este ciclone, vai avançando sobre os demais estados da região sul ainda no final de semana, no momento que uma forte massa de ar frio ingressa no RS.
A massa de ar polar que avança neste final de semana será a mais intensa até agora do ano. As previsões tem indicado mínimas oscilando entre 5°C e 8°C na região da Campanha no domingo e na segunda, mas na Serra os valores devem ser ainda mais baixos, podendo ocorrer até mesmo marcas negativas.

 Ar frio (em azul, verde e amarelo) avança no final de semana


Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Capinchocumulus, Gruma, WxBrasil, Ogimet, Gustfront, Meteobrasil

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tempo bom no aniversário de São Gabriel

Nesta sexta-feira o município de São Gabriel completa 168 anos de emancipação político-administrativa, motivo do feriado municipal neste 4 de abril. Infelizmente não há anotações ou dados meteorológicos de com estava o tempo naquele longínquo 4 de abril de 1846, no entanto pode-se precisa com grande exatidão como estará o tempo neste 4 de abril de 2014, e este será bastante propício à realizações das atividades em comemoração ao aniversário da cidade.

Cidade localizada no pampa gaúcho faz seu centésimo sexagésimo oitavo aniversário:

A condição de tempo seco, que predomina desde o final de semana, tende a continuar. Assim não se espera chuva para os próximos dias, mesmo com áreas de intensa precipitação sobre o centro argentino. No sábado e no domingo existe um pequeno potencial para o desenvolvimento de chuva convectiva, típica do verão, mas que é extremamente localizada. Tal possibilidade se dará pela presença maior de umidade e ingresso de ar mais aquecido pelo quadrante norte.
A temperatura segue alta durante as manhãs aqui na região, com marcas oscilando neste sexta-feira entre 17°C e 21°C. Como o sol brilhando forte num céu com poucas nuvens, a temperatura se eleva bastante, com máximas entre 30°C e 34°C na região.
Já no sábado o amanhecer segue com registro de temperaturas próximas aos 20°C, variando entre  18°C e 22°C nos municípios da região. A cobertura de nuvens deve ser variável no sábado, não afastando chuva bastante localizada devido ao calor que faz as máximas variarem entre 29°C e 33°C.
Condições semelhantes ao do sábado devem ser registradas também no domingo, com mínimas na casa dos 20°C e máximas ao redor dos 30°C. No entanto, a chance de chuva no domingo será maior, com a atmosfera mais instável espera-se que as pancadas possam atingir mais localidades.

Previsão para São Gabriel:

Este dia 4 de abril de 2014 vai ser bem diferente do último aniversário da cidade, em 2013. Naquela ocasião a presença de um vórtice ciclônico sobre o Conesul foi responsável por um dia de tempo fechado, chuvoso e com temperatura amena. Naquele mesmo dia a chuva totalizou 11mm, acumulado baixo se comparado a outras cidades gaúchas e algumas cidades da Argentina, onde também foi registrado um tornado. Por sinal o aniversário de São Gabriel em 2013 contrastou bastante com o do ano anterior. No mesmo dia em 2012 foi registrada a temperatura mais alta em 4 de abril desde a instalação da estação automática do Inmet na cidade em meados de 2007.
O aniversário da cidade é comemorado no outono, então é comum que neste período do ano ocorra o ingresso tanto de massas de ar quente quanto de massas de ar frio, sendo comum uma grande variação de temperaturas. Então como foi o dia 4 nos últimos anos, desde a instalação da estação local do Inmet:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, Ogimet
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...