Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Do calor ao frio

O domingo foi de muito calor no Rio Grande do Sul e a terça-feira está tendo bastante frio no estado. Tal mudança brusca de temperatura se deu com a passagem de uma frente fria ontem sobre o território gaúcho, na sua dianteira vento norte e uma massa de ar quente, em sua retaguarda vento sul e uma massa de ar frio. No domingo, o ingresso de ar quente sobre o estado fez com que Torres registrasse máxima de 33,5°C, uma das mais elevadas do ano na cidade. Já na terça-feira o dia começou com -1,6°C em Bom Jesus, mas ocorreram marcas negativas também em Cambará do Sul (-1,0°C) e em São José dos Ausentes (-0,1°C) ocorrendo geadas na Serra e em pontos da Campanha.

Em São Gabriel a variação de temperatura também foi grande. Após um domingo que começou com temperatura de 20°C, esta terça-feira teve um amanhecer com 5,2°C. A passagem da frente foi antecedida com rajadas de vento norte alcançando 62km/h na estação local do Instituto Nacional de Meteorologia, porém após a chuva, que totalizou 5,2mm na cidade, o vento passou a soprar de sul com rajadas.
Em Santa Maria o vento norte foi responsável por deixar algumas residências sem energia elétrica e em Torres a interação com o relevo fez a temperatura subir muito, devido a um processo chamado aquecimento adiabático.




A massa de ar frio que agora afeta o estado já está sobre o mar, assim a temperatura não cai tanto na madrugada de quarta-feira. A quarta será marcada pelo novo ingresso de ar mais aquecido, que faz as temperaturas se aproximarem dos 28°C em locais tradicionalmente mais quentes.

Análise sinótica mostra centro de alta pressão, associada ao ar frio, já na costa.


O novo período de aquecimento se dará pouco mais de 24h depois do registro de geada no estado em pontos da Serra e da Campanha (onde Bagé e Quaraí tiveram 2°C). No entanto o calor deve durar pouco pois na quinta-feira uma nova frente fria cruza o estado com potencial para chuva localmente forte. Os maiores acumulados devem ocorrem nas áreas da fronteira com o Uruguai e região da Campanha, onde já na quinta-feira o tempo volta a abrir devido ao ingresso de uma nova massa de ar frio que derruba as temperaturas. Na sexta-feira e no sábado as mínimas na região da Campanha voltam a ficar abaixo dos 6°C.


Fonte : Inmet, Cptec/Inpe, Atmet, Metsul, NOAA, WxBrasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...