Máximas de ontem:
No final da tarde, fortes áreas de instabilidade explodiram na Argentina, chegando algumas ao caráter supercelular. A imagem abaixo registrada por Lucas da cidade argentina de Zarate, mostra uma supercélula com potencial tornádico:
A frente fria que trouxe granizo e vento para os países vizinhos acabou perdendo a força, porém ainda trouxe 20mm de chuva para Santana do Livramento e vento para diversas cidades gaúchas.Destacando-se o s 87km/h registrados em Cruz Alta. No entanto área mais forte avançou sobre Pelotas, trazendo esta nuvem-rolo (imagens de Gabriela Lameu):
Em São Gabriel o vento pela manhã foi de 47,5km/h e a chuva foi de apenas 1,6mm. A frente fria está associada a um ciclone que se forma na costa sul do RS, tendo este sistema a chance de provocar vento de até 90km/h no litoral gaúcho. A previsão de ondas do Cptec (abaixo) projeta ondas entre 1m e 2m no litoral e superiores a 2m em alto mar.
No entanto o vento sopra forte de sul após a passagem da frente, pois ar mais frio avança trazendo uma queda temperatura mais acentuada. A mínima de hoje deve ser registrada pela noite, e a temperatura vai baixar dos 10ºC no sul gaúcho e na Serra do RS e de SC.
Previsão do Cptec:
Fonte: Metsul, Cliamtempo, Inmet, NOAA, Cptec/Inpe