Choveu forte em diversas áreas com queda de granizo grande e até acumulativo em alguns locais do país vizinho, além do vento que também foi forte e causou quedas de árvores e destelhamentos. Tempestades supercélulares se formaram, sendo estas capazes de gerar tornados, mas não se tem noticias se algum ocorreu.
Hoje a frente fria se encontra sobre o Uruguai, o sistema deve avançar para o RS apartir do fim da tarde. Mas antes o fluxo de ar quente do norte aumenta bastante e o existe a chance de temporais isolados. Pode ocorrer queda de granizo e vendavais no sul e oeste gaúcho nesta quarta-feira. Sendo que o Cptec alerta para esta possibilidade:
------------------------------
Estado de Atenção
Na noite de quarta-feira (09/11) voltará a ocorrer temporal no oeste do RS. Além de chuva forte e rajadas de vento não se descarga queda isolada de granizo. Esta instabilidade deverá persistir na madrugada da quinta-feira (10/11), atingindo também áreas do centro e sul do Estado. Ao longo deste dia, a condição de temporais deverá se estender para as demais áreas do RS (incluindo a capital), sul, região serrana e oeste de SC, oeste e sudoeste do PR e sul de MS.
-------------------------------
Projeções colocam calor forte e vento norte nesta tarde de quarta-feira, com inclusive mais de 36ºC. No entanto a presença de nuvens altas (cirrus) pode atrapalhar um pouco o aquecimento da tarde.
A instabilidade se generaliza mais amanhã e pode chover forte, apesar da frente fria perder um pouco de força. A temperatura deve cair um pouco no fim de semana, principalmente no amanhecer.
Previsão Cptec:
Fonte : Cptec/Inpe, Metsul, NOAA, SMN-Arg, Gruma, Inmet
Nenhum comentário:
Postar um comentário