Uma frente fria, que já havia sido comentada aqui no blog, trouxe temporais ontem para o Rio Grande do Sul. O sistema frontal associado a um centro da baixa pressão na costa Argentina, e em interação com o ar quente sobre o estado, trouxe núcleos de convecção e tempestades
Choveu forte em diversas cidade e houve queda de granizo, como em Estação e outras localidades do norte gaúcho.
Choveu forte em diversas cidade e houve queda de granizo, como em Estação e outras localidades do norte gaúcho.
Avanço de nuvem de tempestades ontem a tarde sobre Pelotas.
Créditos: Capinchocumulus
Porém a ocorrência mais severa se deu no sul gaúcho, na cidade de Rio Grande. Um tornado pode ter atingido o interior do município, onde 15 casas foram destruídas segundo a imprensa e mais de 60 foram danificadas devido ao vento e ao granizo. Rodovias ficaram bloqueadas com a queda de árvores e dois caminhões foram empurrados para fora da pista por causa do vento. Ainda houve queda de granizo no município.
Imagem de radar indicava núcle extremo de instabilidade:
O ciclone impulsionou ar mais frio na noite de ontem, sendo que a tarde havia sido quente em grande parte do estado. Destacando-se os 36,3ºC de Campo Bom e os 35,7ºC de São Gabriel.
A circulação de umidade do sistema deve trazer pancadas de chuva de forma isolada nos próximos dias, sendo que a temperatura deve voltar a se elevar bastante a partir do dia 20.
Ciclone próximo ao continente, traz chance de chuva e circulação de umidade
Previsão do Cptec:
Previsão do Cptec:
Fonte : Metsul, Correio do Povo, Cptec/Inpe, NOAA, Inmet, Climatempo, Capinchocumulus
Nenhum comentário:
Postar um comentário