Abaixo carta sinótica do Cptec/Inpe:
Várias áreas de instabilidade começaram a se formar já no final da manhã da sexta-feira, quando o vento norte trazia ar muito quente para a região de São Gabriel.
A máxima bateu 39,3ºC em São Gabriel e em Vila Nova do Sul, e áreas de instabilidade começaram a se formar nos municípios vizinhos.
Sequencia de imagens de radar mostra forte célulade tempestade entre São Gabriel e Vila Nova do Sul:
A tempestade seguiu se intensificando e veio a apresentar uma grande coluna de precipitação. Pouco tempo depois se abatia um temporal no interior de Santa Margarida do Sul, na localidade da Serrinha, onde a chuva chegou forte e acompanhada de granizo em alguns pontos. Mas não foi acumulado que totalizou 60mm e nem o granizo que trouxeram danos na propriedadede de Nemo Valério Teixeira. Foi o vento...
O vendaval durou pouco tempo segundo Nemo, e foi muito localizado. E relatos davam conta de ter sido um tornado a atingir a área.
Imagem de satélite destacando o núcleo de tormenta
O que foi confirmado em imagens tiradas por mim do município vizinho de Vila Nova do Sul, nelas fica claro o funil (em branco):
A tempestade que gerou o tornado e que aparece nas fotos acima, seguiu para sudeste, onde associado a outros núcleos convectivos originou um bow echo (assinatura em arco no radar). Do qual a Metsul Meteorologia alertou para possibilidade tornádica.
Foi o primeiro registro fotográfico de um tornado na região. Mas o 3 a atingir os municípios da região nos últimos 4 anos.
---------------------------------------
Fotos dos danos : Marcelo Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário