Na manhã desta quinta-feira foi registrada a segunda temperatura negativa do ano pela estação meteorológica do Inmet instalada em São Gabriel, após os -0,4°C de ontem a temperatura caiu até os -0,7°C no amanhecer de hoje. Com a temperatura baixa e o ar bastante seco a geada mais uma vez foi forte começando a se formar ainda na noite de quarta e sendo registrada no interior e na área urbana do município.
Geada no Bairro Mariana em foto de Fernanda Machado:
Na localidade de Suspiro no interior a água congelou sobre alguns galhos formando belas imagens. Foto : Valdir Borin
Já no Bairro Jardim das Hortências também houve formação de geada, mas a temperatura não negativou na estação de propriedade do blog. Na manhã desta quinta a mínima foi de apenas 0,3°C, mas ainda assim maior que os 0,2°C registrados no amanhecer desta quarta, que é até o momento a menor temperatura registrada em 2013 no local.
Geada no Bairro Jardim das Hortências:
O ar seco predominante sobre o Rio Grande do Sul favoreceu a grande diferença entre micro-climas e mais uma vez a cidade de Santa Rosa é o exemplo a ser citado. Por lá a estação do Instituto Nacional de Meteorologia indicou mínima de -2,8°C, no entanto em uma área de baixada na área urbana a temperatura caiu muito mais, com mínima alcançando os -6,3°C. Em Canela a diferença dos microclimas também apareceu, com estação particular indicando mínima de -3,3°C enquanto a estação do Inmet indicava mínima de -0,1°C.
Ao contrário dos últimos em que a Serra do Sudeste ( engloba Caçapava do Sul, Canguçu, Encruzilhada, Vila Nova do Sul) teve temperaturas bastante baixas, nesta quinta não fez tanto frio na região, com registro de nenhuma temperatura negativa nos municípios monitorados. Desta vez o destaque quando as mínimas em solo gaúcho é a região sudoeste do estado, onde Quaraí teve mínima de -2,7°C e Santana do Livramento de -3,9°C.
E a neve caiu mais uma vez em Santa Catarina, inclusive com acumulação. Desta vez o fenômeno ocorreu no Morro da Igreja, a 1880m de altitude e entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Urubici. O avanço de nuvens de precipitação do mar em direção ao continente sobre a atmosfera ainda fria sobre a Serra Catarinense foi responsável por gerar acumulação acima dos 10cm em alguns pontos, conforme os relatos.
Neve no Morro da Igreja. Foto : Prefeitura de Urubici
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Urubici, Climaterra
Nenhum comentário:
Postar um comentário