O sistema extratropical que se formo próximo ao Chuí trouxe rajadas intensas de vento no sul gaúcho, mas principalmente no Uruguai. No país vizinho o mar ficou bastante agitado e o vento chegou aos 113km/h no Balneário Piriápolis e aos 90km/h em Montevidéu. O vento que derrubou árvores no Uruguai também provocou agitação marítima na barra de Rio Grande, fechando por algumas hora o porto local.
Ciclone já em alto mar nesta quarta.
Uma nova massa de ar frio acabou sendo impulsionada pelo ciclone ontem sobre território gaúcho, derrubando assim as temperaturas em praticamente todo sul brasileiro e oeste do Mato Grosso do Sul. Em território argentino a massa de ar polar provocou neve nos pontos mais alto de Córdoba e neve granular no interior do município uruguaio de Durazno na tarde de ontem. O ar frio de forte intensidade somado a cobertura de nuvens predominante sobre o Rio Grande do Sul mantiveram a temperatura baixa ao longo do dia e ainda com sensação térmica menor devido ao vento ocasionado pela circulação do ciclone em alto mar.
Em São Gabriel a terça-feira foi fria e a máxima registrada nas estações da cidade é a menor desde o dia 27 de agosto. O vento no município não chegou a ser intenso e houve o registro de garoa na região pela manhã e ao começo da tarde também devido a circulação ciclônica que jogava umidade sobre o estado. O ingresso do ar polar proporcionou uma grande diferença entre as mínimas registradas na estações meteorológicas da cidade, com a menor temperatura do dia sendo registrada no período da noite.
O amanhecer desta terça-feira foi frio em diversas regiões do estado, inclusive com registro de cinco estações com temperatura negativa. Em território catarinense nove estações reportaram temperaturas negativas nesta quarta-feira, com mínima estadual de -2,2°C no município de Urupema.
MÍNIMAS NO RS (18/09):
- -2,1°C - Santa Rosa (Estação Particular)
- -1,6°C - Vacaria (Estação Particular)
- -0,6°C - Bom Jesus
- -0,5°C - Passo Fundo
- -0,2°C - Canela (Estação Particular - Castelinho)
- 0,3°C - São José dos Ausentes
- 0,2°C - Erechim
- 0,9°C - Cruz Alta
- 1,5°C - Soledade
- 1,5°C - São Francisco de Paula (Estação Particular)
- 1,6°C - São Marcos (Estação Particular)
- 1,6°C - Três de Maio (Estação Particular)
- 1,7°C - Canela
- 1,8°C - Frederico Westphalen
- 2,0°C - Canguçu
- 2,4°C - Quaraí
- 2,6°C - Santo Augusto
- 2,6°C - Caxias do Sul
- 2,6°C - Lagoa Vermelha
- 2,7°C - Palmeira das Missões
- 2,9°C - Santiago
- 2,9°C - Vila Nova do Sul
- 3,0°C - Alegrete
- 3,0°C - Encruzilhada do Sul
- 3,3°C - Bento Gonçalves
- 3,5°C - Bagé
- 3,6°C - Iraí
- 3,7°C - Rosário do Sul (Estação Particular)
- 4,1°C - Dom Pedrito
- 4,2°C - São Gabriel (Estação Particular)
- 4,2°C - Caçapava do Sul
- 4,3°C - Santa Maria
- 4,7°C - Uruguaiana
O ar frio e seco ainda predomina nesta quinta-feira permitindo maior amplitude térmica no estado. As áreas de baixada podem ter temperaturas mais baixas que as de hoje e com geada, porém no geral as mínimas devem ser semelhante as registradas no começo da quarta. Na região da Campanha as mínimas ficam entre 2°C e 6°C, com máximas entre 16°C e 21°C.
Previsão para São Gabriel:
Para o feriado farroupilha porém devemos ter o retorno da chuva no norte gaúcho e em Santa Catarina, com volumes que podem passar dos 150mm em algumas áreas até a segunda-feira (abaixo projeção de chuva para 5 dias do Inmet) devido influência de área de baixa pressão e frente fria. Se a chuva já começaria no norte do estado no primeiro período da sexta-feira, nas áreas de fronteira com o Uruguai e da Campanha a chuva chegaria a a partir da tarde. A precipitação nestas regiões devem ser fraca com destaque maior para a cobertura apenas de nuvens durante o dia..
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Gruma, Ogimet, WxBrasil, Ogimet, BAZ, Meteobrasil, Funceme, Wunderground
Nenhum comentário:
Postar um comentário