As tempestades que se desenvolvem sobre a Argentina desde a quarta-feira tem semeado muitos danos pelo país. A queda de granizo gigante foi registrada em San Luis na tarde de ontem, quando no período da manhã um jovem morreu em decorrência de um temporal. A morte do jovem, que morava no interior da província de Córdoba, provavelmente se deu pela passagem de um tornado na região, onde um caminhão tombou e um carro foi arrastado pela força do vento.
Além dos temporais a chuva tem caído volumosa sobre o território central da Argentina e desde ontem, com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão, as precipitações ficaram mais intensas. Nas últimas 24h os volumes registrados já se aproximam dos 200mm em muitos pontos das províncias de Córdoba e Santa Fé, com alagamentos e transbordamentos de rios. No norte da província de Buenos Aires a chuva registrada desde ontem também supera os 100mm. Os maiores acumulados até agora na Argentina foram registrados na província de Santa Fé : 300mm em San Genaro e 224mm em Montes de Occa.
Nesta sexta-feira se organiza no país vizinho um novo sistema frontal. A frente fria avança neste sábado sobre o estado com potencial para tempo severo isolado. Enquanto a chuva não chega a temperatura segue elevada com sensação de abafamento no centro-oeste do estado. Apesar da cobertura de nuvens a temperatura já se aproxima dos 30°C na região nesta sexta, assim como ocorreu na quinta-feira (dados abaixo).
Amanhã a chuva já atinge a fronteira-oeste no começo da manhã, conforme as atuais previsões. A frente fria avança com potencial para tempo severo isolado e chuva forte durante a tarde e começo da noite. De acordo com as rodadas dos modelos numéricos o sudoeste do estado poderá receber acumulados de até 50mm.
A temperatura neste sábado pouco varia na campanha gaúcha, o dia começa com temperaturas elevadas (entre 17°C e 21°C) e com a chegada da chuva a mesma se mantém estável. Já no domingo o vento passa a soprar de sul e a varição diária deve ficar maior, com amanhecer mais frio (11°C a 15°C) e máximas variando entre (22°C e 26°C). A próxima semana deve começar sobre a influência de uma nova massa de ar frio e seco, provocando um amanhecer mais frio sucedido de uma tarde agradável a quente.
Projeções indicam chuva mais forte sobre o oeste e centro-sul do estado
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, Gustfront, De Olho no Tempo, Cadena, Meteobrasil, WxBrasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário