Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Segunda metade da semana será agitada

Atualização - 16:14


Intensas áreas de instabilidade "explodiram" agora a tarde com a queda de pressão atmosférica sobre a Argentina.Tais áreas que se encontram e surgem sobre a proivíncia de Entre-Rios na Argentina avançam em direção ao oeste gaúcho.
Lembrando que conforme já foi dito segue o alerta de temporal para o centro e o oeste gaúcho, com risco de chuva intensa e até de granizo.
Aqui em São Gabriel a temperatura segue alta e a cobertura de nuvens aumentou muito, é já é possível inclusive se escutar alguma trovoadas à oeste da cidade.


Risco de temporais entre hoje e amanhã

Imagens de satélite (visível e realce) msotram convecção sobre o RS e a Argentina.
A agitação nesta segunda metade da semana se dá com o avanço de ar mais quente do norte, que já traz 30ºC para São Gabriel.
No entanto ao longo da tarde um centro de baixa pressão avança em direção ao mar, cruzando sobre o Paraguai e o sul do país, o sistema cusará muita convecção principalmete sobre o Noroeste e Oeste do RS, onde se espera que núcleos temepestuosos se desenvolvam com o risco até de chuva de granizo e chuva intensa nestas áreas.


Modelos indicam chuva intensa no oeste

A chuva deve atingir também o centro e oeste do estado na noite de hoje.Para o norte do RS se espera acumulados de 70 a 100mm.Para a região os acumulados devem variar de 30 a 50mm.
Mas este sistema ao avançar sobre o mar se converterá em um ciclone extra-tropical na altura de Torres e Mostardas.O ciclone deve se aprofundar e na sexta deve atingir pressão de 994hPa em seu centro.Mas o alerta quando a este sisteama é o risco de ventania intensa no litoral gaúcho.
No fim de semana o mesmo ciclone inpulsiona ar frio para o RS, o que derrubará as temperaturas.Mas o frio não chega a ser intenso e não existe por enquanto o risco de geada.
Ao longo da próxima semana o ar seco garante a variação de manhãs entorno dos 8ºC e máximas de 25ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...