Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Neve braqueia Serra Gaúcha e Catarinense

A poderosa massa de ar frio que trazia frio desde a última quinta-feira ao território gaúcho, trouxe também neve nesta segunda e terça-feira. O fenômeno começou a cair ainda na noite de segunda-feira sobre pontos da Serra Gaúcha, devido a interação do ar frio que avançava com um cavado frontal sobre a região. O fenômeno no entanto foi muito mais intenso que se imaginava dias antes, sendo a maior ocorrência desde 1994 nas cidades serranas e atingindo 36 municípios gaúchos.
Em São José dos Ausentes a precipitação de neve acumulou bastante. As aulas no município chegaram a ser canceladas devido ao acumulo de até 30cm em alguns pontos do município que tiveram a influência do vento durante a precipitação que durou oito horas.
Outros locais em que nevou muito foram Caxias do Sul, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Estas cidades ,que ficaram de fora das últimas grandes ocorrências de neve no estado, desta vez ficaram em branco, o branco da camada de neve, cujos acumulados chegaram a variar entre 5 e 10cm.
A neve também caiu em pontos da Serra do Botucaraí, na região de Soledade; Planalto Médio, Alto Uruguai ,Vale do Rio Pardo e Região Metropolitana, onde São Leopoldo teve precipitação de neve. O fenômeno ainda ocorreu e acumulou nos pontos altos da Serra Catarinense, como no Morro da Igreja. No entanto a maior acumulação no estado se deu em São Joaquim.

NEVE NO RS
1) Caxias do Sul
2) Farroupilha
3) Flores da Cunha
4) Ipê
5) Fontoura Xavier
6) Itapuca
7) Arvorezinha
8) Gramado
9) Canela
10) Vacaria
11) Bom Jesus
12) São Francisco de Paula
13) Nova Pádua
14) Parai
15) São Marcos
16) Nova Prata
17) Antonio Prado
18) Lagoa Vermelha
19) Ibirubá
20) Sananduva
21) Veranópolis
22) Ausentes
23) Erechim
24) Ibiraiaras
25) Cambará do Sul
26) São Jorge
27) Lagoão
28) Jaquirana
29) Getúlio Vargas
30) Bento Gonçalves
31) Soledade
32) Guabiju
33) Capão Bonito do Sul
34) Nova Petrópolis
35) Riozinho
36) São Leopoldo

 São José dos Ausentes teve pontos com 20cm de neve

Boneco de neve em Canela

Neve em Caxias do Sul.

Neve em Cambará do Sul:



Pórtico de Gramado coberto de neve proporciona belo cartão postal:

Centro de Treinamento do Juventude em Caxias do Sul

Neve em São Francisco de Paula

Ontem ainda nevava em áreas da Serra quando Quaraí, no sudoeste gaúcho, amanhecer com temperatura de -3,3°C e forte geada. A mínima de ontem foi menor a menor registrada na cidade neste 2013, superando os -2,7°C da onda de frio do final de julho.
Em São Gabriel o amanhecer também foi frio, no entanto as mínimas na cidade foram de 2,4°C no Bairro Jardim das Hortências e de 2,9°C no quartel da 13ª Cia Com. A geada no entanto não se formou devido a presença de vento e a cobertura de nuvens. Tal nebulosidade advinha da circulação marítima e encobria também a Serra do Sudeste no centro-sul do estado.
Pancadas de chuva foram registradas nas regiões de Caçapava do Sul, São Sepé e Vila Nova do Sul. Nesta última tivemos relatos de precipitação fraca de neve em meio a garoa.

Nuvens e garoa nas proximidades entre Vila Nova do Sul e São Sepé.


Esta quarta-feira ainda começou fria sobre o Rio Grande do Sul e nova precipitação de neve foi registrada em Santa Catarina, desta vez de forma fraca em São Joaquim. Em território gaúcho as menores temperaturas foram registradas no oeste do estado, onde o ar já estava mais seco ontem. e ao contrário da terça-feira, desta vez a geada apareceu em diversas regiões do estado.
Em São Gabriel com a presença de ar mais seco os micro-climas provocaram variação entre as mínimas registradas pelas estações na cidade. No Bairro Jardim das Hortências a mínima foi de 2,4°C enquanto na estação local do Inmet a mínima foi de apenas 1,6°C. Agora a temperatura se eleva mais pela tarde, após quatro dias com máximas abaixo dos 10°C na cidade.

MÍNIMAS NO RS (28/08)
  • -4,0°C - Santa Rosa (Estação Particular)
  • -1,0°C - Santa Rosa
  • -0,8°C - Quaraí
  • -0,7°C - Cruz Alta
  • -0,7°C - Três de Maio (Estação Particular)
  • -0,3°C - Santana do Livramento
  • -0,2°C - Bom Jesus
  • 0,0°C - Santo Ângelo (Estação Particular)
  • 0,4°C - Erechim
  • 1,0°C - Alegrete
  • 1,0°C - São José dos Ausentes
  • 1,6°C - São Gabriel
  • 1,7°C - Palmeira das Missões
  • 1,7°C - Santo Augusto
  • 1,8°C - Uruguaiana 

A temperatura agora começa a se elevar gradativamente nos próximos dias com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano, porém ainda faz um pouco de frio a noite e ao amanhecer. As projeções agora indicam um forte aquecimento durante o final de semana, com máximas em torno dos 30°C. Assim esperasse o vento soprando de norte na sexta-feira.
Nos próximos dias não se espera chuva para o estado, o que ajuda bastante as pessoas que voltam as casas que foram alagadas pelas cheias dos rios. O Rio dos Sinos se encontra na sua maior cheia desde 1965 na cidade de Campo Bom e novas precipitações poderiam elevar ainda mais o nível da água.


Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Zero Hora, BAZ, WxBrasil, Ogimet, Correio do Povo, Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...