Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Calor e baixa umidade favorece incêndio de campos em São Gabriel

Desde a tarde de sábado incendios vem trazendo fumaça para os céus de São Gabriel.No sábado na localidade do Batovi um incendio que pode ter sido criminoso queimou cerca de 40ha de campo tomando uma tarde para ser apagado.Ainda no sábado em áreas da BR290 acerca de 5km da cidade outro incêndio queimou 5ha de floresta de eucalipto as margens de rodovia prejudicando a visibilidade de que trafegava por ali.
E desde as 16h de segunda feira uma brincadeira de adolescentes gerou um novo foco de queimadas, agora no Parque Eglon Meyer no Jardim Europa e Bairro Camita.Trazendo fumaça para São Gabriel e fuligem que ficava depositada nas residências.Devido a baixa umidade de ontem entorno dos 12% junto a tempertura de 33ºC o fogo só foi contido no fim da tarde gerando esforços dos Bombeiros.

Imagens do fogo ontem a tarde (Blog Caderno Sete)
A temperatura se mantém alta entre hoje e sexta feira quando pode-se esperar marcas de até 38ºC na região.Mas apartir de amanhã existe a chance de chuva extremamente localizada proveniente de formações convectivas dos famosos temporais de verão da tarde para a noite.


No fim de semana a chuva deve ser mais generalizada com chance de até 20mm para São Gabriel aliviando a estiagem.Não se pode descartar temporais isolados com chance de granizo no fim de semana com o avanço de um sistema frontal que antecede novo centro de alta com ar bastante seco.

Quanto ao mês de dezembro que começa a uma divergência entre possibilidades e institutos, mas no próximo mês as chuvas podem a aumentar com o risco de até cheia maior no rios contrariando um cenário projetado de até seis meses de estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...