Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Supercélula, chuva e enchente

O avanço de um sistema de baixa pressão ativou muitas tempestades sobre o Rio Grande do Sul no domingo. No começo do dia algumas tempestades com caráter supercelular se desenvolveram no sudoeste do estado trazendo chuva intensa e 200mm em poucas horas para a cidade de Quaraí.
Na região de São Gabriel também houve o avanço de uma supercélula, que chegou com forte intensidade em Vila Nova do Sul. No município o vento quebrou galhos de árvores e ainda houve queda de granizo pequeno. As imagens da tempestade são impressionantes.






  

Durante o período da manhã já havia passado uma frente de rajada sobre o município vilanovense, porém com vento fraco, assim como a chuva que chegou em forma de garoa, mesmo após as trovoadas constantes desde o amanhecer.


A chuva foi muito intensa no oeste e centro do estado desde o final de semana, com volumes acima dos 100mm em uma grande área do estado do Rio Grande do Sul,conforme a precipitação estimada pelo satélite TRMM. No município de Rio Pardo da chuva totalizou 278mm na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, porém em pontos do interior há registros de mais de 300mm. Devido a problemas na estação meteorológica de Quaraí, não se posse confirmar o quanto choveu neste período na cidade. Nesta cidade fronteiriça o número de desabrigados e desalojados superava ontem 1000 pessoas. Em Rosário do Sul a enchente do Rio Santa Maria obrigou 60 famílias a saírem de suas casas.
Na Serra Gaúcha o granizo foi um dos principais problemas. Em Bento Gonçalves e Fontoura Xavier as pedras de gelo eram grandes e provocaram muito estragos nos telhados. Vacaria além do granizo foi atingida também por vento forte, ocasionado por uma intensa célula de tempestade que alcançou a escala máxima de refletividade nas imagens de radar. A cidade de Caxias do Sul chegou a ser atingida três vezes pelo granizo durante a noite de domingo e madrugada de segunda.

Volumes acima dos 200mm aparecem no oeste em estimativa do TRMM

Nesta segunda-feira o centro de baixa derrubou a pressão atmosférica sobre o estado gaúcho, favorecendo ainda mais a chuva. Em São Gabriel a pressão atmosférica caiu até apenas 998,9hPa, o menor valor registrado no ano.
O sistema frontal que se desenvolveu quando a baixa se converteu em ciclone extra-tropical foi o responsável para ocasionar tempo severo sobre o estado de Santa Catarina. Em São Joaquim um tornado se formou no começo da noite de ontem. No interior do município o vento forte destruiu um galpão, derrubou e decepou árvores, além de derrubar paredes e telhados na área industrial da cidade. A imagem mais impressionante foi a de uma barra de ferro de um telhado que foi arremessada e ficou cravada no solo.


A chuva de 134mm registrada apenas ontem em São Gabriel pela estação meteorológica mantida pelo blog no Bairro Jardim das Hortências, foi a maior registrada em um dia desde a instalação da mesma em 2011. No Bairro São Bento o transbordamento de uma sanga fez com que duas famílias tivessem que sair de suas casas. No mesmo bairro um carro foi parar dentro do curso de água ao tentar atravessar a rua alagada. No Bairro Bela Vista um muro cedeu com a força exercida pela água, que invadiu uma casa provocando perda de móveis e eletrodomésticos

Água invadiu a Rua Marechal Hermes no São Bento. Foto do Gabinete da Vereadora Neca.

A situação também é complicada nas proximidades do Rio Vacacaí, onde o nível da água não para de subir. Desde o sábado o volume acumulado de chuva na cidade foi de 183,4mm, assim o Rio Vacacaí já nesta segunda-feira estava 8m acima do nível normal, deixando em alerta a população que habita aquela região da cidade. Nesta terça-feira a água já invadiu a Avenida Antonio Mercado, ilhando a Vila Dotto. O fundo do Parque de Exposições Assis Brasil também foi invadido pela água.
A estátua de Iemanjá na beira do Rio Vacacaí serve a cada enchente como ponto de medição da elevação deste. As imagens registradas pelo Marcelo Ribeiro mostram o quando o nível do rio subiu desde ontem, ficando hoje com as águas 10m acima do nível normal.


Água já chega nas casas. Foto : Magro Borin

Os próximos dias reservam tempo bom, porém na sexta-feira a chuva retorna de forma muito mais fraca. Assim espera-se que as águas baixem até a quinta-feira, se mantendo um pouco acima do normal com a chuva projetada para o fim da semana.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Caderno 7 , VortexBrasil, São Joaquim Online, Jornal O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...