Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Tempo seco predomina nos próximos dias

O ingresso de uma massa de mais frio e seco sobre o ar aquecido no território gaúcho favoreceu a formação de núcleos isolados de chuva ontem. Durante grande parte da manhã algumas áreas de instabilidade mais fortes se mantiveram ativas sobre o sul gaúcho e com forte atividade elétrica. Em Jaguarão ontem a chuva totalizou 14mm na estação meteorológica local.

Sistema Rindat detectou atividade elétrica (pontos) ontem no sul do estado

A chuva porém foi bem mais intensa na região do Vale do Rio Pardo e Região Carbonífera. Casas foram inundadas e ruas ficaram alagadas nas cidades de Santa Cruz do Sul, Triunfo, Chaqueadas, General Câmara, São Jerônimo. Em Santa Cruz do Sul alguns moradores foram retirados de suas casas em áreas de risco e desde o começo da semana a chuva registrada na cidade já supera os 130mm.
Em São Gabriel e região também choveu, porém de forma muito mais fraca. A garoa veio a cair durante a tarde desta quinta, totalizando 1,8mm na estação meteorológica do Inmet na cidade. O vento porém passou a soprar de sul, amenizando a sensação de abafamento então existente com alta temperatura e ar bastante úmido.

Dados meteorológicos da quinta-feira

Nos próximos dias o tempo segue seco e a temperatura fica elevada durante a tarde, com calor. O sol predomina com poucas nuvens neste sábado sobre a região da Campanha e o amanhecer terá temperaturas entre os 13°C e 16°C conforme as atuais projeções. Ao longo da tarde a temperatura aumenta bastante, oscilando entre 27°C e 31°C.
O domingo terá basicamente as mesmas condições atmosféricas do sábado, no entanto ocorre um maior aquecimento e as mínimas e máximas se elevam mais em todo o estado. Na Campanha as atuais projeções indicam marcas entre 15°C e 19°C no começo do dia e entre 28°C e 33°C no período da tarde.
A temperatura elevada deve continuar na segunda-feira, porém a aproximação de uma frente fria já pode trazer chuva para o sul do estado na terça-feira. Apesar da menor confiabilidade devido a um maior período de dias, se espera o retorno da chuva forte durante a passagem da frente, mas sem volumes extremos.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Ogimet, BAZ, Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...