Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Depois do arco-íris e da chuva vem o tempo seco e quente

A última terça-feira teve pancadas de chuva em muitas regiões do estado devido ao ingresso do ar quente e úmido pré-frontal. No município de São Gabriel algumas áreas do interior do município chegaram a registrar 30mm em menos de uma hora e o contraste da chuva com o sol proporcionou belas imagens de um arco-íris duplo no final da tarde.



 Leitor do blog Alfredo Dubois enviou imagens do arco-íris já no formato semi-circular característico:

Além de São Gabriel a chuva forte localizada também atingiu outros municípios, com destaque para a região de Tunas, onde no interior do município a chuva totalizou 90mm . Na região devido a chuva houve a queda de um pontilhão e um acidente ocasionado pela aquaplanagem.
No dia seguinte, quarta-feira, o avanço da frente fria trouxe chuva para grande parte do estado, mas ainda com volumes bastante irregulares. Enquanto em Santiago a chuva em menos de hora totalizou 30mm e provocou alagamentos, em São Gabriel o acumulado diário foi de apenas 3mm. As ocorrências de tempo severo isolado, adiantada no blog, teve como destaques o vento forte em Ijuí e em Capão do Cipó, onde ocorreram destelhamentos.
Após a passagem da frente o avanço de uma massar de seco influencia as condições atmosféricas sobre grande parte do estado.Assim apesar do amanhecer ameno faz calor durante a tarde. Hoje em São Gabriel após amanhecer com 15,5°C já faz 29,7°C.
 No entanto neste sábado e domingo a chuva atinge o norte gaúcho devido a uma frentes estacionária que deve levar chuva volumosa a áreas de Santa Catarina e do Paraná. No sábado a precipitação fica restrita apenas a área de fronteira com o estado catarinense, mas no domingo não se pode descartar inclusive chuva isolada no centro do estado gaúcho, além da porção norte do território do estado. Pelas atuais projeções o sol predominaria no domingo apenas na faixa de fronteira com o Uruguai.

Na região da Campanha o final de semana será marcado pelo calor durante a tarde e temperatura amena durante a noite e amanhecer. Neste sábado esperasse que o dia comece com temperaturas entre 13°C e 16°C na região e durante a tarde a máxima oscile entre 27°C e 32°C. No domingo aumenta a cobertura de nuvens em partes da região com chance de chuva bastante isolada, incluindo São Gabriel, a temperaturas oscilam entre 26°C e 31°C.

Previsão para São Gabriel:

----------------------------------------------------------------------
Longe da Terra esta última quinta-feira teve como destaque o periélio do Cometa ISON. O denominado ''cometa do século'' se aproximou da extrema a 1,36milhão de km/h na tarde de ontem e durante o monitoramento dos satélites a Nasa afirmou que o cometa tinha sido extinto ao passar próximo do Sol. No entanto as imagens seguintes dos satélite que monitoram o Sol, como o SOHO, indicaram que um corpo brilhante saindo do campo de visão dos coronógrafos (que encobrem o Sol nas imagens) e este seria ISON.
Porém até agora os cientistas não conseguem precisar se o cometa permanece ''vivo''. Não há ainda como precisar se o que as imagens registram é apenas uma nuvem de poeira se expandindo ou o cometa com núcleo.
O ISON é um dos cometas mais esperados do últimos tempos pois se conseguir passar pelo Sol deve se aproximar bastante da Terra entre dezembro e janeiro. As projeções indicavam que o cometa seria visiível a olho nu, principalmente no Hemisfério Norte, durante o período citado.

Ponto brilhante e denso que pode ser o cometa.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Apolo11, BAZ, Ogimet, Meteobrasil, Discovery, Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...