Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ar seco e provável instabilidade

A frente fria desta quarta-feira trouxe 29,2mm para São Gabriel e vento de 59km/h na estação do Inmet daqui da cidade. Em Santa Maria e São Sepé o vento causou queda de postes no fim da tarde de quarta.
Como foi adiantado no post anterior deveria fazer muito calor na quarta-feira, o que se confirmou. Em Santa Maria a Base Área registrou 38,7ºC, aqui em São Gabriel a máxima foi de 36,1ºC
Porém agora ar mais seco melhora o tempo e não chove no sul e oeste do estado. Hoje inclusive foi regitrado 13ºC na Estação Davis de São Gabriel. Porém em Bagé o parceiro do blog, Vitor Vieira, registrou 7,3ºC em sua estação particular.

O vento de sul trouxe um pouco de cinzas do vulcão Puyehue que estavam sobre a Argentina, para o Rio Grande do Sul, mas desta as cinzas estão em baixos níveis atmosféricos. Porém aqui em São Gabriel ainda não foi notado qualquer indicativo de cinzas no céu.
Segundo pesquisas o complexo Córdon-Caulle (onde fica o Puyehue) já liberou desde junho cerca de 1,46 bilhão de metros cúbicos de cinzas, o que equivale a 925 toneladas de material vulcânico.

No entanto a melhoria tem dia para terminar, no domingo cidades do norte, noroeste já podem ter (chuva com é representando no mapa abaixo). A chuva deve se generalizar na segunda-feira segundo as projeções, e pode chover mais forte com altos acumulados no norte gaúcho. A instabilidade associada a um centro de baixa avançaria apartir de domingo sobre o estado.




Previsão do Cptec:



Fonte : Metsul Meteorologia, NOAA, Cptec/Inpe, Inmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...