Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Chuva eleva rios e tornado atinge o Paraguai, mas frio retorna

A chuva que caiu na última semana alcançou 204mm em Caçapava do Sul e 267mm em Camaquã, igualando a média mensal. Porém a chuva teve altos volumes em grande parte do estado e até mesmo na região de São Gabriel sofreu com alagamentos e crescente de rios e arroios. No município de Vila Nova do Sul, o Arroio Laranjeira transbordou alagando áreas de várzea e levando algumas cabeças de gado em meio a enxurrada. O acréscimo de água nos rios e afluentes da região, fica claro nas imagens de alta resolução dos satélites AQUA e TERRA:



As tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul causaram danos estruturais, porém nos países vizinhos ocorrem também danos. O Paraguai foi muito atingido por tempestades que se formaram na linha frontal e mataram 5 pessoas, porém o o pior caso se deu em Mariano Roque Alonso, onde muitas casas foram atingidas por um tornado F1 e pelo queda de granizo.O Departamento Meteorológico do Paraguai confirmou ontem a intensidade do fenômeno como um F1 de ventos de até 180km/h, abaixo a imagem abaixo confirma o rastro de destruição, com as casas da lateral esquerda não sendo atingidas. 

Eventos severos no Rio Grande do Sul nestes últimos dias:

O frio avançou sobre o estado e ontem São José dos Ausentes, teve apenas 2,5°C. Porém o desfile tradicionalista transcorreu sob tempo bom em grande parte do estado, com máximas amenas pela tarde e poucas nuvens no céu.Nesta sexta-feira a temperatura também ficou abaixo dos dez graus, mas não tão baixas como as de ontem. A mínima neste dia foi de 8,2°C em Bom Jesus.
No sábado a região da Campanha deve ter mínimas entre 5°C e 9°C, com máximas entre 16°C e 22°C. Já no domingo as mínimas ficam entre 3°C e 8°C e as máximas devem ficar entre 18°C e 23°C.Na segunda com a tendência de mais nuvens sobre região,as mínimas oscilam entre 8°C e 11°C e máximas entre 23°C e 27°C.

Em São Gabriel a mínima ontem foi de 7,4°C, registrada no Jardim das Hortências, enquanto o Inmet teve mínima de 8,8°C. Já em Vila Nova do Sul a mínima no feriado estadual foi de 6°C. A máxima ontem foi de 20,3°C na estação do Instituto Nacional de Meteorologia e de 20,6°C no Jardim das Hortências.
Já hoje a mínima no Jardim das Hortências foi de 9,7°C, enquanto a estação do Inmet registrou temperatura de 9,1°C.
Previsão para São Gabriel: 

Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, NASA, ABC Color, Gustfront, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...