Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Risco de tempo severo é alto nas próximas 48h

A chuva já vem caindo de forma quase constante nos últimos dias. Diversos locais do estado, principalmente do sul gaúcho já tem acumulados superiores a 50mm, a exemplo de Caçapava do Sul que tem desde sábado 61,8mm registrados pela estação local.
Nesta segunda-feira choveu forte em muitos locais do estado, com acumulado de 32mm em Rio Pardo. Uma forte célula de tempestade com refletividade condizente com granizo passou ao sul de São Gabriel, fazendo o dia virar noite (imagem abaixo de Marcelo Ribeiro), porém o acumulado na cidade foi de apenas 10,4mm.


As tempestades seguiram se deslocando para leste e sudeste. Em Santa Cruz do Sul o galho de uma árvore caiu sobre uma casa após um raio e houve registro de granizo em Rio Grande e Santa Maria. Na cidade de Jaguarão as nuvens cobriram rapidamente a região, fazendo o dia escurecer bastante, imagem abaixo de Jonas dos Santos.


Acumulados nesta segunda-feira:

O cenário meteorológico vai se deteriorar ainda mais nesta terça-feira com o deslocamento sobre o RS de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão.Neste momento o estado está sobre o ingresso de ar bastante quente transportado pelo Jato de Baixos Níveis, o que traz a temperatura de 27°C em 850hPa na última sondagem da Base Aérea de Santa Maria.
A mínima amanhã na região da Campanha deve oscilar entre 16°C e 19°C , com máximas entre 19°C e 21°C. Já na quarta-feira as mínimas na região ficam entre 10°C e 17°C as máximas oscilam entre 19°C e 22°C.
Em ambos os dias existe a chance de tempo severo sobre o Rio Grande do Sul, porém o maior potencial é para amanhã, quando a NOAA alerta para picos de até 125mm sobre a área central do estado. Outro fator que pode apresentar risco é a queda de granizo e o vento, a Metsul não descarta eventos bastante isolados de vento e até mesmo tornados.
Já na quarta-feira com a formação de um ciclone na costa, o maior potencial é para o vento forte no sul gaúcho, com rajadas que podem alcançar os 100km/h.

Em São Gabriel desde sábado foram 44mm, e máxima na cidade neste período foi de 23,9°C registrado no sábado na estação do Inmet. Nesta segunda-feira a estação do Inmet registrou variação de 18,7°C para 23,8°C. Já no Jardim das Hortências, a mínima foi de 18,6°C e a máxima de 23,5°C.
Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA , Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, De Olho no tempo, Zero Hora, SMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...