Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Após chuva e tempestades, tempo melhora

O feriado de Independência do Brasil teve chuva no final da tarde na região da Campanha. Em São Gabriel a estação do Jardim das Hortências teve 10,2mm e Vila Nova do Sul teve 15mm com a  formação de uma nuvem-funil (imagens amanhã no blog). No final de semana a frente fria permaneceu estacionada sobre o estado, vindo a se intensificar no domingo com o ingresso de ar frio, se deslocando para norte nesta segunda-feira.

Núcleos de chuva forte eram registrados pelo radar na noite de ontem:


Nas últimas 24 horas, o maior acumulado no estado eram os 74mm de Soledade, porém em Santa Catarina na cidade de Timbé do Sul o acumulado era de 94mm. Em São Gabriel desde a noite de domingo, foram totalizados 9,4mm de chuva. Mas se no RS a chuva fazia falta, tendo Iraí registrado o agosto mais seco desde a década de 30, a Argentina tem enchentes em suas províncias centrais.
Muitos locais do país vizinho tiveram quase o dobro da precipitação esperada para todo mês, em um período curto de tempo. Levantamentos indicam que as precipitações deixaram entre 3 e 10 milhões de hectares submersos.A causa de tanta chuva foi a presença constante de um bloqueio atmosférico sobre o Brasil que impedia o avanço de sistemas frontais. E na última semana ainda choveu forte no país vizinho com acumulados maiores que 100mm na província de Entre Rios, onde Feliciano teve 106mm.
Foto de Pehuajo que até agosto já tinha alcançado todo o esperado para o ano:



No Rio Grande do Sul o ar mais frio avança amanhã para a região da Campanha, onde as mínimas devem ficar entre 8°C 12°C, com máximas entre 17°C e 23°C, porém ainda haverá a presença de nuvens. Já na quarta-feira as mínimas na região devem ficar entre 8°C e 13°C com máximas entre 20°C e 25°C.Na segunda metade da semana, estão sendo previstos aquecimento e novo período instável.

Previsão do Cptec para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Gustfront, SMN, Clarin, Tormentas de Buenos Aires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...