Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Frio forte e rápido

O ar polar trouxe geada e neve para o sul do Brasil. A circulação de nuvens chegou a provocar graupel, que se formar a partir de flocos de neve, na cidade de Rio Grande pela tarde de ontem. O cenário de nuvens era favorável inclusive a precipitação de neve granular sobre a Serra do Sudeste no RS, área de menor altitude que a região dos Aparados onde a o fenômeno é mais comum.
Pela noite as nuvens provocaram a precipitação de neve e chuva congelada nos Aparados e na Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Registros deste tipo de precipitação e inverno chegaram de Gramado, Bom Jesus, São Joaquim, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Bom Jardim da Serra.

Neve no Rio Grande do Sul, Bom Jesus:

Graupel em Rio Grande:

Pequeno acumulo de neve em São Joaquim-SC:

O frio favoreceu a geada em grande parte do estado e mais uma vez a região da Serra, tanto gaúcha quanto catarinense, teve as menores temperaturas. Em Bom Jardim da Serra, nos Morro da Igreja a estação do Inmet indicou -5,6°C. No RS o menor registro se deu em São José dos Ausentes, com -1,7°C e a máxima ocorreu em São Gabriel com 18,3°C.
A tarde foi fria nas regiões de Serra no centro-sul do Brasil, área dentro da abrangência da massa de ar polar. Em Bom Jardim da Serra faz apenas 0,4°C em plena tarde desta quarta-feira. Mas o mais surpreendente foi a temperatura registrada em Campos do Jordão, São Paulo, aonde fazia 1,8°C por volta das 17h.

Mínimas hoje no sul:

A temperatura vai subindo aos poucos sobre o RS, mas a próxima manhã ainda será fria com chance de geada. Hoje a menor temperatura registrada na micro-região de São Gabriel, se deu no município de Vila Nova do Sul, com pouco mais de 1°C.
O sábado já pode ter chuva isolada conforme as previsões, que também indicam a primeira metade da próxima semana com potencial para registro de chuva forte. Assim até a sexta-feira o tempo seco predominaria, praticamente sem nuvens.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Ogimet, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...