Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Agora é vento e frio

A terça-feira foi marcada por tempestades forte e que trouxeram alagamentos, granizo e vento fortes sobre o Rio Grande do Sul. Além de uma série de danos e prejuízos, resultando em uma morte. Mas após a onda de tempo severo , um ciclone extratropical se forma no litoral uruguaio.
O sistema de baixa ao se aprofundar em valores de 986hPa favorece vento muito forte e intenso sobre o RS e Uruguai. No país cisplatino o vento já chegou aos 122km/h em Carrasco e na capital Montevidéu árvores foram derrubadas junto com outdoors e placas. A área uruguaia que chega ao Rio da Prata sofreu com os alagamentos causados pela Sudestada, quando o vento sofre desta direção representando as águas na foz do rio.
No Rio Grande do Sul, segundo a Metsul o vento pode chegar aos 140km/h no litoral. Até o momento as rajadas chegaram aos 102km/h em Bagé e aos 108km/h em Canguçu. Nas demais regiões do estado o vento sopra forte também e a circulação de nuvens do ciclone mantém o tempo fechado e sujeito a garoa.

Ciclone Extratropical na costa

Mar agitado em Montevidéu:


O ciclone vai impulsionar uma massa de ar seco e frio associada a um centro de alta pressão sobre o norte argentino. Amanhã a região da Campanha deve ter mínimas oscilando entre 8°C e 4°C e máximas entre 16°C e 22°C, com circulação de nuvens maior no setor leste da região. Os desfiles comemorativos do dia 20 de setembro na região não terão empecilhos que possam leva-los ao adiamento, apesar do vento que ainda sobre com ocasionais rajadas.
Já na sexta-feira a temperatura segue semelhante ao dia anterior, com máximas entre 17°C e 23°C, porém as mínimas seguem baixas oscilando entre 5°C e 8°C ao amanhecer na região.
---------------
Em São Gabriel desde ontem foram 121mm e somando os acumulados desde sábado, os últimos dias tiveram 169mm de acumulado. A temperatura pouco variou ontem, com mínima de 17,8°C e máxima de 20,2°C no Jardim das Hortências. Alguns pontos da cidade tiveram alagamentos ontem com a forte chuva que caiu:

Hoje a estação do Inmet registrou rajada de vento de 69,8km/h com a circulação do ciclone e a queda de temperatura já pode ser sentida.A própria estação Instituto Nacional de Meteorologia registrava 18,1°C a 1h da madrugada e em sua última atualização as 15h eram registrados 13,9°C.
Previsão para a cidade: 


Fonte : Mestul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Funceme, Nexsat, Meteobrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...