Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Calor segue forte, agora com maior abafamento

A temperatura máxima no Rio Grande do Sul ontem, foi de 38,6°C em Alegrete. Tendo sido registrado 36,7°C aqui em São Gabriel. Confira abaixo as máximas no estado ontem (14/02):

Fonte: Inmet e Estações particulares
A temperatura segue alta hoje, e com um ingresso mais forte de ar quente, ativa áreas de instabilidade no norte gaúcho. As pancadas podem ocorrer também nas demais regiões gaúchas, mas com menor chance. Estas podem trazer inclusive altos acumulados pluviométricos e algum temporal localizado.
No Oeste e região da Campanha, onde a chance de chuva é menor. O aquecimento vai ser grande, com máximas entre 35°C e 39°C, não descartando que possa chegar aos 40°C segundo algumas empresas de previsão.

Previsão Cptec para São Gabriel:
A temperatura mínima fica acima dos 20C em grande parte do RS amanhã, com máximas superando os 32°C. Porém a instabilidade será mais generalizada e a chance de chuva impede uma ascenção maior da temperatura, mas garantindo uma maior sensação de abafamento.

Esta instabilidade perdura até sexta-feira, segundo o Cptec, esperando um final de semana com sol forte e muito calor. Segundo a Metsul, máximas superiores aos 40°C não podem ser descartadas, principalmente em áreas tradicionalmente quentes.
Ainda no final de semana, uma frente fria se ativa na província argentina de Buenos Aires, com alta chance de tempo severo. A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) em sua previsão alerta para um forte jato de baixos níveis (1.500m de altitude), que poderia chegar a 100km/h. Os índices de instabilidade nas projeções são altos, assim como a umidade disponível na atmosfera sobre a região que pode ter mais de 150mm.

Instabilidade entre quinta-feira e sexta-feira traria chuva de até 30mm em áreas do sul gaúcho. Em projeção do modelo do Inmet:
--------------------------------------------------
Ontem áreas de instabilidade isoladas trouxeram chuva para a região de Bagé e de Santa Rosa. Na Serra gaúcha, núcleos de convecção mais organizados, trouxeram 40mm em Gramado.


Fonte: NOAA, Metsul, Climatempo, Cpte/Inpe, Inmet, Agritempo, Gustfront, SMN-Arg, Somar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...