Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tempestades de fim de semana, devem ser repeitr

Desde sexta-feira o calor e a umidade sobre o RS foram mais intensos. E com isto diversas tempestades se formaram.
Na tarda de sexta-feira, fortes áreas de instabilidade avançaram sobre o centro do Rio Grande do Sul. Aqui em São Gabriel a chuva acumulou 9,4mm acompanhada com vento de 23kmh/h.


Já na tarde de sexta-feira foram 83mm de chuva em Santa Maria, onde a nuvem de tempestade impressionou (imagem abaixo). Vento forte atingiu São Sepé e Formigueiro, onde cairam postes e inclsuive cochos de sal foram arremessados às margens da rodovia.


Zeca/MB

No sábado a temperatura chegou a 35,9ºC em São Gabriel, mas devido a umidade a sensação térmica chegou a 42,7ºC.


O domingo foi de instabilidade mais gerenalizada, com pancadas mais isoladas no começo do dia. Destas, uma atingiu São Gabriel após meio-dia, com vento de 61km/h que chegou a destelhar casas e deixou parte da cidade sem luz. A chuva acumulou 12,6mm.


Na região sul do estado, choveu muito ontem, tendo 71mm no Inmet de Canguçu e 91mm na Estação da RBS em Bagé. Várias tempestades avançaram sobre a região de Pelotas, como a da imagem abaixo do Capinchocumulus.
A máxima do estado ontem foi de 39ºC em Santa Rosa na estação do parceiro Ilson Tessaro. E no final da tarde novas áreas de instabilidade trouxeram chuva para a região da Campanha, totalizando 14mm em São Gabriel e 21mm em Vila Nova do Sul.


Na região metropolitana houve granizo e vendaval no final de semana, com chuva forte em Porto Alegre e em Caxias do Sul. Atrapalhando o clássico local, Ca-ju.


---------------------------------------------------


A semana começa quente com temperaturas acimados 36ºC no oeste gaúcho. A úmidade segue alta, aumentando a sensação térmica que pode chegar a 45ºC em vários pontos do RS. Pancadas de chuva de forte intensidade podem ocorrer segundo o Cptec.


Chama a atenção o alto ponto de orvalho, que pode superar aos 26ºC. Associado a ao muito quente no Conesul pode trazer tempestades severas, principalmente amanhã na Argentina, ondes as condições vão ser maiores.


A frente fria só avança na quinta-feira e até lá segue a umidade e o calor que pode se apoximar dos 40ºC na quarta-feira, segundo as previsões. A temperatura deve cair um pouco na sexta-feira com a chegada de ar mais seco. O calor retorna forte no final de semana.


Previsão Cptec:


Previsão de chuva do MBAR-Inmet



Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, Inmet, Gruma, MeteoBrasil, Capinchocumulus, RBSTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...