Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nova jornada de calor e chuva. Carnaval de calor.

A semana começa com muito calor no Noroeste e Oeste do Rio Grande do Sul. Ontem sanata Rosa teve uma variação de 28,1ºC ao longo do dia, na Estação do parceiro Ilson Tessaro a mínima de 9,1ºC antecedeu uma máxima de 37,2ºC.

Nesta segunda o calorão ficaria mais restrito ao norte-noroeste (com máximas de até 38ºC), enquanto o resto do estado ficaria entre 30ºC e 35ºC.A partir de terça-feira o ar quente já avançaria mais, pancadas isoladas poderiam ocorrer no Norte e Serra. Mínimas já ficam acima dos 20ºC na região de Uruguaiana e São Borja.
Na quarta-feira as pancadas ocorreriam em grande parte do RS. Com as máximas no oeste e centro ficam entre 33ºC e 39ºC.Na quinta-feira as máxima seguem nas alturas entre 34ºC e 39ºC (com chance de 40ºC em áreas tipicamente quentes).

Pancadas podem vir como temporais na segunda metade de semana segundo a Metsul. Projeções indicam chuva em grande parte do RS na quinta para sexta-feira (abaixo).

As pancadas ocorrem na quinta e na sexta, e o final de semana é projetado com muito calor. Pela Metsul as mínimas ficariam na casa do 24ºC no oeste. As máximas ficariam entre 35ºC e 40ºC (inclusive não descartaria mais de 40ºC no centro-oeste-norte e em locais tradicionalmente quentes destas regiões).

Forte aquecimento que vai trazer temperaturas muito altas, já aparece nesta segunda-feira aqui em São Gabriel. Entre quarta e sexta, o modelo GFS da NOAA, coloca a região como um dos locais mais favoráveis as pancadas de chuva.


Previsão dois dias - Cptec

A temperatura em São Gabriel pode beirar os 40ºC mais uma vez no final de semana.
Mas enquanto o RS torra uma frente fria poderia provocar tempestades na região de Buenos Aires.


Previsão de Chuva em 3 dias - Modelo MBAR do Inmet


As pancadas previstas para a semana já soam como uma continuidade no campo. A umidade no solo já é muito maior no centro-sul gaúcho, onde o pasto nativo já começou a brotar e algumas lavouras tiveram uma contenção nas perdas para a safra..

Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, Inmet, Agritempo, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...