Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tempestades perdem força, mas frente fria chega amanhã





Fortes tempestade explodiram em atividade ontem sobre a região de La Pampa, Santa Fé e Buenos Aires. Muitas supercélulas se formaram, se agrupando num Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM). Trazendo chuva, granizo e vendavais em território argentino.



Supercélulas na tarde de ontem:



Hoje a temperatura sobe no RS, e pode fazer 37ºC aqui na região de São Gabriel, segundo o Cptec. A umidade segue alta e com isto a sensação de calor é maior. Temporais como o que alagou 90% das ruas de Caxias do Sul ontem , podem voltar a ocorrer. Porém desta vez a chance é maior nos sul e oeste gaúcho.




Previsão Cptec:




A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) em sua previsão para América do Sul, coloca a formação de uma linha de instabilidade pré-frontal amanhã sobre o RS e Argentina.

A linha de instabilidade muitas vezes traz tempestades fortes, e o Inmet alerta para a chance de tempestades com granizo e vento amanhã na região Sul, Oeste e Campanha.

Ar frio avança com mais força na retaguarda do sistema frontal, e em choque com o ar quente, alto ponto de orvalho e pressão atmosférica baixa. Gera um cenário favorável a formação de nuvens de chuva com potencial para trazer transtornos em pontos localizados.




Linha de instabilidade projetada cruzando o sul gaúcho (NOAA)



As expectativas de chuva, não indicam altos volumes em grande parte do RS, mas nesta quinta-feira se espera um chuva mais generalizada.




Precipitação em 3 dias - Projeção MBAR/Inmet



As últimas pancadas de chuva que atingiram o RS ainda não serviram para reverter a falta de chuva. Em São Gabriel ond a chuva nos últimos dias somou 30mm, os níveis de umidade no solo seguem baixos. O norte do RS, local onde menos choveu, também tem baixa umidade no solo. Sendo nos últimos dias a região mais quente do RS, com 40ºC em Santa Rosa na segunda-feira.








Fonte: Agritempo, NOAA, Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, SMN-ARG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...