Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cenário da semana exige atenção



A instabilidade de sábado associada a Zona de Convergência do Altlântico Sul, que atuou sobre Paraná e Santa Catarina, trouxe chuva de 40mm para Vila Nova do Sul.
Aqui em São Gabriel foram apenas 9mm, mas espera-se mais chuva para esta semana.
A manhã que começou mais fria sobre a presença de ar seco, foi de temperatura mais baixas no sul gaúcho. Com 10,9ºC (em estação particular do parceiro Vitor), Bagé teve a mínima do dia no estado.Aqui em São Gabriel pela manhã fez 15,2ºC. Mas a tarde será quente com a presença de vento norte, e máxima de 34ºC.
O ciclone que impulsionou o ar mais seco sobre o Rio Grande do Sul, deve trazer agitação marítima. Segundo o Cptec, as ondas devem podem alcançar 4 metros no litoral da região Sul e de São Paulo e Rio de Janeiro.
Mas em mar aberto, as ondas poem chegar aos 11 metros de altura:
Agora nesta semana a instabilidade retorna forte, a partir desta terça-feira. Quando o aquecimento pré-frontal trará máximas acima dos 35ºC para o oeste gaúcho.
A instabilidade segundo o Cptec, deve afetar o oeste e o norte do RS. Generalizando-se na quarta-feira com a aproximação de uma nova frente fria.
O sistema frontal deve trazer altos volumes segundo a Metsul, podendo alcançar 200mm em pontos do sul gaúcho:
A chance de tempo severo existe, pois a frente que traz ar mais frio na retaguarda, se chocará com ar quente e adveccção do Jato de Baixos Níveis. Existe a chance de granizo e vendavais.
Previsão Cptec:
Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, SMN-Arg, Inmet, Gruma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...