Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

São Gabriel tem sua noite mais quente de 2012

Os últimos dias tem sido de muito calor no Rio Grande do Sul, tendo feito 39,8ºC na quarta-feira
em Rosário do Sul.

Máximas no RS na quarta-feira (Fonte : Inmet e Estações Particulares)Ontem a temperatura não subiu tanto no RS, pois a instabilidade aumentou a partir da tarde. Houve queda de granizo em Camaquã e chuva em diversas áreas do estado. Porém a instabilidade também manteve as temperaturas altas durante a madrugada, evitando a perda de calor.

Máximas de quinta-feira no RS (Fonte: Inmet e Estações Particulares)

As mínimas foram muito altas em todo Rio Grande do Sul e São Gabriel teve a noite mais quente do ano, com mínima de 25,5ºC. Ontem às 23h a temperatura inclusive havia subido de 29,3ºC para 30,2ºC.
Santa Maria, Rio Grande e Bagé também tiveram mínimas de 25ºC.

A temperatura já deve alcançar os 30ºC em grande parte do RS, por volta das 10h desta manhã. Temperaturas de 40ºC são projetadas, pelo modelo Cosmo do Inmet, numa faixa central do RS na tarde de hoje.

A chance de pancadas nesta sexta existe segundo a Metsul e o ar quente deve favorecer uma perda maior de umidade do solo nos próximos dias...



... Mas a chuva volta a cair na próxima semana, com o avanço de uma frente fria. As projeções da NOAA (Serviço Meteorológico Americano) projeta altos volumes em uma semana.


Na Argentina a frente fria se ativa hoje, inclusive com a formação de uma linha de instabilidade que pode trazer altos acumulados e tempo severo para a região de La Pampa e Buenos Aires. O alerta da NOAA ainda indica volumes altos de precipitação, com acumulados entre 30 e 60mm nos próximos dois dias. Inclusive com picos de até 100 milimetros-dia no sábado.


Segundo o serviço meteorológico americano, a instabilidade deve ser intensificada com uma forte corrente de vento em baixos níveis atmosféricos. Que trará ar muito quente para o Rio Grande do Sul no final de semana.


A Metsul inclusive não descarta máximas acima dos 40ºC no estado. E as projeções do Climatempo colocam mínimas de 27ºC no oeste gaúcho neste final de semana de Carnaval.A chuva deve chegar já na segunda-feira, com o lento avanço da frente, que será barrada pelo ar quente. A instabilidade mais forte no sul gaúcho deve durar até quinta-feira.


Previsão Cptec:

Fonte: Metsul, NOAA, SMN-Arg, Cptec/Inpe, Inmet, Climatempo, Somar, Weather Wunderground, Metroclima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...