Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Zero Hora.com - Porque São Gabriel deixou de ser a cidade mais quente do estado

Trago agora a reportagem publica no portal do jornal Zero Hora ontem. De autoria do jornalista Elton, a realidade das estações meteorológicas do governo. Onde algumas estações deixam de funcionar, logo numa época onde mais se precisa delas.

Do ZeraHora.com.

--------------------------------------
Até o final de janeiro, a cidade de São Gabriel vinha se destacando como campeã absoluta do calor neste verão no Rio Grande do Sul.

Nos primeiros 42 dias da estação, o município da Campanha registrou as máximas no Estado em 23 (54%). Das cinco temperaturas mais altas do verão, quatro ocorreram em São Gabriel, incluindo os 39,3° registrados em 31 de janeiro e os 39,4°C de 1° de fevereiro, respectivamente a segunda e a terceira maiores marcas até agora, atrás apenas dos 40°C de Campo Bom, em 22 de dezembro, no primeiro dia da estação.

No entanto, desde 2 de fevereiro São Gabriel não aparece mais no ranking das cidades mais quentes do Estado. De repente, a onda de calor sufocante parece ter sido substituída por temperaturas amenas e agradáveis, enquanto as cidades vizinhas seguem torrando sob um sol escaldante, como aconteceu ainda ontem em Uruguaiana e Alegrete.

O que teria acontecido?

  • Uma misteriosa massa de ar polar pairou exatamente e apenas sobre o município, reduzindo as temperaturas?
  • A prefeitura instalou um ar-condicionado gigante que refrescou a cidade inteira?
  • O outono chegou mais cedo?

A resposta verdadeira não é nenhuma dessas alternativas, mas soa tão absurda quanto. Simplesmente, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade quebrou e parou de coletar os dados.

E continua quebrada, duas semanas depois, deixando no escuro meteorologistas, administradores públicos, órgãos de defesa civil, instituições agrícolas e todos que precisam de dados climáticos confiáveis para realizar seu trabalho.

Seria ruim se o problema fosse só em São Gabriel, mas ele é generalizado. Das 40 estações do Inmet no Estado, 11 estão fora do ar nesta quarta-feira (algumas já há dias), deixando sem registro cidades importantes como Cruz Alta . E mais: todas as estações do Inmet no RS deixaram de apresentar dados às 9h da manhã de hoje.

Vale lembrar que isso acontece em meio a uma grave estiagem que está espalhando prejuízos econômicos por todo o Estado. Vale lembrar também que o Rio Grande do Sul, além de estiagens regulares, está sujeito, o ano inteiro, a eventos climáticos severos, como granizo e vendavais, que poderiam ser melhor identificados e previstos se houvesse um registro confiável dos dados do passado.

A propósito: continua fazendo calor em São Gabriel. Confira os dados obtidos pela estação privada de Murilo Machado Lopes. Não são oficiais (só o Inmet tem essa atribuição no Brasil), mas são a única luz que os meteorologistas gaúchos têm no momento.

A propósito 2: Murilo não é meteorologista profissional, apenas "um fanático pelo assunto", como ele mesmo se descreve. Tão fanático que importou uma estação meteorológica profissional dos EUA e a montou em São Gabriel. Quem sabe seu exemplo não serve de inspiração para o Inmet.

Postado por elton_werb.
----------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Sobre "Zero Hora.com - Porque São Gabriel deixou de ser a cidade mais quente do estado", eu penso que o INMET deixou de lado a importância de informações seguras e já está "falido" à muitas décadas. Quando eu passei a me interessar profundamente por meteorologia e precisei de dados numa pesquisa sobre o frio de 1965, quando nevou por 3 dias em Palmas, aqui no Paraná, foi o maior fiasco! Aliás, qualquer pesquisa sobre dados históricos contém falhas, falta de estações funcionando na época...enfim, acaba com o ânimo de qualquer um... Da até vontade de chorar pq você não sabe a quem recorrer, numa situação em que vc está às escuras. Meus parabéns ao Murilo e a todos que tem se esforçado a levar esse importante trabalho adiante...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...