Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Frente passa e ar mais frio avança

A frente fria trouxe variação de nuvens ontem sobre o Rio Grande do Sul, tendo chovido mais forte na divisa com Santa Catarina. Agora ar mais seco e frio avança gradualmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Hoje já fez 16ºC em Santana do Livramento e 18,6ºC aqui em São Gabriel. Segundo a Metsul a temperatura fica entre 11ºC e 13ºC na Campanha no final de semana e entre 8ºC e 10ºC na Serra do RS. Em Santa Catarina segundo o Climaterrra, a região de Urupema pode ter 6ºC.
Projeção de mínima domingo:
O ar seco acaba garantindo uma grande amplitude térmica, com máximas superando os 30ºC no oeste gaúcho já no final de semana. No entanto após manhãs mais frias, volta a esquentar bastante na próxima semana com o ingresso de ar quente. Com isto as mínimas já voltam para a casa dos 21ºC e as máximas beiram os 38ºC, segundo o Cptec:

As últimas chuvas surtiram efeito, repondo a umidade do solo, que em alguns locais do Oeste e Campanha estava em menos de 20%. O alívio no entanto não foi grande no Norte e Noroeste gaúcho, onde as chuvas vieram em formas de pancadas. Existe previsão de um novo período instável entre dia 15 e 22, porém os maiores acumulados ficaram no centro-sul gaúcho.



A NOAA em sua discussão sobre a América do Sul ontem, diminuiu a chance de a formação de um ciclone subtropical na costa do Brasil e do Uruguai. O ciclone que impulsionou a frente ao encontrar águas mais quente se desprenderia do sistema frontal, e poderia alcançar características subtropicais (centro quente e frio). Porém na previsão do Serviço Americano, o sistema tem agora uma pequena chance de evoluir para um ciclone subtropical.

Modelo do Inmet coloca muita chuva no sudeste nos próximos 3 dias, sobre influência de um cavado e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Fonte: NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Metsul, Climaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...