Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Especial (20/9) - Gaúcho e o Tempo

O que seria da cultura do gaúcho sem a música gaúcha.Com letras baseadas nas lidas do campo, nas tropeadas, carreteadas , amores, bailes e até mesmo do tempo.Geralmente com apenas com gaita e violão a música típica do pampa gaúcho retrata a simplicidade do homem do campo e o sentimento de garra e bravura repassado para o papel por um poeta gaúcho.
O gaúcho antigo por volta de 1890 tinha basicamente sua renda econômica da produção agrícola e pastoril com criação de animais como ovelhas e gado.Em anos de seca a grande quantidade de cabeças de gado sofria com a falta de pasto, em anos de chuva excessiva dificultava a produção de abóbora, batata, mandioca.Assim como o transporte destes produtos pelas carretas, basicamente o único meio de transporte no interior do estado antigamente. Das quais São Gabriel sedia os últimos carreteiros em atividade no Brasil e até mesmo do mundo.
Com isso o gaúcho se viu obrigado a fazer o que alguns povos já faziam : prever o tempo.Sem o uso de equipamentos os ensinamentos que passavam de geração para geração se devam com base em analisar a natureza, os bichos e o céu.
Se monitorava o ritmo das formigas no campo, se andavam muito rápido e em grande quantidade esperava-se um inverno rigoroso ou em curto prazo um período de chuvas.A mesma coisa se dava quanto a saída de cupins e formigas com asas de suas tocas sinalizando chuva e alta umidade, o que tornava propício a proliferação das mesmas espécies.
Também pode ser citado sobre os maricás, tais árvores com flor em pleno verão indicariam um inverno rigoroso segundo ditos populares. Diversos locais do Rio Grande do Sul tem seus ditos e histórias quanto ao monitoramento do tempo, alguns tomaram conta de todo estado e outros descendem dos diversos povos que colonizaram.


Amaricá ou maricá


Têm-se então alguns conhecidos como as nuvens rabo-de-galo (cirrus) no céu que geralmente estão associadas a nuvens Cumulinbus e a sistemas de maior escala que provocam chuva. E ainda a dor em quebraduras e cicatrizes que algumas pessoas sentem com mudanças no tempo, resultantes da queda ou ascensão da pressão atmosférica.

Cirrus


Ainda se escuta de algumas pessoas : “céu pedrento, chuva e vento’’. O céu pedrento é na realidade a formação de cirrucumulus que tem um aspecto de pequenas pedras, as cirrucumulus que são nuvens de altitude, formadas basicamente de cristas de gelo, elas se encontram entre os 8 e 12km e indicam instabilidade nas camadas altas da atmosfera.O mesmo acontece também com as nuvens altocumulus, nuvens que ficam nas casa do 4km de altitude, formadas pela umidade em tais níveis pode indicar o avanço de frente frias e instabilidade.

Cirrucumulus



  • Outros casos também são citados como:
    • Cigarra cantando em fim de novembro calor na certa no verão
    • Andorinhas voando alto é sinal de tempo bom e voando baixo, sinal de chuva
    • Vento de norte em três dias chove
    • Se as Saracuras cantam é porque vai chover
    • Vento leste por mais de uma semana é parada de chuva

Devido a tentativa de evitar danos nas lavouras e na moradias, surgiram diversas pessoas aqui no RS que “benziam” as tempestades. A maioria das pessoas de mais idade aqui no Rio Grande do Sul ainda carrega os ensinamento passados pelos seus pais e avós.Com o uso de diversas ferramentas como o de um machado, tais pessoas se valiam da fé para tentar espantar as temíveis “tormentas”.


Assim transmitindo o conhecimento, diversas pessoas utilizaram a música gauchesca para passar os ensinamentos.Não é raro encontrar canções que refletem aos meios citados acima entre outros.


Na música acima que tem letra e interpretação de Enio Medeiros, fica expresso outro meio de previsão. “Os bicho preto” do qual a música se referem, são uma espécie de invertebrado similar a uma lagarta, Os animais se deslocam sempre em grupo, andando uns por sobre os outros como meio de proteção, infelizmente alguns dados mais específicos desta espécie são muito raros.Segundo a previsão campesina qual a letra se refere, estes animais vindo do sul indicam muita chuva e frio, vindo do norte indicam tempo bom e sol.Como já dito os dados sobre estes animais são muito raros, mas na lei natural tal ação é uma tentativa de sobrevivência.



A música acima que tem letra e interpretação de Adair de Freitas fala sobre a popular “armação” que denomina geralmente formações de chuva forte e linhas frontais, conforme a letra “armação de fato pros lados do Uruguai” indica chuva forte, o que ocorre na maioria dos casos de frentes frias intensas, que proveem do território cisplatino.
Não é raro no interior do estado e até mesmo na cidade em dias de forte calor e umidade ouvir a seguinte expressão : “o tempo esta se armando”, tal expressão indica a formação de núcleos convectivos, no memento em que as nuvens começam a adquirir tons mais escuros devido ao aumento da quantidade de água em seu interior.


A composição acima de interpretação de Luiz Marenco se refere a chamada “barra” que geralmente tem aspecto de um paredão escuro, formação geral de sistemas frontal e de núcleos convectivos.

O que foi citado acima em alguns casos pode não ter comprovação cientifica, mas se baseia em diversas observações realizadas por diversas pessoas que buscavam antecipar o comportamento do tempo, que não somente influência o homem do campo, mas sim toda sociedade, e foi por sobre esta influência que se formou o gaúcho.

Um comentário:

  1. Buenas!

    Ótimo post!!!...

    Parabéns!!!

    Saudações e um quebra costela bem cinchado!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...