Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 23 de julho de 2013

Neve histórica marca onda de frio

Os dias 22 e 23 de julho de 2013 entrarão para a história climática brasileira com a neve que caiu de forma histórica nos três estados da região sul, proporcionando pelas imagens e reescrevendo a climatologia de diversos locais.

A neve projetada pelos modelos de previsão para o sul gaúcho realmente veio e se precipitou em diversas cidades da Campanha e do Sul do estado, o que é raro pela menor altitude em que se encontra na região. Com a passagem de um cavado (área de baixa pressão) houve o desenvolvimento de nuvens de chuva sobre o ar bastante frio, assim, conforme os relatos nevou hoje no centro-sul do estado em Caçapava do Sul, Itaara, Lavras do Sul, Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul, Canguçu, Encruzilhada do Sul. Na Serra também houve o registro de neve em Gramado e Canela.
Em Santa Margarida nevou mais nos pontos mais altos, e em Vila Nova do Sul a precipitação de flocos de neve também foi registrada na cidade . Nos dois municípios já havia nevado em 1965 e 1975, em duas das principais ondas de frio do século passado e que também trouxeram neve para pontos de menor altitude. Em Vila Nova do Sul a mínima nesta terça foi de apenas 0,3°C.

Neve na região da Serrinha em Santa Margarida do Sul. Foto de Cleber Lopes.

Neve em Vila Nova do Sul em foto de Roberto Santos: 

Em Encruzilhada do Sul, onde a neve também, caiu não nevava há 20 anos , conforme informou Instituto Nacional de Meteorologia.Em Canguçu o grupo parceiro Capinchocumulus registrou precipitação invernal, neve e sensação térmica de -6,7°C no Morro do Santuário nesta madrugada. Mas em nenhuma local a neve acumulou tanto quanto em Caçapava do Sul, onde o fenômeno não ocorria a 30 anos. Na cidade nevou por 3 horas e com a acumulação de flocos sobre casas e veículos, sendo possível ver automóveis ''desfilando'' com bonecos de neve sobre o capô.

Neve em Caçapava do Sul:





A neve também caiu em Curitiba onde o fenômeno não ocorria há 30 anos, porém foi  Guarapuava o município paranaense que teve a maior acumulação. A precipitação de neve que começou na noite de ontem na cidade do sul paranaense, pela interação da massa de ar frio com a frente fria sobre o PR, continuou durante parte da madrugada proporcionando um amanhecer europeu em pleno território brasileiro. Nenhuma medição precisa da acumulação de neve foi divulgada, mas as imagens pela tamanha beleza falam por si só.



A interação da frente fria com o ar polar foi também responsável pela grande precipitação de neve no estado de Santa Catarina. No estado catarinense diversas rodovias , como a BR116, foram fechadas pelo risco que a neve acumulada sobre a pista oferecia aos motoristas.

A precipitação de neve inclusive se deu sobre os morros a oeste da capital catarinense, onde nesta manhã a imagem dos topos nevados ao fundo lembrando um cenário típico da região dos Alpes, imagens vistas apenas nas grandes ondas de frio da década de 1970. Florianópolis teve ontem a menor temperatura com registro de chuva nos últimos 102 anos, pela noite fazia apenas 4,6°C.
Conforme levantamento da Metsul Meteorologia houve precipitação de neve em 68 municípios catarinenses desde ontem, inclusive alguns tiveram acumulação como em Itaiópolis.

Neve em Itaiópolis em foto de Kátia Batista:


Pela imagem da neve sobre os morros próximos a capital catarinense por Alvarélio Korossu:

A temperatura em território gaúcho foi menor no norte do estado, que contava com menos nebulosidade. Na região dos Aparados fez -4,2°C em Cambará, -3,9°C em Ausentes, -3,8°C em Bom Jesus e -3,2°C em Vacaria. Ocorreram negativas também no Planalto Médio, com registro de -2,5°C em Cruz Alta, -2°C em Passo Fundo e -1,7°C em Soledade. Apesar destas temperaturas no Planalto e nos Aparados o menor registro do estado se deu na região noroeste, onde estação particular em baixada indicou -5,3°C em Santa Rosa.
Já na micro-região de São Gabriel o menor registro foi o já citado de Vila Nova do Sul (0,3°C), seis décimos a menos que o registrado em Rosário do Sul, que teve 0,9°C ao amanhecer. Em São Gabriel a mínima porém foi de ''elevados'' 2,1°C no Bairro Jardim das Hortências. 


A partir desta quarta com o ar mais seco e menor cobertura de nuvens a temperatura cai bastante sobre o RS e SC. Na região da Serra Gaúcha e Catarinense a Metsul e o Climaterra não descartam mínimas próximas aos dois dígitos abaixo de zero até a sexta-feira. Amanhã na região da Campanha, conforme as projeções, as mínimas ficam entre -3°C e 2°C, com máximas pela tarde entre 9°C e 12°C.

Fonte : Metsul, BAZ, Climatempo, NOAA, Cptec/Inpe, Farrapo, G1, Zero Hora, Inmet, Ciram, Simepar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...